Ir para conteúdo

Brasil fica em 2º em lista de países inseguros para mulher viajar sozinha


LiCo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O Brasil foi considerado um dos países mais inseguros para mulheres viajarem sozinhas em lista do jornal britânico Daily Mail.

 

Segundo a reportagem, há países nos quais turistas do sexo feminino podem ser expostas a incômodos maiores que assobios e "taxistas agressivos", como "misoginia, assédios e, em casos extremos, perigo".

 

O Brasil figurou a lista logo após a Índia. Os outros oito países considerados inseguros foram Turquia, Tailândia, Egito, Colômbia, África do Sul, Marrocos, México e Quênia.

 

Em relação ao Brasil, o jornal justificou sua escolha com dados do próprio Ministério da Saúde que afirmam que o número de estupros entre 2009 e 2012 aumentou em 157%, "devido a cultura machista do país".

 

O texto cita ainda o caso da turista norte-americana que foi vítima de estupro coletivo em um ônibus no Rio de Janeiro, em 2013. Outros perigos mencionados pela reportagem são violência de gênero, roubos à mão armada, gangues criminosas e polícia abusiva.

 

Alto número de estupros, assédios, falta de policiamento e roubos armados são alguns dos fatores citados em relação aos outros países da lista.

 

A reportagem traz algumas precauções que mulheres viajantes podem tomar para evitar perigos, "não faça nada que você não faria em casa", diz o depoimento da blogueira e viajante, Amanda Williams.

 

Já Julie Kreutzer, cofundadora do International Women's Travel Center, recomenda honestidade na hora de discutir os riscos de viajar sozinha.

 

"Há uma grande diferença entre ir para o Brasil ou para a Dinamarca como uma viajante do sexo feminino. Pelo menos vamos ser honestos sobre quais são os perigos", diz ela.

 

[creditos]FOLHA[/creditos]

Link para o comentário
  • Colaboradores

Não sei a ponto de ser o 2o, mas Brasil é sim muito violento. Eu, como mulher e morando em SP, sempre saio de casa pensando e me protegendo de qualquer violência que pode acontecer. Parece óbvio, mas pensem em quantos países as pessoas podem sair de casa sem medo de sequestro ou assalto ou violência sexual, onde os casos são raros.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...