Roteiros de Viagem no Brasil
#921498 por RodrigoTD06
24 Jan 2014, 21:46
Eae pessoal,
de boa?

Sou cabaço total, nunca mochilei e gostaria muito de começar a me aventurar inicialmente pelo meu próprio país, acho importante conhece-lo melhor antes de me aventurar pelo mundão! Sei de todo a+ que uma cultura totalmente oposta pode me oferecer, mas acredito também que nosso país (por ser enorme) tenha, também, um montão de coisas lindas e aprendizados a minha espera. haha :D

Resolvi criar esse tópico, pois além de eu não achar algo parecido nos relatos, sou novo nisso e preciso de ajuda!

AS DUVIDAS SÃO:

De Florianópolis até Foz é seguro ir a pé e/ou por meio de carona? (NO BRASIL ISSO É POSSÍVEL DE FORMA SEGURA?)

Estou disposto a conseguir trabalhos no caminho, isso é fácil? Possível? Sonho? Considerando fatos como o não registro, confiança, tempo de serviço curto etc...

Uma viajem dessas, em média, considerando todos os fatores (primeira viajem do tipo, caronas, pausas em cidades pelo caminho, intensão de trabalhar) pode demorar quanto tempo?

Caso, até vocês achem loucura algo do tipo (pra quem está começando e pretende fazer isso sozinho), teriam alguma trip legal pra indicar a partir de Florianópolis, algo mais curto, porém que possa me proporcionar experiencias parecidas com a que eu teria indo pra foz? (trabalhos no caminho, caronas, pessoas e no final uma bela visão da natureza!!! haha)

Pra contextualizar, eu sou de SÃO PAULO, SP, me formei agora em Ed.Física, estou planejando ir pra Florianópolis de qualquer jeito, e a partir de lá ir pra outro lugar!
Desculpem a ingenuidade e falta de conhecimento, mas eu quero ler a opinião de quem entende sobre esses temas! Procurei no fórum, achei muita coisa útil, mas pra ser sincero não achei algo que me deixasse seguro em relação a isso, porém aqui tenho espaço pra fazer minhas próprias perguntas, com toda "cabacisse" embutida nelas... ::lol4::

Já agradeço de toda forma galera!!
E BOAS VIAGENS! (:

#921619 por andre h.
25 Jan 2014, 12:18
E aí RodrigoTD06!
Então cara, a pé eu só desejo boa sorte! Já li relatos de algumas pessoas que já caminharam quilometros e quilometros a pé, mas é um estilo de viagem bem interessante e digamos, "diferente".
Agora de carona é super possível! E aliás, um dos meus melhores amigos SÓ viaja assim há 5 anos mais ou menos, desde viagens até Curitiba (do lado da minha cidade, 120 km), até Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Às vezes sozinho, às vezes acompanhado, e conforme ele fala, é uma experiência única, e que proporciona contato direto com pessoas de grande valor. Obviamente existe aquele receio, mas quem Jah abençoa, ninguém amaldiçoa.
Mas me fale, porque Floripa para Foz? Dois lugares lindos, claro! Mas já pensou em viajar antes por Santa e depois vir para o PR? A última vez que fui pra Floripa eu quis largar tudo e ficar por lá, juro! Mas as responsabilidades e minha caretisse falaram mais alto! Foz é uma cidade que tem muita coisa legal também, não só as cataratas! Me amarrei no templo budista por exemplo, uma energia positivíssima! Eu acho que cada uma das cidades precisa de um tempinho pra se dedicar!
Sobre trabalhar, cara, tem como... Mas não vai cair do céu também! Você faz algum artesanato, malabares? Isso ajuda muito quando não quer assinar um contrato, ficar um tempo determinado no pico só por causa do trabalho! E acredite, Floripa por exemplo, dá pra vender muita coisa! E em todas as épocas do ano.
Fora isso, tem trabalhos do tipo, garçom (que geralmente é bico mesmo), entregar panfletos... E você que é formado em Ed. Física, pode trabalhar por exemplo em temporadas em hotelaria... Tipo atividades de recreação, esportes e etc.
Enfim, se tem vontade, tem que correr atrás! E claro, muito boa sorte e boas vibrações na sua jornada!
#921723 por RodrigoTD06
25 Jan 2014, 18:41
Obrigado André pela resposta rápida e animadora!

A intenção principal é que seja de carona mesmo. Com toda certeza terei de dormir, e muitas das vezes pode ser que seja no caminho. (penso: postos de gasolina, meio do mato beirando estrada) Imagino que barraca seja essencial, alguma marca em particular?

Pode me passar o contato deste teu amigo? haha

E sobre conhecer SC, considerando o trajeto que pretendo fazer até Foz, quero conhecer as praias mais a norte do Estado, mais ou menos nesta rota de meu chará (considere o caminho apenas até FOZ): florianopolis-ate-o-deserto-de-atacama-t49602.html
O que você acha?

De qualquer forma o que me aconselha conhecer em SC?
Sobre a vontade de ficar, vc não tem ideia de quantas pessoas já me disseram isso, se me der essa vontade, não sei se volto! kkkkkk

Sobre os trampos, não manjo artesanatos (quem sabe não aprenda no caminho), estava pensando em algo como garçom mesmo, ou aulas de Yoga/alongamento/relaxamento pelo caminho(parques locais), algo como "faça a aula, pague o quanto puder"...

