Worldpackers o que é, como funciona e como ter desconto


Você já deve ter ouvido falar que é possível trocar trabalho por hospedagem mundo afora – uma ajuda e tanto no orçamento de viagem, já que a acomodação sempre abocanha um pedacinho bom dele. Além de economizar, essa troca pode enriquecer e muito sua mochilada em todos os sentidos.

Se você busca algo mais do que belas paisagens, a comunidade Worldpackers oferece uma ótima alternativa!

o que é Worldpackers e como funciona?

A Worldpackers  é uma plataforma de Work Exchange, através dela você pode escolher vários lugares para se hospedar como hostéis, ONGs, escolas, fazendas e projetos ecológicos em diversos destinos do mundo e em troca dar uma mãozinha no que eles estão precisando.  Além da hospedagem, você consegue outros benefícios como refeições, lavanderia, passeios, etc.

Site da Worldpackers Brasil

Na Worldpackers consigo trabalho remunerado?

De maneira geral, não! Você vai colaborar algumas horas por dia como voluntário e seu anfitrião retribui com hospedagem grátis e outros benefícios.

Preciso ter experiência para participar da Worldpackers?

Não necessariamente, as atividades são as mais diversas e os tipos de anfitriões, também. Aí, dentro de cada tipo de atividade, você encontra uma variedade de oportunidades, em hostels, por exemplo, você pode ajudar desde a recepção até trocar lençóis. É claro que se você possui algum tipo de habilidade, isso pode contar para que você encontre ainda mais oportunidades, mas não se preocupe com isso.

Confira quais são as habilidades mais procuradas/aceitas na Worldpackers.

Ganho algo mais sendo voluntário?

Eu não consigo colocar em palavras o quanto esse tipo de experiência contribuiu para mim.
Em primeiro lugar, meu espanhol e meu inglês melhoraram muito!
Nesse tipo de experiência, se for no exterior, você fica diretamente exposto a outro idioma, o que ajuda bastante no desenvolvimento de outra língua.
Fui voluntária em 3 lugares e hoje sinto essas pessoas como minha família e aprendi muito mais sobre a cultura desses países.

Como encontro as vagas na Worldpackers?

O site Worldpackers existe justamente para isso, nele você consegue selecionar as oportunidades de acordo com o seu interesse.

Preciso falar outra língua?

Não necessariamente. É importante dizer que existem várias opções de lugares no Brasil e em Portugal, por exemplo.
Se você escolher outro país, pode verificar na oportunidade o nível necessário de língua estrangeira. Para dar aula ou trabalhar na recepção de um hostel no exterior, por exemplo, falar a língua local vai ser importante, mas se a oportunidade for para ajudar na organização, limpeza, decoração, geralmente, não é obrigatório.

Existe alguma maneira de ser melhor ou mais rapidamente aceito por um anfitrião?

Você vai entrar em contato com o anfitrião por meio do site que é seguro. Toda a conversa fica registrada, para garantir a realização do que foi acordado.
Você deve enviar uma mensagem ao local informando as suas intenções de datas e porque gostaria da vaga.
Uma dica é: tente ser o mais detalhista possível para cada anfitrião. Não use o mesmo para todos na base do copiar e colar!
Outra: quanto maior a antecedência, melhor, pois há maior possibilidade de você ser aceito e acertar os detalhes.

Vou trabalhar quanto tempo por dia?

Por ser trabalho voluntário, a jornada não costuma ser pesada, no geral, quatro horas por dia e duas folgas por semana. Mas cada anfitrião pode definir a jornada, então, vale a pena ler atentamente o que ele escreveu na oportunidade no site.

Como foi a minha experiência como Worldpacker?

Eu fui voluntária em três países diferentes, em atividades diferentes.
Na cidade de Córdoba, na Espanha, ajudei na recepção de um hostel. O meu trabalho ali era receber os hóspedes que chegavam no horário noturno. Foi ótimo, além de ter o dia livre, fiz muitas amizades com hóspedes e com os donos e funcionários do hostel. Meu espanhol melhorou muito.

 

Happy hour da equipe do hostel e hóspedes em Córdoba, Espanha | Foto: Arquivo pessoal.
Happy hour da equipe do hostel e hóspedes em Córdoba, Espanha | Foto: Arquivo pessoal.

A segunda experiência foi em uma ONG com crianças no Nepal. A atividade principal era com as crianças, desde brincadeiras até ajudar a estudar para as provas. Foi incrível passar um tempo na casa de uma família nepalesa e entender melhor sobre a cultura local.

Eu e as crianças da ONG onde fui voluntária no Nepal através da plataforma Worldpackers | Foto: Arquivo pessoal
Eu e as crianças da ONG onde fui voluntária no Nepal através da plataforma Worldpackers | Foto: Arquivo pessoal

Outra experiência cultural bem interessante foi quando ajudei a transformar parte de um hotel em hostel, na cidade de Jaisalmer, na Índia. Morar no meio do deserto de Thar, por si só, já é uma experiência transformadora. Fora isso, eu trabalhava com oito homens muçulmanos, tive a oportunidade de entender de forma mais profunda a cultura do país, em especial daquela região. Além da hospedagem, ganhei alguns passeios e até fui convidada para um casamento indiano.

Casamento Indiano durante meu voluntariado na Índia pela Worldpackers
Casamento Indiano durante meu voluntariado na Índia pela Worldpackers | Foto: Arquivo pessoal

Já viajei bastante, mas sem dúvidas, o work exchange permite um contato mais profundo e de troca, que dificilmente vivenciamos como turistas.

Worldpackers é confiável?

Sim!  A Worldpackers é uma comunidade com mais de 1.000.000 de membros em todo o mundo, todos viajantes , buscando experiências através de work exchange.

 

Worldpackers é seguro?

Sim, os anfitriões (e viajantes também) recebem avaliações que você pode conferir antes de se candidatar para uma vaga. Você ainda recebe ajuda da equipe da Worldpackers caso precise em algum momento da viagem.

Worldpackers é pago?

Você faz uma assinatura anual e, com ela, pode ter acesso e contatar quantos anfitriões você quiser durante esses 12 meses.

Código promocional Worldpackers 

Nosso código promocional  “mochileiros” é um cupom de desconto ou  “Promo Code” e dá US$ 10 de desconto para você se tornar um membro verificado da Worldpackers .  Basta usar a palavra “mochileiros” e obter seu desconto como mostra a figura abaixo:

 

Código Promocional Worldpackers

A foto (da home e) que traz até este post é de Bryce Evans/Unsplash.

Conclusão

Se você pretende viajar pelo mundo, viver experiências únicas e ainda economizar muito em hospedagem, refeições e passeios, a Worldpackers sem nenhuma dúvida poderá te ajudar muito.

Seja um membro certificado agora e ganhe 10 dólares de desconto!

 

 

Gilsimara Caresia

Acredita que lugar de mulher é onde ela quiser. Brasileira, jornalista, turismóloga e uma apaixonada por viagens, ela já viajou por mais de 70 países sozinha. Compartilha suas experiências de viagem por aqui, na página GirlsGo e no Instagram.
Gilsimara Caresia

1 comentário em “Worldpackers o que é, como funciona e como ter desconto”

Deixe um comentário