Mochilão: Guia definitivo (com dicas e segredos)

Neste guia você vai aprender como fazer um mochilão, independente de qual seja o seu objetivo, se é fazer um mochilão pela América do Sul, pela Europa o até mesmo pelo Brasil.  Vai aprender desde o que significa mochilão, passando pelos preparativos, o planejamento e principalmente muitas dicas e segredos de como economizar em todas as etapas.

Então, vamos direto ao que interessa!

O que é mochilão?

Mochilão é um estilo de viagem praticado por pessoas de todas as idades em diversas partes do mundo.  No exterior esse tipo de viagem é conhecida por “backpacking“, do inglês “backpack”= “mochila”.    Portanto quando alguém disser que vai “fazer um mochilão”  está dizendo que vai viajar por conta própria com uma mochila nas costas, gastando apenas o essencial ou o mínimo possível, sem roteiros engessados, levando apenas o necessário e útil na bagagem. Vai viajar pra conhecer pessoas, lugares, culturas, paisagens e sabores diferentes.

Dá pra escrever um romance sobre o que é mochilão ou que é ser mochileiro, mas acho que você já entendeu o principal pra seguimos para o próximo item.

Tipos de mochilão

Mochilão de curta duração

É o tipo de mochilão mais praticado pelos brasileiros. É geralmente uma viagem que varia de 15 a 90 dias,  feita em períodos de férias, após uma formatura, durante uma troca de emprego enfim, em qualquer oportunidade que una 2 coisas: tempo livre e dinheiro sobrando.

Mochilão clássico

Um mochilão clássico é uma viagem longa que pode durar meses ou anos. É a aquela “viagem da sua vida”!  Quando você falar para um amigo estrangeiro que fez um “backpacking” é isso que provavelmente ele irá entender. Em muitos países do mundo esse tipo de viagem é como um ritual de passagem.

No Brasil essa cultura está crescendo e há 4 grupos de pessoas que viajam assim, ou de forma parecida, entre eles:

1 – Os que batalham para juntar dinheiro com objetivo de realizar esse sonho e reservam um período sabático para a viagem.
2 – Viajantes endinheirados
3 – Viajantes que trabalham durante a viagem, seja em trabalhos temporários, trocando mão de obra por hospedagem e alimentação (work exchange)  ou os nômades digitais. (No Brasil muitos viajantes usam a Worldpackers para encontrar vagas de trabalho voluntário temporário)
4 – Os “roots” que fazem mochilão com muito pouco dinheiro e exercem algum tipo de atividade autônoma para se manter na estrada (venda de artesanato, apresentações artísticas, etc).

As dicas que você encontrará abaixo irão servir para organizar um mochilão de curta duração ou um mochilão clássico, independente se você se identifica com os exemplos citados nos números  1, 2 ou 3.  Agora, se sua praia é mais a do exemplo do número 4, o dos “mochileiros roots”, as dicas também lhe serão úteis, mas recomendamos que você entre em nosso fórum Viajar sem Dinheiro para ler um material extra e conferir experiências de viajantes que se aventuram dessa forma.

Bora planejar seu primeiro mochilão? 

Vamos começar pela parte chata, a da burocracia que você vai ter que encarar para deixar em ordem a sua documentação. Infelizmente essa é a única etapa que você não pode pular.  Faça o quanto antes!

Documentação obrigatória para viajar ao exterior

Passaporte

Todo mochileiro adora um passaporte cheio de carimbos e ele é um documento obrigatório para qualquer um que pretenda viajar para fora do país. O passaporte tem 10 anos de validade, mas para ser aceito em alguns países precisa estar com no mínimo 6 meses antes da data de expiração. O órgão responsável pela emissão deste documento é a Polícia Federal. Para saber como retirar o seu entre nesta página do site da PF.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP

Você já tomou a vacina contra a Febre Amarela? É disso que se trata! O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, o CIVP, é um documento emitido pela ANVISA , uma espécie de carteirinha de vacinação para viajantes.    Mesmo que você já tenha tomado a vacina contra a febre amarela, será necessário emitir o certificado internacional para entrar em países que exigem este documento.  Se você ainda não tomou a vacina, ela está disponível nos postos de Saúde do SUS.   A vacina contra febre amarela deve ser tomada no mínimo 10 (dez) dias antes da viagem.

Viajar países do Mercosul com a Cédula de Identidade (RG)

É possível viajar sem passaporte: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

É necessário que o RG esteja:

1) em bom estado de conservação
2) com foto atualizada que permita identificar claramente o titular
3) Que tenha menos de 10 anos da data de emissão

Em nosso fórum muito viajantes já relataram problemas com autoridades locais e com funcionários de migração e de companhias aéreas por conta da má conservação do documento e também por conta da data de emissão ter mais de 10 anos. Há também muitos relatos daqueles que não tiveram problemas em viajar os países do Mercosul apenas com o RG.

O acordo diz que o documento deve estar em “bom estado de conservação” mas se o RG não estiver novo ou aparentar ser novo, a interpretação do que é considerado “bom estado de conservação” ficará por conta do agente local.

É bom lembrar que vivemos um período de tensões políticas na região e tudo isso pode se transformar em agravante. Por este motivo recomendamos fortemente que você considere  viajar com passaporte mesmo nos países do Mercosul.

Seguro Viagem

Contratar um seguro viagem é altamente recomendado e barato. Por exemplo: Um seguro para 15 dias de viagem sai por menos de R$ 150 e você contará com as seguintes coberturas: Cobertura para extravio e atraso de bagagem, cobertura para cancelamento e atraso de voos, cobertura de assistência médica e hospitalar, cobertura para acidentes pessoais, reembolso com despesas médicas e outras coberturas para diversas situações.

Visto

O visto é uma autorização de entrada em um país, geralmente feita com um carimbo em seu passaporte. Você vai precisar saber se  os países que pretende conhecer exigem visto de entrada. Isso é fácil.  No site do Ministério das Relações Exteriores (neste link) há uma lista com todos os países mostrando qual exige visto. Nós já podemos te adiantar que os países mais visitados por mochileiros brasileiros não exigem visto, entre eles estão os países da América do Sul, América Central e os países europeus (link) que fazem parte do Acordo de Schengen.  Em todos estes países você pode ficar sem necessidade de visto até 90 dias.

Formalidades

Alguns países não exigem visto, mas você vai ter que cumprir algumas formalidades para entrar, como por exemplo: provar que tem a quantidade de dinheiro suficiente para passar o tempo viajando pelo país, comprovante de reserva em hotéis, passagem de volta, etc .

Como planejar um mochilão

A parte boa começa aqui. É como aprender andar de bicicleta, você só vai ter que aprender a andar da primeira vez, depois fará tudo naturalmente. Planejamento é uma palavra que assusta, mas planejar uma viagem não tem segredo, você só precisa começar a fazer isso com bastante antecedência, pelo menos 6 meses antes da viagem. Comece pelo básico, pra onde você quer ir?

Faça uma lista de destinos

Faça uma lista com países, cidades e atrações que você quer conhecer e coloque isso em um papel ou em uma planilha.

Para descobrir quais destinos,  cidades e atrações você quer conhecer comece pelo Google.  Você pode procurar por termos em português, mas 90% do melhor conteúdo sobre viagens independentes estará em língua inglesa.  Vale também procurar por termos em Espanhol para destinos de língua hispânica.

Confira quais os termos e palavras chave você deve procurar nas 3 línguas.

Como encontrar destinos imperdíveis para o seu mochilão

Pesquise no Google por:

Em inglês:

“Highlights” – Highlight em inglês significa “a melhor parte de” ou “o melhor de” e é um termo bastante utilizado.  Escreva o nome do destino seguido da palavra “highlights” – Por exemplo: “Buenos Aires highlights” – Você vai encontrar o que é considerado imperdível em Buenos Aires. Se você não domina inglês não tem problema, entre nos resultados da busca e use o sistema de tradução do navegador. O navegador Chrome para PC e Mobile tem esse recurso.

“Best things to do in / what to do in” – Escreva “best things to do in + nome do destino”  ou “what to do in” + nome do destino  – Por exemplo: “best things to do in buenos aires

Em português não há uma expressão com mesmo peso destas citadas acima, mas você pode usar os seguintes termos de busca:

“O que fazer em” – Escreva “o que fazer em” seguido do nome do destino. Exemplo: O que fazer em Buenos Aires

Dicas” Escreva o nome do destino seguido da palavra “dicas”.  Exemplo: Buenos Aires dicas

Em Espanhol:

“Que hacer en” – Escreva “que hacer en” + o nome do destino. Exemplo “que hacer en buenos aires

Pesquisando locais fora das rotas do turismo convencional

Pesquise no Google por:

“Off the Beaten Path” / “Off the Beaten track” –  Essa expressão é muito usada em sites para mochileiros, significa mais ou menos “Fora do convencional” ou “fora do que já está batido” –  Escreva o nome do destino + a frase “Off the Beaten Path” ou  nome do destino + a frase “Off the Beaten track” . Por exemplo:  “Argentina Off the Beaten Track” ou  “Buenos Aires Off the Beaten Path

“unusual things to do in” – Essa outra expressão que ajudará você a encontrar coisas diferentes.  Escreva “unusual things to do in” + o nome do destino. Por exemplo: “unusual things to do in buenos aires

Todas estas expressões podem ser usadas em pesquisas acrescentando os nomes dos países, cidades e até bairros. Repita cada pesquisa também no Google Imagens.

Garimpando informações e dicas no Google Maps

O Google Maps é a mais completa e atualizada base de dados sobre destinos e lugares de todo o mundo e uma parte ainda inexpressiva dessa base está sendo usada no Google Travel.  Apesar de ser muito interessante, o Google Travel ainda é bastante incompleto, portanto se você quiser ir além dos destinos mais visitados pelos turistas, siga as dicas de busca postadas acima e crie sua lista pessoal com os destinos que mais te interessou.

Após criar sua lista, procure pelo nome das atrações de cada destino utilizando a busca do Google Maps.

Por exemplo, a busca Cachoeira da Fumaça, Lençóis – BA traz mais de 1.500 avaliações desta atração que fica na Chapada Diamantina. Você pode selecionar as avaliações utilizando alguns critérios como “mais recentes”, “mais relevantes” ou com “maior ou menor classificação” e descobrir boas informações sobre a atração, principalmente pra evitar algum tipo de “roubada” ou descobrir algo que você não pode deixar de fazer por ali!

Use e abuse do Google Maps, antes e durante a viagem!

Defina o roteiro e estime um orçamento diário

A partir da lista com países e cidades será possível começar a traçar o roteiro básico para saber quanto tempo e dinheiro você vai precisar para se deslocar entre os destinos. Para ajudar nessa tarefa, o Google Maps também será útil,  mas há muitas outras plataformas (site+app) exclusivas para esse tipo de pesquisa, entre elas recomento, a Rome2Rio,  o app Here WeGo, e a Wanderu. Para deslocamentos dentro da Europa a melhor opção é a plataforma Omio.

Sobre os custos, vale lembrar que sempre haverá aquela “margem de erro”; portanto coloque sempre um pouquinho mais pra cima (melhor sobrar do que faltar.).

Publique seu roteiro e peça ajuda a outros viajantes

Depois de criar seu roteiro você pode publicá-lo em nosso fórum para pedir a ajuda de outros viajantes – para obter sugestões, para saber se você não deixou passar algo imperdível ou se precisa de ajustes. De qualquer forma, seu roteiro será apenas um rascunho da sua viagem,  não significa que você terá obrigatoriedade de cumpri-lo a risca (esta é uma das inúmeras vantagens de se viajar de forma independente), você provavelmente irá ficar mais ou menos tempo em cada uma das cidades que incluiu no roteiro, por motivos variados (gosto pessoal, orçamento, clima etc).

Pesquisas adicionais para seu mochilão

Pesquise sobre a culinária e hábitos locais, sobre a história e sobre a situação política atual do país.  Se deseja visitar parques e ambientes naturais e outras áreas preservadas e/ou selvagens procure saber mais sobre a geografia, fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha, por exemplo.

Pesquise também sobre qual a melhor época e quais  são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima das regiões que irá visitar.

Mochilão de carona: Uma alternativa pra quem tem mais tempo que dinheiro
Mochilão de carona: Uma alternativa pra quem tem mais tempo que dinheiro

Como economizar na passagem aérea

A política de preços das companhias aéreas se assemelha a um leilão, quanto mais pessoas procuram uma determinada data e destino, mais cara é a passagem e essa variação pode facilmente ultrapassar os 1000% ou seja, a mesma passagem pode variar de R$ 1.500 para R$ 15.000 dependendo da demanda e de vários outros fatores.   Portanto, a nossa primeira dica para você economizar na passagem aérea é tentar  encaixar sua viagem em uma data menos concorrida.