Estou tentando unir o máximo de informações possíveis, vontade eu tenho muito, sempre tive, agora é a chance!

Abraço, e obrigado novamente!
#921957 por andre h.
26 Jan 2014, 13:51
Olá Rodrigo, sempre que podemos ajudamos! hahaha
Sobre barracas, dê uma olhada nesta sessão do Mochileiros:
barracas-f50.html

Barraca é essencial se pensa em acampar, e claro, gastará bem menos provavelmente, mas às vezes você consegue uma carona para uma cidade direto, e chega antes do que se tivesse pego um ônibus! Mas como disse, entre na sessão que passei no link e lá vai matar a curiosidade de muita coisa.
Sobre o contato dele, cara, eu até poderia passar o contato, mas ele tem facebook e não utiliza (por esquecer mesmo), e celular vive desligado! Do tipo que se eu quero falar com ele tem que ir na casa dele, ou encontrar na "balada" hahahaha Mas não vou esquecer, e assim que eu falar com ele, pergunto uma forma que você possa se comunicar, por e-mail, ou sei lá hahahaha
Dei uma olhada no roteiro do tópico que me passou, interessante, mas como vai até foz, e 'sem rumo' ou data, aconselho a vir pra Ponta Grossa, por exemplo, quando sair de Curitiba, e como aqui a cidade é conhecida como 'tronco rodo-ferroviário', não vai ser difícil pegar carona para ir pra frente. Ponta Grossa tem muita coisa pra visitar, e se vier pra cá, até apresento meu brother, saímos fazer os rolês aqui (tem Buraco do Padre, São Jorge, Cachoeira da Mariquinha, Furnas Gêmeas, Pedra Grande, Fenda das Andorinhas, Alagados, Boulderzinho, a conhecida Vila Velha), acho que uma viagem assim merece ter essas belezas todas.
Em Santa Catarina, como a costa não é tão extensa, não é difícil. Já que vai pra Floripa, tente curtir bem! E como disse, é uma cidade bem movimentada, pra levantar uma grana é bom! E aí é chegar lá dando a cara à tapa e procurar um trampo. E a ideia da Yoga é muito boa, acho que daria certo, claro, se ir num lugar certo, com movimento, souber abordar as pessoas. Aconselho o sul de Floripa, que é lindo! Aliás, as praias são todas maravilhosas. No continente, se puder ir até Palhoça, e lá, Guarda do Embaú, você não irá se arrepender, lindo também! Eu não aconselho Balneário Camburiú por exemplo, que o mar não é aquelas coisas, e não tem muita coisa.
Mas Santa Catarina não tem só praia, então dê uma olhada quais são seus interesses. Quando vier para o Paraná tente ir à Ilha do Mel (que dá pra arrumar um bico também), Morretes, Curitiba, Ponta Grossa, Tibagi, quando chegar em Foz terá passado por vários lugares lindos!
Enfim, se tem vontade, é o mais importante na minha opinião, agora é juntar as coisas e o máximo que pode acontecer se der errado, é ter que voltar pra casa, não é?
Não vejo porque não, a ideia de sentir o cheiro de liberdade pelo menos é fantástica, e viajar sozinho, com carona, trabalhando nos lugares, dando tempo ao tempo em cada lugar, acho que não há coisa melhor na vida!
E como disse, quando vier pra Ponta Grossa, estamos de braços abertos!
Abraço!
#922228 por RodrigoTD06
27 Jan 2014, 00:08
Dei uma olhada nas barracas e pirei na Aztec Minipack 1 pessoa, mas o preço é salgado, vou ter continuar procurando.
Bem provável que sem barraca as coisas possam ficar mais difíceis.. kkkkkk

Po André, obrigado mesmo o convite. Com toda certeza, dependendo do andas das coisas, posso te visitar sim, aproveito e já aprendo um monte de coisa contigo e seu brother!
Se possível me adicione no facebook: Rodrigo Scanavacca (Com esse sobrenome NÃO VAI TER OUTRO kkk); Vamos nos falando.

Abraço!
#922693 por andre h.
27 Jan 2014, 22:49
Fala Rodrigo!
Pois é, a Azteq é uma marca boa, e tem um relativo custo x benefício!
Entretanto, vejo que seu uso não será muito técnico, dê uma olhada nas barracas Quechua (vendidas na Decathlon) e Coleman. Ao meu ver são barracas boas, mas obviamente, dependendo do uso.
Meu conselho e pra fugir das marcas como Náutika (salvo pra algumas utilizações básicas, como um camping de fim de semana) e Hummer.

E sobre o convite, não há necessidade de agradecimento, acredito que enquanto tiver possibilidade, mochileiros ajudam mochileiros da meneira melhor possível! E o convite está de pé! (:
Facebook eu não tenho hahaha (pergunta-se: Quem em pleno século XXI, 2014 não tem facebook?!?), pois é, fujo do facebook por enquanto, apesar de às vezes fazer falta, dá pra levar as coisas assim. Utilizo meios de comunicação mais underground, tipo Google +, Skype e E-mail! hahaha
Mas mesmo assim, adiciona aqui no Mochileiros.com, que mantemos contato!
Abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante