Roteiros de Viagem na Europa

#1074941 por maressafernandes
04 Abr 2015, 21:47
Boa noite, gente!
Sou nova no site e na vida de mochileira. Estou indo pra Europa em junho com meu marido. Vamos pro casamento da filha dele em Amsterdam e estamos planejando um giro por alguns lugares de interesse, apesar da ideia ser a aventura de dirigir por rotas desconhecidas e conhecer lugarejos fora dos cartões postais. Andei pesquisando alguns trajetos e fechamos em: Amsterdam-Bélgica-Paris-Zurique-Viena-Budapeste-Polônia (Auschwitz)-Berlim-Amsterdam. Faremos de carro, num período de 10 dias. As dúvidas são:

1. Existem problemas fronteiriços?
2. O GPS oferecido pelas locadoras são confiáveis?
3. O euro é aceito mesmo em países como Hungria e Polônia?
4. Conseguiremos voltar a Amsterdam a tempo? hahahahahahahahaha! Porque, mesmo o foco sendo as estradas, são 3000 e 2 dias em Budapeste (!) sonho dessa que vos escreve, mas todo o resto é passagem rápida, no melhor estilo "Estive em______________, não lembrei de ninguém. Não deu tempo, baby." Sairemos da Holanda dia 22/06 e preciso estar de volta até dia 02/07.

Acho que essas são as dúvidas iniciais. Agradeço MUITO a ajuda. Marinheira de primeira viagem... Apavorada!

Obrigada!

#1074969 por Pedro dos Anjos
05 Abr 2015, 00:26
Maressa, boa noite! Estarei indo pela primeira vez a Europa em junho...

Com certeza, o pessoal irá tirar suas dúvidas melhor que eu, porém, não é muito lugar pra pouco dia nao?

Eu ficarei 20 dias e irei a Madrid, Atenas, Santorini, Praga, Berlim e Paris e acho que ainda ficará bem corrido....

Seria melhor você priorizar alguns lugares de seu interesse e conhecê-los, pois com 10 dias e 9 lugares você irá passar mais tempo dentro do carro que nos lugares!
#1074972 por maressafernandes
05 Abr 2015, 00:39
Ola, Pedro! Pensamos nisso, mas como a ideia é passar 10 dias rodando de carro, colocamos o máximo de países que cabia na história. Faremos uma conexão de 8 horas em Madrid, o que já me fez bolar um mini roteiro. Então vamos passar 5 dias em Amsterdam; mais 4 dias na Itália. Daí voltamos pro casamento. Então vem esse roteiro de 7 países em 10 dias. Fizemos muito isso aqui no Brasil: rodar milhares de quilômetros em pouco dias. Queremos ter certeza que é viável na Europa. Porque passar perrengue também não faz parte do roteiro. Nada é certo, mas a vontade é gigante!
Quem sabe não nos encontramos por lá?!

Obrigada pela dica!
#1075003 por xxxxxxxxxx
05 Abr 2015, 10:02
Será que vale mesmo a pena gastar um monte de dinheiro para ir a Europa, locar um carro, gastar um monte de dinheiro com gasolina para só conhecer as auto-estradas?

Eu acho isto completamente inviável afinal de contas vão ser uns 4.000 Km, o que daria uma média de 400 Km e umas 5 a 6 horas dirigindo dia, isto se forem pelas auto-estradas, onde dificilmente você encontrar algum vilarejo de cartão postal, mas sim somente barações e industrias, os vilarejos de cartão postal ficam fora das rotas auto-estradas, em rodoviais secundárias, e isto vai fazer a distância aumentar muito, facilmente para uns 5.000 km, o que é completamente insano e sem sentido para ser feito em 10 dias.

Alem disto, são 7 cidades em 10 dias, o que daria pouco mais de 1 dia para cada cidade, e depois de descontar 5 ou 6 horas de estrada, não vai sobrar nada para você aproveitar a cidade.

Pense no seguinte, você vai sair de Bruxelas, dirigir por 4 horas até Paris, saindo de manhã cedo, você vai chegar em Paris de meio dia, e para conseguir cumprir o planejamento, já vai ter que seguir para Zurique na manhã seguinte. Ou seja, você vai ter uma tarde livre para aproveitar Paris, que é uma cidade enorme, e cheia de atrações turísticas interessantes, onde são necessários uns 4 dias para você conseguir visitar os principais locais de Paris sem se matar correndo.

Se já não bastasse isto, no dia seguinte, você quer ir a Zurique, que fica a 700 km de distância, você vai levar o dia inteiro para chegar em Zurique, isto se dirigir direto, só parando para almoçar e abastecer, chegando em Zurique lá pelas 17 horas na melhor das hipóteses, mas aí até achar um hotel, fazer check-in, etc, facilmente já vai ser umas 19 horas, sobrando somente tempo de tomar um banho, jantar e dormir. E não para por ai, de Zurique a Viena são uns 800 Km de distância e umas 9 horas de estrada sem parar, de Budapeste a Auschwitz 700 Km e 8 horas de estrada sem parar, e assim por diante...

Na verdade não vai ser "Estive em______________, não lembrei de ninguém. Não deu tempo, baby.", vai ser "Dirigi em tal estrada, gastei quase R$ 4.000 com aluguel de carro e gasolina, não visitei absolutamente nada, não lembrei de ninguém e estou totalmente quebrado da viagem".

Você até pode conseguir voltar a Amsterdam a tempo, mas vai ser no esquema de acordar as 7 da manhã, embarcar no carro, dirigir 7 ou 8 horas por auto-estradas com parada só para o almoço, chegar na cidade de destino, jantar, dormir e no dia seguinte começar tudo de novo, sem tempo de ver nenhum dos vilarejos de cartão postal pelo caminho.

Se o objetivo é rodar de carro pela Europa, ver vilarejos de cartão postal e voltar a Amsterdam em 10 dias, eu sugeriria um roteiro de carro pela Alemanha, saindo de Amsterdam até Fussen por estradas secundárias e depois voltar, passando pelo Vale do Reno, Estrada Romântica, é nesta rota que ficam os vilarejos de cartão postal e não nas auto-estradas para Paris, Berlin, Viena, etc...
#1075029 por maressafernandes
05 Abr 2015, 11:38
Olá, Adriano. Muito obrigada pelas dicas. No total daria 2900 km. Estou considerando tirar a França e encurtar a rota, começando por Berlim. Ja tenho os hoteis selecionados, inclusive. Mas a verdade é que se fossemos pra esses mesmos lugares de avião ou trem, sairia o dobro. Nós adoramos dirigir. E a ideia é fugir de cartões postais. Meu problema é com as fronteiras e o GPS: preciso saber se a passagem é livre e se o sinal é bom. De qualquer forma, ainda estamos planejando. Obrigada mais uma vez.

"Dirigi em tal estrada, gastei quase R$ 4.000 com aluguel de carro e gasolina, não visitei absolutamente nada, não lembrei de ninguém e estou totalmente quebrado da viagem". Cada louco com sua mania... :wink:
#1075079 por xxxxxxxxxx
05 Abr 2015, 14:53
Primeiro, ir a todos estes locais de trem ou avião não custaria o dobro, com um pouco de planejamento, acredito que conseguiria até fazer por menos, mas mesmo assim continuaria sendo completamente inviável, ainda assim seria 1 dia em cada local, o que sinceramente é desperdício de tempo e dinheiro, você passaria mais tempo dentro de trens, aviões ou em aeroportos do que visitando algum local.

Dando um exemplo aqui no Brasil, você atravessaria meio mundo e dirigiria 8 ou 9 horas por dia para passar só 2 ou 3 horas no Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, Florianópolis? É mais ou menos isto que você está propondo...

Cortando Paris, melhoria um pouco, mas mesmo assim continuaria ruim, mas se vocês querem ir, não vamos ser nós que vamos impedir vocês, no máximo a gente vai lhe alertar que não vale a pena , que vai ser uma furada, etc... Mas se você vocês acham que vale a pena, gastar um monte de dinheiro para ficar a maior parte do tempo nas auto-estradas, sem ver muita coisa de interessante, sem problemas, afinal o tempo e o dinheiro são seus e cada é livre para fazer o bem entender com eles.

As fronteiras são livres, não tem controle, no máximo alguma eventual blitz da polícia para checar documentação (Precisa providenciar uma PID). Mas o que você tem que ver, é que locadoras da Europa Ocidental não costumam permitir que você vá para Polônia ou Hungria com o carro alugado, devido ao alto índice de roubos por lá, então você tem que ficar atenta a isto, alguma locadoras não permitem de jeito nenhum, outras cobram um seguro adicional.

Quanto ao GPS, é igual ao Brasil, no geral a cobertura é boa e dificilmente você fica sem sinal, mas pode acontecer de eventualmente ficar sem sinal...

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 9 visitantes