Outras dicas para garantir melhores preços:

  • Compre a passagem com pelo menos 2 meses de antecedência para voos domésticos e de 60 a 90 dias para voos internacionais.
  • Evite a alta temporada –  No Brasil, janeiro, fevereiro / março (carnaval), julho e dezembro são meses de alta temporada, além dos feriados. Nos Estados Unidos e na Europa, junho e agosto também é alta estação, por causa das férias de verão.
  • O dia da semana do embarque também pode fazer o preço ficar mais alto.  Terças, quartas e sábados são campeões de preços mais baixos.
  • Evite comprar passagens só de ida (one way) pois elas custam quase o mesmo preço das “Round Trip” (ida e volta).
  • Sempre pesquise roteiros alternativos. Países ou estados vizinhos às vezes podem ter opções de passagens muito mais baratas que para o destino principal, muitas vezes compensa muito unir o aéreo + ônibus ou aéreo + aéreo. Na Europa por exemplo é muito mais barato viajar local pelas companhias de low cost / low fare).
  • Acompanhar sites e grupos de Whatsapp com passagens promocionais e determinar o seu destino quando encontrar uma boa oferta é também uma ótima maneira de economizar.

Onde pesquisar preços de passagens aéreas

Kayak – O Kayak é o maior comparador de preços de viagens da internet. Sua ferramenta Explore mostra o preço de passagens para todos os lugares do mundo bastando apenas você dizer a partir de qual cidade quer voar.  Usando o recurso  “Preços Estimados” você vai descobrir quais são as datas e dias com os menores preços para cada destino.

Decolar.com
No resultado da pesquisa de passagens aéreas do site da Decolar.com há uma aba de navegação com o nome de “Evolução dos Preços”. Clicando nessa aba você poderá ver a diferença de preço da passagem em várias datas diferentes.  É uma ótima ferramenta para quem pode viajar em datas flexíveis.

Skyscanner
O site Skyscanner é um comparador que pesquisa o preço das passagens nos sites das companhias aéreas e também em diversas agências e operadoras.

Confira também nosso tutorial:  Como comprar passagens aéreas baratas

Como economizar no deslocamento em grandes cidades

Uma vez na cidade ou destino escolhido há várias formas de salvar seu orçamento e a melhor pedida é se deslocar utilizando os mesmos serviços de transporte que a população local utiliza. Obviamente estes serviços não estarão disponíveis em regiões remotas e destinos selvagens.

Transporte público

Use e abuse das cidades que possuem uma boa rede de transporte público. Segue abaixo alguns sites e aplicativos que podem lhe ajudar nessa missão.

Transit
O  Transit te mostra qual a melhor opção de transporte para se locomover em mais de 125 cidades do mundo. Disponível para Android e IOS.

Moovit
O Moovit também te mostra qual a melhor forma de chegar ao seu destino, porém com a vantagem de estar em mais 1.000 cidades mundo afora. Disponível em Android, IOS e Windows Phone.

Táxi, Uber e outros serviços

Para aquela noite depois de tomar alguns goles a mais,  daquela festa que terminou de madrugada, o táxi e serviços como o Uber podem te ajudar a chegar seguro no hostel.  O Uber opera em 72 países e neste link é possível ver as cidades onde ele está presente.
Ao contrário do Uber ainda não há um aplicativo de táxi operando globalmente, a melhor opção para pegar o táxi via app é descobrir no local qual o melhor aplicativo a ser usado.

Bicicleta

Em muitos destinos você irá economizar muito se alugar uma bicicleta para circular pelas atrações.  Procure no Google por rent a bicycle + nome do destino.

tetris hostel

Como economizar na hospedagem

Albergues / Hostels

Mochilão e hostel são palavras inseparáveis! Se for viajar sozinho a dica são os quartos coletivos, se viajar em dupla ou casal os hostels também possuem quartos privativos que em geral são mais baratos que os hotéis Econômicos.   Os principais sites e aplicativos pra reservar hostels são:

Booking.com
O Booking.com é um dos principais serviços de reservas do mundo e nele há milhares de hostels mundo afora, além de outros tipos de hospedagem como hotéis econômicos, apartamentos, campings entre outros.

HostelWorld
O HostelWorld já foi o melhor e maior site do gênero, não é mais, mais ainda continua sendo uma boa opção para reservar seu hostel.

HI Hostel
A Hostelling International que é a mais antiga rede de hostels do mundo ainda continua na ativa com opções em todo mundo.

Lembra quando falamos lá no começo que mochileiros de todos os lugares do mundo acabem se encontrando? Pois é, os hostels além de hospedagem servem como verdadeiros pontos de encontro e confraternização entre viajantes.

Confira nosso post especial: Hostel não é só economia, é estilo de viagem

Apartamentos, quartos e outros tipos de hospedagem

Airbnb
No Airbnb você pode se hospedar na casa de locais, alugando um quarto inteiro, um sofá ou até mesmo uma casa ou apartamento em diversos destinos mundo afora. 

Booking.com
O Booking.com também oferece casas e apartamentos de temporada em minhas de destinos mundo afora.

Couchsurfing

Você já deve ter ouvido falar em Couchsurfing, uma rede social de hospitalidade. Nela os participantes oferecem seus  “sofás”  aos  viajantes da rede.

Confira 4 dicas para aumentar as suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing.

Longas viagens noturnas e locais públicos abertos 24h

Em uma viagem longa, dormir sem pagar nada em algumas oportunidades poderá fazer você economizar bastante. Escolher viajar a noite em ônibus e trens e em alguns locais públicos são algumas das opções. O site The Budget Traveller Guide to Sleeping in Airports, traz uma lista dos melhores aeroportos do mundo para dormir.

Mochilão Parceiro: Um dos fóruns mais acessados do Mochileiros.com é o Companhia para Viajar- Foto: lifehack.org
Mochilão Parceiro: Um dos fóruns mais acessados do Mochileiros.com é o Companhia para Viajar – Foto: lifehack.org

Como economizar na alimentação

Café da manhã incluso + supermercado: A dupla de sucesso do mochilão! 

Se hospede em lugares que ofereçam café da manhã incluso e cozinha coletiva. Geralmente a maior parte dos hostels oferece as 2 opções, assim você já elimina este custo do café da manhã e pode se virar pra cozinha seu almoço ou jantar. Escolher apenas uma das duas opções pra conhecer a gastronomia local é outra forma de economizar (aí vale a dica abaixo).

Fuja dos “Restaurantes para Turistas”

Os restaurantes frequentados por moradores certamente terão os pratos da gastronomia local a preços bem menos salgados.  Se você não curtiu a comida local por algum motivo, mais uma vez o mercado entra em cena.

Diarreia do Viajante

A alimentação é mais um item que vai levar boa parte do seu orçamento e, caso você venha a dar um pequeno vacilo com qualquer coisa que comer ou beber durante a viagem, a chance de ficar de molho por alguns dias por conta de intoxicação alimentar é grande.
Os casos da chamada Diarreia do Viajante são muito comuns, alguns sites dizem que chegam a afetar até 50% dos viajantes. A causa provavelmente é a mudança temporária de hábitos, temperos, sabores, descuidos alimentares e da bactéria Escherichia Coli. Para evitar a contaminação, além dos cuidados básicos de higiene e de alimentação, hoje há também uma vacina tomada de forma oral chamada Dukoral que além da Escherichia Coli,  também protege contra a Cólera.

Como economizar nas bugigangas

Pechinchar sempre!

Turistas sempre pagam mais caro por tudo. É como se carregassem na testa uma placa: Tenho dinheiro sobrando, cobre mais caro! Não é só no Brasil que isso acontece. Por isso pechinche sempre! Principalmente quando o produto ou serviço não tiver o preço exposto de forma clara. Se usar essa regra com certeza irá economizar muito. Se tiver vergonha de pechinchar, em alguns casos pagará até 3 vezes mais do que pagaria um cidadão local pelo mesmo produto ou serviço. Pechinche sem medo de ser feliz, essa é a regra número 1 de qualquer mochileiro que se preze!

