Ir para conteúdo

Morro de São Paulo - Salvador [25/12 a 29/12]


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Falla Mochileirosssssss ...

 

Finzinho do ano passado, depois de um recesso de trips devido à uma clavicula quebrada andando de longboard, decidi virar um pouco turista e conhecer o nordeste brasileiro, e não me arrependi nem um pouco, alias so me arrependi de não ter ido para Boipeba ... em vez de Morro de São Paulo ... Masss td bem ... não consegui obter mtas informações antes da trip ...

 

20120112220526.jpg

 

Vamos falar um pouco de Morro de São Paulo, Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, que obviamente precisa pegar um barco para se chegar nela (se bem que existem algumas ilhas que nao precisam ... como florianopolis) ...

Nossa Trip se iniciou em Salvador - BA, de salvador existe a opção de pegar um catamarã diremo para Morro de São Paulo, no valor de R$ 80,00 (o dobro da outra rota, mas também metade do tempo) ...

Mas como bom mochileiro decidimos fazer a rota mais econômica:

 

Salvador >>> Itaparica >>> Valença >>> Morro de São Paulo

 

Em salvador você terá que pegar uma balsa para Ilha de Itaparica, o ferryboat é proximo ao Mercado Modelo, e Elevador Lacerda, então você pode aproveitar e conhecer alguns pontos turisticos de Salvador antes de ir caso queira ... na data em que fomos a travessia estava em R$ 3,95 p/ pessoa, (segue os horários do Ferryboat), a viagem dura em média uma hora ...

 

Salvador Itaparica

05:00 05:00

06:00 06:00

...... ....... (de hora em hora)

22:00 22:00

23:00 23:00

Aos domingos e feriados não é realizada

travessia às 5h e 6h nos dois terminais.

 

20120112221305.JPG

sorvetinho mto bom de coco com alguam fruta estranha (la eles misturam frutas estranhas em td)

 

Chegando em Itaparica, se não me engano (estava morrendo de sono) vc ja esta ondi saem os onibus e vans para Valença, os onibus são td iguais lá ... não havia muita diferença entre preços nem qualidade (ou eu não reparei), pagamos o valor de R$ 15,00 de onibus para Valença ...

Proximo a valença ja conversamos com o motorista para nos deixar em um local proximo aonde pegariamos o barco para Morro de São Paulo, andamos um pouquinho e comemos em um restaurante de esquina que fica de frente para onde se pega os barcos (é ao lado de uma pontezinha), comida mto boa e barata ... mas não me recordo o nome do restaurante ....

 

Em valença vc tem duas opções para ir pra morro, lancha rapida (em media 50 min.) ou barco convencional (em media 1:30) ...

Nós pegamos o barco convencional (deveriamos ir pela lancha rapida :D) ... começou a tortura de 1:30 no sol ... mas deu pra curtir o visual um pouco ...

e ate apreciar uma jangada a vela (feita de sacola) enquanto ouvia uma musiquinha no celular ...

 

 

20120112222222.JPG

 

E finalmente chegamosssssss ... aeeeeeeeee felicidade ? até vc ver a subidinha de recepção ...

Os nativos tiveram uam ideia muito legal para os turistas, taxi de bagagem .. uns carrinhos de mão eles cobram de 10 a 20 reais dependendo, para levar sua bagagem para onde quiserem ... (se for contratar um taxi combine o valor antes)

Hoje o morro ja está com uma boa infraestrutura, calçaram toda a praça colocaram bloquetes nas ruas, e um deck de madeira na Praia 02 ate a Praia 03 ...

Hospedagem no morro é o que não falta, nos estavamos procurando um camping ... isso sim esta em falta ...

Os campings q achamos (localizaçoes no arquivo de GPS),

- Um fica proximo à praça na rua que vai para A Fonte Grande ... Camping do seu Americo (R$ 40,00) ...

- Um camping de uma mulher meio louca (se dizia chamar morgana) q nos levou la pro meio do mato la pra cima longi de td e todos ... Camping do Rasta (R$ 25,00)

- Um camping do Brito, o melhor pela localização mas em compensação o local, do lado de um bar fica entrando e saindo umas pessoas meio mal encaradas, mas era a unica opção proxima a praia .... Camping Brito (R$ 20,00)

[achamos alguns albergues na faixa de R$ 40,00 a R$ 60,00 reais a diaria, que compensavam muito]

 

No dia que chegamos eu deixei as meninas curtirem a praia e fiquei correndo atrás de camping desesperado, foi quando conheci o Guia Jean (75-8258.0741 (ou 91 em vez de 41), um rapaz muito simpatico e prestativo, me ajudou muito e foi com quem fechamos os passeios para o dia seguinte, ele é da empresa ILHABELA, conseguimos fechar no valor de R$ 60,00 a volta a ilha passando em Boipeba/Piscinas Naturais de Garapoa/Piscinas Naturais de Morere/Igreja de alguma coisa, e R$ 20,00 o passeio para Ilha de Caitá (uma ilha que fica de frente para praia 03)Morro de Gamboa passando pelo Banco de Areia, eu recomendo os dois passeios para quem for, é um monopólio de valores lá, mas compensa cada centavo, são muitos lindos os lugares ...

Estavamos tão quebrados neste dia q so demos uma volta na praia e ja fomos dormir para o passeio do dia seguinte ...

 

Então agora começa a aventura (se der td certo nao teria graça) ... O passeio sai da praia 03, é uma desorganização na hora de sair, o pesosa vai enfiando uns pra um barco outros pra outro, e nos ficamos no unico barco que quebrou -.- ... A primeira parada deveria ser as Piscinas naturais de Garapoa, o barco quebra no meio do mar (roletou a elice), então ficamos um tempinho parado mas depois veiu uma lancha que nos levou o resto do passeio (vale lembrar se vc tem panico no mar como uma amiga que estava no barco, e fez um escandalo, favor ficar em terra firme) ...

Problema resolvido paramos nas piscinas naturais de Garapoa ... enquanto td mundo ia embora ;D

 

20120112224150.JPG

um snorkel é sempre bem vindo ;]

 

Depois iriamos para as Piscinas Naturais de Morere, mas o rapaz falou que a mare tinha subido e a agua fica turva (historia pra boi durmi é porque nos estavamos atrasado devido ao barco ter quebrado) ... e acabou que não deu para conhecermos (mas dizem q é uma das mais lindas) ...

Então fomos direto para a Praia da Cuiera, dizem estar entre as 10 mais lindas do Nordeste Brasileiro ... ambas ficam em Boipeba, que ao contrario de morro de são paulo, existem trilhoes de camping, e é bem mais sussegado o lugar, nao tem aquela muvuquera de gringos em barzinhos ... (eu sou estranho eu sei, amo paz)

 

20120112224451.JPG

 

Partindo da praia da Cueira fizemos uma trilinha para a Praia da Boca da Barra...

Fizemos a trilha tudo bem ... chegamos la pgamos hiper mega caro por um prato de comida (ate q ta td bem) ... eu vou na lancha pegar a bolsa com o dinheiro ... e invento de pular -.- ...

Conclusão: cortei a canela na helice da lancha, tive qua andar por mais uams 3 praias ate o postinho pra tomar 3 pontinhos ...

 

Mas td bem, tem historia para contar ;] ... continuei andando com a canela costurada pra la e pra cá ... saindo da Boca da Barra, fomos para a Igrejinha de alguma coisa na Ilha de Cairú ...

 

20120112225418.JPG

convento ...

 

Deopis de enrolar um pouc por la e ver uma semi-roda de capoeira, voltamos para o Morro, (com uma pausa pra comer ostra em Canasvieira) ...

Com a canela cortada, e tendo que subir aquela rampa ... entao pensei ... se consegui subir a rampa, eu consigo subir para o Mirante do Farol para ver o por do sol ... entao la vamos nos ... passinho por passinho ... mas chegamos ... e valeu a pena cada segundo ... ;D

Logo quando se chega em morro sentido a praça central, vc veh uma mini praça do lado esquerdo com uma arvore gigante, ali começa a subida para o Farol do Morro ... se vc for para lá é passagem obrigatoria, para ver o por do sol ... no caminho existe um barzinho chamado Toca do Morcego, eles cobram uma taxa pra vc ver o sol de la ... mas a vista la de cima do mirante farol é mto mais linda ....

 

20120112225807.JPG

Mirante do farol (ao chegar no farol vc pega a esquerda, não vai para a tiroleza é sentido contrario)

 

20120112230318.JPG

parece cenário de filme ;D

 

(Não sei como começar o proximo paragrafo) Entaooo assim sucessivamente, fomos para o camping fazer nossa jantinha matinal e descançar para o dia seguinte, que seria uma dos melhores, Apesar de a volta na ilha ser um passeio épico, o de gamboa eu achei muito mais divertido, Primeiro fomos para a Ilha de Caitá, é uma ilha que fica em frente a Praia 3, dos pontos de mergulho que fomos este foi o melhor, da para se chegar nela de caiaque que você aluga na praia 03, la eles alugam snorkels tb ...

 

20120112230925.JPG

lugar pefeito + pessoa perfeito ...

 

Proxima parada foi a Praia de Gamboa ... e o Morro de Argila (dizem ser bom pra estrias celulite e tudo esses pesadelos das mulheres), da para brincar de ponquinho la ... e rir mto ... é engraçado demais vc ver um monti de marmanjo brincando como se fossem um monte de crianças ...

 

20120112231452.JPG

;D

20120112231603.JPG

D;

Proxima parada seria os Bancos de Areia, acho que foi um dos visuais mais lindos que tivemos por lá ...

 

20120112231135.JPG

 

La é perfeito pra vc ficar jogado naquela agua morna batendo um papo, mas pelo horário ja estavamos morrendo de fome então voltamos para a Praia de Gamboa para fazermos a refeição (onde eu perdi a aliança ... e depois de muito trabalho acheio devolta ;D, vai a dica *nunca deixe sua aliança cair em uma areia de praia fofa) ...

 

Entao terminou mais um dia de rolezinho ... com aquela mesma vista que vc tem ao ir pela primeira vez a morro de são paulo ...

 

20120112231852.JPG

Morro de Argila

 

Neste dia chegamos cedo devolta ... então decidimos fazer algo diferente, fomos para o camping cozinhar, pegamos o saco de dormir, repelente, lanterna, e fomos para o Deck que fica no Mirante do Farol, e se estivessemos em mais gente, eu durmiria la facil, é maravilhoso o visual la ... mas e o medo de ser assaltado ? ... aUHHUAuhaUHA

 

20120112232158.JPG

dia perfeito ;D

 

Mais um dia se passa, e começou o stress com aquele camping, começaram a pintar tudo, mal dava pra usar o banheiro, entao decidimos ir embora logo pela manha no dia seguinte, ja que iriamos passar a virada do ano com um amigo meu em salvador, entao decidimos aproveitar um pouco as praias, pois ate entao nao tinhamos aproveitado nada, fomos conhecer o Mirante da Tiroleza, onde se pode descer de tiroleza para a praia 01, acho que o valor é de R$ 30,00 p/pessoa ...

 

20120112232702.JPG

Tiroleza, e mirante lindo pra se ver de manhã

 

Fomos na Ilhota da Saudade, que fica na praia 02 (bem no meido dela, e ao lado da melhor barraquinha de açai)...

 

20120112233006.JPG

Ilhota da saudade, e um mangue também ...

 

Não fizemos nada na praia 03 e fomos mergulhar nas Piscinas naturais da Praia 04, so nao fomos na praia 05 (praia do encanto), porque falaram que estavam acontecendo assaltos por lá ...

 

20120112233138.JPG

 

E nesse dia sim fomos curtir um pouco a noite na vilinha, e foi o dia q mais gastamos ... aUAHUuaHA

Ai vai umas dicas:

 

- Se for com mulher, faça de tudo para ela olhar para o outro lado da rua quando passar nas lojinhas de biquine ...

- O açai da barraquinha que fica na praia perto da Ilha da Saudade, é o mais barato e o melhor q eu tomei ...

- A tapioca que fica na esquian da praia 01 com a praia 02, é muito bom, mas não é um dos mais baratos ;D

- Boa parte dos artesanatos e roupas que se vende em morro de são paulo, vc vê no mercado modelo mais barato ...

- E aproveite ao maximo ... nao deixe que nenhum imprevisto como quebrar barco ou cortar a canela atrapalhe sua viagem ...

 

E assim terminou uma parte da trip ... depois fomos para salvador e conhecemos a praia do FOrte, e o projeto tamar, mas isso é assunto pra outro relato ...

 

 

=]

Fiquem com Deus ...

e me desculpe os erros de portugues e a má escrita, sou quase um engenheiro civil ... não um poeta ... uhaUHAuha

Morro de São Paulo - Salvador.gdb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...