Um espaço para a troca de idéias. Política, Religião, Arte... Entre, opine, concorde, discorde mas sobretudo: Don't Panic!
#544535 por Mochileiro Peregrino
18 Jan 2011, 17:30
O QUE É LIBERDADE?

Uma pergunta que acredito que ja fizemos e ja nos fizeram, deixarei aqui uma reflexao com minha experiencia sobre liberdade. Espero que gostem !!! E compartilhem tambem o que pensam sobre o assunto . ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

Ser livre não e fazer o que quer,
E sim saber fazer o que quer.
Ser livre não é poder comprar o que deseja,
Mas ter um coração puro o bastante para conquistar seus bens necessários.
Ser livre não e dormir aonde quer,
Mas sim ser bem vindo aonde entrar.
Ser livre não é ter poder aquisitivo,
E sim vontade de conquistar e ir atrás do que desejas.
Ser livre não e viver sozinho,
Mas sim saber que a cada despedida deixamos um pedaço do nosso coração em cada pessoa a ser deixada para traz, e conosco trazemos a doce lembrança.
Ser livre não é ir embora quando tiver vontade,
E sim saber que sempre será bem vindo novamente.
Ser livre não é um desejo,
É uma honra,
Uma glória,
Uma proeza,
É divino,
É uma responsabilidade para poucos,
E um sentimento desejado por todos.
Ser livre não e andar sem ninguém ao seu lado,
Mas sim saber estender a sua mão para cada pessoa que cruze seu caminho.
Ser livre não é ser dono do seu próprio mundo,
Mas sim construir um mundo para que homens, mulheres, crianças e velhos possam viver e reinar em paz.
Ser livre é saber acima de tudo deixar um pedaço de si em cada canto que passe,
É olhar para frente somente depois que deixar uma semente de amor, fé e esperança para traz.

#545568 por GUILHERME TOSETTO
20 Jan 2011, 20:15
Aproveito o momento poético do meu amigo, e coloco aqui a etimologia (significado original) da palavra liberdade.

Origem Etimológica da palavra Liberdade
A palavra liberdade, conforme a etimologia grega, eleutheria, significava liberdade de movimento. Tratava-se apenas de uma possibilidade do corpo para se movimentar sem qualquer restrição externa. Poder e liberdade eram palavras praticamente sinônimas. Compreendia-se a liberdade como o poder de se movimentar sem impedimentos, seja em razão da debilidade do corpo, seja em razão da necessidade ou mesmo em razão do impedimento oposto por ordem de um senhor. Assim o significado grego estava relacionado a ausência de limitações e coações.
A palavra alemã Freiheit (liberdade), que tem origem histórica nos vocábulos freihals ou frihals, de onde se originou a palavra Freedom na lingua inglesa, significa "pescoço livre" (frei Hals), referindo-se aos grilhões que mantinham aprisionados os escravos pelo pescoço. Assim, não difere muito em sentido da palavra grega, a complementando com uma imagem contundente. Há de se observar, contudo, que esta palavra tem uma amplitude menor, pois refere-se apenas à situação de impedimento de movimento por razão de uma força externa humana, eliminando assim a necessidade e limitação física, por exemplo. Ou seja, a palavra de origem alemã referia-se apenas a coação, ou a escravidão. Dessa forma, Freihet era um caso particular de eleutheria.
Já a palavra libertas, de onde também se originou o termo liberdade do latim, significa "independência", que resume bem a palavra grega. Portanto, percebemos que a palavra liberdade, nas três situações, está fortemente relacionada a uma situação política do ser humano, embora as palavras grega e latina expressem mais do que isso. Mas a acepção mais comum da palavra nos parece ser a expressão de uma situação de dominação de grupos sobre outros que limitavam ou restringiam o "movimento", ou a possibilidade de "ir e vir" das pessoas subjulgadas. Antepunha-se a situação de escravidão. Portanto, tudo leva a crer que a palavra liberdade nasceu com o objetivo de representar uma status político.
#545936 por Lavínia Oliveira
21 Jan 2011, 16:06
Muito interessante as duas respostas para a mesma questão. A etmologia da palavra nos ajuda a analisar o passado político de alguns povos (nesse caso) e serve para refletirmos sobre as mudanças ocorridas no conceito de liberdade nesses séculos e sobre o sentido dessa palavra na nossa própria sociedade. Em cada período e sociedade a liberdade está em contaposição ao que oprime alguma parcela dessa população. No caso da grécia a qual ser guerreiro era sinal de estatus (ao menos em Atenas e Esparta)o sentido de liberdade estava ligada a ética guerreira e as possibilidades adivindas dela (vale dizer que essa liberdade não era alcançada por qualquer guerreiro), o oposto estava no distanciamento desta função.
Percebo hoje que esse sentido de liberdade que o Mochileiro Peregrino rejeita (de possuir materialmente o que se quer, de fazer o que se quer, sair e voltar, estar só etc.) e que a grande maioria das pessoas aceitam como definição do que seria liberdade é um conceito construído por e para uma sociedade consumista e cada vez mais individualista como a nossa. Valendo-me dessa idéia, acredito que o primeiro passo para alcançar a liberdade (ela é alcançável?) é identificar os nosso grilhões. O convívio em sociedade já nos coage por nos impor uma ética e uma moral que se convencionou como "certa" disse Dürkeim. Sob a ditadura do consumo acreditamos que a felicidade ou a liberdade (acho que uma está relacionada com a outra) é algo adquirido, comprado (morar só, por exemplo) ou conquistado. Será?
Ultimamente tenho pensado muito em tentar me afastar do poder coercitivo da opinião alheia. Para mim, no momento, ser livre é não estar submetidada a essas duas prisões: a da opinião alheia e a do consumo. Por mais que pareça fácil dizer "não ligo para o que os outros dizem" a coisa é muito mais complicada do que a princípio parece.
#613343 por Bruno <Mineiro>
16 Jul 2011, 15:35
é muito bom saber o significado da palavra....
creio que a expressão liberdade, tem uma definição muito pessoal, portanto, depende muito d cada um...
como consideramos ser LIBERDADE...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes