Ir para conteúdo

Dicas Fernando de Noronha, 7 dias no paraíso.,..


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, esse será meu primeiro post no mochileiro, e irei começar logo falando sobre minha viagem com minha noiva para um dos destinos mais desejados dos brasileiros, FERNANDO DE NORONHA.

Irei dar algumas dicas para ajudar a futuros viajantes para FN, dicas como acesso às praias, onde comer barato, onde comer caro, passeios, etc.

Quando ouvimos por aí que “Noronha é muito caro”, acredite, é verdade, mas mesmo lá, se pode economizar, os custos variam da pessoa, das prioridades da pessoa, etc.

 

Passagens.

Somos de Roraima, passagem daqui para qualquer lugar do país é muito caro, na época em que fomos, a azul estava com os melhores preços, pagamos 350,00 ida e volta NATAL/NORONHA, a passagem de Boa Vista para Natal pagamos com milhas.

Então, o gasto com passagem é bem relativo e varia muito de onde vai sair, época da viagem etc.

 

Hospedagem

Pesquisei pousadas e casas de moradores(opção mais barata, mas que não é tão barata assim) através de site de busca. Depois de muitos e-mails, ligações, fechei uma hospedagem, diretamente com a proprietária, por 330,00 o quarto para casal, não sei se foi por causa da época, ou se porque levei azar, mas esse foi o menor preço que encontrei. A pousada ficava na floresta velha, um pouco distante da vila dos remédios, local onde encontra-se o maior número de bares, restaurantes, praça, etc. Mas para mim, foi um lugar estratégico, pois pude ir caminhando para quase todas as praias.

 

Taxas e passeios

Uma dica que acho bem interessante, é fazer os pagamentos das taxas, de forma antecipada, assim você evita filas mais longas no aeroporto, e com a taxa “nova” (ingresso) em mãos, você já pode ir marcando alguns passeios e trilhas que necessitam do ingresso, como exemplo, a trilha do atalaia, trilha dos abreus, etc, e tem ainda o fato de alguns locais terem limites de visitantes por dia, e o agendamento antecipado é uma forma de garantir seu passeio, pois um amigo que foi comigo e deixou para agendar na ilha, não conseguiu vaga. Ainda da minha cidade, agendei alguns passeios, trilhas e o famoso mergulho de batismo em Noronha, e realmente, o mergulho é coisa de outro mundo, comparado aos outros locais onde mergulhei (venezuela, porto de galinhas, natal, caldas novas). Para fazer os agendamentos, marquei 2 passeios guiados com um guia, e ele agendou a trilha do atalia e dos abreus de graça pra nós, falo de graça porque os guias cobram entre 30 e 50 reais apenas para marcar as trilhas, até que dei sorte e fiz um acordo com um guia, tipo “ faço uns passeios com você, e você agenda umas trilhas pra mim”, ele aceitou.

 

Alimentação

Quanto à alimentação, fizemos o seguinte:

Para o café da manhã fizemos compras em Natal, queijo, presunto, nescau, biscoitos doces e salgados, requeijão, e economizamos bastante, pois um café da manhã em uma pousada pode custar até 60,00 por pessoa, no local onde fiquei custava 30,00. Em outros locais que servem café da manhã uma tapioca simples custa 12,00, uma xícara de café com leite 8,00 um pão com queijo e presunto 10,00. então fica a dica, se seu local de hospedagem tiver cozinha, fogão, micro-ondas, sanduicheira, leve tudo o que puder do continente, se a sua pousada oferece o café da manhã, ótimo.

No almoço, se for a um dos restaurantes mais famosos da ilha, facilmente um casal gasta mais que 150,00, os pratos individuais custam entre 60,00 e 90,00. No almoço optamos por economizar, então tínhamos duas opções.

