Ir para conteúdo

Gramado e Canela - Bate e volta 21/06 à 25/06 - 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Depois de quase dois meses da viagem tomei coragem para deixar o meu relato aqui no Mochileiros. Nada mais justo, já que pesquisei MUITA coisa aqui antes de viajar. =)

Meu namorado e eu sempre falavamos de ir a Gramado, mas nunca concretizavamos a viagem. Até que surgiu uma promoção da TAM para Porto Alegre e não pensamos duas vezes. Já adianto também que temos um perfil bem econômico para viagens. Priorizamos conforto e limpeza.

Passagens compradas, fomos procurar um hotel. Como não sabíamos ainda como iríamos nos locomover por lá e ainda assim, com a nossa tendência a preferir hoteis/pousadas próximas ao centro, fizemos nossa reserva na Pousada Bernardete. Super recomendo. Muito bem localizada, preço justo, muito confortável, ótimo café da manhã e ainda nos deixaram fazer o check-in antes do horário sem nos cobrar a mais por isso.

 

Nosso vôo saía do RJ com destino a Porto Alegre no dia 21/06, às 22:30 e retornaria ao Rio dia 25/06 às 15:00. Na época de planejamento, ficamos em dúvidas se iríamos alugar um carro, se usaríamos táxi para nos locomover por lá e etc. Li em um muitos relatos por aqui que os restaurantes em Gramado buscam e levam seus clientes no hotel/pousada (e pelo o que vimos por lá esse serviço realmente funciona perfeitamente) e que não era necessário aluguel de carro, porém nossa preocupação era que nosso roteiro estava meio apertado em relação a quantidade de dias que ficaríamos por lá. Depois de muitas dúvidas e muitas cotações (contas $$$) optamos por alugar um carro lá em Gramado mesmo e não partindo do aeroporto, pois ficaria bem mais caro. Portanto, compramos antecipadamente as passagens de Porto Alegre para Gramado no site da Citral. O preço é bom, dá em torno de R$60,00 para cada um ída e volta em um ônibus bem confortável e alugamos um carro por dois dias pela HS Turismo onde também faríamos um passeio.

 

DIA 21/06 - QUINTA

Nossa previsão de chegada em Porto Alegre era em torno de 00:40 e nossa ideia principal era pernoitar em algum hotel em PoA, já que havíamos comprado nossas passagens para Gramado para o primeiro horário da manhã (06:30). Não sei se vocês lembram, mas estávamos em meio a Rio +20, os aeroportos do Rio estavam super lotados, preciso dizer que nosso voo atrasou??

 

DIA 22/06 - SEXTA

Chegamos em PoA 2:30 am, cansados e cheios de sono e não íamos mesmo pagar um hotel para ficar 3 horinhas! Resolvemos ficar pelo aeroporto mesmo e esperar dar o horário do nosso ônibus. Um segurança do aeroporto nos informou que no terceiro piso havia cadeiras bem confortáveis e até mesmo sofás grandes e para a nossa surpresa, quando chegamos ao local havia muuuitas outras pessoas fazendo o mesmo! Os sofás já estavam todos ocupados, tinha gente que abriu um lençol e dormia no chão! rs... Preferimos as cadeiras rs... Tiramos algumas sonecas...

 

20120812205328.JPG

 

Assim que deu 5 da manhã resolvemos comer alguma coisa no aeroporto mesmo antes de pegar um táxi para a rodoviária, pois estávamos morrendo de fome e NÃO FAÇAM ISSO! Todo mundo sabe que comer em aeroporto é caro, mas o de PoA realmente me assustou! Na rodoviária tem muito mais opção e preços bem atrativos.

Pegamos o táxi por volta de 5:30 e uma coisa que me assustou durante o caminho é que era uma sexta e não tinha gente nas ruas e nem nos pontos de ônibus.

Aqui no RJ, a essa hora, os pontos já estão cheios de gente indo trabalhar e algumas linhas de ônibus já estão até cheias! Outra coisa que me assustou foi a rodoviária. Super limpa e organizada, totalmente diferente da Novo Rio hahaha. Em menos de 3 minutos trocamos nossos vouchers de passagens no guichê.

O ônibus chegou no horário certinho, embarcamos e não vimos mais nada. Fomos dormindo a viagem toda e só acordamos mesmo quando chegamos a Gramado por volta de 8:45.

Assim que descemos do ônibus já sentimos o frio que estava e a cerração era tanta que não dava pra ver o outro lado da rua direito e ainda tinha um detalhe para apimentar o frio: chovia bem fininho e ventava.

 

Havíamos combinado com a HS Turismo que eles levariam o carro pra gente na rodoviária. Ligamos para eles e após uns 15 minutos eles chegaram.

