Roteiros de Viagem na Europa

#1111774 por Patrick Carvalho
02 Ago 2015, 21:18
Boa noite, pessoal. Tudo bem?

Comprei passagens indo e voltando de Lisboa entre os dias 08 e 29 de março do ano que vem e estou começando a montar o meu roteiro.

Apesar de já ter ido à Europa e visitado Londres e Paris anteriormente (2011), será o meu primeiro mochilão e tenho, claro, muitas dúvidas. Já rodei bastante pelos tópicos do fórum e esbocei um primeiro roteiro. Gostaria da opinião de vocês sobre as cidades, tempo de permanência e transporte.

08/03 – Embarque Rio-Lisboa
09/03 – Lisboa
10/03 – Lisboa
11/03 – Avião ou trem para Barcelona
12/03 – Barcelona
13/03 – Barcelona
14/03 – Barcelona
15/03 – Barcelona
16/03 – Avião ou trem para Madri
17/03 – Madri
18/03 – Madri
19/03 – Madri
20/03 – Avião para Londres
21/03 – Londres
22/03 – Londres
23/03 – Londres
24/03 – Londres
25/03 – Trem ou avião para Paris
26/03 – Paris
27/03 – Paris
28/03 – Paris
29/03 – Avião para Lisboa
29/03 – Embarque Lisboa/Rio (11:30 PM)

Alguns pontos que eu gostaria de esclarecer e também receber a opinião de vocês:

1. Sei que geograficamente faz mais sentido sair de Lisboa para Madri e de Madri para Barcelona, mas sou fanático por futebol e assistir a um jogo no Camp Nou é uma das minhas prioridades na viagem. Olhei a tabela do campeonato espanhol e o Barça joga em casa no fim de semana do dia 13, então precisarei estar em Barcelona nesta data.

2. Estou bem inclinado a fazer todos os deslocamentos de avião. Pesquisando rapidamente achei os preços melhores e o tempo de distância bem menor. Devo rever isso para Londres/Paris, por conta dos aeroportos mais afastados que as low costs operam nessas cidades?

3. Imagino que quatro dias e meio para Londres e três dias e meio para Paris seja MUITO pouco. Mas já conheço as duas cidades (apesar de ter ficado pouco tempo nelas, durante um intercâmbio na inglaterra em 2011) então acho que conseguiria ver bastante coisa nova para mim nesse tempo. Já pensei em tirar Paris do roteiro, já que a minha prioridade entre Paris e Londres é pela última, e aí aumentaria o tempo de Lisboa, Londres e talvez até Barcelona, que mesmo sem nunca ter ido já me parece ser uma das cidades mais sensacionais da Europa. O que acham? É muito absurdo fazer um mochilão pela Europa ocidental sem chegar nem perto de Paris?

4. Quanto ao preço das passagens nas low costs. Pesquisando hoje, tenho encontrado preços médios de R$150 por trecho, que me agradaram bastante. Vale a pena já fechar logo com esses preços ou há boas chances de ficarem menores com uma aproximação maior da viagem?

Muito obrigado desde já. O fórum é sensacional e tem me ajudado demais.

Podem 'cornetar' a vontade o roteiro.

#1111789 por xxxxxxxxxx
02 Ago 2015, 22:03
1 - Como você vai ter que ir de avião para a Espanha, a ordem das cidades vai ser irrelevante, no máximo vai aumentar uns 30 minutos de voo, o que é irrelevante perante o tempo total gasto.

2 - Você não pode levar em conta somente o preço da passagem, você tem que levar em conta o fato que terá que pagar 20 a 30 Euros para despachar uma mala, e você vai precisar por causa do inverno, o custo dos deslocamentos ao aeroporto, que vai lhe custar em média uns 10 a 15 Euros para ir até o aeroporto e o mesmo tanto para voltar ao centro, ou seja, aquela passagem de avião super-barata de 30 Euros no final das contas vai lhe custar 70 a 80 Euros depois de somar o total gasto.

Sem falar no tempo enorme gasto com toda a burocracia dos aeroportos. Não é o só tempo do voo, você vai gastar 1 hora de metrô/ônibus até o aeroporto, tem que chegar 1h30 antes para fazer check-in, despachar bagagem, passar pelo raio-x, ao chegar no destino são mais 30 a 45 minutos para desembarcar, retirar as malas, achar onde fica a estação de trem, comprar as passagens do metrô, etc, mais 1 hora de metrô/ônibus até o centro, etc..

Ou seja, aquele voo de 1 h no final das contas vai lhe custar 4 ou 5 horas na melhor das hipóteses. Então sempre que possível vá de trem, será mais barato e rápido, pois o trem sai do centro, chega no centro e não tem restrição de bagagem.

Então Barcelona x Madri e Londres x Paris é infinitamente melhor ir de trem, e se você comprar as passagens com uns 90 ou 120 dias de antecedência, irá lhe custar uns 45 euros. O resto tem que ser mesmo de avião, é muito distante e demorado.

3 - Não é um absurdo deixar Paris de fora, afinal cada pessoa tem as suas preferências pessoais, e sempre é bom visitar novos locais. Uma sugestão seria visitar Amsterdam no lugar de Paris, Amsterdam é relativamente pequena, em 3 dias você visita tudo o que interessa, e talvez ainda consiga liberar um tempinho extra para Portugal. Barcelona eu acho que está com um tempo bom, algumas pessoas diriam que tem quase tempo demais em Barcelona, não teria muita necessidade de aumentar o tempo lá.

4 - Eu acho que é muito cedo para você comprar as passagens das low-cost, na minha opinião pessoal seria até um pouco cedo demais para comprar as passagens para a Europa, afinal de contas ainda faltam 7 meses para a viagem, e muita coisa pode acontecer até, como por exemplo você descobrir que as suas férias serão uma semana antes ou depois, não podendo mais viajar nestas datas, você mudar de opinião sobre os locais que gostaria de visitar, etc.. e já tendo tudo comprado você fica muito amarado desde agora. Como é baixa temporada, eu esperaria para comprar as passagens locais e fazer as reservas de hoteis pagas quando faltarem uns 4 meses, e usaria este tempo para pesquisar a respeito das cidades, assim quando estiverem faltando uns 4 meses, você tem certeza sobre os locais a visitar e quanto tempo vai precisar.
#1111797 por Patrick Carvalho
02 Ago 2015, 22:28
Obrigado pela resposta, Adriano.

Eu imaginei que a ordem das cidades na Espanha não faria muita diferença por conta do deslocamento de avião mesmo.

Sobre a bagagem, a minha ideia é levar só uma mochila que não precise ser despachada. Já vai ser o fim do inverno e costumo viajar com pouca coisa, então conseguiria levar roupa suficiente para não passar frio. Será que estou subestimando o inverno? Mas mesmo assim eu concordo com você, já imaginava que para deslocamentos mais curtos o trem talvez pudesse compensar.

A ideia de Amsterdam é ótima. Vou pesquisar mais sobre a cidade.

Por fim, sobre já ter comprado as passagens, aproveitei a promoção de dia dos pais da TAP e comprei por 2 mil reais com taxa (500 dólares mais taxas). Acho difícil achar preço muito melhor e foi uma forma de me motivar a tocar pra frente a ideia do mochilão, que sempre adio. Consigo férias com relativa flexibilidade no trabalho, então acho que a data vai ser essa mesmo. Mas vou seguir o conselho e deixar pra comprar os trechos internos mais pra frente.
#1111839 por xxxxxxxxxx
03 Ago 2015, 08:20
Estive em algumas destas cidades na mesma época, começo de Março, alguns dias estava quentinho, com temperaturas chegando aos 15ºC, mas também teve dias que faz -1ºC, então vai muito da sorte, se você pegar uma sequencia de dias frios, vai passar frio, ou se tiver sorte, pode pegar tempo bom.

Mas não é só por causa das roupas de frio, uma mochila de 10 Kg é pequena, cabe pouca coisa dentro, ai você enche ela de roupa pesada e vai estar lá passando "aperto" toda vez que for pegar um voo, não vai poder comprar uma lembrancinha sequer com medo de estourar o limite da bagagem, e sendo sincero, não vão ser estes 50 ou 60 euros da bagagem despachada que vão deixar a sua viagem cara, você vai gastar muito mais que isto com besteira e bobagens durante a sua viagem, então minha sugestão, seria otimizar os outros gastos e não passar aperto por causa da bagagem.

Uma forma de otimizar os custos, seria trocar esta passagem chegando e voltando por Lisboa, por que chegar e voltar por Lisboa é muito ruim, você vai desperdiçar um dia inteiro de viagem e uns bons 100 Euros voltando a Lisboa só para pegar o voo de volta. O ideal seria ter pego uma passagem "Multiplos Destinos", chegando por Lisboa e voltando por Londres, Barcelona, Amsterdam, etc... Geralmente custa o mesmo de se chegar e voltar pela mesma cidade, e mesmo que seja um pouco mais caro, você compensa isto não desperdiçando um dia inteiro e um monte de euros voltando a Lisboa.

Mas como agora você já comprou, fica a dica para a próxima viagem, mas mesmo assim eu daria uma olhada no custo de remarcar a passagem para voltar por Amsterdam ou Londres, vai lhe custar uma taxa de remarcação e a diferença do preço caso esteja mais caro, mas as vezes pode ela ser menor do que uma passagem de Amsterdam a Lisboa...
#1111843 por Patrick Carvalho
03 Ago 2015, 08:59
Adriano,

Minha ideia ao planejar a viagem apenas com a mochila é mais para facilitar os trajetos entre os países do que economizar os euros que pagaria por despachar. Viajar de avião sem precisar despachar bagagem é muito bom. Assim que a mochila nova que comprei chegar, vou ver o que consigo juntar próximo de 10kg pra saber se é viável ou não.

Sobre a passagem, depois que fechar a última parte do meu roteiro vou entrar em contato com a companhia para confirmar se consigo mudar a volta para não mais precisar retornar a Lisboa para embarcar. Como eu falei, a minha ideia de me 'precipitar' e reservar logo a passagem foi para dar um pontapé inicial na viagem. Daqui pra frente vou começar a acertar os detalhes que puder pra viagem ficar da melhor forma possível, contando sempre com a enorme ajuda do fórum.

Mais uma vez te agradeço pelas respostas.
#1154299 por xxxxxxxxxx
15 Jan 2016, 16:43
Depende das datas, cidades que for visitar e do que você escolher lá, mas hoje, uma viagem de 20 dias, ficando em quarto coletivo de hostel e sendo bem econômico nos gastos deve lhe custar uns 10 mil a 11 mil Reais, isto já contando tudo, passagens, alimentação, hospedagem e passeios, etc..

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes