Membros Luciano_az Postado Fevereiro 15, 2015 Membros Postado Fevereiro 15, 2015 Olá, Vou tentar de forma resumida descrever a viagem que há muito tempo sonhava fazer e assim tentar encorajar os que querem fazer o msm.. Eu e minha esposa, de férias, saímos de Belém e pegamos a estrada rumo a Goiânia para visitar minha irmã, saímos de Belém no dia 10 de janeiro às 4 h da manhã (para quem não conhece belém, só tem uma entrada e um trecho perigoso que fica entre Castanhal e Sta Maria é feito em pista simples com grande fluxo de carretas e carros grandes, saí nesse horário para evitar esse fluxo que torna a viagem mais lenta) e seguimos pela BR 316 até chegar em Sta Maria, onde entramos na BR 010 Belém - Brasília, seguimos até a entrada da cidade de Paragominas onde paramos para abastecer por volta de 7 h, procurei nessa viagem abastecer a cada 300 km para assim dar aquela relaxada e esticar as pernas, as condições da pista são muito boas nesse primeiro trecho, e após essa parada que foi de aproximadamente 20 minutos, seguimos rumo a Imperatriz - MA, nesse trecho o asfalto complica um pouco a viagem e a atenção precisa ser redobrada pela falta de sinalização na pista e pelos buracos, a pista voltou a melhorar quando entramos no Maranhão, e o cuidado fica por conta dos caminhões carregando pedras, seixo e madeira, é bom manter uma certa distância deles para evitar dor de cabeça com partes da carga caíndo na pista, chegamos em imperatriz por volta de 10 h e fizemos o segundo abastecimento, conseguimos assim manter a parada a cada 300 km, seguimos viagem, saímos do Maranhão e entramos no Tocantins, a estrada não está tão ruim, mas é preciso cuidado, buracos aparecem do nada e existem alguns trechos de "Para-Siga", fomos abastecer e almoçar em Araguaína, seguimos então viagem e por volta de 17:30 h chegamos em paraíso do Tocantins, que já tinhamos definido como local para pernoite, em Paraíso do Tocantins encontramos alguns hotéis na beira da estrada mas achamos que estavam caros e não pareciam bons, preferimos entrar na cidade onde encontramos o Hotel Tangará, que não ficava tão afastado da BR e fica em frente a uma praça, o que facilitaria a questão da janta, pagamos R$ 90,00 no pernoite, o hotel possui estacionamento e wifi e é confortável, dormimos bem e por volta de 6h da manhã saímos do hotel, abastecemos o carro na saída da cidade e seguimos viagem, paramos para abastecer novamente em Porangatú - GO por volta de 10 h, e seguimos viagem até chegar em Goiânia - GO por volta de 14:30 h. Observações: Como já foi comentado, o trecho com asfalto ruim fica entre Paragominas - PA e Itinga - MA; Em Tocantins e Goiás no geral o asfalto tá bom, mas todo cuidado é pouco, alguns trechos possuem buracos; Gastei em torno de R$ 900,00 com combustível para ir e voltar, sendo que meu carro é meio beberrão (Voyage 1.6) e eu tenho o pé pesado, gastei mais R$ 90,00 de hotel na Ida e R$ 120,00 na volta; Consegui Rodar 1200 km no primeiro dia, deixando 800 para fazer no segundo dia (BEL - GYN= 2000 km); Como ví que na ida cheguei cedo em Paraíso do Tocantins, decidi que na volta dormiria em Imperatriz - MA, precisando rodar 1400 km no primeiro dia da volta, assim o fiz, saí de Goiânia por volta 5h da manhã e cheguei em Imperatriz por volta de 19:00 h, dirigi sozinho, e vi que se tivesse mais alguém revezando comigo na direção conseguiria chegar em belém no mesmo dia talvez. Em Imperatriz fiquei hospedado no hotel São Luis, que ja conhecia e que também fica próximo a uma praça, facilitando a questão da alimentação. Uma dica que me ajudou bastante, é comprar um guia de estrada, no meu caso, comprei um guia 4 rodas daqueles que vende na banca de jornal, tipo caderninho, paguei R$ 20,00, ele ajuda bastante, não que vc vá se perder na estrada, mas ele auxilia quanto a distância para a próxima cidade, diz o tamanho da cidade por habitantes, mostra postos de combustível e da polícia.. enfim, possui uma gama de informações e ajuda muito msm. Resumindo, a viagem foi tranquila, sem sustos, a maior preocupação na direção são as ultrapassagens que são muitas, muitas carretas, caminhões e ônibus na estrada, mas dá para ultrapassar, é só tomar bastante cuidado e saber as limitações do seu veículo, vimos muitos radares na estrada, ñ somente nos trechos urbanos como também em trechos isolados, nunca ultrapasse em faixa contínua, vimos duas operações da PRF na estrado visando esse tipo de infração. é uma viagem que recomendo, voltei dia 25 de janeiro já planejando a próxima para janeiro de 2016.. Citar
Membros LuanSantosCarmo Postado Outubro 4, 2016 Membros Postado Outubro 4, 2016 Estou querendo fazer esse caminho aí, gostei da historia, vi tudo que descreveu aí rsrs bem legal e emocionante viajar assim de carro. Citar
Membros Pamela Fernandes Dias Postado Dezembro 22, 2019 Membros Postado Dezembro 22, 2019 Bom dia. Luciano vc conseguiu chegar às 17:30 em Paraíso do Tocantins? É que pesquisei que de Belém para Paraíso do Tocantins levam 16 horas. E estou organizando essa viagem e queria saber realmente a distância. 🤔 Citar
Membros Elton Macedo Postado Junho 10, 2020 Membros Postado Junho 10, 2020 Em 22/12/2019 em 11:29, Pamela Fernandes Dias disse: Bom dia. Luciano vc conseguiu chegar às 17:30 em Paraíso do Tocantins? É que pesquisei que de Belém para Paraíso do Tocantins levam 16 horas. E estou organizando essa viagem e queria saber realmente a distância. 🤔 Olá Pamela, Você fez a viagem?: Gastou quanto em média de gasolina? E a duração da viagem, foi tranquila? Um abraço. Citar
Membros Reginaldo Moraes Postado Agosto 17, 2021 Membros Postado Agosto 17, 2021 Amigos, boa tarde, alguém fez essa viagem em 2021? ou até 2020? estou indo agora quinta de carro pra Goiânia, queria tirar uma dúvidas. Citar
Membros ArthurJesus Postado Agosto 27 Membros Postado Agosto 27 Boa tarde meu amigo irei fazer este trajeto Goiânia-Go a Belém em outubro, iremos em quatro pessoas, num celtinha 1.0 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.