O tópico é meio velho, mas como não tem nenhum outro tópico eu vou colocar aqui as formas que eu uso para me comunicar.
Eu nunca viajei com netbook, acho um peso e um stress desnecessário. Gosto de andar sempre com tudo que levo de valores (O que é basicamente dinheiro, passaporte e câmera). N gostaria de deixar o netbook no hostel e muito menos levar numa mochila cmg. N fico 1 mês sem computador, mas sempre tem computadores em hostels.
Mas se você estiver viajando com um smartphone ou netbook (com fone/microfone) em um local com internet, pode tentar usar o Nonoh
http://www.nonoh.net/en/index.php. Vc paga 10 euros e tem direito a fazer 400 min de chamada por semana para países cadastrados como free (EUA, Brasil, Bélgica, Argentina, Austrália, Alemanha etc etc) durante 4 meses do aplicativo, para tel fixo. Se quiser usar ele sem o aplicativo, vc pode fazer 200 min de fixo para fixo (mas tem q usar o aplicativo através de um computador e AMBOS os países tem que estar cadastrados como free, e não só o destino como quando vc está usando o aplicativo). Fora isso, pode gastar os 10 euros para ligações para celulares ou para alguns países onde n é de graça (tem a lista no site). Eu usei ele pra ligar de fixo pra fixo do Brasil pros EUA e Índia, quando deu problema em meus tickets pra Índia e tive que fazer várias ligações para acertar as passagens.
Outro modo de se comunicar em locais sem internet é comprando os cartões de telefones para ligações para o Brasil em diversos locais (você liga pela cabine telefônica pública), não lembro quanto custa na Europa, mas não é caro. O único que eu lembro era dos EUA, era 5 dólares e podia ligar por 400 min, mas eu sei q na Europa tinha tb.
Agora o modo mais mão de vaca de se comunicar, e o qual eu acho eficiente, é utilizar o MSN mesmo. Basta entrar no comp do hostel (ou no seu), e mandar 1 torpedo para quem vc quer cvs pedindo pra entrar no MSN (ñ adianta combinar horários antes, isso vai gerar um stress desnecessário para você). Para quem não tem um sistema online para mandar torpedos, você pode mandar torpedos de graça para qualquer lugar do mundo através do google calendar (kkk não é para isso que serve o site, mas da para usá-o com esse fim, esse site explica direitinho:
http://hackyourday.com/2007/12/03/using ... -free-sms/ )