Ir para conteúdo

Ouro Preto - MG - Sozinho (Janeiro/2014)


Posts Recomendados

  • Membros

Ouro Preto - MG - Sozinho (Janeiro/2014)

 

Olá pessoal! Bem, já fucei muito aqui o Mochileiros.com á procura de informações para minha primeira viagem só e foi aqui que encontrei a Gabriela Palma (Do Blog Gaby Pelo Mundo) e foi através do seu relado que me inspirei a viajar desacompanhado. Demorei, mas agora espero ajudar alguém com meu breve relato sobre essa cidade encantadora que é Ouro Preto.

Pra quem quer viajar só e está meio inseguro, garanto que Ouro Preto é a cidade ideal para se aventurar. Fiquei hospedado no Hostel Goiabada com Queijo, super recomendo, ambiente organizado, limpo, e te tratam super bem, além do ótimo custo-benefício. Cheguei na Rodoviária de Ouro Preto ás 7 horas da manhã, na sexta-feira, e fui andando até a Praça Tiradentes, que fica a 10 minutos. Para passar o tempo, pois minha chegada ao Hostel só estava prevista para dali á 2 horas, sentei próximo ao monumento dedicado á Tiradentes e fui sentindo o ótimo clima da cidade. Cheguei ao Hostel e logo saí para dar um volta pela cidade, minha primeira parada foi na Igreja Matriz N. Sra. do Pilar (R$ 5, com meia para estudante), depois fiquei andando pela cidade. Voltei ao Hostel e conheci a Isadora (até pra mim, que sou um pouco anti-social, hehe, foi fácil fazer amizade no Hostel), saímos para almoçar num restaurante próximo e barato, na Rua Conde de Bobadela (mais que conhecida como rua Direita), rua super conhecida em Ouro Preto e onde ficam os principais restaurantes. Á tarde, a Isadora e eu saímos para a Estação de Trem de Ouro Preto, para comprar o Ticket do trem que leva até a cidade de Mariana, a qual eu iria no próximo dia. É bom comprar o ingresso um dia antes, pode ser que no dia não tenha mais, então é melhor não arriscar! Logo depois fomos ao Museu de Ciência e Técnica, que fica bem na Praça Tiradentes e é um lugar que nos faz voltar nas aulas de ciências da 7º série... hehe. Tem de tudo um pouco, Geologia, Física, História, além de uma ala super interativa no final, quem foi acho que se divertiu um pouco... rsrs. Já era fim de tarde e, de volta ao Hostel, resolvi tirar um cochilo (acho que nunca andei tanto na minha vida como nesse dia, mas acho super válido, a cidade é linda e conhecê-la a pé deixa tudo mais encantador) e acreditem, só acordei no outro dia! :lol:

Já eram mais de 9 horas da manhã, o trem para Mariana sairia ás 10 horas, enfim, tomei um café da manhã apressado, (sim, o café da manhã do Goiabada com Queijo é um dos melhores que já experimentei, muita variedade de Pães, Frutas, Doces e Bebidas! Estão de Parabéns! ::otemo:: ) e fui para a estação, cheguei faltando 5 minutos para o trem partir! Cheguei á Mariana 1 hora depois (o percurso é de 23 Km, ou seja, a viagem é lenta, mas dá para aproveitar bem a vista e, não esqueça, sente-se do lado DIREITO do trem, hehe). A cidade não preservou tanto a essência histórica quanto Ouro preto, muitas lojas, comércio, a primeira vista uma cidade normal, fui perguntando a cada 5 metros (acho que conheci metade dos moradores de Mariana rsrs) como chegar no Centro Histórico, foi fácil e sem complicações cheguei na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, um conjunto de Igreja + Museu, não sou Católico, por isso acho que em alguns momentos fiquei meio perdido, rsrs, mas nada que as placas explicativas não ajudem! :wink:

Depois fui á Igreja de São Pedro, subi uma ladeira enorme num sol castigante (sim, estava muito quente ::mmm: ) e... a Igreja estava fechada! Só abriria dali a duas horas. É, a vida tem disso... rsrs. Como meu tempo era curto, não daria para esperar, embora fosse uma das igrejas mais lindas da cidade! Voltei ao Centro e peguei um ônibus para a Mina da Passagem (não sem antes pagar um mico básico com uma simpática senhora, pois ela falava muito rápido e eu custei a entender como fazia para pegar esse ônibus :| haha ). Cheguei á Mina, e comprei o ingresso (salgados 35 reais ::ahhhh::) e como eu fui só e na hora não tinha mais ninguém para a visita, foi exclusivo, haha! A guia (cujo nome não me lembro agora :/ ) foi super simpática e me explicou tudo sobre o lugar. Houve uma época que não era mais rentável extrair ouro, bem, acho que foi aí que decidiram lucrar com os turistas hahaha. De volta á Ouro Preto, fui na Subway (sim, na rua Direita tem até Subway!) e fiz um almoço mai$ leve rsrs. Já era de tarde e aproveitei para conhecer a Casa dos Contos, um museu lindo que conta a história da Primeira Moeda do Brasil até hoje, o Real! E no final você ainda pode visitar uma Senzala, um dos pontos altos do Museu, apesar de toda história triste que envolve o lugar :/ . Já eram quase 6 horas da tarde e voltei ao Hostel para me despedir da Isadora e partir para a Rodoviária, meu ônibus sairia em 1 hora.

Em suma, amei a cidade, as pessoas são super solícitas e simpáticas, e a comida mineira é incrível! Não sabe para onde viajar? Vá para Ouro Preto, hehe! ::otemo::

As Igrejas e museus possuem entradas que variam de 2 á 6 reais, em média, com meia entrada para estudantes. Algumas igrejas podem estar fechadas para restauração mas, não se preocupe, lá tem igreja suficiente para você "perder" o dia.

Diária do Hostel - R$ 30;

Ônibus de Ouro Preto para Mariana e vice-versa - R$ 4;

 

A câmera que eu tirei as fotos foi roubada e Murphy deu um empurrãozinho e eu perdi todos os dados do meu computador, inclusive as fotos. :/

Espero que tenham gostado do relato. Se puder dar sua opinião, crítica, enfim, ficarei grato, pois é meu primeiro relato e espero sempre melhorar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Obrigado, Thiago. O Feedback é sempre importante!

Jesiane, eu diria que 2 dias dá pra conhecer a maioria das atrações que a cidade oferece.

Se houver um terceiro dia e você quiser uma viagem mais calma, vale a visita á Mariana. E claro, muita disposição,

pois as ladeiras de Ouro Preto não perdoam ninguém! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Quando estive em Ouro Preto, visitei praticamente todas as igrejas da cidade, e cobra-se ingresso pra visitação diurna, além de proibirem fotos e filmagens. MAS, pra você poder tirar fotos legais de dentro das principais igrejas basta assistir às missas noturnas, geralmente às 19 ou 19:30.

 

Segue abaixo meu relato de viagem pelas cidades históricas, feito em setembro/2014.

 

cidades-historicas-de-mg-congonhas-sjdr-tiradentes-mariana-e-ouro-preto-em-8-dias-t101717.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...