Minas Gerais - Relatos de Viagem
Relatos de Viagem em Minas Gerais - Compartilhe e leia relatos de viagem por destinos de Minas Gerais
318 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 2.4k visualizações
Em janeiro de 2020, partimos do Rio de janeiro para Januária, em Minas Gerais. Januária fica uns 50 Km do Parque , sendo a cidade com melhor estrutura. Mas no parque também existem algumas opções de pousadas bem bacanas. Os passeios começam 8h, sendo assim, para quem se hospedar no parque, pode acordar um pouco mais tarde em relação a Januária, que fica distante do parque. Para os passeios há obrigatoriedade de contratar um guia. Contratamos o guia com apelido de " Velho". Super indico, muito bom conhecedor do lugar, paciente, bom papo, bom preço e super profissional ( tel.:(38)91609681). Em anexo, coloquei o mapa dos circuitos do parque. No primeiro dia fizemos o carro c…
Última resposta por patriciatc, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 5.4k visualizações
Já estou bem longe, seguindo meu caminho, e descansando em um quarto com calefação já que a temperatura lá fora já chega a -27 graus , sem poder sair pra jantar, vou escrever com mais calma sobre São Thomé das Letras. A cidade é pequena, durante o dia quente pra caramba e à noite muito fria. Mas o seu povo é acolhedor, no início meio desconfiados mas com o tempo se soltam, e a parte mineira da cidade se revelam os melhores seres vivos que Deus colocou nesta terra! Que orgulho de ser mineiro!!! Fiquei na Pousada São Tomé, bem no centrinho e "quase" de frente à praça da Igreja Matriz (PROIBIDO tirar fotos no interior dessa igreja, com ou sem flash, fica o aviso!!). Diári…
Última resposta por Daniel Pio, -
- 2 respostas
- 4k visualizações
Na semana anterior à Páscoa, fui com meu namorado conhecer Capitólio e São Thomé das Letras de carro. Neste post vou contar APENAS SOBRE CAPITÓLIO. O link para São Thomé está no fim dele. Saímos do Rio de Janeiro na quinta-feira de madrugada e levamos mais ou menos 8h e meia de carro (+ paradas para abastecer e fazer xixi). Vou detalhar tudo para vocês. Saída do Rio: +- 5h da manhã Chegada em Capitólio: +- 14:30h Capitólio Em Capitólio ficamos hospedados do dia 11 a 14 de abril no Balneário do Lago Hotel, e particularmente o resort é para quem curte conforto, bem-estar e boa localização. É uma experiência de hospedagem completa e ótim…
Última resposta por michelle carvalho, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 186 visualizações
No fim de 2022, estava saindo de uma empresa em João Monlevade-MG, minha esposa e minha filha estavam morando no Rio de Janeiro, estava em um Ap mobilhado, minha esposa e minha filha, foram me buscar de carro, só tinha roupas e uma TV pra levar para o Rio, aproveitamos e passamos por Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto e Tiradentes para passear.
Última resposta por ferramenteiro, -
- 2 respostas
- 233 visualizações
“E então é o seguinte: Não desista. Não deixe que um sentimento de incapacidade cresça e tome conta de você. O melhor impulso para a falta de coragem é meter a cara e sair do lugar mesmo! Porque sempre há uma chance da gente tropeçar em algo maravilhoso. E é impossível tropeçar em algo enquanto estamos sempre sentados no mesmo lugar.” Olá, Mochileiros! Como estão? Já faz algum tempo que não escrevo por aqui. Hoje venho lhes contar um relato muito emocionante de seis pessoas que superaram seus medos e limites no Pico dos Marins. Antes do relato em si, um amigo, Felipe, que subiu o Marins comigo em 2013, queria voltar lá novamente para contemplar a experiência de …
Última resposta por Bianca Camargo Renó, -
- 2 respostas
- 281 visualizações
Olá, Mochileiros! Como estão? Este relato sobre a travessia que vos escrevo foi realizado no dia 18/05/2024. No entanto, estava buscando inspiração para escrevê-lo. A última vez que estive na Serra Fina foi em 2018, realizando a travessia em dois dias no sentido inverso, e na modalidade de um dia foi em 2017. Ambos os relatos deixei registrados aqui no fórum. De lá para cá, muita coisa mudou; antigamente fazia a travessia sem guia e não pagava para entrar. Vamos ao relato. Neste ano de 2024, queríamos voltar à Serra Fina para realizar a travessia na modalidade de um dia, para testarmos nosso preparo físico, batermos nosso último RP e como desafio pessoal. Mas quem já…
Última resposta por leandronandao, -
- 5 respostas
- 2.7k visualizações
Para aproveitar o feriado de Corpus Cristo em 2023 a cidade escolhida para conhecer durante 4 dias foi a capital Mineira, Belo Horizonte. Apesar de já ter visitado minas umas 10 vezes aproximadamente, nunca havia visita BH e o momento chegou no dia 07/06/2023. Eu junto com a minha amiga Janaina embarcamos em um ônibus na rodoviária do Rio de Janeiro com destino a Belo Horizonte, chegando lá ás 5h da manhã um frio de congelar, pegamos um uber até o hostel 10 minutos da rodoviária de carro, o dono do Rota BH Hostel, foi incrível que nos deixou fazer o check in antes do horário. Após Tirar um cochilo de 1 hora e 30 minutos, levantamos e fomos conhecer o que BH tem para …
Última resposta por D FABIANO, -
- 2 seguidores
- 1 resposta
- 673 visualizações
Oi, pessoal@ Estou programando uma visita ao Parque de Inhotim saindo de carro do Rio. Alguém saberia o custo dessa viagem ( combustível + pedágios)? Obrigada,
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 948 visualizações
Olá pessoal, Estou começando a planejar uma viagem de carro saindo do Rio (capital) até a cidade mineira de Inhotim. O objetivo maior é conhecer o museu. Penso em ir em Maio. As duvidas são: quantos dias seriam necessários para conhecer o Museu? quais cidades eu deveria conhecer no caminho (Rio - Inhotim) ? faria sentido voltar por uma outra rota? Muito obrigado desde já.
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
Neste último fim de semana (25 e 26 de março de 2023) acampei na Lapinha da Serra, Serra do Cipó, Minas Gerais. Saí de Belo Horizonte no sábado de manhã e cheguei de volta pra capital na noite do domingo. Gostaria de compartilhar com vocês minha breve experiência. SÁBADO Da rodoviária de BH, peguei um ônibus da viação Saritur com destino à Santana do Riacho (R$54,57 no guichê). Se você quiser viajar de ônibus pra Lapinha, obrigatoriamente vai passar por esse transporte. Ele sai diariamente de BH às 7h30 e às 15h15 e chega em Santana após 3h de trajeto aproximadamente (com uma parada de 10min no meio do caminho). Em Santana, são três as opções pra seguir pra Lapinh…
