Ir para conteúdo

De Belém/PA a Goiânia de Carro..


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

Vou tentar de forma resumida descrever a viagem que há muito tempo sonhava fazer e assim tentar encorajar os que querem fazer o msm..

Eu e minha esposa, de férias, saímos de Belém e pegamos a estrada rumo a Goiânia para visitar minha irmã, saímos de Belém no dia 10 de janeiro às 4 h da manhã (para quem não conhece belém, só tem uma entrada e um trecho perigoso que fica entre Castanhal e Sta Maria é feito em pista simples com grande fluxo de carretas e carros grandes, saí nesse horário para evitar esse fluxo que torna a viagem mais lenta) e seguimos pela BR 316 até chegar em Sta Maria, onde entramos na BR 010 Belém - Brasília, seguimos até a entrada da cidade de Paragominas onde paramos para abastecer por volta de 7 h, procurei nessa viagem abastecer a cada 300 km para assim dar aquela relaxada e esticar as pernas, as condições da pista são muito boas nesse primeiro trecho, e após essa parada que foi de aproximadamente 20 minutos, seguimos rumo a Imperatriz - MA, nesse trecho o asfalto complica um pouco a viagem e a atenção precisa ser redobrada pela falta de sinalização na pista e pelos buracos, a pista voltou a melhorar quando entramos no Maranhão, e o cuidado fica por conta dos caminhões carregando pedras, seixo e madeira, é bom manter uma certa distância deles para evitar dor de cabeça com partes da carga caíndo na pista, chegamos em imperatriz por volta de 10 h e fizemos o segundo abastecimento, conseguimos assim manter a parada a cada 300 km, seguimos viagem, saímos do Maranhão e entramos no Tocantins, a estrada não está tão ruim, mas é preciso cuidado, buracos aparecem do nada e existem alguns trechos de "Para-Siga", fomos abastecer e almoçar em Araguaína, seguimos então viagem e por volta de 17:30 h chegamos em paraíso do Tocantins, que já tinhamos definido como local para pernoite, em Paraíso do Tocantins encontramos alguns hotéis na beira da estrada mas achamos que estavam caros e não pareciam bons, preferimos entrar na cidade onde encontramos o Hotel Tangará, que não ficava tão afastado da BR e fica em frente a uma praça, o que facilitaria a questão da janta, pagamos R$ 90,00 no pernoite, o hotel possui estacionamento e wifi e é confortável, dormimos bem e por volta de 6h da manhã saímos do hotel, abastecemos o carro na saída da cidade e seguimos viagem, paramos para abastecer novamente em Porangatú - GO por volta de 10 h, e seguimos viagem até chegar em Goiânia - GO por volta de 14:30 h.

Observações: Como já foi comentado, o trecho com asfalto ruim fica entre Paragominas - PA e Itinga - MA;

Em Tocantins e Goiás no geral o asfalto tá bom, mas todo cuidado é pouco, alguns trechos possuem buracos;

Gastei em torno de R$ 900,00 com combustível para ir e voltar, sendo que meu carro é meio beberrão (Voyage 1.6) e eu tenho o pé pesado, gastei mais R$ 90,00 de hotel na Ida e R$ 120,00 na volta;

Consegui Rodar 1200 km no primeiro dia, deixando 800 para fazer no segundo dia (BEL - GYN= 2000 km);

Como ví que na ida cheguei cedo em Paraíso do Tocantins, decidi que na volta dormiria em Imperatriz - MA, precisando rodar 1400 km no primeiro dia da volta, assim o fiz, saí de Goiânia por volta 5h da manhã e cheguei em Imperatriz por volta de 19:00 h, dirigi sozinho, e vi que se tivesse mais alguém revezando comigo na direção conseguiria chegar em belém no mesmo dia talvez.

Em Imperatriz fiquei hospedado no hotel São Luis, que ja conhecia e que também fica próximo a uma praça, facilitando a questão da alimentação.

Uma dica que me ajudou bastante, é comprar um guia de estrada, no meu caso, comprei um guia 4 rodas daqueles que vende na banca de jornal, tipo caderninho, paguei R$ 20,00, ele ajuda bastante, não que vc vá se perder na estrada, mas ele auxilia quanto a distância para a próxima cidade, diz o tamanho da cidade por habitantes, mostra postos de combustível e da polícia.. enfim, possui uma gama de informações e ajuda muito msm.

Resumindo, a viagem foi tranquila, sem sustos, a maior preocupação na direção são as ultrapassagens que são muitas, muitas carretas, caminhões e ônibus na estrada, mas dá para ultrapassar, é só tomar bastante cuidado e saber as limitações do seu veículo, vimos muitos radares na estrada, ñ somente nos trechos urbanos como também em trechos isolados, nunca ultrapasse em faixa contínua, vimos duas operações da PRF na estrado visando esse tipo de infração. é uma viagem que recomendo, voltei dia 25 de janeiro já planejando a próxima para janeiro de 2016.. ::Ksimno::::Ksimno::20150110_081842.jpg.0ddd15e4265af71b12869621a9919bc3.jpg

20150110_062116.jpg.dd653dd06dbd72cfb09f00f92d4489f5.jpg

20150111_061037.jpg.b1d05718efc90e59181e57e4fc4aa209.jpg

20150111_094248.jpg.1e06bdfed1f0f1b1e085016313c7aeac.jpg

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros
Em 22/12/2019 em 11:29, Pamela Fernandes Dias disse:

Bom dia.

Luciano vc conseguiu chegar às 17:30 em Paraíso do Tocantins? É que pesquisei que de Belém para Paraíso do Tocantins levam 16 horas. E estou organizando essa viagem e queria saber realmente a distância. 🤔

Olá Pamela,

 

Você fez a viagem?: Gastou quanto em média de gasolina?

E a duração da viagem, foi tranquila?

 

Um abraço.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...