Ir para conteúdo

Curitiba - Morretes - Ilha do Mel (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Para essa viagem eu consegui muitas dicas aqui nos relatos. Por isso, resolvi escrever esse relato para quem interessar e além disso, me diverti muito escrevendo e lembrei de todo a essa viagem que eu fiz com toda a minha família, pai, mãe, irmã e cunhado, e que só por isso já seria bastante especial.

 

02/01/14: Curitiba

 

Saímos de Guarulhos às 6:00 e as 7:00 estamos em Curitiba.

Para ir para o hostel utilizamos o ônibus executivo que sai do aeroporto e passa por vários pontos na cidade, um banho de eficiência e praticidade extremamente pontual e fácil de utilizar. Para quem quer economizar mais tem um tubo bem de frente, mas como estávamos com malas optamos pelo executivo mesmo.

Ficamos no Hostel Roma que fica no centro bem próximo ao shopping estação, super bem localizado, limpo, tranquilo e com um café da manhã excelente. No site tem certinho as opções de quarto tipo família para quatro pessoas, mas chegando lá deu para negociar e ficar todo mundo no mesmo quarto, pagando o preço de uma estadia no coletivo a mais. Super recomendo.

 

Guardamos nossas coisas e partimos para o passeio. Bem em frente a antiga estação de trem pegamos o ônibus de turismo e fomos nos esbaldar pela cidade.

Quando você compra o ticket do ônibus tem direito a 1 embarque e 4 reimbarques, ou seja, você pode escolher 4 dos diversos pontos para desembarcar.

 

598daf911168e_Imagem162.jpg.347de718cb7d45bc0f6e3e3595d472b2.jpg

 

Começamos pelo clássico e imperdível Jardim Botânico.

 

Principal cartão postal de Curitiba com os seus jardins estilo Europeu e sua famosa estufa inspirada do palácio de cristal de Londres que guarda inúmeras espécies incluindo, às famosas araucárias.

Bem na nossa chegada tinha um sabia todo exibido e nem aí para nossa presença, parece que já estava acostumado com os flashes.

 

598daf9127e14_Imagem190.jpg.6eb8cfc94cf92ffb966bf94aa811c597.jpg

 

598daf913e00e_Imagem193.jpg.103952a3033e7166325d819872d290c6.jpg

 

Dentro do Jardim Botânico ainda tem o Jardim das sensações onde é permitido que você toque, sinta o cheiro, ou seja, conheça as planta utilizando todos os seus sentidos.

 

598daf91540b4_Imagem233.jpg.ffd724a566118cf3cc9af7b18d6fda62.jpg

 

Ainda no jardim botânico fica o Museu Botânico de Curitiba que possui um dos principais herbários do país. Herbário é deposito de exsicatas, que uma espécie de preparação seca da planta que preserva as principais características da mesma permitindo que se faça uma identificação das plantas utilizando esse exemplar preservado como contra prova. Ainda quando estava na faculdade uma amiga e eu tivemos acesso ao herbário e fomos super bem auxiliadas e conseguimos o exemplar que precisávamos para nossa pesquisa.

 

Próxima parada MON: Museu Oscar Niemeyer impressionante pela sua arquitetura como não poderia deixar de ser o olho como é conhecido abriga exposições das mais variadas, arte moderna, colagem, tapeçaria, design de tudo um pouco.

 

598daf916956f_Imagem249.jpg.6f4a02ef8a002b645c20a43fa09eac91.jpg

 

598daf917f375_Imagem252.jpg.71f190f9bc88660fc6e59b93cc516761.jpg

 

 

A exposição que eu mais gostei foi da Beatriz Milhazes – Meu bem querer. Ela tem umas colagens muito legais com todo tipo de embalagens de chocolate, bala e etc.

 

598daf918b560_Imagem263.jpg.de4a96d4ffd3f74c682c8d6cf4ff45c3.jpg

 

Então almoçamos ali em frente em um lugar chamado bar e petisqueria, comemos prato feito (arroz, carne, legumes e salada) por R$ 9,90 achei muito bom o custo-beneficio.

 

Atrás do MON fica o Bosque do Papa fomos andando e economizamos o ticket para mais uma parada.

É lá que fica o memorial polonês com 7 casas que ilustram como eram as casas tradicionais polonesas. A madeira é toda encaixada sem nenhum prego ou outra forma de unir uma peça a outra.

 

Lá tem a igreja de 1883 onde o Papa João Paulo II celebrou uma missa e que dedicada a Nossa Senhora de Czestochowa, eita nome difícil.

 

598daf919eda2_Imagem293.jpg.daf495e03ba8d5327acd55528e1c0be8.jpg

 

Como fomos no inicio do ano havia uma exposição de presépios. Super bonitinhos alguns de palha e uns palácios todos coloridos, todos técnicas polonesas.

 

598daf91d266c_Imagem284.jpg.4c82fb3d4e2d8ded1e00eb578a2ee214.jpg

 

598daf91e9165_Imagem286.jpg.5b3ea68a8d75ad01fa94a00832b67e76.jpg

 

 

Esse lugar é uma delicia, é menor que os outros parques, mas tão fresquinho e aconchegante para fugir do calorão que estava em Curitiba ideal para passar momentos tranquilos.

 

Próxima Parada Parque Tanguá

Como a opera de arame estava fechada para reforma, seguimos até o parque Tanguá que era uma antiga pedreira e hoje é um parque bem cuidado e muito bonito com um lago e uma cascata.

 

598daf9208f04_Imagem298.jpg.8dc6f9dba7212198d733a7e57607cdfb.jpg

 

É bem grande e tem trilha para fazer caminhada ideal para passar uma tarde tranquila e preguiçosa.

598daf921c60c_Imagem309.jpg.5287dc4ee4b4b6b1a399faaadea05a94.jpg

 

Próxima parada Torre Panorâmica da Vivo

 

Se você quer minha opinião sincera, não vale a pena.

Enfrentamos uma fila enorme pagamos e subimos e nada de mais. Podemos ver a cidade lá de cima ok, mas não é nada de mais. Se eu soubesse teria utilizado minha parada para ir a universidade do meio ambiente.

 

E por causa disso pegamos o ônibus de turismo depois da 17:30, quando diminui o número de ônibus e eles param somente na primeira parada na praça Tiradentes e então precisamos ir a pé.

Não era longe, para quem madrugou para pegar o avião, andou o dia inteiro de baixo de um sol intenso, estávamos mortos.

Sol, sol, por falar em sol... andamos naqueles ônibus de turismos sem a cobertura e sol estava muito forte. Eu estava com uma blusa que cai um dos ombros e esqueci de passar filtro solar no ombro. Imaginem o resultado ? Sim uma queimadura feia, o pior é que sou morena e dificilmente me queimo feio. Nem tinha chegado a praia e já estava com queimadura.

 

De volta ao Hostel tomamos banho e fomos jantar no shopping estação comi um prato feito de novo dessa vez no Fast Grill.

 

Gastos:

 

Passagem de avião (ida e volta pela Gol): R$ 236,00

Ônibus executivo (do aeroporto): R$ 12,00

Ônibus de turismo: R$ 29,00

Hostel: R$ 278,00 (5 pessoas/1 estadia)

Almoço: 9,90 por pessoa + 6,50 do refri

Água: De R$ 2,50 à R$ 3,00

Jantar: R$ 9,90 por pessoa.

Torre panorâmica: R$ 5,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

03/01/14: Morretes-Paranaguá

 

Acordamos cedinho e tomamos nossa café super rapidinho juntamos nossas malas e corremos para a rodoferroviária que fica à uns 5 quarteirões do hostel porque nosso trem ia sair às 8:15.

 

Para carregar as malas no trem dá um certo trabalho. Não tem bagageiro como no ônibus, pode se usar o vagão de cargas, mas não é muito confortável porque ele fica fora da estação, mas tem um espaço atrás dos bancos no próprio vagão que cabem algumas malas se não tiver mais gente com malas, como foi o nosso caso fica tranquilo. A maioria das pessoas só descem a serra e sobem de novo então não levam malas ou contratam passeios que incluem a passagem do trem e a ida para ilha do mel, então tem uma van esperando para leva-las em morretes e as malas já vão antes, não era nosso caso que fizemos tudo por conta.

Bom o passeio é uma delicia é uma ferrovia centenária, construída no meio da mata atlântica em uma época em que a tecnologia era muito mais limitada e que dá banho em qualquer obra contemporânea de metro em 5 anos eles construíram 110 km de ferrovia na serra com 15 tuneis, 30 pontes e inúmeros viadutos, no meio da mata, onde antes não existia nada. Quantos anos e milhões se gasta hoje para fazer 10 km de metro ?

 

598daf9231da0_Imagem340.jpg.c7b91ee4a44ae06d9f9cdf878464b0ed.jpg

 

Ela foi construída com objetivo de ligar o porto de Paranaguá (2 mais importante do pais) ao resto do estado e escoar a produção agrícola.

Essa é uma das inúmeras estações desativadas.

598daf9246748_Imagem345.jpg.b632c66b3c5b5aa7d1d107aaeef998cb.jpg

 

O trem para no meio do caminho para descer algumas pessoas que moram por ali e também os aventureiros que irão escalar o pico Marumbi.

Durante a viagem você aprecia toda a beleza da mata atlântica e também algumas aventuras como, por exemplo, na ponte São João quando você tem a sensação que o trem esta voando sobre a serra.

598daf925b2e1_Imagem349.jpg.dfecbeea6433e22ad28a1ccf277a511d.jpg

 

Outra coisa interessante é que a ponte São João não tem nenhuma gota de solda é toda feita com rebites.

 

O presidente JK tentou transformar a ferrovia em elétrica, mas o projeto não deu muito certo e foi encerrado.

Nós compramos a passagem no vagão turismo que dava direito a um guia e um lanchinho, que era bem meia boca uma caixinha com aqueles saquinhos individuais de bolacha, 1 barra de cereal, um refrigerante ou água.

 

As melhores atrações estão do lado esquerdo.

598daf9354b9d_Imagem351.jpg.6dbca9e8e7fc6a9371d087744c2a063d.jpg

 

Chegamos a Morretes na hora do almoço e fomos direto para rodoviária, deixamos nossas malas no guarda volumes e fomos comer. Aqui tem o famoso barreado, bom já que estávamos lá fomos comer o tal, mas comemos em um restaurante self-service assim dava para pegar o que quisesse. Na minha opinião o barreado é bom, mas não é também uma coisa excepcional.

 

598daf9369751_Imagem377.jpg.a1e872a7a6a24cce8df3260ed096eaae.jpg

Em compensação tomamos um sorvete artesanal sabor banana e sabor gengibre (Morretes é a terra da banana e do gengibre), não sou muito fã de gengibre, mas tomando os dois sabores juntos fica uma delicia. Esse sim eu super recomendo. Fica ali perto da pracinha da cidade, tem uma placa escrita sorvete artesanal, realmente superou as expectativas.

 

A cidade é bem pequenininha, mas o lugar é abafado. Mesmo chovendo eu sentia aquela sensação ruim de estar abafado.

598daf937e025_Imagem379.jpg.3f7c1f29a15442e05c606f9540a5c9d2.jpg

 

598daf9394d5c_Imagem384.jpg.8da231c09558dcd4738e02660a091917.jpg

 

Seguimos de ônibus para Paranaguá, chegando lá não encontramos vaga no hostel, porém encontramos um hotel simples, mas arrumadinho e limpo que acabou saindo mais barato que o hostel. Hotel Litoral fica no centro de Paraguá depois que passa os grandes magazines.

Daí foi chegar no hotel, comprar umas coisinhas no supermercado para comer e cama.

Aliás minha queimadura continuava feia e eu pensava poxa vida vou ter que ir para praia de roupa desse jeito, mas continuei usando minha arma secreta: Hipoglos, muito hipoglos antes de dormir.

 

Gastos:

Passagem de trem: R$ 84,00

Almoço restaurante “Hora do Rango”: R$ 12,50

Sorvete: R$ 4,00 (duas bolas)

Guarda volume: R$ 2,00 (por volume)

Onibus para Paranaguá: R$ 4,50

Hotel Litoral: R$ 35,00 por pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

04/01/14 Chegada à Ilha do Mel

 

Dia de acordar cedo e ir para ilha do mel. Oba praia !!!

 

E eis que depois de um sol de rachar, amanhece chovendo e isso mexeu com o animo do pessoal.

 

Deixa eu explicar melhor, nós não tínhamos reserva na ilha do mel, quando eu vi pela internet estava tudo muito caro e estourando o orçamento então pensamos: "bom a gente pode acampar". O detalhe importante é: nós nunca acampamos na vida e estávamos com a família completa até compramos uma barraca, arrumamos outra emprestada pegamos os colchões de ar e tudo. Tínhamos uma mala só de acessórios para acampar, mas aquela chuva acho que todo mundo começou a se imaginar na barraca. E todas essas malas para andar pela ilha procurando estadia. Daí decidimos ir apenas 2 pessoas para ilha (no caso minha mãe e eu) procurar lugar para ficar e depois ligávamos para eles e eles iriam nos encontrar.

 

A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas. A travessia para ilha do mel é feita de barco e de Paranaguá leva 1:45, você pode ir até Brasília ou até Encatadas, decidimos que iríamos até Brasília porque essa região tem mais opções. Você já compra o bilhete de ida e volta e tem validade de 20 dias e pela entrada nos barcos eles fazem o controle do número de pessoas na ilha, porque tem um limite de 5000 pessoas. Lá vamos nós, lembram que eu falei que estava chovendo então a viagem foi com emoção, um pouco de chuva, um pouco de balanço do mar, gritos histéricos de algumas passageiras exageradas, mas chegamos bem.

 

Andamos por lá e vimos alguns lugares, mas acabamos optando pelo camping da Rhaiana. Lá tem alguns quartos e acabamos ficando com 1 super pequeno com 2 beliches R$ 50,00 por pessoa e ela ia colocar mais um colchão no chão que sairia por R$ 40,00. Dividiríamos o banheiro do camping e a cozinha. Acabamos fechando, acho que no fundo estava todo mundo com um pouco de receio de acampar e essa aventura ficou para a próxima. Mas acabou que meus pais dormiram em outro quarto todas as noites, já que não tinha chegado mais hospedes a D. Ana deixava e ninguém precisou dormir no chão.

 

O camping fica bem perto do trapiche (é a rodoviária de barcos..rsrs..) de Brasilia fica perto do único mercadinho da ilha, ou seja, é bem localizado.

Ligamos para o restante do pessoal vir para ilha. Detalhe importante o sinal é muito ruim, eu só consegui falar debaixo do batente da porta, sim no batente, se eu entrasse ou saísse já era o sinal.

 

Minha mãe e eu acabamos saindo do hotel meio correndo para não perder o barco e não levamos nada além das bolsas, que tinha uma barrinha de cereal, umas bolachinhas como pessoal só ia chegar de tardizinha fomos explorar a ilha. O problema era que chuva ia e vinha e tava até ficando friozinho. Fomos conhecer a praia mais próxima Praia Grande.

Passamos por uma igrejinha simpática de Nossa Senhora dos Navegantes e tem até um templo da igreja Bola de Neve na ilha, apesar de que era de se esperar a igreja dos surfistas.

 

598daf93abdc4_Imagem395.jpg.f7af3029c1b9360ab7708a58d3d9b086.jpg

 

Encontramos até a carcaça de um animal que achamos que era um golfinho.

598daf9410fc4_Imagem394.jpg.fb596e2ab98c807883ca85c695615d1b.jpg

 

O pessoal veio no barco das 15:00 que acabou atrasando bastante e quando eles chegaram descobrimos que eles sim, viveram uma aventura o mar estava mais agitado ainda e para ajudar eles passaram perigosamente próximos a um navio e enfrentaram às ondas geradas por esse, eu sabia que deveria ter comprado os tickets sem emoção.

Fomos todos dar uma voltinha, mas a chuva não dava trégua, então o dia já tava perdido mesmo o negocio foi fazer um macarrão comer e dormir para acordar disposto no outro dia.

 

05/01/14: Ilha do Mel – Farol da conchas e praia.

Acordar cedo e rezar para a chuva dar um tempo. Beleza estava nublado, mas não chovendo e lá vamos nós para o farol que é de 1872 e fica no morro das conchas. A subida é muito legal e te dá uma visão muito linda da ilha, mas dentro do farol em si é super abafado e parte externa é bem pequena e todo mundo quer subir, então sobe rapidinho vê como é, faz umas fotos e desce correndo. Ficar do lado de fora em cima do morro é muito melhor.

 

598daf942de07_Imagem416.jpg.2887aa9ce7fe952d1f95bb4e79e8c0b0.jpg

 

Decidimos então curtir a praia por ali mesmo. Praia de fora, depois praia grande .

Depois decidimos ir do outro lado e ver a praia do istmo e a Brasília, ali tem um banco de areia muito grande e parece que estamos andando sobre as águas.

598daf9449ea8_Imagem432.jpg.fab45323313b38bab5d0e2e905211ec5.jpg

 

Vocês lembram da minha queimadura ? Eu amo hipoglos tava bem melhor e eu até consegui tirar a roupa para entrar no mar sem ficar com medo de ter uma queimadura de segundo grau.

Nós jantamos no camping da Rhaiana, se você avisar ela ela prepara o jantar por R$ 17,00 por pessoa. É comer na ilha não é barato, mas o peixinho estava ótimo nós esbaldamos.

Hora de dormir que o dia seguinte promete.

 

06/01/14 – Ilha do Mel – Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

 

Acordamos, céu nublado, cara de que vai chover, sem problemas encaramos mesmo assim nossa caminhada até a fortaleza, aproximadamente 3 km.

Uma olhadinha no mapa e nas placas e lá vamos nós, e no caminho mais uma igrejinha simpática agora de São Pedro. Nossa Senhora dos Navegantes, São Pedro (padroeiro dos pescadores), porque será ?

 

598daf9463bab_Imagem439.jpg.18769cbdafdc7c52975ed8c0e0ed6dd0.jpg

 

De repente estava tudo ficando estranho, meio vazio de mais, perdemos a entrada para a trilha e estavamos indo para o meio do nada, se não perguntássemos íamos acabar chegando na área de reserva natural, mas tudo certo pega trilha vai para outro lado e beira mar de novo e chuvinha na cabeça, andando na praia de guarda-chuva, só nós mesmos.

E chegamos a fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres – único monumento militar do século XVIII do Paraná fica junto ao morro da Baleia e é de 1769.

598daf947db16_Imagem448.jpg.48d55f9474ce088bdadf97210c023bba.jpg

 

La dentro tem a área onde ficava a prisão, o paiol de pólvora, os alojamentos e hoje abriga uma biblioteca que precisa de mais divulgação, aliás o moço que trabalha lá é muito simpático e gosta muito de falar sobre a ilha, então se quiserem um bom papo entra e conversa um pouco com ele.

Na parte de cima fica os canhões e os postos de observação.

598daf949ac89_Imagem460.jpg.e9cf4063e53da9fe67fdd0e73aedd8c9.jpg

 

A fortaleza só entrou em batalha uma vez, quando um grupo de moradores da ilha tomaram a fortaleza e bombardearam um navio inglês. Foi naquela época que os ingleses queriam acabar com a escravidão - não porque eles davam valor aos direitos humanos, mas porque era vantajoso comercialmente – parece que esse navio inglês estava atrás dos navios de escravos e galera mandou bala e conseguiu afundar o navio. Os responsáveis foram ovacionados pela ilha, mas no final o governo brasileiro teve que pedir desculpas e pagar uma indenização a Inglaterra e coitado do comante da fortaleza que pagou o pato foi rebaixado a soldado raso.

Nos fundos da Fortaleza fica o morro da baleia, cansa um pouco para subir e se estiver chovendo como era nosso caso, dá um pouco de medo de escorregar e cair, portanto suba e desça com cuidado, mas vale a pena. Lá em cima tem um mirante e um labirinto de canhões são muitos canhões

Dá para ter uma visão legal da ilha, mas começou a chover de novo e demos um jeito descer.

598daf94b83d9_Imagem468.jpg.08c47b96af9e4b2104eb4d6eff3c0f61.jpg

 

Na volta o tempo deu uma segurada curtimos uma praia ali no Istmo e depois jantamos no Bar do Miguel, próximo ao trapiche, comidinha simples, mas boa R$ 17,90.

 

07/01/14 – Ilha do Mel – Gruta das Encantadas

 

Hora de encarar, mas uns 4km de caminhada rumo a gruta da encantadas, mas o caminho ainda nos traria surpresas não esperadas.

Começamos por uma trilha muito tranquila, bonita e deserta no meio da mata e saímos lá no finalzinho da praia grande e surpresa para passar para o outro lado não tinha outro caminho tínhamos que escalar algumas pedras, sim senhores, escalar pedras, imagine eu com meu tipo físico todo atlético escalando pedras, mas no final deu tudo certo.

 

E lá estávamos na praia do Miguel, entradinha rápida no mar e vamos caminhar mais um pouco e sobe o morro do sabão, vocês devem imaginar o porque do nome né ? Anda mais um pouco no meio do brejo, na beira da praia, chegamos a encantadas, caminha mais um pouco e eis que temos uma pedra com uma entrada no meio, ah essa é a gruta ? Esta bem a gruta não tem nada de mais, mas como todo bom viajante sabe o destino é o que menos importa quando sabemos apreciar o caminho e o caminho até a gruta foi muito legal.

598daf94d6efd_Imagem483.jpg.65db39163645c4edf92bca13cc85056e.jpg

 

Curtimos a praia ali por Encantadas mesmo. Mas o sol resolveu ficar muito forte mesmo. E não tinha onde nos esconder, então fomos para vila de Encantadas, compramos geladinho e fomos para o trapiche pegar um barco para Brasilia. Tem barcos regulares que saem com horário marcado entre Encantadas e Brasilia, mas tem uns barcos menores que funcionam como taxi, e eles te levam para Brasília, Encantadas, Fortaleza ou o Farol. Nós pegamos o barco regular mesmo que é R$ 8,00 por pessoa. E fomos para Brasilia direto para o camping descansar.

 

08/01/14 – Ilha do Mel – Paranaguá – Curitiba

 

Dia de ir embora. Acordamos cedo para curtir um restinho de praia já que iríamos embora no barco da 13:00. Fomos para o Istmo, despedida do mar. Retorno, comer arrumar as coisas e ir.

Em Paranaguá fomos buscar duas das malas que ficaram guardadas no hotel todos esses dias e pessoal super simpático não cobrou nada.

Pegamos o ônibus e em duas horinhas estamos de volta a Curitiba, nova caminhada da rodoviária até o hostel, banho jantar no shopping e dormir.

 

09/01/14 – Curitiba – Guarulhos – Suzano – Guaíra.

 

Acordamos, tomamos café arrumamos as coisas e pegamos e executivo de novo. Ponto de novo para Curitiba o executivo pontual e super prático. Bem diferente de Guarulhos, chegamos e pegamos um ônibus super lotado com gente em pé, sem lugar apropriado para as malas e fomos até o Tatuapé para pegar o trem que mesmo fora do horário de pico estava cheio chegamos em Suzano, onde eu moro. Ajeitamos a as coisas, comemos, pegamos o carro e rumo ao interior de volta para casa dos meus pais em Guaíra.

 

A viagem foi incrível e de novo descobrimos que o sul às vezes , é muito subestimado quando se trata de turismo, em especial o Paraná.

Com exceção de mim, ninguém tinha andado de avião antes, experiência nova para todos e meu pai tinha medo, e agora já até aceita fazer viagens mais longas.. oba!!!

 

Curitiba é uma cidade excelente com um ar delicioso, organizada, limpa e com sistema de transporte se não muito bom, pelo menos muito melhor que o de São Paulo.

 

A natureza é uma coisa perfeita e se estiver preservada como na serra do mar e na ilha do mel é melhor ainda, ou seja, uma viagem que vale muito a pena. Recomendo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Reforçando a dica da Dani para sair do Aeroporto.

 

Eu não peguei táxi no aeroporto. Cheguei 20:00 e usando dicas daqui do mochileiros eu peguei um ônibus executivo de turistas que passa pelo centro. R$ 12,00 e me deixou na estação rodoferroviária que era bem perto do meu destino.

 

Na volta eu descobri que tem o ônibus 208 - Aeroporto e como era domingo eu paguei R$ 1,50 indo para o aeroporto. 29 minutos e apenas 4 paradas depois eu cheguei. Peguei no tubo Mariano Torres.

 

Para sair do aeroporto por ele vc pega no tubo, em frente ao desembarque. Ele te leva para o centro e de lá você faz integração, dentro do próprio tubo, pega outro que te deixa mais perto do destino, se for o caso. Pagando uma passagem só.

 

Cheguei ontem de Curitiba e abortei Ilha do Mel. O tempo ficou ruim e não curto praia com chuva. Preferi concentrar meus passeios em Curitiba e conhecer melhor a cidade. Não me arrependo, foi perfeito. Sou muito fã de Curitiba.

 

segue o link http://www.aeroportocuritiba.net/transporte-onibus-aeroporto-afonso-pena tem um link com os horários e são pontuais. Eu peguei no tubo perto da rodoferroviária na esquina da Rua Mariano Torres com a Sete de Setembro.

 

Em Curitiba eu rodei muito de Ligeirinho. Depois conto mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O passeio de trem é imperdível. Lindo D+.

 

vou deixar o link de promoções da SERRA VERDE a empresa responsável pelo trem. http://serraverdeexpress.com.br/serra/promocoes

 

Veja se te enquadras em alguma. Eu sou doador do HEMORIO e minha ultima doação foi dia 20/02. Levei o comprovante e ganhei o desconto. Minha filha de 5 anos não pagou e fui muito feliz comer meu barreado em Morretes. Voltei de ônibus para Curitiba.

 

Como estava com chuva não fui à Antonina, mas se for o caso vá de ônibus a partir da rodoviária. Viação Graciosa. R$ 15,00 para Curitiba e acho que R$ 3,00 para Antonina. Tem muita agência que fica perturbando na estação e cobra R$ 50,00 pelo passeio em Antonina e retorno para Curitiba.

 

http://www.viacaograciosa.com.br/‎

 

Pai Mochileiro com minha filha "malinha" kkkkkkkkkkkkk

20140313_080152a.jpg.c79975035c7dff20ac6601b6f676df8e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...