Ir para conteúdo

Chapada Diamantina - abril/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos mochileiros, segue mais um relato de uma viagem incrível à linda Chapada Diamantina.

 

Partimos de Salvador em uma quinta feira ensolarada rumo a Lençóis via Azul/Trip. Consegui uma bela promoção, vôo de ida por apenas R$79,00 e volta por R$109,00! ::otemo::

::cool:::'> Para Leçóis só há vôos partindo de Salvador às quintas e aos domingos.

 

Chegando no aeroporto de Lençóis, um funcionário da Lukdan - onde alugamos um carro - nos recebeu e nos levou até o carro, no estacionamento.

::cool:::'> O aeroporto fica à 25km do centro de Lençóis, e a Lukdan cobrou uma taxa de 30 reais para levá-lo ao aeroporto. A diária do carro foi de R$150,00, km livre. Bem cara, quando comparada às grandes cidades.

::cool:::'> Muitas pessoas preferem alugar um carro em Salvador e seguir até a Chapada, justamente pelo valor elevado da diária. Mas como conseguimos um ótimo preço na passagem aérea e iríamos ficar com carro por 3 dias apenas, contando os valores de pedágio, mas stress de dirigir em uma estrada cheia de caminhões, 1 hora de vôo contra 6-8h de carro, preferimos assim. Façam as suas contas.

 

Do aeroporto seguimos direto para Mucugê O objetivo era começar pelo sul e terminar em Lençóis e não correr o risco de perder o vôo de volta. Estrada surpreendentemente boa. Nos hospedamos na Pousada Mucugê, R$ 160, diária para o casal. Boa localização, limpa, com estacionamento e com ótimo café da manha. A noite fomos atrás de informação para fazer a Cachoeira do Buracão no dia seguinte. Não conseguimos nada de concreto. Jantamos - Sabor e Arte - acho que o filé mignon mais macio que já comi na vida.

 

No dia seguinte, o tempo amanheceu meio esquisito, mas segundo informações dos locais era assim mesmo e que iria abrir mais tarde. Resolvemos partir para Ibicoara (+86km de Mucugê) e fomos atrás de um guia - obrigatório para cachoeira do Buracão - na agência Bicho do Mato. Conseguimos um, o Wilians - valor 70,00. Gente boa, só que muito caladão. Seguimos para cachoeira, 30km de estrada de chão e nós, em um fiat uno 1.0 demoramos mais de 1h para vencê-la. Depois mais 3km de trilha, passando por alguns locais para banho até a cachoeira. Chegando lá, é obrigatório colocar um colete. Taxa de 3,00. Valeu muito a pena, estava um calorão, entramos logo na água e seguimos nadando - contra correnteza - por entre os cânions até avistarmos a queda d'água. Acho que nunca esquecerei a primeira visão. Linda demais. Ficamos um tempo por lá, na volta ainda paramos para mais um bando no rio Espalhado, deixamos o guia na agência e voltamos a Mucugê.

 

Dia 3 - Seguimos de volta para Lençóis, passando pelos Poços Encantado e Azul, que ficam no caminho. Chegamos às 9.30h no poço Encantado, mas o guia local informou que o raio de sol só iria entrar no poço às 10.30h. Resolvemos esperar. Às 10.20h entramos, bem na hora da entrada do raio de sol. O valor da entrada é algo em torno de R$20,00 e um guia de lá mesmo desce com vc e explica a história do poço. 20 minutinhos para contemplação e fotos e seguimos rumo ao Poço Azul.

 

Aqui vale uma breve observação: tem uma estrada de terra que liga os dois poços, não precisa retornar à BA. Só que em alguns pontos surgem bifurcações, sem nenhuma placa. Nossa sorte foi que encontramos alguns locais pelo caminho que foram nos explicando. Os guias que estavam com turistas no Poço Encantado olham meio de cara feia para que vai sem guia. E parece que são eles mesmos que retiram as placas, justamente para evitar a visitação sem guia. Poxa, mas se o valor da entrada já contempla um funcionário local, que vai te explicar tudo sobre os poços, porque pagar mais um guia?

 

Bom voltando ao relato, chegamos ao Poço Azul, bem na hora da entrada do raio de sol. Uma ducha antes de descermos ao poço e um belo mergulho naquela água geladíssima... Meia horinha e rumo à Lençóis

 

Em Lençóis nos hospedamos no Alcino Estalagem, bem no centro. É um casarão amarelo, em frente ao hotel Canto das Águas. Fiz questão de ficar no Alcino, mesmo não sendo a opção mais barata, porque li vários depoimentos em blogs de viagens falando do café da manhã. A pousada ganhou por 3 anos seguidos o título de melhor café da manhã do Brasil pelo Guia 4 Rodas. É ou não um bom motivo para pagar a mais? Diária R$200,00 o casal. Quarto espaçoso, com ar condicionado e sem TV. O Alcino é artista plástico e vários detalhes na decoração foram feitos por ele. O café da manhã é servido em uma mesa grande, o que é legal pela interação com os outros hospedes. Eles vão servindo em porção pequenas uma variedade de delicias, mini-tapiocas, ovos mexidos com sal do mediterrâneo, pizza com massa de aipim, mini-acarajés, bolos de frutas secas sem farinha, bruschetas, etc... dá para ficar umas 2 horas na mesa...

 

Devolvemos o carro e cada noite íamos fechar os passeios, de acordo com nosso pique! Fizemos os passeios com a Chapada Adventure Daniel, recomendo bastante.

 

Dia 4 – Roteiro 1 – Grutas: Poço do Diabo, Gruta da Lapa Doce (sensacional!), almoço. Gruta azul, Pratinha e pôr do sol no Morro do Pai Inácio. Cansativo, mas muito bom. R$150,00 por cabeça, com almoço e taxas incluídas. A flutuação na pratinha e a tiroleza são pagas por fora. Bebidas do almoço também.

 

Dia 5 – Cachoeira do Mosquito, almoço na Fazenda e Serra das Paridas. Nada demais, acho que depois do Buracão as outras cachoeiras ficam meio sem graça... além do mais, o clima estava seco há dias, a cachoeira estava com baixo volume. R$150,00 por cabeça. Não valeu o custo benefício, principalmente quando comparamos com o roteiro 1, pela quantidade de coisas diferentes vistas.

 

Dia 6 – Ribeirão do Meio e Serrano. A primeira, uma trilha de 3km (plana) e a segunda bem próximo a cidade. Tem varias piscininhas formadas nas pedras, uma delícia. Entre um e outro passem pelo Açaí na Tigela, o dono, seu Oswaldo é uma figura e o açaí, delicioso

 

Dia 7 – Explorando Lençóis e novamente no Serrano e dia seguinte casa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá. Achei ótimo o seu relato. Estou querendo ir para a Chapada Diamantina no dia 20/05 próximo. Pretendo ir de carro (civic). Você acha que dar para ir nos passeios com este carro ou ele é baixo demais? As estradas são muito ruins?

 

Outra coisa: os roteiros que você fez com empresa de turismo pagando 150,00...você acha que eu posso fazer esses roteiros sozinhas, com o meu próprio carro e sem precisar de guias?

 

Agradeço a resposta.

 

Roberta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

 

Jappinha, eu sai do Rio. Não tenho uma planilha com gastos, mas por alto: 2x160,00 (diarias Mucugê) + 5x200,00 (Alcino) + 300 (2 diárias do carro) + uns 120,00 de gasolina + 600 (passeios com agencia para 2 pessoas) + 70 (guia Buracão) + 75 (entradas Poço Azul, Encantado e Buracão - 2 pessoas) + acho que uns 80,00 por dia em alimentação (casal), fora as passagens e lembranças. Acho que dar para ter uma idéia.

 

Roberta, os carros altos são os mais indicados, mas dá para fazer com o civic. As estradas de chão são muito ruins e como eu falei NÃO TEM SINALIZAÇÃO ALGUMA. Em alguns pontos tem bifurcações e ninguem para perguntar. Acho que com um guia vc ficaria mais segura. Você pode contratar um guia independente, da associação. Acho que deve estar uns 70-80 a diária, mas se vc fechar vários dias, esse preço cai. Você pode pedir a sua pousada para lhe indicar um guia de confiança. Pelo preço que pagamos pela diária do carro por lá (150 + gasolina) não compensou. Fazer os passeios por agência, além de nos permitir conhecer pessoas, nos livrou do stress de dirigr nas estradas de terra mal conservada e sem sinalização. Mas isso é de cada um.

 

Estou à disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom seu relato, esclareceu muitas dúvidas, mais restou uma.

 

Ao chegar no aeroporto que fica 25km de Lençóis, existe algum transporte para a cidade? táxi? ônibus?

 

Outra coisa ao contratar o guia, ele disponibiliza de carro ou sera inviável não alugar um carro?

 

Minha intenção é visitar a fumacinha e o poço azul, sem o aluguel de um carro acho que dificultaria muito né?

 

 

Desde já agradeço, por sua ajuda.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha tygeer, como eu aluguei um carro, combinei com a operadora de me entregar o carro lá no aeroporto. Você pode fechar com algumas das agências de turismo para te levarem do aeroporto até sua pousada em Lençóis - 25 reais por cabeça; o táxi cobra o mesmo. Não me lembro de ter visto um ponto de táxi no aeroporto. Talvez vc tenha que pedir para sua pousada reservar um taxi para você. Durante minha estada na Chapada não vi um ônibus urbano sequer, apenas os de viagem.

Existem alguns guias com carro sim. Dá uma olhada na página de perguntas e respostas da chapada; eu me lembro de visto algum comentário de alguém indicando guias com carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...