Fomos até agência resolver questões contratuais e fechamos o Tour Uva e Vinho com eles.

Pagamos R$90,00 na diária do carro e R$ 160,00 para cada um no tour uva e vinho, com almoço e ingresso da Maria Fumaça incluídos.

Fizemos check-in antes do horário no hotel (sem cobrança adicional, como mencionado acima) descansamos e tomamos um banho (estávamos necessitados! rs), e resolvemos conhecer o tão famoso Café Colonial Bela vista.

Li algumas críticas aqui no fórum sobre ser caro e sobre os salgados estarem "passados". Realmente, o preço é um pouco salgado, R$50,00 por pessoas, mas não tenho críticas em relação à comida. Achei tudo muito gostoso e muito fresquinho! Fomos muito bem atendidos também. Agora, é comida pra não acabar mais! Vocês não come nem a metade e vale como um almoço!

 

20120812205614.JPG

 

Após termos comido até não aguentarmos mais, resolvemos conhecer alguns pontos da cidade. Como estava chovendo fininho decidimos conhecer os lugares fechados (ps: nessa hora eu agradeci termos escolhido alugar o carro). Fomos primeiro ao Reino do Chocolate Caracol. Você paga R$5,00 na entrada da fábrica e converte esse valor em compras no final.

A fábrica é bem interessante, conta a história do chocolate a partir do reino asteca. Até quem não é criança se encanta com a riqueza dos detalhes.

Em seguida fomos ao Museu de Cera Dreamland. Também vi muitas críticas aqui falando que não valia a pena e etc. Enfim, é questão de gosto mesmo. Não digo que é um passeio imperdível, mas não deixa de ser interessante. Têm algumas esculturas muito bem feitas, já outras... Fiquei com pena do Brad Pitt... Coitado!

Durante a visita, há vários lugares onde a equipe do museu tira fotos engraçadas suas e te cobram no final a bagatela de R$15,00 por foto hahaha.

Ali mesmo, no andar de baixo há o Harley Motor Show, o museu da Harley que na parte da noite vira bar. Eu não sei quanto é caso pague separado, pois como meu namorado é muito aficionado por carros e afins compramos o passaporte que dá direito aos 4 museus (Museu de cera, museu da harley, super carros - carros super potentes, e hollywood dream cars - carros antigos). O passaporte é um pouco caro, R$50,00, mas tudo em nome do amor. rs

O museu da Harley é bem legal, a decoração é muito bem feita e te faz pensar que você realmente em um pub fora do Brasil. Mas é aquilo, é só pra quem gosta do assunto. E o mesmo vale para os outros museus. Fomos ao Super Carros e depois ao Hollywood Dream Cars.

Dica: se você não for louco por automóveis, escolha um para tirar a curiosidade e está de bom tamanho.

 

20120812210004.JPG

Reino do Chocolate Caracol

 

20120812210421.JPG

Entrada do Museu de Cera

 

20120812210743.JPG

Museu da Harley

 

Resolvemos conhecer um local que poucos por aqui falaram. Fomos ao Museu Medieval - Castelo Saint. George. Cerca de R$12,00 a entrada. Resumindo: Um cara louco por história medieval resolveu construir um "castelo" e dentro dele expor artefatos medievais que ele mesmo produz. Tem armas de tudo quanto é tipo, de todos os tipos e histórias do mundo, incluindo elmos, armaduras e etc. Além disso, ele reproduziu várias armas de filmes de Hollywood. Espadas e adagas do Senhor dos Anéis, Robin Wood, Coração Valente e etc. O Trabalho dele é realmente muito bem feito. Não satisfeito, o cara ainda faz e estuda brasões das famílias. Se você quiser saber a origem TODA do seu sobrenome e não se importe com um pouquinho de loucura (rs), não hesite em perguntar.

 

20120812211107.JPG

 

20120812211443.JPG

 

Cansados e cheios de frio, resolvemos descansar um pouco na pousada antes de sairmos para jantar.

Escolhemos o Cantina Pastaciutta (dica de muitos aqui) e não nos arrependemos. Foi a melhor refeição da viagem. Restaurante muito acolhedor, comida maravilhosa, ótimo atendimento e preço justo.

Nessa noite fazia bastante frio, mas resolvemos dar uma voltinha rápida pelos arredores do restaurante a pé. Uma coisa é certa: chuviscando e fazendo frio, a cidade fecha cedo, literalmente.

Era por volta das 9 da noite e as lojas pareciam já estar fechadas há um bom tempo e quase ninguém andava pelas ruas.

Ah, uma observação que eu me esqueci de fazer: no centro de Gramado há parquímetros por todos os cantos. Portanto, quando você for estacionar o carro lembre-se de ir até algum e selecionar o tempo que o carro ficará parado e pagar pelo tempo desejado. O parquímetro emite uma notinha e você a coloca no para-brisa do carro, caso contrário correrá o sério risco de levar uma multa. Caso haja dúvida, durante o dia há atendentes perto dos parquímetros para ajudar e para vender um cartão de R$12,00 que você não precisa ficar com moedinhas toda hora para pagar. Basta inserir o cartão e selecionar o tempo desejado. Compramos e não achamos jogo. O atendente disse que se sobrasse saldo eles devolveriam quando fosse feita a devolução do cartão. Preciso falar que na hora da devolução não achamos UM atendente sequer?!

 

20120812212345.JPG

Cantina Pastaciutta

 

20120812212606.jpg

Ótima comida!

 

20120812212658.jpg

Rua vaziiiia...

 

20120812212800.jpg

Parquímetro

 

DIA 23/06 SÁBADO

A ideia para esse dia era acordar cedo, passar a manhã em Gramado e na parte da tarde ir aos parques de Canela.

Ficamos com um pouco de preguiça e não acordamos tão cedo assim. Sabem como é, né, cariocas no frio enrolam demais para levantar da cama rs. Então, já antes de mesmo de sair da pousada decidimos cortar da nossa lista o Alpen Park. Embora tivéssemos lido que algumas atrações, como o trenó, são imperdíveis, achamos melhor deixar para outra oportunidade, até porque iríamos na parte da tarde e provavelmente o parque estaria já cheio de filas.

Para nossa alegria, estava um lindo sol, mas o frio continuava.

Fomos até o Lago Negro e já que estávamos ali, por que não andar de pedalinho? Pagamos R$20,00 no pedalinho. (meio caro, hein...)

O lago é lindo e é um ótimo lugar para se caminhar pela manhã. Alguns moradores se exercitavam praticando corrida em meio aos turistas tirando fotos.

Depois fomos ao Mini Mundo. Algumas pessoas falaram que as miniaturas estavam meio caídas, mas eu fiquei maravilhada pelo lugar. Tudo muito perfeito e te faz ter vontade de conhecer aqueles lugares. Pagamos R$ 32,00 na entrada para o casal.

Após o Minimundo passando em frente ao Lago Joaquina Rita Bier e esse sim me decepcionou. Não tinha nada por lá! Eu havia visto fotos nos na internet de um local com jardins, pessoas andando e não tinha nada! O lugar parecia largado e com algumas estruturas de ferro que pareciam velhas e esquecidas. Chafariz desligado... enfim.

 

20120812213039.jpg

Lago Negro

 

20120812213228.jpg

Lago Negro

 

20120812213344.jpg

Mini Mundo

 

20120812213521.jpg

Mini Mundo

 

Resolvemos ir até o centro e caminhar um pouco por lá. Passamos pela Rua Coberta, pelo Palácio dos Festivais, pela Igreja da Matriz. Andamos sem destino, passamos por algumas lojas e já lhes adianto que as do centro são bem caras. Paramos na Toca da Velha Bruxa para um chocolate quente. Escolhemos por um que levava rum, chantilly e outras coisas. Muito gostoso!

 

20120812213636.jpg

Palácio dos Festivais

 

20120812213731.jpg

Rua Coberta

 

20120812213816.jpg

Chocolate Quente!

 

Caminhamos mais um pouco e resolvemos ir aos parques.

Nossa primeira parada foi no Parque do Caracol. O parque cobra entrada, mas não é nada absurdo. O parque é lindo e muito bem conservado. Não achamos necessidade de subir no tal observatório para ver a Cascata do Caracol, mas descer o 700 e poucos degraus até perto da base da cascata era algo que já estávamos determinados a fazer.

Vou contar pra vocês: a subida de volta cansa! Mas vale a pena! A cascata é lindíssima e ficamos tão perto do pé da cascata que a lente da câmera chega a ficar com umas gotículas d’água.

Para aqueles com menos disposição eu digo que dá sim para subir a escadaria depois, pois em vários lances há bancos para descanso. Resolvemos dar uma volta no parque para conhecê-lo. Tiramos algumas fotos e resolvemos seguir adiante para o próximo parque, o Parque da Ferradura.

Como um ser do sexo feminino, parei nas lojinhas que estão no estacionamento no parque e fui olhar as roupas. Luvas, gorros e até mesmo casacos estavam com um ótimo preço. Aqui no RJ, um bom casaco feminino (para o frio mesmo) não compramos por menos de R$200,00. Vi alguns por lá do mesmo material por R$130,00. As luvas e gorros estavam em torno de R$10,00. Acabei levando um casaco rs.

 

20120812213935.jpg

Parque do Caracol - Cascata do Caracol

 

20120812214033.jpg

Descer é o de menos! rs

 

20120812214140.jpg

Antigamente a escadaria ía até mais embaixo.

 

Seguimos para o Parque da Ferradura. O caminho é tranquilo e vou falar para vocês que foi o lugar que mais me impressionou! Simplesmente lindo! Menos turístico que o Parque do Caracol. A sensação de paz que eu senti por lá foi enorme. O parque também cobra entrada, mais ou menos o mesmo preço do Caracol. Algo em torno de R$10,00 a R$12,00.

Há várias trilhas que levam a diferentes mirantes. Todos eles com vistas sensacionais para o Vale da Ferradura. Há vários quatis pelo parque e inclusive, quando estávamos indo embora um grupo grande passou pela frente do carro. Há um parquinho para crianças, que tem até uma tirolesa pequena. Há espaço com churrasqueirinhas e há uma lanchonete que vende pastéis, sanduíches e refeições simples. Como estávamos morrendo de fome, comemos por ali mesmo. O preço varia muito de uma coisa para outra. Os lanches estavam com preços bons.

 

20120812214402.jpg

Vale da Ferradura

 

20120812214450.jpg

Vale da Ferradura... lindo!

 

20120812214548.jpg

 

20120812214656.jpg

Um dos mirantes

 

Resolvemos seguir então para o centro de Canela, passamos pelo Castelinho Caracol mas não achamos interessante parar. Vocês acreditam que pegamos engarrafamento assim que entramos na rua principal? Rs. Estacionamos e fomos dar uma volta a pé na cidade. Fomos até a Catedral de Pedra, que por sinal é lindíssima. Andamos pelas lojas e pela praça e, embora todos já tenham falado isso, vou repetir que Canela é bem mais barata que Gramado.

 

20120812214808.jpg

Catedral de Pedra

 

Voltamos ao centro de Gramado, caminhamos mais um pouco e fomos até a pousada para descansar antes de irmos jantar. Decidimos que hoje seria dia de rodízio de fondue e optamos pelo Chateu de la Fondue.

Achamos o preço justíssimo, embora não seja um dos mais baratos. Ótima comida, ótimo atendimento, ambiente muito aconchegante. Havia lido algumas indicações aqui, umas até bem mais caras, girando em torno de R$70,00 o rodízio para uma pessoa. Ficava em torno de R$90,00 o rodízio para o casal, e como pediríamos vinho, sabíamos que a conta viria cara. Mas quando veio a conta tivemos uma enorme surpresa: ganhamos um belíssimo desconto porque iríamos pagar à vista no dinheiro. Quase R$50,00 de desconto. Sem brincadeiras! Essa é outra dica: a maioria dos lugares dá descontos para quem paga com dinheiro.

Demos mais uma volta pelo centro e fomos dormir.

 

20120812214939.jpg

 

Dia 24/06 – DOMINGO – Tour Uva e Vinho

No dia anterior havíamos pedido para o hotel servir o café da manhã um pouco mais cedo, já que a HS Turismo nos pegaria às 08:00 para o passeio.

Tomamos o café e no horário combinado o guia estava lá.

O grupo era pequeno, devíamos ser 13 pessoas, o que tornou tudo mais fácil.

A primeira parada do tour foi em Carlos Barbosa, um cidade pequena onde mais da metade da população trabalha na fábrica da Tramontina. Paramos na loja Fetina de Formaio e na Loja da Tramontina. Ou seja, a primeira parada é aquela pra turista mesmo. Feita somente para gastarmos nosso dinheirinho. A loja da Tramontina é enorme e tem algumas coisas que saem um pouco mais em conta. Compramos algumas coisinhas. A Fetina de Formaio vende queijos, salames, vinhos e etc. Já digo logo que os queijos não são baratos. Depois de muita degustação, compramos mais algumas coisinhas e rumo à próxima parada. Seguimos em direção à Garibaldi e paramos na vinícola Peterlongo, a única no Brasil que pode usar o termo “champanhe”. Fizemos degustação de champanhes e em conjunto aquele “mini curso” que as vinícolas dão. Após a degustação, momento de gastar dinheiro. Compramos suco de uva e champanhe.

 

20120812215121.jpg

Fetina di Formaio

 

20120812215238.jpg

Entrada da loja da Tramontina

 

20120812215346.jpg

Vinícola Peterlongo

 

A próxima parada seria para o almoço. Paramos em um restaurante chamado Di Paolo, já no caminho para Bento Gonçalves. O almoço estava incluso no passeio e só pagaríamos a bebida.