Última resposta por cedusfarias, -
- 2 seguidores
- 5 respostas
- 727 visualizações
Quem mora em BH vive cercado do caos da cidade grande e qualquer oportunidade de contato com a natureza é uma boa. Conheci o Parque Estadual Serra do Rola Moça no começo desse mês e já quis voltar, dessa vez preparado para andar mais e conhecer melhor o parque. Entramos pela portaria do barreiro, mas para chegar até ela pegamos um atalho: saindo da Pampulha pegamos o 6350 até a estação barreiro e de lá o 342 até o ponto final, no solar do barreiro, em frente o condomínio esparta. De lá, ao lado de uma horta comunitária tem uma trilha que dá acesso à linha do trem, chegando na linha vire à esquerda caminhe um pouco e depois vira à segunda direita, você chegará …
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 4 respostas
- 2.8k visualizações
Olá viajantes, Em junho de 2019 aproveitei um feriadão para conhecer uma belíssima região de MG, famosa pelos seus queijos artesanais fenomenais. Mas se engana quem pensa que só tem queijo pra ver aqui. O lugar também é muito famoso pelo parque nacional da serra da canastra, onde se encontra a nascente do fundamental Rio São Francisco, o rio da integração nacional. Hospedagem: ficamos na principal cidade da região, que é São Roque de Minas, neste airbnb: https://www.airbnb.com.br/rooms/17631730, R$327 reais por 3 diárias; Casa simples, funcional, próximo a entrada da cidade, hospedagem sem frescura. Os principais atrativos do lugar são a visitação à…
Última resposta por kely.alves, -
- 7 respostas
- 5.9k visualizações
São Thomé das Letras, de 07 a 09 de Abril de 2023. 1. A Cidade é considerada mistica pois existem relatos comprovados de aparições de ovnis, além da cidade ter sido construída sobre uma grande pedra de quartzo, o que lhe confere um ar aparentemente pacífico e de aspecto "Good vibes"; 2. São Thomé ficou conhecida pela rodagem da minissérie "Filhos do Sol", de 1991, da extinta TV Manchete. A partir daí, houve uma explosão de turistas que querem ter experiências sobrematurais; 3. Hoje em dia, o comércio lucrativo e a alta exploração turística impregnaram o lugar de tal forma que, aparentemente as pessoas são legais contigo, até ou te extorquir, ou não precisar…
- 9 respostas
- 15.5k visualizações
Destino: Aiuruoca -MG 28 de outubro a 2 de novembro de 2005) Dica 1: Levei R$ 100,00 .(sem perrengues - pra ficar 5 noites e comer muito bem) de Sexta a Quarta. Fui de carro com minha namorada e gastei mais 100,00 de gasolinaid="Arial">- Saímos do RJ. Dica 2: O melhor é ir de carro porque as distâncias dentro de Aiuruoca não são curtas e tem muita subida. Mas a estrada de Caxambu pra lá não é boa, tem muito buracos. Mas dizem que é melhorír por Caxambú do que por Juiz de Fora. Quem for a pé, deve pegar um ônibus até Aiuruoca e lá procurar o Caminhão de Leite e esperar a hora que ele for adentrar na região (Muito gente fina, sempre pronto a ajudar…
Última resposta por Dragum, -
- 0 respostas
- 669 visualizações
Em 2018, sai pra mochilar em minas. Meu primeiro mochilao fora do RJ. Sai do Rio para Juiz de Fora, de bus, pela rodoviaria. De lá consegui uma carona até Viçosa. Nao tinha planejado muito, foi de ultima hora... tinha $$ e tinha tempo. Dei um rolê por Viçosa, conheci uns museus universitarios que tem lá... Ai conheci uma pessoa, conversa vai, conversa vem... eu nao tinha ideia pra onde ir... e esse passoa comentou comigo sobre uma ONG chamada Iracambi, que fica em Rosario da Limeira. Pois bem... passei uma mensagem pra eles, perguntando se precisava de voluntários... Achei q nao ia dar em nada... mas me surpreendi... 3 dias de…
Última resposta por MochileiroRootsBrasil, -
- 12 respostas
- 4k visualizações
Bom dia/tarde/noite aos aventureiros e aventureiras. Apesar de existirem dezenas de relatos sobre a Travessia da Serra Fina, creio que, independente de todos compartilharem do mesmo objetivo (completar o roteiro), também possuímos experiências e perspectivas diferentes das situações que planejamos e encontramos, portanto, como os relatos nos ajudaram muito, retribuirei com minha parte, para quem sabe ajudar próximos aventureiros também. Não tem como escapar, a rotina de trabalho dificulta muito os planejamentos para realizar estes desafios. Juntando a temporada ideal + 4 dias de folga seguidos = feriado prolongado. É grupo em cima…
Última resposta por Ri Gui, -
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Final de semana em Carrancas com o Grupo Tô na Trilha. Ficamos na Pousada Carrancas do lado esquerdo da Igreja Nossa senhora da Conceição. Após uma noite de viagem do Rio de janeiro até Carrancas, 7 horas de viagem, chegamos na pousada e nos arrumamos para os passeios no sábado, mas antes tomamos um café da manhã reforçado. Os passeios começaram pela cachoeira do escorrega a entrada em março de 2021 R$10,00, em seguida cachoeira dos índios, junto com as pinturas rupestres. No complexo da Zilda, fomos de trator até a entrada para as cachoeiras o valor de R$25,00, lá conseguimos visitar a Cachoeira Guatambu, Cachoeira da Proa e Cachoeira da Zilda, um complexo…
Última resposta por Gleiseane Martins, -
𝙈𝙄𝙉𝘼𝙎 𝙂𝙀𝙍𝘼𝙄𝙎 - 𝘿𝙞𝙖𝙢𝙖𝙣𝙩𝙞𝙣𝙖 | 𝙊𝙪𝙧𝙤 𝙋𝙧𝙚𝙩𝙤 | 𝙈𝙖𝙧𝙞𝙖𝙣𝙖 | 𝙎ã𝙤 𝙅𝙤ã𝙤 𝘿𝙚𝙡 𝙍𝙚𝙞 | 𝘽𝙚𝙡𝙤 𝙃𝙤𝙧𝙞𝙯𝙤𝙣𝙩𝙚 | 𝙈𝙖𝙘𝙖𝙘𝙤𝙨 | 𝘾𝙖𝙥𝙞𝙩ó𝙡𝙞𝙤
por Danifloripaa- 4 respostas
- 2.3k visualizações
𝙈𝙄𝙉𝘼𝙎 𝙂𝙀𝙍𝘼𝙄𝙎 - 𝘿𝙞𝙖𝙢𝙖𝙣𝙩𝙞𝙣𝙖 | 𝙊𝙪𝙧𝙤 𝙋𝙧𝙚𝙩𝙤 | 𝙈𝙖𝙧𝙞𝙖𝙣𝙖 | 𝙎ã𝙤 𝙅𝙤ã𝙤 𝘿𝙚𝙡 𝙍𝙚𝙞 | 𝘽𝙚𝙡𝙤 𝙃𝙤𝙧𝙞𝙯𝙤𝙣𝙩𝙚 | 𝙈𝙖𝙘𝙖𝙘𝙤𝙨 | 𝘾𝙖𝙥𝙞𝙩ó𝙡𝙞𝙤 Recentemente estive em Minas Gerais com um amigo conhecendo algumas cidades, ressalto que assumi o risco de manter a viagem mesmo com toda situação da pandemia, mantive os cuidados necessários e respeito as opiniões adversas. Compartilho abaixo algumas dicas dos pontos que visitei, para quem quiser acompanhar mais fotos meu Instagram é @danluiz_ 𝘽𝙀𝙇𝙊 𝙃𝙊𝙍𝙄𝙕𝙊𝙉𝙏𝙀 Praça da Liberdade; Feira Hippie; Basílica Nossa Senhora de Lourdes; Igreja São José (fechado) Museu Gerdau (fechado); Parque Municipal Centro Cultural Banco do Brasil; Parque Municipal Américo R…
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Olá pessoal, Dando continuidade a atualização de alguns relatos, vou contar um pouquinho de uma viagem que fizemos até Carrancas, no Sul de Minas, no feriado de Tiradentes. Nessa viagem minha filha mais velha estava com 1 ano e 2 meses e fomos também acompanhados dos meus pais. Hospedagem: Chalé da Tica, via Airbnb. 620 reais para 3 diárias. Muito charmosinho e arrumado, só a água do chuveiro que não esquentava legal. Obs1: as atrações são divididas em “complexos”, porque com uma entrada visita-se várias piscinas naturais e cachoeiras. Geralmente dá para visitar 2 complexos por dia. Obs2: todas as atrações visitadas encontram-se um pouco a…
Última resposta por gustavo.woltmann, -
- 2 respostas
- 2.2k visualizações
🏦 CIDADE Capitólio é uma cidade, em MG, de 10 mil habitantes e fica a uns 300km de Belo Horizonte. A cidade ficou famosa por seus cânions e cachoeiras muito postados no Instagram. No entanto, as atrações ficam no limite da cidade, longe do centro (uns 25km). É possível ficar na cidade São João Batista do Glória, cuja distância até as atrações é a mesma. Ou em São José da Barra / Furnas, que é até mais perto. As 3 cidade são pequenas e tem hospedagem, contudo, como Capitólio é mais famoso, tem mais restaurantes e pousadas. 🔄 DINHEIRO, CÂMBIO, GASTOS Ficou famoso, então ficou caro. Por isso o apelido é "Capitólio Capitalista". Simples mirante custa R$20. A…
Última resposta por Felipao86, -
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
Olá pessoal, Segue mais um breve relato de viagens de fins de semana. Dessa vez, uma destino pertinho de casa, mas com uma particularidade. Seria a primeira viagem com nossa filha, que acabou de completar 3 meses. Por tal motivo escolhemos um lugar que você perto e tranquilo de turistar, para vermos como seria a rotina agora com um bebê a tiracolo, heheh. Catas Altas é um município bem pequeno (cerca de 5 mil habitantes) que fica próximo a Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara. Ainda não é exatamente uma cidade muito turística mas está crescendo cada dia mais, com uma perspectiva de ser tornar uma “nova Tiradentes” daqui alguns anos. Fica e…
Última resposta por Felipao86, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 3.4k visualizações
Já a algum tempo Ibitipoca, distrito do município de Lima Duarte, estava entre os destinos que eu tinha como prioridade para fazer uma visita, ou melhor, para conhecer o lugar e ver se era tudo aquilo que falavam em relação as belezas naturais do lugar. Estava focado nas trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca. Após fazer uma pesquisa sobre as pousadas, resolvi ficar na Pousada das Bromélias (R$150 com bom café da manhã), que é a que fica mais próxima da entrada do parque, cerca de 10min caminhando. Então no dia 28set18 saí de casa, do bairro de Realengo RJ, às 06:00h, após tomar um farto café da manhã, pois pretendia chegar a po…
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Capitólio eu me programei, está viagem durante 5 meses, assim que abriram as vagas da viagem de Capitólio com o grupo "Tô na Trilha" finalzinho de Março, com o valor já incluindo os passeios de R$550,00, dei minha primeira parcela para garantir minha vaga e paguei as demais de acordo com o mês. Na data e horário marcado 18/08 fui até o ponto de encontro na Central do Brasil para embarque do ônibus ás 23h. A viagem que demoraria 9 horas, devido um problema no ônibus acabou demorando 14 horas, nessas horas que entra o espírito aventureiro de não reclamar dos perrengues, ficar de boa e esperar que vai dar tudo certo, entregar para o universo que ele faz o que é melhor p…
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 8.8k visualizações
Olá viajantes Visitei a famosa Monte Verde no início de agosto, fora da alta temporada (que é entre junho e julho) mas que ainda proporciona temperaturas agradáveis. Para quem não sabe, Monte Verde é um pequeno distrito pertencente ao municipio de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, e foi criado em 1950. Localizado em meio as montanhas, o distrito é famoso por sua arquitetura europeia e também por suas baixas temperaturas - se fosse uma cidade, seria a mais alta do estado e a segunda do país, atrás apenas de Campos do Jordão - o que a faz ser popularmente conhecida como a Suíça Mineira. A fama de Monte Verde começou à cerca de 6-7 anos, se tornando um paraíso …
- 7 respostas
- 28k visualizações
Localizada a 100 km da capital (BH), Mariana é uma cidade histórica, foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, o nome Mariana é uma homenagem do rei D. João V à sua esposa, rainha D. Maria Ana de Áustria. A cidade tem muita influência portuguesa, mas você sabia que os ingleses estiveram presentes no desenvolvimento da cidade e de Minas? Historicamente Portugal e Inglaterra eram grandes parceiros, em Mariana os ingleses começaram a chegar por volta de 1816 e em 1819 compraram dos portugueses a Mina de ouro da Passagem junto com Sócio alemão, o Barão Wilhein Ludvig von Eschwege. Vestígios dessa presença inglesa em Mariana estão abandonados …