Como economizar nas tours

Free walking tours

Free Walking Tours
Caminhar pelas cidades ainda é a melhor maneira de conhecê-las e hoje há ao redor do mundo, muitos ‘walking tours’ gratuitos. Listamos mais de 80 passeios guiados gratuitos em mais de 60 cidades.
Mesmo sendo free, esse tipo de serviço só não será interessante pra você que não gosta de ser guiado em grupo no melhor estilo: Olhem lá os turistas… –  não é minha praia, mas se for a sua, se jogue sem medo de ser feliz!

Qual a melhor forma de pagamento durante o mochilão

Como fazer com a grana no exterior? Qual moeda comprar? Quanto levar em cash? Qual a opção de cartão com menor taxa?  O que é VTM?

Cash

As regras atuais para dinheiro em cash são as seguintes: 
Para Zona do Euro = Compre Euro
Para Inglaterra = Compre Libra
Para Argentina = Compre pesos na Western Union
Para os EUA e demais países = Compre dólar.

Nunca leve em espécie tudo que irá gastar. Espalhe seu orçamento em outras formas de pagamento.
O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: coloque uma parte em um Money Belt, outra em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila (que ficará sempre perto de você, não na despachada ou que ficará no hostel) e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor mas “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta“.

Cartões pré-pagos

Cartões pré-pagos são cartões que você “carrega” uma quantidade dinheiro e pode fazer saques em outras moedas mundo afora.  O VTM ou Visa Travel Money foi um dos primeiros lançados no Brasil e ainda é muito utilizado por viajantes brasileiros, porém hoje há diversos outros cartões do gênero. Basta procurar no Google por “Cartão pré-pago internacional” que você irá encontrar uma infinidade deles. Encontre um que ofereça as melhores vantagens e coloque parte do seu orçamento nele. A cada carga ou recarga são cobrados 6,38% de IOF.

Cartões de crédito e débito

Cartões de débito e crédito internacional também são opções. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. Neste link  você irá encontrar uma busca por ATM’s (Caixas eletrônicos) em todo o mundo.  A rede VISA atende 170 países e neste link abaixo você encontrará um sistema de busca por estes ATM’s. A cada saque são cobrados  6,38% de IOF.  Se o seu cartão não é internacional peça um ao gerente de seu banco.
É importante avisar antecipadamente ao seu gerente que haverá saques e ou compras no seu cartão (de crédito e ou débito) em outro(s) país(es), para evitar eventuais bloqueios bem naquela hora que você mais precisa.

Foto: gsioutdoors.com
Foto: gsioutdoors.com

Segurança no mochilão

Mantenha seu passaporte em local seguro

Em muitos países existem quadrilhas especializadas em roubo de passaportes e o passaporte brasileiro é um dos mais valiosos do mundo, afinal, qualquer um pode se passar por brasileiro. Para protegê-lo, muitos viajantes utilizam uma money belt.

Não dê informações de sua vida privada e não divulgue seu itinerário para estranhos

É comum (e saudável) fazer amizades ou conversar com pessoas sentadas ao seu lado no avião ou ônibus, especialmente se for uma viagem longa. Porém não transforme sua vida e sua viagem em um livro aberto. Você estará empolgado, com bom astral e portanto socialmente suscetível e isso o tornará uma vítima perfeita para golpistas e afins.  Se limite aos assuntos superficiais desde que ele não seja sobre o seu itinerário ou sua vida privada, ou qualquer outra informação que possam usar para armar algo contra você. Como dizem por aí, boca fechada não entra mosquito! 😀

Feche bem a mochila

É importante fechar muito bem a mochila com cadeados e capas de proteção para impedir que algo seja roubado ou que ela seja usada por terceiros para transportar produtos ilícitos, como drogas ou qualquer outro tipo de contrabando.

Não se perca no deslumbramento

Viajar é uma das melhores coisas da vida e durante a viagem em muitas situações você estará deslumbrado com algo. Isso o tornará uma presa fácil.  Desfrute muito, mas siga vigilante e atento.

Não ostente

O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. É o querer parecer diferente, querer destaque. Durante sua viagem você irá ver mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples,  sem penduricalhos ou outros objetos que chamem atenção, essa é a receita. O ideal sempre é não destoar muito da população local, ser apenas mais um na multidão. Seja discreto e sobretudo circunspecto, essa é a receita de sucesso!

Esteja sempre um passo a frente dos “espertos”

Saber onde pisa é melhor política de redução de danos que existe. Não existe lugar proibido ou perigoso, desde que você saiba o que está fazendo ou esteja ao lado das pessoas certas.  Em quase todas as cidades do mundo existem bairros com alto índice de criminalidade e bairros onde turistas frequentemente são vítimas de golpe. É sempre bom saber quais são eles, e que cuidados você deve tomar para visitá-los.

Para descobrir qual é o bairro”barra pesada” procure no Google pelas palavras chave: “nome do destino + Crime Map”.

Para saber quais os locais e golpes contra turistas busque por “tourist scams in + nome do destino”.

Antes da mimica, use a tecnologia

Mesmo que você tenha um inglês fluente, em muitos locais ele não servirá pra nada, assim como ocorre no Brasil, em muitos destinos a maioria das pessoas só fala o idioma nativo, por isso é necessário ter uma noção básica de palavras e expressões da língua local. Isso pode facilitar sua vida em várias situações. Estude um pouco da língua local, aprenda algumas expressões e utilize aplicativos de tradução em seu smartphone para saber como perguntar coisas básicas. O Google Translate faz traduções em 103 idiomas e traduções de voz em tempo real para 17 línguas, além de também traduzir placas de sinalização utilizando a câmera do smartphone.  Para IOS, o iTranslate Voice também é uma ótima opção e faz a tradução em 42 idiomas.

Escolha os esquipamentos certos para o seu mochilão

O mundo dos equipamentos é um mundo a parte, cheio de entusiastas e experts e se você quiser comprar o melhor logo de cara pra não ter que comprar tudo de novo no futuro, recomendo pesquisar muito bem o fórum de Equipamentos de Camping e Aventura do Mochileiros.com. O fórum é um dos mais completos sobre o assunto no Brasil com mais 1.400 tópicos entre eles recomendo que leia os seguintes:

Relatos de Mochilão por todo o mundo

A foto (da home e) que traz até este post é de Olga Stalska/Unsplash.

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

13 comentários em “Mochilão: Guia definitivo (com dicas e segredos)”

  1. Eu quero fazer uma viagem estilo mochileiro. Primeiro pelo Brasil prá ter a noção de como é. Depois Argentina, México e aí vai…

    Responder
  2. Eu gostei muito. Eu e minhas amigas sempre quisemos fazer um mochilão mas ficamos assustados um pouco por não saber o que é preciso. Sua matéria com certeza tirou 90% dos medos e os outros 10% é só o frio na barriga de fazer um mochilão pela primeira vez!

    Responder
    • Oi Lucas!
      Que bom que a matéria ajudou! Esses friozinho na barriga é até gostoso e provavelmente vai aparecer mesmo quando você já estiver rodado o mundo inteiro! Faz parte e é saudável rsrs
      Muitas e boas mochiladas pra vocês!
      Depois vem contar pra gente como foi (foram) 🙂
      Abraço!

      Responder
  3. Olá, os comparadores de ingressos são eficientes e muito bons para nossos planos de viagem! Tenho mais probabilidade de ser mais eficiente do que seu controle?

    Responder
  4. Muito interessante todas as dicas, mas acho que faltou completar com as formas e comunicação de cada local … tipo onde comprar chips. .
    essas coisas …

    Responder
    • Normalmente só se usa wifi gratis dos hostels….e os mapas e outras informações eu baixo off line.. daí não preciso de chip….se numa emergência eu precisar chamar um uber por exemplo, eu procuro um local que tenha wifi….mas se eu estiver num local muuuiito isolado de tudo.. daí sim eu procuro um chip local com boa cobertura…por isso planejamento é essencial…

      Responder
  5. Matéria completa, excelente trabalho, ganhou um fã pq até agr que eu tenha visto é o melhor site. Sucesso!!!

    Responder
  6. A matéria é excelente. E aproveitando, você que já é ou vai se tornar um mochileiro, não esqueça de visitar a cidade de Parnaíba Piauí, a cidade mais linda e amada do Brasil. Você vai se encantar tanto que quem sabe irá ficar por ali, rondando pelo delta, pelos lençóis… E isso é só o começo.

    Responder

Deixe um comentário