Então, Vinicius, dá pra colocar alforges sim, sem grandes dificuldades.
Mas, vou te falar, as bikes speed tem uma diferença enorme mesmo em seu posicionamento. Desde nosso posicionamento no banco, altura do guidão, altura do banco, etc. Tudo isso, devido ao quadro ser mais curto, para que ela desenvolva maior velocidade. Não lembro agora os motivos físicos que fazem desenvolver maior velocidade com o quadro mais curto, mas eu sei que é isso. Não sei se chegou a acompanhar o recente Tour De France, onde existem provas de contra relógio, que as bikes são até mais curtas do que as comuns speed (Se é que podemos chamar aquelas bikes q eles usam de comum, hehe!).
Já que prefere a Mountain, ficará mais facil de escolher uma bike, e o custo também será mais baixo.
Em um outro tópico que respondi recentemente, indiquei pra um colega a Caloi Supra. Ela custa na faixa de uns 800 à 900 reais, e já vem toda prontinha pra uma pedalada mais desenvolvida. Aros parede dupla Vzan, cambios e componentes shimano, suspensão dianteira, freio V-brake, enfim, lá no site da caloi tem uma descrição completa dela.
http://www.caloi.com.br. Acho que só precisaria trocar o banco, e botar um de gel. Vale a pena e o seu traseiro agradecerá!!! rs
Ou então, tem a opção de mandar montar uma ao seu gosto. Ai, o ideal, seria conhecer alguma boa bicicletaria, e trocar idéia com o mecanico de lá. Por mais que vc compre as peças fora, pelo Mercado Livre, por exemplo, mas é bom já conhecer o cara pra te dar umas dicas, pois existem muitos detalhes q não lembramos na hora H, como compatibilidade nas medidas de conexões e tubos, tipos de roscas, tipo de peças que servem pra determinado quadro, etc!!
Mas, o ideal, como você perguntou, acho que é um bom quadro de alumínio, com componentes Shimano (por ser mais confiável), uma boa dupla de rodas (Vzan é um bom custo benefício) e um bom pneu (veja que, se vc pegar apenas estrada asfaltada, tem que utilizar pneu slick, e de preferencia, o mais fino que conseguir. Se não me engano, tem pneus slick de 1.0 de largura, para bike aro 26)
Com relação aos treinos, dá uma olhada nesse site:
http://www.trilhaseaventuras.com.br/ati ... de=5&id=66Acho que tem dicas interessantes pra vc treinar.
Qualquer duvida, grita aí!! rs
Abraços!!