Ir para conteúdo

Ilha de Pascoa - relato - junho 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Ilha de Páscoa, o mais resumido que consegui (viagem em junho 2013):

Comprar entrada para o parque no aeroporto. É logo na entrada um estandezinho do lado esquerdo. A cidade sagrada e a fabrica de moais são lindas. (o ingresso do aeroporto serve para eles).

Indo pela estrada de “pedrinhas” para cidade sagrada, quando passa a primeira placa dizendo que não se pode entrar motorizado. Entre nessa trilha, estão recuperando a região, nesse período pode-se andar a pé e a cavalo. (fui no inicio de 2013). Ande um pouco e quando começar a avistar umas pedra mais altas do lado direito da trilha entre na mata (mata é maneira de falar, pq é tudo muito rasteiro, mas n tem trilha, rs) no alto dessas pedras vc consegue ver a cratera do Rano Kao com orongo e o mar no fundo (eu achei uma das vistas mais lindas da ilha) quase ninguém chega no vulcão por esse lado... aproveite!!!!

Se não curtir passeios coletivos de excursão alugue um carro ou uma moto. Pelo menos um dia, pra ver as coisas mais distantes da ilha. Em alguns lugares quanto maior o tempo do aluguel menor o preço por dia, programe-se. Pra quem curte off Road, as motos são tipo XR 250 e os carros Jimmy (carros eu vi de 35 a 40 mil e motos por 33, tem também umas vespinhas vi por 30 mil... . A estradinha que liga Hanga roa (“centro da cidade”) a Tepeu é a pior da ilha. Em alguns poucos trechos se seu carro não for 4x4 vai dar ruim! O restante da ilha qq coisa que se mova passa. Alugar bike pode ser divertido, mas não é muito prático, tem coisas que são muito distantes. Pelo esporte e pala aventura, nota 10, pelo conforto e praticidade nota 3.

Tem muita opção de mergulho, eu não procurei preço de nenhuma pq estava gripado e a compensação fica muito prejudicada... Pros mais marrecos, lembrem-se do tempo mínimo para pegar avião depois de mergulhar. As ondas são muito boas pro surf. Só que na maioria dos lugares que vi o marinheiro de primeira viagem pode se dar mal nas pedras... Mas procurando acredito que tenha locais mais tranqüilos...

Comida cara? Não achei caro pela seguinte ótica: Não existem locais para comida rápida e barata pro dia-a-dia... Como os salgadinhos e o self-services do Brasil com os mais variados tipos de preços. Na ilha a comida de rua geralmente é servida em restaurantes bem bacanas... Se compararmos um restaurante do mesmo padrão aqui no Rio de Janeiro com o da ilha, a diferença de preço não vai ser grande. Mas como Só tem essa opção, acaba ficando caro... Tem os mercados, pra ter uma idéia, uma cerveja que no mercado vc paga 750 num restaurante vc vai pagar de 2500 a 3500 (pesos chilenos). Tem muita guest-house e albergue e camping por lá isso pode te dar acesso a cozinha. Pra quem sabe cozinhar é uma bela oportunidade de poupar uma grana e utilizar uns ingredientes totalmente diferentes como por exemplo as cebolas chilenas gigantes... Tudo rola na rua principal, incluído uma feirinha de verduras, legumes e carnes. As carnes de rua são frescas de animais abatidos na ilha. É meio punk. Nos mercados tem carne congelada nos padrões de higiene internacionais (tentamos acreditar nisso sempre! rs).

Ir ao correio carimbar os passaportes com o carimbinho da ilha é bem legal pra quem viaja muito e tem o passaporte todo colorido! A missa rola na língua local, acho que é domingo (eu perdi essa!). Aproveitando a geografia do correio, desça em direção ao mar, vc vai chegar numa espécie de cais, vire a direita na rua que vai costeando o mar... poucos metro depois do seu lado esquerdo vai ter um restaurante. Recomendo o jantar ali. Luz de velas, fogueira comida boa e drinks diferentes... Falando em restaurante vá ao Te moana e Makona. Não fui nos jantares com dança, não sei como é a experiência, mas que é famoso por lá, isso é um fato! Indo na principal em direção ao posto de gasolina tem uma série de comércios do lado esquerdo. Ali tem uma padaria que tem um quadro negro escrito em giz colorido na porta, ao lado de um mercadinho. (empanadas são ali!!! Recomendo muito, vale comer uma de cada!!!!)

Também na principal tem um restaurante que tem um coqueiro bem alto iluminado na frente. Drinks bacanas, cerveja gelada e comida muito boa. Os donos são muito prestativos...

Incrivelmente as lembrancinhas no aeroporto pareciam mais baratas, tem muita opção... vale olhar...

Vá ao museu no primeiro dia, vai te ajudar a se virar na ilha. Entrada livre! Tem um dia da semana que não funciona, acho que é segunda.

Eu não fiz nenhum passeio em grupo, mas uns amigos foram e recomendaram: “ Se alguém for contratar um dos passeios, não contratar almoço”.

O transporte pro aeroporto pode ser mais caro que o pro centro, mesmo a diferença de distancia sendo mínima, consulte o prestador de serviço antes de topar.

A violência é praticamente nula. Deixei o capacete na moto várias vezes sem prender em nada, vi carros abertos, cada um só mexe no que é seu...

Vi recomendações de um Pub com balada local legítima. Só consegui achar no dia de vir embora... fui no pub dos turistas... foi legal mas n recomendo... também na principal, tem uma farmácia, a cruz verde, do lado dela tem um mercadinho que na porta tem um chaveiro e uma banquinha que vende CDs ali do lado tem a entrada pro pub que fica numa galeria. Vá e me conte como foi!

Por do sol acontece em do lado da ilha que fica Tepeu/Akapu. Tem os moais de onde é o clássico de ser ver o por do sol, mas com uma motinho, cada dia vc pode aproveitar o por do sol de um lugar diferente. Visite as cavernas. Leve lanterna e não entre se estiver viajando sozinho ou coloque sua equipe toda de uma vez dentro das cavernas... desmoronamentos podem acontecer... Não vamos discutir aqui as características e o metamorfismo das rochas de lá, mas se curte geologia... aproveite... muita coisa pra ver... Fiquei hospedado na vaianny guest house. Tudo muito simples, localização espetacular, facilidade de alugar carro na própria hospedagem, eles também fazem passeios e buscam no aeroporto. Tem uma musicas locais com eletrônico muito loucas... os CDs saem por uns 50 reais, o carro que aluguei tinha um muito legal. O que eu comprei não era tão legal assim... Bem, esse é o resumo do resumo do resumo... pé na estrada!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...