Ir para conteúdo

EUROPA - 32 dias - set-out/2010


Posts Recomendados

  • Membros

ROTEIRO: Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Barcelona

 

Veja as fotos no instagram @viagensdaleticia

ou na página https://www.facebook.com/viagensdaleticia

 

Estive viajando pela Europa por 32 dias e montei todo meu roteiro a partir de muita pesquisa na internet, principalmente deste site.

Então gostaria de retribuir, para quem sabe ser util para alguém o meu relato de viagem, assim como foi importante para mim, o relato de muita gente aqui.

Loucura, bastante apertado visitar tantos lugares em tão pouco tempo, mas foi impossível reduzir o roteiro, diante de tanta vontade de conhecer os lugares.

 

11/09/10 - 18h35 - São Paulo - Paris (TAP) - conexão Porto - Portugal

Paris - 4 noites

Londres - 4 noites

Bruxelas - 3 noites

Amsterdam - 3 noites

Berlim - 3 noites

Praga - 3 noites

Viena - 2 noites

Budapeste - 2 noites

Barcelona - 4 noites

Paris - 2 noites

12/10/10 - 20h00 - Paris - São Paulo (Swiss Air) - conexão Zurique - Suíça

 

Estava frio!

Apesar de ser outono - frio, vento e chuva: 12°C em Londres, 13°C em Amsterdam, 14°C em Berlim, 10°C em Praga, 8°C em Viena e Budapeste. Calor só em Barcelona e temperatura agradável em Paris e Bruxelas. Mas teve bons dias de sol e céu azul, geladinhos.

Casaco e cachecol foram artigos de primeira necessidade.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PARIS

 

Hospedagem:

Hostel Oops - 4 noites - Av. Les Gobelins - metrô Les Gobelins ou Place di Italie

Muito bom, tinha vários brasileiros e foi super divertido. O pessoal do staff era suficientemente atencioso e o quarto limpo.

Hostel Absolute - 2 noites - metrô Republique

Não é tão perto do metrô quanto o Oops, mas a localização tb é boa. Várias opções de lugares para comer perto, bastante comércio 5 linhas de metrô. Achei meio sujo e o banheiro escuro demais, em especial o box, tomava banho praticamente no escuro.

 

Pra comer : recomendo procurar os 'plate du jour', custa de 12 a15 euros, mas bem servido e geralmente com uma taça de vinho. Tem tb os 'Le Formule" que são até mais baratos. Aproveite as 'boulangeries', com seus doces lindos e deliciosos, croissants, quiches, crepes, macarons, ... a comida tb faz parte da cultura e é um jeito ótimo de interagir.

 

Lugares visitados: tudo que foi possível. Sou arquiteta e estava com um amigo tb arquiteto. Paris é uma aula a cada esquina e dificilmente alguém não gosta desta cidade, linda e super charmosa. Gosto muito de arte, adorei o Centro Pompideu, sem falar da arquitetura e de todo o conceito do lugar, vale muito a pena, o acervo é fantástico.

Fora dos roteiros turísticos, acho que a região do La Defense vale a pena, principalmente por ser diferente de todo o contexto parisiense habitual, com edifícios de gabarito mais alto e arquitetura moderna. Vale tb visitar o Parc Andre Citroen, que é lindo e o la Villette, lugares incríveis pra fazer um bom piquenique, aproveitar o vinho francês e comer muito queijo bom e barato - na França com 5 euros compra-se vinho ótimo e com 2 ou 3 euros brie, camembert, ... que saudade!

 

Baladas: acabei não saindo em Paris. A gt andava tanto de dia, escurecia tarde, e a galera brasileira do hostel era super animada, claro,

a gt comprava queijo e vinho e passava a noite curtindo lá no hostel mesmo e conhecendo gt do mundo inteiro.

 

Problemas: - de trem/metrô para o Charles de Gaulle, tem o bilhete certo, não é o bilhete comum do metrô. Senão vc não consegue sair da estação no aeroporto.

- greve dos transportes no dia de voltar pra SP. Saí muito antes do hostel e peguei ônibus no L´Opera pro Charles de Gaulle

- parte da linha de trem estava desativada para obras no fds. Tive que pegar um ônibus do Charles de Gaulle até outra estação de trem. Essa tramitação toda me fez gastar quase 3h do aeroporto até Paris.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

LONDRES

 

transporte:

cheguei de avião, foi a opção mais barata - Paris-Londres pela easyjet em descendo em Luton. Foi tranquilo passar pela imigração, mas tinha em mãos todas as passagens do meu trip, hospedagens, tudo certinho. O cara lá só questionou onde ia, o que ia fazer, olhou a passagem de volta e conferiu o passaporte. Mas a fila era assustadora. Demorou mais de uma hora.

Durante a madrugada tem os 'night buses', mas e bom estudar qual o ônibus e onde passa. E atenção: tenha a grana, dinheiro trocado. O motorista me fez descer do ônibus 2h da manhã pq ele não tinha troco.

Fiquei na região da Kings Cross - St. Pancras, então era bem fácil o acesso, basicamente só andei de metrô e comprava aquele bilhete que valia o dia todo. Não consegui entender se o Oister Card valia mais a pena.

 

Hospedagem:

Hostel Clink 261 - Kings Cross Station

Foi o pior hostel da minha viagem. Banho frio com 12°C lá fora na primeira noite. Muito sujo, pessoal super mal humorado. Só salvava a mina da recepção, que era italiana e bastante simpática, mas o cara da noite me tratou feito retardada quando fui perguntar porquê o chuveiro não esquentava. Meu amigo e eu acabamos fazendo amizade com o pessoal do quarto, saíamos juntos e tal, mas evitávamos ao máximo ficar no hostel. E o alarme de incêndio disparou várias vezes durante a madrugada.

 

Baladas:

o esquenta no hostel parceiro, outro Clink lá perto, é bem legal. Parece mais uma balada e as bebidas não são caras. Fui no Ministry of Sound, balada grande, bem eletrônica, som era bom e o público muito variado, mas as bebidas bem caras. Ah, e atente: não vende bebida nos mercados depois de umas 21h, 22h. Programe seu esquenta mais cedo se for o caso.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

BRUXELAS

 

transporte: eurostar Londres-Bruxelas, tranquilo, prático e muito rápido. Mesmo preço do avião, com a vantagem de não gastar tanto tempo pra check-in e chegar já inserido na cidade.

Metrô super organizado e totalmente automatizado.

 

Não tem nada muito imperdível, mas gostei bastante da cidade. Boa pra fazer compras, cervejarias - as melhores, e tem o chocolate belga: sem comentários! Não tem melhor.

Ah, e tem tb o tradicional cone de batata frita.

 

Foi um ponto de descanso do meu trip. Momento de recarregar as energias antes de Amsterdam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

BRUGES

 

transporte: trem partindo de Bruxelas, passei o dia na cidade.

 

É um lugar interessante pela história, pelo desenho típico de uma cidade medieval toda preservada. Bom conhecer pedalando. Cervejas ótimas, chocolates então...

Tb foi interessante o primeiro momento de estar num lugar sem entender absolutamente nada: a partir de certo ponto da viagem de trem, os avisos eram dados apenas na língua local. Quem fala e quem entende holandês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

AMSTERDAM

 

transporte: trem Bruxelas-Amsterdam

Assim que desembarquei já tinha uma senhora vestida de 'I Amsterdam' para dar informações e mapas. Ainda bem, pq os nomes de rua em Amsterdam são impronunciáveis.

Foi fácil achar o hostel de tram. Andamos mais a pé, só a noite que usamos a linha noturna do tram.

 

Hospedagem:

Flying Pig Uptown Hostel - foi bom. A galera muito simpática, tanto do quarto (8 camas) quando do staff. O bar do hostel era bem legal, o som muito bom. Chuveiro bom, gaveta pra arrumar as coisas no quarto, lockers. Só um detalhe triste: não tem elevador. 4 lances de escada com mala não são fáceis.

 

Comida: não é das melhores, mas não chega a ser um problema como em Londres. Dá pra se virar sussa.

 

Balada e diversão tem bastante. Nem preciso comentar que se acha com facilidade.

 

A cidade é bem interessante, por todos os motivos, bicicletas por todos os lados com todo tipo de gente. O mais legal de Amsterdam é a diversidade e tem muito jovem. A moda é bem descolada, tem roupas bem legais e não são tão caras. Museu Van Gogh e Casa da Anne Frank classifico como imperdíveis. imaginava um lugar totalmente doido, fiquei até decepcionada no início, mas na verdade a civilidade das pessoas sabe administrar muito bem tudo por lá, liberdade e responsabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

BERLIM

Não sei dizer de que lugar gostei mais, mas certeza que Berlim está na disputa do topo.

Um lugar muito interessante, pessoas diferentes, de todo tipo e bonitas, um clima muito bom. Cultural, contemporânea, cosmopolita sem ser clichê, e lotada de história e tecnologia.

 

transporte

cheguei de avião e rapidamente achei o S-Bahn que era o mais adequado pra chegar no meu hostel. As estações são imensas, parecem shoppings.

 

hospedagem

hostel m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o: Plus Berlin! Super limpo, organizado, bar muito 10, comida boa, bebidas, som e preços os melhores até então. Café da manhã custa 5 euro, mas vale a pena. Tem sauna e piscina. Tem baladas nas proximidades, meio underground e não muito grandes, como eu curto.

 

Lugares alternativos aos montes, tudo muito interessante. Vários delírios arquitetônicos e os registros da guerra. Adorei!

Muito bom tb pra fazer compras. As coisas não são caras e bem variadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PRAGA

 

transporte: trem Berlim-Praga - longas horas de viagem, mas a paisagem vale a pena.

Todo o passeio em Praga foi a pé, a escala da cidade é bem diferente de uma Londres, dá pra conhecer tudo andando e ainda sair a noite.

 

hospedagem

Miss Sophie Hostel - muito bom tb, design interessante, limpo e organizado. Bem localizado.

 

comida

Aproveitei pra provar muitas comidas diferentes. O prato sempre era uma surpresa (não dá pra entender o cardápio, ainda que esteja em inglês), mas sempre sabores diferentes e gostosos, sem medo. Ceveja boa tb. Vale provar os hot-dogs das barraquinhas do centro.

 

Baladas

Boas e não precisa pagar pra entrar. O som é sempre eletrônico, e os homens muuito bonitos.

Porém a população local não é de conversar muito, mas se vc puxar assunto são simpáticos. Estive na Roxy e no PRDel, nessa quase não tinha turistas, muito boa. Som eletrônico nas duas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

VIENA

transporte: ônibus Praga-Viena - 5h de viagem

Assim como Praga, dá pra visitar tudo a pé.

 

Hospedagem

Believe-it-or-not Hostel - algo que eu chamo de hostel sef-service. Boas instalações. Nada como a civilidade. Gostei muito.

 

Foi o lugar mais frio da viagem, tive que comprar mais roupas de frio. O quarteirão dos museus é incrível pra quem curte arte. Toda a cidade é momumental. a comida tb é muito boa a preços acessíveis. Passagem rápida pela cidade, só dois dias, nem deu pra fazer balada. Mas os bares tem gt bonita e cervejas muito boas tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...