Ir para conteúdo

Os Hosteis inflacionaram ou é impressão minha?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Viajo com muita frequência, e sempre variei a hospedagem em pousadas (quando queria mais conforto e privacidade) e Hosteis (quando estava mais curto de grana e queria conhecer gente nova). Lembro-me que até pouco tempo atrás (1 ano e meio ou dois anos) a hospedagem em um Hostel no Brasil custava em torno de 20 ou 25 reais, algo que cabia no budget de qualquer mochileiro.

 

Porém, pesquisando para uma próxima viagem no Nordeste agora para o fim de Abril (ou seja, baixa temporada) vi que o preço mínimo que encontro para um Hostel é de 40 reais, sendo que o preço da grande maioria orbita entre 40 e 50 reais, que é praticamente o preço de uma pousada econômica (em Jericoacora, por exemplo, o Hostel mais econômico custa 45 reais, sendo que encontrei uma pousada com quarto individual por 30 reais, e ambos com nível de serviço semelhante).

 

Me pergunto as razões disso? Seria o modismo? Ganância dos empresários? Inflação, como tudo aumentou no Brasil? E não tenho uma resposta, talvez a na verdade ela seja um mix disso tudo. Mas percebo que se os preços continuarem altos e subindo desta maneira, começarei a evitar esse tipo de estabelecimento e ficar em campings quando quiser economizar mais.

 

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre isso.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Eu só estranho que comparado aos estabelecimentos do exterior os brasileiros me parecem mais caros.

Já fiquei em hosteis excelentes ao redor do mundo, muitos deles com o preço da diária entre US$ 6 e 10, e com um padrão de qualidade que supera os estabelecimentos daqui.

Link para o comentário
  • Membros

Acabei de orçar em Maceió aonde existem apenas 2 hosteis: o Jatiúca e o Maceió Hostel e Pousada (com duas unidades).

Ambos custam 40 reais (quarto coletivo) com ventilador, e entre 45 e 50 reais com ar condicionado. E estes estabelecimentos oferecem apenas o quarto, café da manhã, e Wifi grátis.

Pesquisei fora dos grandes portais e acabei encontrando 2 pousadas mais baratinhas. Uma por 45 reais, e outra por 50. Ambas são bem básicas, mas possuem um quarto espaçoso individual, banheiro privativo, televisão, café da manhã e Wifi grátis.

 

Acho um absurdo estes preços para hosteis, e tenho que concordar com o comentário abaixo:

 

Eu trabalhei em hostel aqui no Rio de Janeiro e achava caro o preço comparado ao serviço que prestavam. Acho que já foi a época de conseguir bons hostels a preço acessíveis...
Link para o comentário
  • Membros

A inflação está voltando, já passou do teto da meta... É economia simples: Os alimentos aumentam, o salário dos funcionários deve ser aumentado e o preço é repassado para as diárias. Não é só os hostels que inflacionaram: Foi tudo! Desde o tomate aos shows, passagens de ônibus e vestuário.

 

O único setor que ainda dá pra encontrar bons preços é o da aviação. Mas não se enganem: As pechinchas de passagens aéreas que surgem por aí são mais um indicativo de que a economia não está nada boa, e as empresas estão com sérios débitos, precisando faturar...

 

Eu só ficava em hostels e pousadas baratas. De um tempo pra cá, com o aumento de preços, eu tenho preferido campings - que dificilmente passam da faixa de R$15 a R$20 a diária.

 

Outra dica é usar o AirBnb, dá pra encontrar quartos para alugar bem baratos, e muita das vezes bem localizados. Tem quarto em Copacabana por R$20 (!). Pro amigo aí em cima, que teve dificuldades de encontrar algo em Maceió, também tem opções lá a partir de R$30 (https://www.airbnb.com/rooms/1050596)

 

Em tempo: Das crises surgem novas oportunidades. Quem souber ponderar bem seus destinos, escolher certo seus meios de hospedagem, certamente vai poder viajar bastante nessa "nova fase" da economia, após a euforia dos últimos anos.

 

Mas quem ficou acostumado com CVC e hotel... Boa sorte.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é, boreiajr.

 

Sei que tudo inflacionou, mas estava questionando lá em cima a razão da hospedagem em um quarto coletivo de hostel custar o mesmo de um quarto individual em uma pousada. Acabei optando pela 2a opção (a pousada) e estou bem satisfeito com minha escolha.

 

Não conhecia o AirBnb. Obrigado pela dica! Abs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...