Comida simples, porém farta. Era meio que um rodízio de pratos e tinha de tudo. Alguns tipos de carnes, vários tipos de massas, saladas, polenta, galeto, a famosa sopa de capeletti (que experimentei pela primeira vez), entre outros pratos. A sobremesa também estava incluída. Opção de sagu ou pudim.

Seguimos rumo à Bento Gonçalves, para passarmos pela rota do vinho. Nosso destino era a vinícola Miolo. Infelizmente, por ser inverno, não vimos as parreiras cheias, mas são inúmeras plantações e vários tipos de vinícolas (residenciais, comerciais, etc). A Miolo é enorme, e de cara já chegamos entrando pela loja de produtos! Hahaha... Não compramos nada inicialmente. Iríamos esperar o tour pela Miolo, a degustação, para então decidir se compraríamos ou não.

Fizemos o tour pela produção do vinho. Passamos pelos gigantes barris de carvalho, que já não são mais tão utilizados e fomos até os novos barris de armazenamento. Passamos pelas chamadas “cave”, onde os vinhos ficam armazenados até chegar a hora de completar sua fermentação. Após o tour, fomos para degustação dos vinhos. Acho que provamos cerca de uns 5 tipos de vinhos diferentes e após isso, fomos novamente encaminhados para a loja. Aí então resolvemos comprar algumas coisas. Alguns vinhos são realmente mais baratos do que o que encontramos por aí. Para quem gosta, eu acho que vale a pena comprar. Compramos e de lá mesmo despachamos. Ah, essa é um opção que a maioria das vinícolas fazem. Já despacham, por uma taxa a mais, os produtos comprados. Para quem está de avião, acho uma solução mais adequada, visto os inúmeros casos de garrafas quebradas durante o transporte, mesmo no caso de carga especial.

Seguimos então em direção a Carlos Barbosa novamente, para pegarmos a Maria Fumaça.

 

20120812215550.jpg

Vinícola Miolo

 

20120813105046.jpg

Barris de Carvalho

 

20120813105208.jpg

Novos barris de armazenamento

 

20120813105353.jpg

 

20120813105424.jpg

Cave

 

Há quem diga que não há graça nenhuma no passeio. E para quem espera ver belíssimas paisagens já falo logo que não tem. A graça toda está dentro do trem!

Assim que embarcamos, ganhamos duas tacinhas para fazer as devidas degustações durante as paradas. Há até um suporte para prendê-las acima do banco.

Durante a viagem entram grupos dançando e cantando, a maioria em italiano. Entram grupos de comédia e etc. E todos eles interagem com os passageiros. É realizada uma parada na estação de Garibaldi, com muita música, vinho e suco de uva. E o trem segue viagem com mais música até Bento Gonçalves. Ao chegar em Bento, há mais vinho, suco de uva e até mesmo pipoca! Rs

Particularmente, adoramos o passeio.

 

20120813105528.jpg

Antes do embarque

 

20120813105726.jpg

Tacinhas

 

20120813105832.jpg

 

20120813105932.jpg

Grupo chamando os passageiros para dançar

 

A essa altura, já estávamos mortos de cansaço. Eram 18:00 ou mais. Embarcamos na van para voltar à Gramado e a partir daí, fui dormindo até lá.

A van nos deixou na pousada e a essa hora, a empresa já havia pegado o carro que locamos. A maioria das empresas trabalha dessa forma. Quando a diária se encerra, há a opção de você deixar a chave do carro na pousada e eles a pegam lá, caso você não tenha como o levar até a empresa.

Deixamos as coisas, tomamos um banho e fomos sair para comer algo.

Como estávamos muito cansados, não queríamos ficar procurando lugar para comer. Arriscamos comer na Rua Coberta, onde a maioria dos restaurantes são bem caros. Mas acabou que comemos no Reino do Chocolate e não pagamos muito. O restaurante é ao lado da loja de chocolates e tem de tudo. Sopas, carnes, fondue e etc. A viagem já estava se encerrando e não havíamos comprado nenhum chocolate ainda, acreditam? Terminamos de jantar e fomos até a loja do Reino do Chocolate. Comprei cerca de R$20,00 em chocolate. Várias barrinhas. Sem pena rs...

Andamos um pouco mais pela cidade, já com pena de voltar para casa. Esse dia não estava mais tão frio, e mesmo sendo domingo a noite ainda havia muita gente pelas ruas. Caminhamos, olhamos lojas e relutamos em voltar para a pousada, mas tínhamos que voltar e arrumar as coisas, pois nosso ônibus saía rumo a Porto Alegre às 08:30 da manhã.

 

Dia 25/06 - SEGUNDA

Acordamos e adivinhem o que aconteceu? Perdemos a hora do ônibus!

Como já havíamos perdido a hora mesmo, para que nos desesperar?! Eram quase 9:30. Tomamos café com calma, pegamos um táxi e fomos para a rodoviária tentar resolver nosso problema. Havia ônibus saindo 10:30, 10:45, 11:00, mas para nossa surpresa, todos já estavam lotados. Aí sim começamos a nos desesperar. Nosso voo sairia de Poa às 13:50 e não tínhamos ônibus para ir.

Como já estávamos ferrados mesmo, resolvemos fechar logo o caixão. A única opção disponível era um táxi! Não havia ninguém para dividir com a gente e o taxista cobrava a bagatela de R$300,00!!!!!!!!! Tivemos que pagar... chorando e com muita dor no coração.

Para completar, chegamos ao aeroporto de PoA e o mesmo estava um caos. Filas gigantescas para o despacho de bagagens, tumulto e voos atrasados. É, o aeroporto estava fechado por causa do mau tempo. E pra variar, nosso voo vinha de Congonhas, que também estava fechado. Ou seja, atrasos e mais atrasos. Apesar disso, tenho que elogiar o serviço da Tam. Assim que despachamos as malas, nos encaminharam para um balcão onde nos deram um voucher alimentação sem valor determinado.

Atente-se a isso! A Anac estabele regras para atrasos em voos. Dependendo dos atrasos as empresas são obrigadas a fornecerem serviço de telefonia, alimentação, transporte e até mesmo hospedagens.

Após umas boas horas de atraso, finalmente embarcamos. Chegamos no RJ por volta das 18:30, ou seja, bem pico do engarrafamento da cidade. Aiai... para quem conhece o aeroporto internacional do Rio, pegamos um engarrafamento gigantesco nas principais vias de saída, mas, como estávamos voltando de uma viagem maravilhosa, isso nem nos chateou.

 

20120813110102.jpg

Voltando pra casa

 

Fica aqui o meu relato e espero que sirva de ajuda para alguns. =)

Gramado é uma cidade maravilhosa. Voltaria com certeza! No Natal então, deve ser linda!

Obrigada pelas dicas, Mochileiros!

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Oieee, galerinha!

 

Adoreeei TODOS os relatos e dicas que vi até agora.

Vou para Gramado no período de 24/05/2013 a 28/05/2013, gostaria muito de dicas... Minha principal dúvida é: Alugar ou não um carro? O custo realmente vale a pena?

Pretendo fazer passeios em Gramado claro, e ir à Canela também. Vou ficar no Hotel do SESC em Gramado, ele já inclui café, almoço e janta, então não estou muito preocupada com refeições. É claro que quero reservar um dia para saborear o famoso Fondue, mas no geral, estamos tranquilos quanto a alimentação, que acredito ser um dos maiores gastos na viagem.

Voltando ao assunto carro, alguém poderia me ajudar nessa questão? Vantagens de utilizar o carro, em que passeios ele pode ser usado? Que tipo de economia e autonomia traz? E preços, é claro, do aluguel mais em conta.

 

Parabéns pelo site!

 

bJS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Oieee, galerinha!

 

Adoreeei TODOS os relatos e dicas que vi até agora.

Vou para Gramado no período de 24/05/2013 a 28/05/2013, gostaria muito de dicas... Minha principal dúvida é: Alugar ou não um carro? O custo realmente vale a pena?

Pretendo fazer passeios em Gramado claro, e ir à Canela também. Vou ficar no Hotel do SESC em Gramado, ele já inclui café, almoço e janta, então não estou muito preocupada com refeições. É claro que quero reservar um dia para saborear o famoso Fondue, mas no geral, estamos tranquilos quanto a alimentação, que acredito ser um dos maiores gastos na viagem.

Voltando ao assunto carro, alguém poderia me ajudar nessa questão? Vantagens de utilizar o carro, em que passeios ele pode ser usado? Que tipo de economia e autonomia traz? E preços, é claro, do aluguel mais em conta.

 

Parabéns pelo site!

 

bJS

 

Oieee, galerinha!

 

Adoreeei TODOS os relatos e dicas que vi até agora.

Vou para Gramado no período de 24/05/2013 a 28/05/2013, gostaria muito de dicas... Minha principal dúvida é: Alugar ou não um carro? O custo realmente vale a pena?

Pretendo fazer passeios em Gramado claro, e ir à Canela também. Vou ficar no Hotel do SESC em Gramado, ele já inclui café, almoço e janta, então não estou muito preocupada com refeições. É claro que quero reservar um dia para saborear o famoso Fondue, mas no geral, estamos tranquilos quanto a alimentação, que acredito ser um dos maiores gastos na viagem.

Voltando ao assunto carro, alguém poderia me ajudar nessa questão? Vantagens de utilizar o carro, em que passeios ele pode ser usado? Que tipo de economia e autonomia traz? E preços, é claro, do aluguel mais em conta.

 

Parabéns pelo site!

 

bJS

 

 

Olha, eu aluguei carro e não me arrependo!

 

Vi muita gente falando que tem ônibus que levam até os Parques de Canela, mas nos dias em que eu estive lá não vi nenhum passando. Acredito que deve ter um horário certo.

Respondendo a sua pergunta, o carro te dá mais autonomia em relação aos horários. Você consegue visitar mais coisas em um dia sem deixar tudo muito corrido. Você pode usar o carro para ir ao Parque do Caracol e da Ferradura, para ir aos museus (muita gente diz que dá pra ir andando... eu costumo dizer que dá pra ir andando pra qualquer lugar, vai depender da sua disposição rsrs), para dar uma esticada até Bento Gonçalves, Garibaldi, etc. Tudo vai depender do seu tempo disponível... Quanto ao preço, tudo depende da época em que você vai. Fui em junho do ano passado, alta temporada, e cheguei a pesquisar diárias de 90 reais à 120 reais. Vai depender do carro que você escolher também.

Quando fui estava muito frio, então te digo que valeu muito a pena a locação do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Adorei o seu relato!!

Estarei indo com meu namorado em outubro e ficarei dois dias apenas.. Na verdade estarei na casa da minha família em Porto Alegre e vou aproveitar para esticar um pouquinho.

Pensei em alugar um carro mesmo, acho q no final não tem muito diferença de valor e temos mais autonomia.

Pelo tempo acho que só daria mesmo pra fazer Gramado e Canela, o que acha que não podemos perder?! rs..

Para Canela o que aconselha?

Acho que ficar em canela é mais barato né?!

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Adorei o seu relato!!

Estarei indo com meu namorado em outubro e ficarei dois dias apenas.. Na verdade estarei na casa da minha família em Porto Alegre e vou aproveitar para esticar um pouquinho.

Pensei em alugar um carro mesmo, acho q no final não tem muito diferença de valor e temos mais autonomia.

Pelo tempo acho que só daria mesmo pra fazer Gramado e Canela, o que acha que não podemos perder?! rs..

Para Canela o que aconselha?

Acho que ficar em canela é mais barato né?!

Obrigada.

 

 

Luisakb,

Ficar em Canela realmente é mais barato e se vocês forem alugar carro a distância, que é pouca, nem será problema.

Eu, particularmente,preferi me hospedar em Gramado mesmo pra evitar deslocamentos para almoçar e jantar, e para estar perto da pousada caso precisasse voltar no quarto e etc. Canela também é uma cidade linda. Tem alguns bons restaurantes mas a grande quantidade deles realmente está em Gramado. Acredito que outubro os preços ainda não estejam super elevados. Procure com calma alguma em Gramado mesmo.

Não deixem de visitar os parques nacionais (Caracol e Ferradura), os museus de Gramado só valem a pena se você realmente gostar do que eles oferecem, porém achei os que eu visitei bem interessantes. Não deixe de fazer o tour em alguma vinícola e nem o passeio de Maria Fumaça. Tem gente que não aconselha, mas eu achei bem legal!

Vá a uma fábrica de chocolate. Fui na Caracol e achei bem legal pois eles tem toda uma tematização para explicar a história do chocolate.

Visite o Centro das duas cidades. Mas visite andando para descobrir cada cantinho, suas igrejas, lojas, delicatessen, e por aí vai.

Não deixe de comer o famoso fondue. Gostei pra caramba do restaurante que eu fui. O nome é Chateau de La Fondue. Ele não era o mais barato, mas estava longe de ser o mais caro e eu com certeza voltaria lá.

 

Espero ter ajudado.

Beijos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros
Adorei o seu relato!!

Estarei indo com meu namorado em outubro e ficarei dois dias apenas.. Na verdade estarei na casa da minha família em Porto Alegre e vou aproveitar para esticar um pouquinho.

Pensei em alugar um carro mesmo, acho q no final não tem muito diferença de valor e temos mais autonomia.

Pelo tempo acho que só daria mesmo pra fazer Gramado e Canela, o que acha que não podemos perder?! rs..

Para Canela o que aconselha?

Acho que ficar em canela é mais barato né?!

Obrigada.

 

 

Luisakb,

Ficar em Canela realmente é mais barato e se vocês forem alugar carro a distância, que é pouca, nem será problema.

