Roteiros de Viagem na Europa
#1092817 por Pedro Concilio
27 Mai 2015, 21:03
Boa noite, pessoal

Gostei bastante desse fórum, ótima iniciativa!

Então, eu julho, alta estação, irei viajar à Europa com meu irmão e estavamos pensando em fazer toda nossa viagem de trem pelo Eurail Global Pass.

Nosso duvida é se é complicado utilizar o passe nesse período de alta estacão, temo que os trens não tenham disponibilidade de lugares nesse período, atrapalhando o roteiro, e o preço para reservas termina encarecendo bastante. Ademais, Londres não esta inclusa no passe de trem, tendo de comprar 2 passagens aéreas. Vocês acham que avião (um pouco mais barato porém aeroportos distantes, preço pela bagagem e sem a experiencia do trem) é um negocio melhor? Vocês conhecem outra companhia de trens que ofereça esse sistema de passe de trens?

Roteiro:
19/07 - Recife/Paris
20/07 - Chego no começo da noite em Paris
21/07 e 22/07 - 2 dias completos em Paris
23/07 a 26/07 - Londres
26/07 a 28/07 - Bruges e Bruxelas
28/07 a 29/07 - Amsterdã
29/07 - trem noturno chegando pela manhã do dia 30 em Munique (não durmo em Munique, passo o dia apenas)
30/07 - A tarde saimos de Munique para Praga chegando a noite no mesmo dia
30/07 a 01/08 - Praga
01/08 - Trem noturno para Veneza chegando na manhã seguinte
02/08 - Veneza (passaremos o dia e pegamos um trem a noite)
03/08 a 06/08 - Paris
06/08 a 07/08 - Lisboa (tinha a opção de encaixar como escala do voo)
07/08 - Lisboa/Recife

O que acharam?

Obrigado!!

#1092849 por xxxxxxxxxx
27 Mai 2015, 22:35
O Eurail Global Pass é completamente inútil no seu roteiro! Como você falou, ele não cobre o trem para Londres, você já teria que comprar as passagens de Paris a Londres e de Londres a Bruxelas a parte.

E nos trens noturnos obrigatoriamente você vai ter que pagar a taxa de reserva de 30 euros mesmo tendo o Global Pass, e pelo que eu sei, o Global não é aceito no trem noturno de Veneza a Paris, sem contar que de Praga a Munich ir de trem não é a melhor opção pois demora demais, o melhor é ir de ônibus, mas o Global Pass não cobre este ônibus, tem que pagar taxa de reserva bem cara no trem de Bruxelas para Amsterdam...

Ou seja, ele só lhe seria útil mesmo no trem de Bruxelas a Brugges, que custa 10 Euros e você compra lá na hora pelo mesmo preço, então descarte ele do seu planejamento...

Mas tirando este fato que citei a respeito do Global Pass, o seu roteiro está bem ruim, está corrido demais!! 2 dias e meio em Londres também é muito pouco, 3 dias completos também seriam o mínimo do mínimo recomendável. 1 dia em Munique é desperdício de tempo e dinheiro, você não vai conseguir fazer nada lá, só vai lhe deixar cansado, consumir o seu dinheiro e você não aproveitar nada...

Ou seja, não tente abraçar a Europa toda numa única viagem, não é possível, você só vai gastar um monte de dinheiro e voltar de lá frustrado por não ter aproveitado quase nada, e ter passados mais tempo dentro de trens e estações de trem do que aproveitando algo. Então a minha sugestão seria repensar este roteiro, e tirar ao menos uns 2 ou 3 locais para que fique minimamente viável.
Editado pela última vez por xxxxxxxxxx em 27 Mai 2015, 22:39, em um total de 1 vez.
#1092879 por Pedro Concilio
28 Mai 2015, 00:20
Adriano, muito obrigado pelas recomendações!

Eu sempre tive vontade de viajar de trem pela Europa, acho um meio de transporte fantástico, mas assumo que não está de acordo com a minha viagem. Você tem alguma sugestão de por onde comprar passagens aéreas com bagagem com um bom preço? E que sugestão de cidades você daria para o meu roteiro?

Mais uma vez, obrigado!
#1092887 por judeyamakawa
28 Mai 2015, 00:43
Pedro, concordo com as observações do Adriano, seria bem melhor repensar roteiro e transporte.

No mais, você pode pesquisar voos no www.skyscanner.com. As companhias Easyjet e Ryanair cobram para despachar malas (talvez a Vueling e algumas outras também cubram, mas não sei dizer com certeza). Mas veja se realmente vai precisar despachar a mala... Já viajei por um tempo maior do que o seu e dá pra se virar só com mala que você leva como bagagem de mão mesmo, economizando um bom dinheiro.
#1092893 por Pedro Concilio
28 Mai 2015, 01:11
judeyamakawa escreveu:Pedro, concordo com as observações do Adriano, seria bem melhor repensar roteiro e transporte.

No mais, você pode pesquisar voos no http://www.skyscanner.com. As companhias Easyjet e Ryanair cobram para despachar malas (talvez a Vueling e algumas outras também cubram, mas não sei dizer com certeza). Mas veja se realmente vai precisar despachar a mala... Já viajei por um tempo maior do que o seu e dá pra se virar só com mala que você leva como bagagem de mão mesmo, economizando um bom dinheiro.

Jude, concordo com você! Tinha um sonho de conhecer Veneza, mas como disseram anteriormente, não da para abraçar a Europa toda de uma vez.

Obrigado!
#1092928 por xxxxxxxxxx
28 Mai 2015, 08:23
Dá para fazer alguns trechos de trem sim, comprando as passagens avulsas, desde que você reorganize melhor o seu roteiro e se foque numa região mais próxima que não exija longos e demorados deslocamentos.

Por exemplo como você chega e volta por Paris, uma ideia é focar o seu roteiro pelo norte da Europa, em Londres, Amsterdam, Berlin.. São locais relativamente próximos onde você poderia fazer alguns deslocamentos de trem.
#1092948 por tytanyc
28 Mai 2015, 10:06
Oi Pedro. Já o disse aqui várias vezes... Eu também adoro viajar de trem, mas na Europa actualmente fica mais caro do que de avião... Apenas recomendo o trem se forem trajectos curtos no maximo até 4 horas...
Se você gosta de viajar de trem, então faça o transiberiano...
http://www.rotasdovento.com/viagem/124/ ... tAod_3cAjg

http://www.el-transiberiano.com/
#1093162 por Pedro Concilio
28 Mai 2015, 19:08
Então pessoal, apos sua ótimas recomendações, refiz meu roteiro. O que acharam? (não pude aumentar o tempo em Londres pois os hotéis do começo já estão comprados)

19/07 - Recife/Paris
20/07 - Chego no começo da noite em Paris
20/07 a 23/07 - Paris
23/07 a 26/07 - Londres
26/07 a 28/07 - Bruges e Bruxelas
28/07 a 29/07 - Amsterdã
29/07 a 31/08 - Praga
31/07 a 03/08 - Roma
03/08 a 06/08 - Paris
06/08 a 07/08 - Lisboa
07/08 - Lisboa/Recife
#1093163 por Pedro Concilio
28 Mai 2015, 19:10
tytanyc escreveu:Oi Pedro. Já o disse aqui várias vezes... Eu também adoro viajar de trem, mas na Europa actualmente fica mais caro do que de avião... Apenas recomendo o trem se forem trajectos curtos no maximo até 4 horas...
Se você gosta de viajar de trem, então faça o transiberiano...
http://www.rotasdovento.com/viagem/124/ ... tAod_3cAjg

http://www.el-transiberiano.com/

Não conhecia essa rota, muuuuuito legal! Russia e China estão nas minhas metas para os próximos 5 anos sem duvida!
#1093199 por xxxxxxxxxx
28 Mai 2015, 21:41
Está melhor agora, talvez eu só passaria 1 dia da sua ultima passagem por Paris para Amsterdam ou Praga, as duas estão meio apertadas, e use este dia para dar uma folguinha nelas, para poder usar este dia no deslocamento se preciso e quem sabe aproveitar parte do dia em alguma das cidades...
#1093389 por Pedro Concilio
29 Mai 2015, 15:24
AdrianoLB escreveu:Está melhor agora, talvez eu só passaria 1 dia da sua ultima passagem por Paris para Amsterdam ou Praga, as duas estão meio apertadas, e use este dia para dar uma folguinha nelas, para poder usar este dia no deslocamento se preciso e quem sabe aproveitar parte do dia em alguma das cidades...

Então, eu preciso voltar para Paris nesse dia, pois dia 03 meu irmão já parte para o Brasil e eu passo mais alguns dias sozinho em Paris!

Muito obrigado, leio todas suas recomendações!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes