Mochilas VANGO

Mochilas: Troca de informações sobre as principais marcas do mercado.


Mochilas VANGO

Mensagem não lidapor sovesky » 10 Jun 2009, 12:46


Tópico criado para discussão de assuntos sobre mochilas da marca VANGO.
http://www.vango.co.uk/

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum conhece a qualidade das mochilas Vango.
Esta marca inglesa é muito conhecida e usada na europa, tendo produtos de muito boa qualidade em termos de sacos-cama (é assim que lhe chamam no Brasil?) e tendas.

Quanto a mochilas não sei como é.
Editado pela última vez por sovesky em 12 Jun 2009, 15:42, em um total de 1 vez.
sovesky
 
Mensagens: 75
Desde: 09 Abr 2009, 11:34
Localização: Portugal

Re: Mochilas VANGO

Mensagem não lidapor sovesky » 12 Jun 2009, 11:44

Comprei recentemente o modelo Vango Fitzroy

Características e Review em inglês(não é minha) -> http://www.go4awalk.com/geartests/vango_fitzroy_60+10.php

Imagem

Imagem


A mochila aparenta uma construção robusta. Ainda não a pesei, no entanto parece-me ser um pouco mais pesada que os 2.5kg anunciados pelo fabricante.
Ainda não a usei no exterior. A unica coisa que fiz foi colocar algum peso lá para dentro (computadores portáteis e muito papel) e testei o sistema de adaptação às costas e sinceramente não gostei muito, visto que não atinei bem com o seu funcionamento. Demasiadas fitas e correias que nem sei para que é que servem, no entanto não gastei muito tempo a tentar entender como a ajustar convenientemente, por isso é bem possível que o sistema até seja bastante eficaz. Mesmo assim acho que vou remover algumas, como por exemplo o suporte para machado de neve e bastão de trekking, que nunca uso.

Ao contrário das mochilas habituais, com duas barras verticais nas costas para estabilizar a mochila, esta tem apenas uma barra centrada vertical e duas barras horizontais, estando uma no topo e outra no meio das costas. Pelo que li no site do fabricante é possível ajustá-las, no entanto ainda não entendi muito bem como o fazer, mais uma vez, porque ainda não gastei muito tempo com ela (época de exames na faculdade é tramada hehe).

Quanto às costuras, achei bastante robustas excepto uma ou outra linha solta no interior e no que diz respeito ao acolchoamento achei-o bastante bom, no entanto talvez um pouco macio demais. Se calhar é impressão minha visto que já há 13 anos que uso uma inglesa Karrimor Lynx cujo acolchoamento é inexistente. É de apontar que a minha versão (a de 2009, visto que a das fotos é de 2008) não tem aquela elevação no acolchoamento central o que permite uma melhor passagem de ar nas costas.

EDIT: Entretanto já a pude usar em montanha por isso posso completar a minha avaliação.

Trata-se de uma mochila que se comporta de forma fenomenal, quando bem ajustada. Consegui um ajuste ao meu corpo, como nunca tinha feito com nenhuma mochila, o que talvez tenha a ver com a tecnologia A3, que também me permite fazer todos os ajustes da mochila, sozinho, enquanto ando com ela às costas, o que é excelente.
É uma mochila que tem tendência a ficar com "barriga de cerveja" quando a enchemos e nunca alarga demasiado o que é muito bom. Ela tem capacidade para 80L, e eu desta vez usei apenas uns 60 ou 65 no máximo, logo ela ganhou alguma folga "na cabeça", o que lhe dá um ar estranho quando fechada, visto que parece, que não tem pescoço.
Gosto imenso os bolsinhos de rede laterais visto que usam um material muito resistente (julguei que a rede rebentasse num instante) e uns elásticos para prender bem o seu conteúdo. Levei nesses bolsos a máquina fotográfica e pacote de trail-mix (ou GORP) e nunca tive medo que caíssem. Mesmo nas alturas de escalada.

Um defeito que quero apontar é o facto de ter ficado com ideia que a mochila foi feita para gente gorda, visto que só consegui um bom ajuste na correia da cintura, quando apertando ao máximo, acabando por sobrar uma enorme quantidade de correia o que foi algo incómodo para mim, visto que me obrigou a dar umas voltas com elas, de modo a não andarem soltas, incomodando os braços ou pernas.

Outro pormenor que não gostei foi as alças principais. Encontram-se demasiado apertadas ao corpo na parte de cima, acabando por causar alguma fricção no pescoço, que com o tempo começou a inflamar e a incomodar um bocado. Não sei muito bem o que concluir quanto a este fenómeno, visto que das duas uma, ou sou demasiado pequeno para a mochila, ou então a mochila foi feita para ser usada no inverno quando temos grandes casacos vestidos, tornando o roçar das alças bastante irrelevante. Como eu usei a mochila no Verão e só me encontrava de T-shirt, não tinha qualquer protecção.

Conclusão: Uma boa mochila para o preço pago, que usa uma tecnologia de ajuste corporal fenomenal, a meu ver, no entanto a verdade é que ainda é possível limar algumas arestas, como é o caso das alças principais e das correias da cintura.
sovesky
 
Mensagens: 75
Desde: 09 Abr 2009, 11:34
Localização: Portugal


Voltar para Mochilas: Marcas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante