Ir para conteúdo

LEVANTANDO DADOS


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, tarde ou oite aí!

Eu encontrei esse fórum por acaso e já faz uma semana que leio os relatos, dicas e outros tópicos que ache realmente de grande ajuda, mas, passada a euforia inicial, e graças a muitos esclarecimentos que encontrei no manual do mochileiro de 1ª viagem de decidi que na minha primeira trip não quero correr feito louco e perder a oportunidade de fazer amizade com nativos, que é um dos meus objetivos.

DECIDI QUE QUERO PASSAR UM MÊS NA BOLÍVIA, entre janeiro ou fevereiro de 2014, pra ter tempo de me planejar com calma....aqui vão algumas observações e dúvidas que tenho tido nesse primeiro momento e gostaria que alguém experiente tentasse me ajudar, eu seria grato.

Pelo que vi por aqui a Bolívia é, de uma forma geral, a partida ou o meio de uma trip mas vi poucos relatos que foquem numa trip inteira nesse país e, em geral, percebo que em média 15 dias o povo faz o tour dos lugares mais visitados, como Chacaltaya, o Salar Oyuni, a trilha de bike, Potosí, Cochabamba, e Santa Cruz, as Islas e El ojo del inca, em média.

Mas, eu, que tenho outros interesses além de viajar, me interesso por algumas outras possibilidades que ainda não encontrei resposta e que talvez alguém possa me ajudar, seguem as dúvidas:

1 - Desarollo sostenible (Desenvolvimento sustentável) é uma coisa que, suponho, deve haver alguma organização, um coletivo, uma ONG, alguma cooperativa que desenvolva atividades nesse campo e que de repente valha a pena conhecer, será que alguém sabe de algo nesse sentido?

2 - Arte e cultura contemporânea boliviana: li aqui muita gente comentando sobre as músicas folclóricas e/ou populares bolivianas, de hábito deles de ouvir isso em alto volume nos transportes entre cidades, etc. como se nos ônibus coletivos de São Paulo não se ouvisse muita música ruim também, quer dizer, isso acho que é meio universal né...

Mas...será que não há coletivos de intervenção urbana, de músicos independentes, eventos como festivais de música alternativa ou afins?niguém nunca viu nada sobre?

3 - Trabalho voluntário eu já li e adorei a idéia, mas, além de cuidar de animais silvestres, será que alguém conhece outros tipos de serviços que podem ser feitos nas cidades mesmo, tipo, cuidar de cães abandonados, os ser voluntário em albergues para moradores de rua, coisas do tipo?

4 - Como pretendo viajar no período de férias escolares, pelos menos por aqui, eu suponho que a vida acadêmica lá também não deve estar ativa nesse período, mas, será que não rola uns congressos, palestras mini cursos de verão e quetais em alguma universidade de La Paz ou Cochabamba?

5 - Finalmente, outra coisa que me liga muito além do sonho de mochilar, e que é para mim uma verdadeira OBSESSÃO é literatura, como li que em geral os preços aí são mais baixos que aqui a oportunidade de comprar livros, livros, muitos livros me interessou demais e também não me lembro de ter visto nada nesse sentido, de repente tem e eu ainda não achei...sei lá...

Bom, essas dúvidas são resultado de algumas reflexões, isto é, se dá pra fazer todo o roteiro turístico em 15 dias, dá pra fazer outras coisas que permitam um conhecimento mais aprofundado da cultura boliviana também, dá pra conhecer gente de lá envolvida com coisas que me interessam também, um pressuposto que, posso estar muito enganado, me aproximará de pessoas que poderão ser amigos no futuro....

Outra coisa que penso e que tem a ver com a própria trip em si é: se eu vou conhecer um lugar que vai me dar uma porrada de boas lembranças, me aproximar de outras pessoas eventualmente legais e me proporcionar um auto-conhecimento, por que não devolver isso de alguma forma a uma país sabidamente empobrecido fnanceiramente mas com uma cultura e um povo tão legais?Por que não ser voluntário em alguma ação social ouvoltada para a sustentabilidade?Por que não?

Assim, dá pra fugir do oba oba comercial que a viagem pode vir a se transformar, dá pra fugir dos finais de semana onde a hospedagem é mais cara e as cidades enchem de pessoas nem tão agradáveis em seu afã de beber, gritar e zoar a caminho do Peru e do Chile (não que eu também não goste, não serei hipócritta mas a MINHA viagem eu quero de outro jeito) dá pra fugir do soroche fazendo alguma coisa diferente e finalmente, conhecendo alguns locais talvez eu possa fugir de preços e tarifas abusivas e descole roteiros alternativos mais interessantes que aqueles que todo mundo vai...

Será que alguém experimentado pode me ajudar com tudo isso?rs...valeu hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Luis, se a sua intenção é de conhecer mais os locais e se integrar na comunidade, por que não se inscreve no Couchsurfing? :)

Pode ser uma boa, porque estando com pessoas de lá, você vai poder se informar melhor sobre os trabalhos voluntários e também seus outros interesses. No próprio CS existem comunidades de trabalho voluntário. E lá você pode trocar ideia diretamente com os bolivianos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi Luiz, tudo bem?

Curiosamente esse teu post foi um dos poucos que me chamou atenção de verdade aqui no site... Em se tratando de um site deste tipo, imaginei que encontraria mais informações como as que você questionou... Mas não, né? Acho que no geral os roteiros são meio padronizados, apressados e oferecem pouca troca. Mas, enfim, te escrevo na verdade para saber se você conseguiu informações além disso. Gostei das tuas perguntas e do tipo de viagem que te interessa, em suma, é o meu interesse também. Viajo a Bolívia agora em dezembro e fico um mês, somente por lá. Ainda estou fechando o roteiro, que não deve ser muito grande, exatamente porque quero ter tempo de ficar nas cidades e conhecer museus e espaços/atividades culturais, tentar conhecer melhor as pessoas e as cidades...

 

Bem, essa será minha segunda vez na Bolívia, mas na oportunidade anterior eu entrei no roteiro "fechado" e "padronizado" de um amigo, algo de que quero fugir. Se posso oferecer uma dica que funcionou um pouco comigo na viagem anterior, foi: tente fugir dos gringos e baladas que todos indicam, são legais para conhecer pessoas de outros paises e falar muito inglês, mas se essa não for a tua vontade, dê seus pulos e tente se aproximar dos bolivianos, pegue as dicas com eles de lugares para visitar, porque senão só vai ver a mesma coisa. Quase como se vc estivesse num "não lugar", em qualquer cidade que você for os turistas sempre se encontram nos pubs mais famosos para turistas, para confraternizarem entre eles mesmos e ouvirem as mesmas músicas que tocam em São Paulo, Londres, Nova Iorque ou Toquio. Se você quer mais, se quer outro tipo de interação, se quer adentrar mais na cultura do lugar, tem que dar um jeito de chegar nos bolivianos mesmo... Em La Paz, em 2008, que foi qnd viajei, conheci um boteco ou qualquer coisa do tipo, que foi a minha melhor noite na cidade, o lugar se chamava Ojos D'agua, não sei se ainda existe, mas vale tentar... Os hippies e vendedores são bons em dicas, se você conseguir quebrar a barreira inicial.

 

Não sei qual o teu roteiro, mas divido algumas coisas:

Sobre turismo ecológico, próximo a La Paz, descobri esse link, vê se é do tipo que te interessa: http://www.sanmigueldelbala.com/

Em Santa Cruz, tem o roteiro das Missões Jesuítas, o Fuerte de Samaipata e as Cascadas de Cuevas, e Vallegrande, onde Che Guevara foi morto.

Em Oruro há opções interessantes como o Salar de Coipasa, a Comunidade Chipaya ou a Ruta intersalar.

La Paz é a cidade mais cosmopolita da Bolívia, tem atividade cultural intensa, muitas galerias e espaços culturais, é só cascavilhar na internet e facebook!

 

Espero ter ajudado em algo e fico esperando as tuas dicas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...