Ir para conteúdo

Bolívia e Peru em 9 dias em Jan/14


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vou transcrever meu relato que fiz a pouco tempo, fiz uma rota com pouco tempo disponível e um tanto "manjada" mas foi inesquecível e recomendo a quem for fazer, só faltou Cusco, no qual será o próximo destinos que irei daqui uns anos...fui de avião em CWB a GRU pela Azul e na Bolívia pela BOA.

fiz:

 

07 ter - Curitiba - São Paulo - Cochabamba - La Paz

08 qua - La Paz (conhecer a cidade)

09 qui - La Paz - Copacabana

10 sex - Isla Del Sol - Copacabana - Puno

11 sab - Puno - Ilhas Flutuantes Uros

12 dom - Puno - La Paz (via Desaguadero) - Cholas Luta Livre em El Alto

13 seg - La Paz -Chacaltaya e Vale de La Luna

14 ter - La Paz - Tihuanaco

15 qua - La Paz - (comprar presentes e aproveitar os últimos minutos)

16 qui - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Curitiba

 

levei:

Mochila:1 de 55 litros + uma mochila pequena que serviu como de ataque

Remédios: Imosec para diarreia e Dramin liquido para enjoo que não da sono

Carteira de vacina: Febre Amarela

Documentos: Identidade

Dinheiro: levei em dólares e um pouco de real, levei comigo cartão de crédito e débito por segurança, mas não usei

passagens comprei por e-mail, via depósito, fui bem atendido, o e-mail é emissoes@boa.bo

levei doleira, óculos escuro, protetor solar, protetor labial é fundamental, eu comprei em Puno, fora outros produtos pessoais

 

Rota:

598dc14697933_TRIP2014.png.8de9879f0483816ef962174ca1dec495.png

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 7: Chegamos cedo ao aeroporto de Curitiba, para o voo até Guarulhos, onde tudo ocorreu bem. Chegamos por volta das 8:30 ao terminal 4 de Guarulhos, fomos até o terminal 2 e como nosso voo só ia sair as 15:30, aproveitamos pra comer, cambiar reais por dólares, fazer ligação, passar na Receita Federal para se informar sobre Declaração dos bens.

Fizemos o check-in nos guichês da boa por volta das 13:40 e nosso voo saiu no horário certo, as 15:30. O voo foi tranquilo, comemos lanches bolivianos, como barra de seriais, bolinho do Bob Esponja, confetes deles e bebidas. Dava pra ver sobrevoando o Pantanal e começando a aparecer as montanhas, recebemos uns papéis para a entrada na Bolívia, onde preenchemos e iriamos entregar em Cochabamba e La Paz. Por volta das 16:30 no horário boliviano, estávamos em Cochabamba, onde dava pra ver as casa que dificilmente eram rebocadas, muito comum onde passamos.

Fizemos a migração, onde um policial pergunto onde estava a tarja de saída do Brasil, ninguém tinha essa tarja, ficamos meio que a ver navio, e ele disse que iriamos pagar multa, mas no final não precisava, pois não passamos na imigração do Brasil pra da saída, enfim o rapaz da migração só fez algumas perguntas e estamos com a tarjeta verde, a equipe da Boliviana de Aviacion no aeroporto foi super atenciosa e nos guiava até a sala de embarque pois em as 17:40 nosso voo saia para La Paz. Senti o ar diferente do habitual, mais seco e quando eu dava uma puxada forte no fôlego sentia uma leve queimação, a altitude de 2600 que tem lá não afeta o nosso organismo, só achei estranho esse fato. O aeroporto é simpático e vimos as primeiras cholas, uma pena não ter conhecido a cidade, dizem que é bem legal ir até o Cristo de Cochabamba. Embarcamos para La Paz, demos adeus a Cochabamba e nosso voo partiu no horário previsto. Começando a subir o Altiplano e a visão das Cordilheiras era fantástica, dava pra ver muita neve nos picos.

Por volta das 18:20 estamos desembarcando, passamos pela pista, eu estava meio zureta, foi o primeiro contato com a altitude. Já dentro do aeroporto, via tudo em slow motion, Gleison estava bem, e está meio que me guiando. Passamos pela migração novamente e fomos cambiar na parte de fora do aeroporto, tinha uns árabes que queriam trocar a moeda local deles em boliviano, mas sem sucesso, ficaram brabo até, nós cambiamos 200 dólares que deu uns 1350 bolivianos e voltamos para dentro do aeroporto, até que resolvemos experimenta o famoso chá de coca, pagamos caro por sinal junto com uma esfirra deu uns 21 bol pra cada um. Após pegamos um táxi na frente do aeroporto por 60 bolivianos e seguimos pro Loki, me senti super bem dentro do táxi, conversamos com o motorista e tivemos a primeira vista do trânsito caótico boliviano em El alto, e fomos descendo até La Paz. Chegamos por volta das 20:00 no Loki, fizemos o check-in e tomamos mais alguns chá de coca pra ajuda, arrumei minhas coisas e fui deita, nosso quarto era compartilhado e tinha 14 pessoas, foi um sofrimento pra dormi, nariz trancado, e eu respirava pela boca, tava ofegante parecia que tinha corrido uma maratona, virava pra um lado e para o outro, sentia meu coração disparando, ::love:: tava um inferno pra dormi.

 

Gastos para duas pessoas em La Paz:

 

60 bol taxi aeroporto para o Loki hostel

42 bol esfirra e chá de coca

176 bol 2 pernoite em quarto compartilhado com 14 pessoas

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

08-01-14 – La Paz

 

Dormi cerca de 3h, a bagunça era grande e isto nos prejudicou, o Gleison dormiu bem melhor que eu, tomei um bom banho, um chá de coca e tomei nosso café da manhã que está incluso na diária, saímos por volta das 09:00 e fomos ao centro. Fomos andando, observando as pessoas locais e as casas, resolvemos ir até o estádio Hernando Siles, batemos fotos na frente deste com os monolíticos falsos e fomos para o estádio. Entramos nele, batemos muitas fotos dentro do campo, na pista de atletismo e entramos na arquibancadas, levamos um xingão, pois não tínhamos permissão para entrar lá e fomos embora. Fomos até o Mirador de Kili Kili, era sofrido subir aquelas ruas altas inclinadas, e passar pela periferia, mas a visão de la de cima é incrível, da pra ver toda La Paz. Tirei fotos de um casal que eu acho que eram alemães e ficamos admirando a visão. Voltamos e almoçamos pela primeira vez a comida local, num restaurante da Calle Bueno com Juan de La Riva.

Voltamos pro hostel e a tarde visitamos a Plaza Murillo, que estava muito animada com pessoas vestidas de zebras, que faziam a alegria das crianças junto com os pombos, tomamos o sorvete local, achei diferente, mais simples e perto dali na frente fica a sede do Governo na Bolívia. Após fomos a Calle Jaen, uma rua bem estreita com vários museus, só entrei em um gratuito e compramos um cartão postal que foi o mais caro de toda a viajem, cerca de 10 bol. Seguimos em direção a rodoviária, fomos em uma farmácia comprar Soroche Pills, pedi uma cartela e ela me trouxe um comprimido, no fim achei que ia ser muito uma cartela mesmo e levei 2 comprimidos por cerca de 7 bol, as gurias riram demais comigo, por falar meio engraçado por causa do nosso idioma ::lol4:: . Indo para a rodoviária, na frente dela tomamos um suco local, com amecha dentro, não era ruim, mas bateu o arrependimento depois que vi como eles preparam, ainda bem que não nos deu nada ::xiu:: , e fomos ao terminal rodoviário. La dentro pesquisamos passagens para Copacabana, tinha 2 empresas que achamos, a Tour Peru e a Diana Tours, estavam o mesmo preço e como fomos melhor atendidos pela Diana, pois tinha uma turma não saia do guichê da Tour Peru, desistimos de comprar deles e fomos pela Diana mesmo, para sair as 8:00 da manhã, a moça do guichê falou umas 5 vezes para nós chegarmos com antecedência ::quilpish:: , e um fato curioso foi a berraceira que fazem para vender as passagens em frente aos guichês, Santa Cruzzzzz, Cochacabambaaaa, Punoooo, Orurooooo, era hilário, não sei como aguentavam ficar gritando daquele jeito ::essa:: .

Saindo de lá fomos a Igreja San Francisco, muito linda e antiga, ao Mercado das Bruxas, onde tem várias vendas, e você encontra os famosos fetos de Ilhamas, roupas, antiguidades, decoração e outras coisas, deixamos pra comprar as lembranças no último dia, comprei dois pares de luvas e uma toca bem bacana por 45 bol tudo. Jantamos na Eli´s Pizza Express & Fast Food na Calle Comercio, muito bom por sinal, comemos espaguete com almondegas por 28 bol cada e voltamos ao Loki, onde carreguei a bateria do celular e da câmera digital, entramos na net e fomos dormi pra acorda cedo, pra ir a Copacabana.

 

Gastos para duas pessoas em:

 

42 bol almoço sopa + prato principal + bebida

45 bol 2 pares de luvas e 1 toca andina

10 bol cartão postal na calle Jaen

7 bol 2 comprimidos de Soroche Pills

4,5 bol 2 sucos em frente ao terminal rodoviário de La Paz

1 bol banheiro rodoviária

70 bol passagem para Copacabana pela Diana Tours

56 bol macarronada com almondegas + refri no Eli's

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

09-01-14 – La Paz – Copacabana

 

Mais uma vez dormi mal, cerca de 5 horas, tinha um europeu muito chato que não parava quieto, gostava de se mostrar para as gurias do quarto. Arrumamos as coisas, fizemos Check-out no hostel e pedimos um táxi, por 15 bol estávamos na rodoviária. Tomamos um café da manhã por 6 bol cada e chegamos no horário combinado, as 8:45 no local para o onibus.

Fomos subindo por El Alto, que é grandinha, o que me chamo a atenção e que vi num relato, foi como eles escrevem no muro sobre “ladrón pillado serás quemado”, ou seja ladrão pego você será queimado, várias frases similares e com bonecos enforcados simulando os ladrões. Depois de um tempo, aparece minerações, algumas ilhamas(a primeira vez que vejo com meus olhos) e pequenos vilarejos. Paramos num posto de gasolina, onde compramos coisas pra nos alimentar e seguimos adiante. Dai pra frente temos a primeira visão do Titicaca, muito bonito por sinal. Em San Pedro de Tiquina precisamos sair do ônibus para pegar um barco, enquanto ele vai por uma balsa para atravessar para a ilha, creio que fizemos em menos de 10 minutos de barco, foi bem rápido, antes tiramos fotos com ilhamas e após a travessia, tiramos fotos na cidade e ao lado do monumento de Manco Kapac.

Retornamos ao bus e não muito tempo depois estávamos em Copacabana, nós não estávamos tão bem, a ideia era dormi na ilha, mas por causa disso resolvemos dormi em Copacabana e ir no outro dia pra a Isla del sol. Procuramos um albergue, até que conhecemos o Celso, um senhor muito gente boa que nos guiou ao hostel que ele gerencia, ele era uma figura, já tinha ido até Corumba-MS e vivia dizendo “Brasil es muy grande”, fechamos com um quarto com 2 camas de solteiros por 50 bol com banheiro compartilhado, que eram ruins mais dava pro gasto e com cozinha, que não tinha muita coisa como detergente, pano pra enxugar, faca, garfo, colher, isqueiro, entre outros, um verdadeiro albergue, e o nome é Flor de Mayo.

Fomos conhecer Copacabana, passamos por um ritual de enfeitar os carros, soltar espumantes, bombinhas e ser benzida por um padre franciscano, após fomos a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, muito bonita e bem conservada, é do tempo da colonização espanhola e se pode ver muito ouro e prata, assim como a Igreja de San Francisco em La Paz. Almoçamos num restaurante bem simpático, tomamos pela primeira vez Inca Kola, é uma laranjinha, não é ruim, mas longe de ser boa, assim como La Paz, o primeira prato era sopa, o segundo foi arroz, verduras e pollo.

Quando cheguei em Copacabana não estava muito legal e não queria subir o Calvário, depois de todo esse tempo na cidade, resolvi subir, la existe o caminho com cruzes que simbolizam a Via Crucis de Jesus Cristo, passamos por rituais Xamãnicos, rituais a Pachamama onde eles compram dinheirinho falso, estouram espumantes, e bombinhas. A visão do Calvário é fascinante, da pra ver os barcos que vão a isla e o Titicaca em si. Voltamos ao centro e passamos na Diana Tours, pois já conhecíamos e fomos compra a passagem para Puno no dia seguinte por 80 bol e o barco que levava a Isla del Sol por 70 bol, ambas para duas pessoas, fomos atendidos por uma garota muito Simpática chamada Ana.

Andamos mais um pouco pelo centro da cidade e fomos comprar nossa janta, compramos um chips, meio doce muito bom, e compramos varias coisas. Aproveitamos para cambiar, vimos nossa primeira chuva da viajem, a mesma não durou muito, ficamos um pouco numa lan house e voltamos para o hostel, fomos pra cozinha fazer chá de coca, macarrão com sardinha, estavam chegando vários argentinos, querendo usar a cozinha. Jantamos, estava bom demais e fomos dormi para acorda cedo, pois seria o dia da Isla del sol, um dos dias mais esperados da trip.

 

Gastos para duas pessoas em Copacabana:

 

80 bol ônibus da huayruro tours para Puno

70 bol barco da Andes Amazonia ida e volta

5 bol pipoca doce

27 bol comida, cartao postal e 30min de internet

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

10-01-14 – Copacabana - Isla del Sol - Puno

 

Foi a melhor noite dormida até então, saímos do hostel, fizemos check-out e fomos achar nosso barco. Subimos no barco da Andes Amazonia as 8:15 e ficamos na parte superior do barco, onde recebemos colete salva-vidas e tínhamos uma visão espetacular do lago e suas ilhas, fantástico mesmo. Passamos muito protetor solar e as 10:00 estávamos na parte sul, paramos pra deixa o pessoal que ia ficar ali e pegarmos uns que iam pro norte e chegamos as 10:30 no lado norte. Após comprar as entradas por 10 bol, fomos ao banheiro, que tinha que pagar, acho que era 1 bol, logo depois fomos desbravar a ilha no lado norte, seguimos a rota até a mesa de sacrifício, e pelo caminho conhecemos duas mineiras, uma médica e outra professora, que nos acompanharam por toda a ilha, a ideia inicial era chegarmos até as 15:30 no lado sul seguindo a trilha do lado norte. Fomos admirando as paisagens, passamos por uma praia artificial, onde tinha muitas pessoas acampadas, vimos muitos animais, estradas de pedras, plantações, vegetação, morros e descidas, albergues, casas dos habitantes, vendinhas, entre outras coisas pelo caminho, tinha até quadra de futebol. Seguindo a trilha a visão da ilha era incrível, e em seguida compramos a entrada pra o complexo arqueológico da ilha, que lhe da direito de ver o labirinto, pedra sagrada e mesa de sacrifício por 10 bol.

Chegamos na mesa de sacrifício lá pegamos um guia que estava explicando pro pessoal, havia vários tipos de sacrifícios e motivos para faze-los, logo em seguida fizemos a oração na pedra sagrada, os incas faziam orações a Viracocha nessa pedra cerimonial, que traz boas vibrações e fomos até o labirinto, onde tem as ruínas e bom uma visão de tirar o folego do Titicaca, e ai então que resolvemos não ir até o sul, achamos que não ia da tempo de pega o barco as 15:30 e resolvemos volta pelo norte mesmo pra pegar o barco das 13:30. Na volta conversamos com um casal de São Paulo que estavam indo pela trilha, comprei uma lembrança da ilha, um chapéu por 25 bol. Esperando nosso barco comendo um x-salada simples, e fomos até o sul, chegamos por volta das 14:10, onde conhecemos só o ponto de chegada, tiramos fotos, fomos ao banheiro e ficamos um pouco na escadaria, onde ficaram um grupo de crianças da ilha bem do meu lado, coladinho mesmo, percebi só depois, e minha mochila pequena e minha carteira estavam virados pra eles, ainda bem que nada foi roubado, e saímos dali pra retornar a ilha as 15:30, não vimos mais as mineiras, fomos na parte de baixo do barco e as 17:00 estávamos em Copacabana, tiramos xerox das identidades, mas não precisou na fronteira, só precisava das tarjas. Compramos banana e um portão de iogurte da famosa Pill de lá, e fomos ao ponto de embarque, e ela estava a Ana super simpática que nos atendeu no dia anterior, um fato que eu não gostei é que compramos as passagens para ir no ônibus da Tour Perú e fomos no bus da Huayruro Tours, eu não vi muito diferença nos ônibus, até achei mais confortável esse que fomos. Preenchemos a papelada da imigração e saímos as 18:30, e em 30 min estávamos em Kasani, chegando la tivemos que bater xerox da tarja lá, a mulher da empresa do ônibus falo uma hora uma coisa e outra hora outra, e no fim fotocopiamos a nossa tarja ::lol3:: , deixamos a tarja verde e fomos ao lado do Peru, passamos pela imigração sem problemas, pedi só 3 dias e me deram 30, foram perguntas bem simples, e toda essa demora foi em torno de 1h30 perdida na fronteira, encontramos um grupo de brasileiros que iam até Lima, que estavam no nosso ônibus que seguia até Cusco, e seguimos até Puno, era noite e o horário peruano era de 1h antes que o boliviano.

Chegamos por volta das 21:00 ao terminal de Puno, onde encontramos o Silvério, um senhor muito gente boa que se não fosse ele a gente ia te um baita trabalho pra fazer o que fizemos em Puno com pouco tempo disponível, ta certo que ele ganho uma porcentagem em cima da venda dele, mas foi um preço acessível e foi muito prestativo, fechamos o hostel e a Isla Flutuantes de Uros , comemos um salgado e tomamos café por 3 soles cada. Pegamos um táxi por 4 soles e chegamos ao Hostel Tumi Peru, gostei muito, foi o melhor da viajem com quarto com duas camas e banheiro privado por 40 soles por noite, ficamos duas, tinha wi-fi e tinha um computador que podia entra com autorização da recepção, que custou um pouco pra nos liberar, o atendimento era péssimo, de má vontade, e outra coisa que não gostei é o café da manhã que tinha que pagar separado , talvez tinha opção mais barata, mas valeu a pena. Fomos dormi porque a trip continua. ::otemo::

 

Gastos para duas pessoas na ilha:

 

20 bol entradas lado norte

20 bol complexo arqueológico da ilha lado norte

25 bol chapéu bacana

8 bol banheiros

20 bol x-salada lado norte

2,5 bol cartão postal

20 bol entradas lado sul

 

Gastos para duas pessoas em Copacabana:

 

2 bol banheiro

20 bol comida para leva para Puno

4 bol xerox fronteira

 

Gastos para duas pessoas em Puno:

 

6 soles lanche na rodoviária

4 soles táxi

60 soles Ilhas flutuantes do Urus

40 soles uma pernoite em quarto com 2 camas de solteiro, tv e banheiro privado

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...