1 – quentinha do Valdênio, ele entrega em qualquer local da ilha, comida caseira muito boa, e muito, mas muito bem servida, para se ter uma ideia, eu pedia uma, comia eu e minha noiva e ficávamos satisfeitos, pra quem quer economizar, vale muito a pena.

2 - restaurante do jacaré, comida muito boa também, 30,00 para comer à vontade e 20,00 a quentinha, observação, a quentinha você não pode comer lá, tem que levar.

Como geralmente no horário do almoço estávamos em alguma praia, e a maioria não oferece estrutura, e não queríamos voltar para a pousada ou par a vila, a quentinha foi nossa companheira, com essas opções de almoço, economizamos bastante, comemos bem, em quantidade e qualidade.

 

Como economizamos no almoço, no jantar deu pra “ostentar” um pouco.

Fomos ao Cacimba, e ao Varanda, ambos excelentes, aqui vou resumir, um prato individual custa entre 70,00 e 90,00, vi algumas pessoas falando que o individual serve 2 pessoas, os que pedimos, e os que vimos os garçons servindo, na minha opinião, servem apenas uma pessoa, mas aí depende muito do apetite da pessoa, os pratos para 2 pessoas, custam a partir de 117,00 e passam dos 200,00.

no Cacimba pedimos um individual que custou 78,00, comemos nós dois, mas não ficamos satisfeitos, e no Varanda pedimos um que custou 150,00 muito bem servido na primeira noite, tanto que comemos, e ainda levamos o restante para a pousada, e foi nossa janta no dia seguinte., e pedimos o famoso gratinado de frutos de mar, que custa 97,00 e serve bem 2 pessoas, mas eu comeria mais nesse dia, rsrsrs.

Dificilmente você pagará menos de 100,00 num restaurante desses, mesmo que peça um prato individual, pois tem a bebida, gorjeta do garçon, etc.

Íamos ao Xica da Silva, mas preferimos fazer nosso próprio jantar nessa noite, costelinha bovina assada, e barracuda assada na folha de bananeira, como tinham mais 2 amigos com a gente, economizamos bastante e comemos muito bem.

A dica que dou aqui é a seguinte, peça um prato individual, ao chegar o prato, verifica se vai satisfazer ou não, caso não satisfaça, peça outro.

 

 

Locomoção na ilha

A linha de ônibus cruza toda a ilha, do Porto ao Sueste. Custa 5,00 e dá para conhecer toda a ilha andando de ônibus, ele deixa você próximo a BR e de lá caminha um pouco até chegar às praias,as mais distantes são a do Sancho e a Cacimba do Padre, que dá acesso a Baía dos Porcos, ainda assim você caminha no máximo 20, 25 minutos, a depender da sua disposição e condicionamento físico, eu sou gordinho, mas achei super tranquilo fazer as caminhadas para as praias, vou falar um pouco de como ir a cada praia.

 

Praia do porto – o ônibus deixa você bem na praia, de lá pode fazer a caminhada para a enseada das caieiras, enseada dos tubarões, capela, museu do tubarão.

Praia do cachorro – caso esteja hospedado na vila dos remédios ou vila do trinta, dá para ir caminhando, se estiver mais distante, pode ir de ônibus e descer bem próximo. 5 minutos

Praia do meio e conceição – dá para ir caminhando desde a praia do cachorro, pela praia, ou pelas estradas, a caminhada e curta, e bem fácil. Pela praia do cachorro uns 5/8 minutos para a praia do meio e uns 10 para a da conceição. Para a conceição desde a floresta velha uns 15/20 minutos de caminhada.

Boldró – a entrada para essa praia fica na floresta velha, próximo ao projeto tamar, a opção é ir de ônibus até a parada mais próxima e de lá ir caminhando, há também a opção de ir direto da praia da conceição pela estradinha de terra, caminhada curta e tranquila. Uns 15 minutos de caminhada

Praia do americano – há como ir desde a praia do boldró, ou desde a praia do bode.

Praia do bode - a entrada para essa praia fica na floresta velha, próximo ao projeto tamar, a opção é ir de ônibus até a parada mais próxima e de lá ir caminhando, uma caminhada muito tranquila e agradável, de lá você pode seguir para a cacimba do padre e para a paradisíaca Baía dos porcos, fiz essa caminhada pela praia, muito agradável e tranquila. Uns 15 minutos para a praia do bode, e mais uns 15 para atravessar a cacimba d padre e chegar à baía dos porcos.

Cacimba do padre – há opção dita acima, pela praia do bode, ou pela estradinha de terra, essa pela estrada fiz de carro, achei bem longa e cansativa, devido a muitas subidas e descidas, calculei uns 25/30 minutos desde o local que o ônibus deixa você, na minha opinião a caminhada pela praia é muito mais tranquila e bonita.

::otemo::::otemo:: Baía dos porcos – acesso pela cacimba do padre.

::otemo::::otemo:: Baía de sancho – há como ir desde a cacimba do padre, pela estradinha de terra, não fiz, mas meu amigo fez e falou que é bem cansativa e longa, uns 30 minutos de caminhada, e há a opção de ir de ônibus e descer na parada, e caminhar uns 15/20 minutos até o PIC do sancho, um pouco longa, mas tranquila, sem subidas e descidas, lá, há duas trilhas, a dos golfinhos uns 900 metros e a de sancho uns 300 metros, você pode fazer direto a do sancho, caso queira. O caminho do mirante dos golfinhos até as escadas de sancho é muito bacana e com alguns mirantes de deixar qualquer um de boca aberta, sugiro que faça primeiro o dos golfinhos e de lá segue para o sancho.

Quanto às escadas, achei bem tranquila, meio apertada, para descer com mochilas, mas nada de mais, achei as escadas de pedra bem pior, e bem cansativa na volta. ::mmm:::mmm:

Baía do sueste – pega o ônibus em qualquer lugar e deixa você bem no PIC deo sueste, super tranquila.

Praia do leão – caminhada desde a baía do sueste, uns 20/25 minutos, com uma subida longa logo no início, um pouco cansativa, no caminha há umas entradas para uns fortes e mirantes, muito bonitos, recomendo.

 

Lembrando que as dicas é para quem deseja economizar e conhecer as praias, se você estiver de carro, bugy ou táxi, as dicas não são uteis.

Lembrando que o tempo e o grau de dificuldade das caminhadas depende de cada pessoa, e de seu condicionamento físico, eu sou gordinho, e tenho um problema de coluna, e achei muuito tranquilas as caminhadas, então, acredito que dá para fazer sem problemas.

 

Bom pessoal, com certeza devo ter deixado alguma coisa de fora, alguma dúvida específica de alguém, mas espero que tenha ajudado, e qualquer dúvida, referente a contatos, preços de refeição, compras, trilhas, piscinas, preços de passeios, passeios recomendados, é só entrar em contato. se Deus quiser, em 2018 volto para casar, e farei novo relato.

IMG-20160922-WA0032.jpg.5eb19f75fdcd9b8c9d58869d720a3f4e.jpg

IMG-20160922-WA0048.jpg.db00045510d7a683d51ca665ca9432f7.jpg

IMG-20160922-WA0080.jpg.0473f5b0bfd9b1a9b54f40d2c54d369b.jpg

IMG-20160924-WA0061.jpg.b585d7714939894e59e585b6cc3fb5da.jpg

IMG-20160924-WA0068.jpg.3e2c7515b749cabcdedf9804caf950c8.jpg

IMG-20160930-WA0012.jpg.b3fd81ca01746b847fcda4add85e70be.jpg

IMG-20160930-WA0017.jpg.0e25fadc82aa900d5e76467a400c7168.jpg

IMG-20160930-WA0021.jpg.e1a4e533d63b47d4db5dc3d32039029a.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...