Eu, particularmente,preferi me hospedar em Gramado mesmo pra evitar deslocamentos para almoçar e jantar, e para estar perto da pousada caso precisasse voltar no quarto e etc. Canela também é uma cidade linda. Tem alguns bons restaurantes mas a grande quantidade deles realmente está em Gramado. Acredito que outubro os preços ainda não estejam super elevados. Procure com calma alguma em Gramado mesmo.

Não deixem de visitar os parques nacionais (Caracol e Ferradura), os museus de Gramado só valem a pena se você realmente gostar do que eles oferecem, porém achei os que eu visitei bem interessantes. Não deixe de fazer o tour em alguma vinícola e nem o passeio de Maria Fumaça. Tem gente que não aconselha, mas eu achei bem legal!

Vá a uma fábrica de chocolate. Fui na Caracol e achei bem legal pois eles tem toda uma tematização para explicar a história do chocolate.

Visite o Centro das duas cidades. Mas visite andando para descobrir cada cantinho, suas igrejas, lojas, delicatessen, e por aí vai.

Não deixe de comer o famoso fondue. Gostei pra caramba do restaurante que eu fui. O nome é Chateau de La Fondue. Ele não era o mais barato, mas estava longe de ser o mais caro e eu com certeza voltaria lá.

 

Espero ter ajudado.

Beijos.

 

 

Poxa, legal!!

Agora que ta chegando perto da data estou vendo tds as informações novamente hahahaha...

Qual hotel vc ficou?

Qt vc gastou nesses passeios individualmente?

Acho que vou ficar em gramado mesmo!!

O fondue não pode faltar!!! rsrs

 

Obrigada

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ficamos hospedados na Pousada Bernardete, bem no Centro.

Na época em que fomos, o preço estava bom, não sei te dizer quanto está a diária hoje em dia.

 

Quanto aos passeios, só fechamos um passeio com empresa, que foi o Tour Uva e Vinho c/ maria fumaça... não me lembro o preço exato, mas acho que pagamos entre 150 a 170 reais, cada um, já com o almoço incluído, as vinícolas e a maria fumaça também.

 

Você vai adorar Gramado! Não tem como não se encantar!!

 

 

 

 

Adorei o seu relato!!

Estarei indo com meu namorado em outubro e ficarei dois dias apenas.. Na verdade estarei na casa da minha família em Porto Alegre e vou aproveitar para esticar um pouquinho.

Pensei em alugar um carro mesmo, acho q no final não tem muito diferença de valor e temos mais autonomia.

Pelo tempo acho que só daria mesmo pra fazer Gramado e Canela, o que acha que não podemos perder?! rs..

Para Canela o que aconselha?

Acho que ficar em canela é mais barato né?!

Obrigada.

 

 

Luisakb,

Ficar em Canela realmente é mais barato e se vocês forem alugar carro a distância, que é pouca, nem será problema.

Eu, particularmente,preferi me hospedar em Gramado mesmo pra evitar deslocamentos para almoçar e jantar, e para estar perto da pousada caso precisasse voltar no quarto e etc. Canela também é uma cidade linda. Tem alguns bons restaurantes mas a grande quantidade deles realmente está em Gramado. Acredito que outubro os preços ainda não estejam super elevados. Procure com calma alguma em Gramado mesmo.

Não deixem de visitar os parques nacionais (Caracol e Ferradura), os museus de Gramado só valem a pena se você realmente gostar do que eles oferecem, porém achei os que eu visitei bem interessantes. Não deixe de fazer o tour em alguma vinícola e nem o passeio de Maria Fumaça. Tem gente que não aconselha, mas eu achei bem legal!

Vá a uma fábrica de chocolate. Fui na Caracol e achei bem legal pois eles tem toda uma tematização para explicar a história do chocolate.

Visite o Centro das duas cidades. Mas visite andando para descobrir cada cantinho, suas igrejas, lojas, delicatessen, e por aí vai.

Não deixe de comer o famoso fondue. Gostei pra caramba do restaurante que eu fui. O nome é Chateau de La Fondue. Ele não era o mais barato, mas estava longe de ser o mais caro e eu com certeza voltaria lá.

 

Espero ter ajudado.

Beijos.

 

 

Poxa, legal!!

Agora que ta chegando perto da data estou vendo tds as informações novamente hahahaha...

Qual hotel vc ficou?

Qt vc gastou nesses passeios individualmente?

Acho que vou ficar em gramado mesmo!!

O fondue não pode faltar!!! rsrs

 

Obrigada

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Adorei o relato..e vou pegar as dicas..vou no inicio de dezembro...estou meio receosa porque vou totalmente independente..comprei tudo separado. As dicas estão sendo valiosas...valeu gente...abraços...(se alguém tiver na mesma situação ..por favor se pronunciem, não quero ficar perdida por lá..kkkk )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...