Sobre o blog do Mochileiros.com

O blog da comunidade Mochileiros.com, passa (em março de 2018) a abrigar o conteúdo do antigo blog Mochila Brasil, site que nasceu em 1998/1999 como uma revista-web destinada a mochileiros/viajantes independentes.
Já naquele ano, sob o já extinto domínio www.mochillabrasil.cjb.net (hospedado no também já extinto Geocities) foi o primeiro órgão de imprensa nacional a falar de Turismo Backpacker, ou Turismo mochileiro.
Em termos de conteúdo, trazendo-o para os dias de hoje, podemos considerá-lo um blog de viagem (talvez dos primeiros). Naquele tempo ainda não havia as ferramentas de blog, mas nosso conteúdo era tão empolgante quanto hoje e dele nasceu a comunidade Mochileiros.com, referência no assunto em língua portuguesa.
Em 2000 surgiu sob seu endereço oficial e definitivo www.mochilabrasil.com.br e de 2002 a março de 2018 fez parte da estação Viagem do portal UOL.

Quem faz

Claudia Severo de Almeida, 44 – jornalista (MTB: 31.962 – DRT/SP).
Silnei L Andrade, 48 – fotógrafo, videomaker e webmaster.
Os viajantes – protagonistas de histórias e experiências incríveis mundo afora,  nossa fonte de inspiração.

Claudia e Silnei no vulcão Quilotoa, Equador | Foto: Arquivo pessoal.
Claudia e Silnei no vulcão Quilotoa, Equador | Foto: Arquivo pessoal.

Na mídia

Nesses anos de trabalho, muitas matérias sobre ele foram feitas (tem uma pastinha aqui com algumas delas), mas uma (transcrição no fim desta página), publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 15 de janeiro de 2002 resumiu bem o que acreditamos ser a proposta do site (até hoje) e na época, seu conteúdo.

Matéria no jornal O Estado de S.Paulo -15/01/2002 | Reprodução.
Matéria no jornal O Estado de S.Paulo -15/01/2002 | Reprodução.

Curiosidade – O primeiro mochilão internacional

Nossa primeira viagem internacional foi em 2000/2001, para a Bolívia. Há 22 anos o país não era um destino tão popular (nem entre os mochileiros) no Brasil, tanto que um dos principais jornais de lá (o El deber), achou curiosa a viagem de 2 mochileiros brasileiros pelo país e publicou uma entrevista com a gente na revista (Extra) dominical deles.
Ah, para conseguir realizar essa viagem fizemos um empréstimo (pequeno, claro – pagos em suaves prestações) .

Entrevista na revista Extra do jornal El deber - 20/05/2001 | Reprodução.
Entrevista na revista Extra do jornal El deber – 20/05/2001 | Reprodução.

Mais recentemente uma matéria falando sobre ‘Mochilão através dos tempos: três gerações contam o que mudou’ também fala um pouco da nossa experiência.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Nota: Você talvez ache que o conteúdo do blog é pequeno para tantos anos de trabalho. De fato. É que ficamos parados um tempo para nos dedicarmos ao Mochileiros.com fórum.

Transcrição da matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo:
“Está no ar a página virtual que faltava aos backpackers brasileiros
O www.mochilabrasil.com.br converteu-se no portal oficial dos backpackers brazucas. Não é a toa.
Exemplo prático: que site dá, de mão beijada, informações de serviços imprescindíveis ao turista de bolso curto, como passes de trem, de ônibus e overlands que os transportam a locais de difícil acesso por preços mínimos? Pois é… Na mesma linha de utilidade pública funciona o link Hospedagem Econômica, com pousadas e albergues mais baratos do Brasil. As diárias variam, acreditem de R$ 4,00 a R$ 50,00. O site dedicado ao mundo dos mochileiros ainda traz como alternativa links para organismos e instituições que oferecem emprego para quem pretende angariar recursos durante a viagem. Basta clicar em Trampo na Trip. Além de dicas e relatos de viagem feitos pelos próprios usuários, o site também traz reportagens e notícias atualizadas sobre o mercado de turismo e afins. O ponto negativo é o fundo preto da tela, que inegavelmente dá uma cara original à home page, mas em compensação cansa demais a vista. Mesmo assim, não desista sem antes entrar em Ecoguia-Brasil, onde há informações sobre ecoturismo em solo nacional, parques nacionais e temas ligados à área. Também há dicas de livros sobre turismo alternativo e explicações didáticas a respeito dos esportes de ação mais populares. Convenhamos, serviço completo”.

>> Leia também: Aviso legal e para anunciar no Mochileiros.com, aqui.

>> Para falar conosco envie e-mail para redacao@mochilabrasil.com.br.

Conheça antigas versões do Mochila Brasil (hoje blog do Mochileiros.com) nas imagens abaixo ou aqui:

mb1999
Em 1998/1999, com dois Ls e ainda no extinto domínio CJB.net / Reprodução: WebArchive
mb2001
Em 2001 / Reprodução: WebArchive
mb2002
Em 2002 / Reprodução: WebArchive
mb2005
Em 2005 / Reprodução: WebArchive

Página atualizada em 03/02/22.

6 comentários em “Sobre o blog do Mochileiros.com”

  1. Que maravilha!!!! Linda iniciativa! Ha décadas conheci uma iniciativa semelhante em uma Revista italiana de ecoturismo. Foi no início da década de 90, não existiam redes sociais e a internet estava apenas começando. Era apenas um Guia (Guida alle vacanze lavoro) e a proposta era exatamente essa: viajar nas férias-trabalhando em troca de estadia e alimentação. Hoje, 30 anos depois conhecendo essa rede acho maravilhoso! Certamente farei parte desta rede!!!!

    Responder
  2. Conheci um casal dei apoio a eles quando passaram aqui por minas, vcs tem que conferir eles tem uma historia muito bonita, venderam tudo dentro de casa para comprar uma kombi adaptaram e caíram na estrada e estão rumo a Argentina para seguir um sonho da esposa de estudar medicina e do esposo de viver na estrada. confere as redes sociais deles é (Oxente Vamos de Kombi).

    Responder
  3. Sempre achei que aventura não é lugar de ser extorquido. Portanto, mochila,acampamento e alegria sempre foram meu forte. Parabéns a todos que participam e compartilham.

    Responder
  4. Olá boa tarde! Parabéns pelo site, bastante informativo. Mas acredito que deveria ter uma “pagina” entre mochileiros, para trocar experiencias e dicas de uma forma direta.

    Responder

Deixe um comentário