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
Em Mariana, Minas Gerais, existe uma outra cidade arqueológica bela e perigosa que poucos conhecem. Considerada como a Machu Picchu brasileira por alguns arqueólogos, o Morro de Santana, carinhosamente chamado de Gogô, é um local impar com uma área aproximada de 132 ha. Foto do autor: tanque de armazenamento de material para produção de ouro do Século XVIII No local existiu uma capela dedicada a Santana construída em 1712 e que foi desmanchada na década de 1970, ainda existem várias ruínas na área do parque arqueológico, residências dos proprietários das minas e de seus escravos e comércios bem próximos às minas. Foto do autor: Ruínas …
- 1 resposta
- 1.5k visualizações
Olá! Há uns anos fiz um relato meu aqui falando sobre minha viagem à São Thomé das Letras. Foi uma viagem muito importante pra mim, porque foi quando eu percebi que um das minhas metas da vida era viajar o máximo possível (e foi a primeira viagem que fiz sozinha). Fiz um artigo no meu aqui no meu blog falando tudo o que você precisa saber sobre São Thomé, de forma objetiva: O que fazer, onde ficar e como chegar de carro, ônibus ou avião. Espero que gostem!
- 12 respostas
- 7.6k visualizações
Oi mochileiros, como vcs estão? Sempre leio muitos relatos aqui do site para me ajudar nas minhas viagens e quando viajo acabo esquecendo de postar (my bad, eu sei #naomejulguem), então aqui vai esse relato com algumas dicas práticas desses dois lugares maravilhosos. Fazia muito tempo que queria conhecer Ouro Preto, então aproveitei o feriado prolongado e resolvi matar a vontade. SP tem um bus direto pra lá que sai às 22h da rodoviária do Tietê, porém como eu trabalho até às 23h era inviável pra mim. Resolvi então pegar o bus das 23h até BH, passar um dia lá e só depois partir pra Ouro Preto. Confesso que a princípio eu estava com zero vontade de conhecer a capi…
Última resposta por elaine matuch, -
- 10 respostas
- 41k visualizações
Feriado de Ano Novo, juntei uma turma de amigos e fui para a mística São Thomé das Letras. São Thomé com TH mesmo, não é charme não, é nome oficial, nas placas de carros e tudo mais. A cidade tem lá sua aura mística, mas é muito mais interessante pela turma alternativa que junta lá. O principal acesso por asfalto e através de Três Corações. Fui de carro mesmo, porque onibus pra lá é um pouco escasso e a gente tava numa turma maior (8 pessoas), então era mais viável ir em 2 carros. Da minha cidade até São Thomé são 300km, viagem de 4 horas. Tem uns atalhos de estrada de terra que baixam o percurso pra 200km, mas prefiro não arriscar. Na estrada de Três Corações pra São T…
Última resposta por Aline Regine Dos Santos Silva Santos, -
- 7 respostas
- 17.5k visualizações
Há algum tempo estávamos pensando em levar nossas cachorras pra dar um “passeio” maior, então, com nossas férias à vista, planejamos uma esticadinha até Carrancas/MG com as duas. Foram dois dias bem divertidos! Carrancas é uma cidade localizada na região sul de Minas Gerais que conta com uma série de atrativos naturais incríveis. Para se ter uma ideia, a região possui cerca de 70 cachoeiras catalogadas. Não é a toa que a cidade é também denominada como a “terra das cachoeiras”. O local não é conhecido somente por turistas que pretendem fugir da agitação das cidades, frequentemente é também palco de gravação de muitas novelas, mais recentemente, a Império (2014). …
Última resposta por Anna lu Câmara,