Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

 

Destino:

Aiuruoca -MG

28 de outubro a 2 de novembro de 2005)

 

Dica 1: Levei R$ 100,00 .(sem perrengues - pra ficar 5 noites e comer muito bem) de Sexta a Quarta. Fui de carro com minha namorada e gastei mais 100,00 de gasolinaid="Arial">- Saímos do RJ.

 

Dica 2:

O melhor é ir de carro porque as distâncias dentro de Aiuruoca não são curtas e tem muita subida. Mas a estrada de Caxambu pra lá não é boa, tem muito buracos. Mas dizem que é melhorír por Caxambú do que por Juiz de Fora.

 

 

Quem for a pé, deve pegar um ônibus até Aiuruoca e lá procurar o Caminhão de Leite e esperar a hora que ele for adentrar na região (Muito gente fina, sempre pronto a ajudar)

 

Dica 3:

Não fiquem na cidade, não tem muito o que fazer e é longe das principais cachoeiras e trilhas. E é caro!

Nós ficamos no Bairro da Pedra, no caminho para o Matutu. É so atravessar a a avenida da cidade e chegar nas estrada de terra....ir em direção à Matutu.

No cminho tem um Camping perfeito -ja comentado aqui no site- o CAMPING DA TATI (é só ir perguntando).Ou conhecido por Mercadinho da Pedra.

Você pode acampar,ou pode ficar nos quartinhos ou no paiol - (espécie de chalé muito legal) - Dormimos nele porque ficamos com medo de chover muito a noite.

Nesse camping tem chuveiro com agua quente. Ela faz as refeições e café se vc pedir, e tem um mercadinho que vende várias paradinhas. Não vai se arrepender. Além disso lá você pode arrumar um guia nativo da região, é só falar com ela - fica baratinho e vale a pena.

 

 

 

 

Dica 4: Tente ir pelo menos a uma cachoeira por dia. Não se desespere se não for a todas. Prepare-se para as distancias.

 

Dica 5: Fomos de carro, mas só o usei uma vez para ir a sede do Bairro do Matutu, por onde começamos a trilha para cachoeira do fundo (2 horas dali! Muito perfeita.

 

Essa é a cochoeira do fundo.

 

Dica 6: Nosos roteiro: Primeiro dia: cachoeira dos macacos; Segundo dia: cachoeira das fadas; terceiro dia: cachoeira do fundo; quarto dia : ficamos de bobeira/ choveu muito; quinto dia: Pedra do Papagaio. Sexto dia: fim.

 

Dica 7: Converse muito com o pessoal, pra saber as histórias da região.

 

Dica 8: Se for atras do pessoal do Santo Daime, não vá de curioso. Não é muito fácil e aberto o relacionamento com o pessoal que mora no Matutu. Eles são mais fechados. Se vc ja participa desses rituais tente entrar em contato com alguem da sua área para que te encaminhem lá em Aiuruoca.

 

Dica 9: Muitas trilhas precisam de guias para facilitar os acessos nas fazendas.Por isso não deixe de arranjar um. Nas trilhas que começam no Matutu já uma organização pra te atender- os guias são mais caros (até 10,00 por pessoa)- Mas se juntar um grupo fica mais barato. Podem falar com o Sr. Lázaro. Se não for começar do Matutu, fale com a Tati que arranja outros guias.

 

Dica 10: A melhor época dizem que é entre junho e agosto -muito frio e sem chuva. Mas nós fomos agora em novembro e choveu pouco durante o dia....o céu limpava e cobria...e só a noite chovia -por isso ficamos no Paiol- lá na Tati.

 

Olha o tempo, apesar disso não choveu e depois ainda fez sol.

 

 

Dica 11: Se liguem nos carrapatos! Fiquem com calças compridas e claras pra facilitar na retirada. Lembarndo que é perigoso deixar o carrapato por mais de 3 horas no corpo.

 

Dica 12: Lá voce anda boa parte dos caminhos nas estradas de poeira vermelha, margeando as fazendas. E tem sempre a entradinha pra trilha no mato que é bem mais curta. E na maioria das vezes já estão muito abertas!

 

 

Essa é a Trilha pra Cachoeira do Fundo

 

 

Dica 13: Se puder levar um $ a mais vale a pena comprar queijo e cachaça do alambique ali mesmo no Bairo da Pedra, é barato e muito bom. Pena que eu levei pouco.

 

CONCLUSÃO

Achamos que Aiuruoca é um lugar muito tranquilo e tem uma paz perfeita. Só o ato de trilhar até as cachoeiras já te faz refletir sobre várias coisas e só cair na agua gelada já te faz relaxar. Lá voê esquece de tudo facilmente. Nada como gritar do alto e ouvir um eco perfeito. Quero ainda subir a pedra pra dormir e acordar com o nasecr do sol, mas só em julho do ano que vem. Lá é bem legal! Bom passeio pra quem for.

 

Tenho fotos no meu fotolog de lá, do camping, passem por lá e deixem seus recados. Estamos a disposição. Valeu, abraços! Boa Trip.

 

 

 

 

icon_paperclip.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

E ai Du blz... to loko pra ir em aiuruoca, tentei ir antes mas não consegui.. Agora to querendo ir no carnaval e so posso ir de viaçao canela, mas to mei em duvida sobre esse negocio dos campings...pois dizem que eles sao longe das cahus, e elas proprias sao muito longe umas das outras... portanto tava penssando em ir andando de uma pra outra acampar durante a caminhada entre elas e conhecer o maximo delas que eu puder, porém nao to sabendo se pode acampar dentro do parque e se eh seguro la dentro... to indo com uma turma de umas 7 a 10 pessoas e tenho que penssar em segurança. VC sabe se pode acampar no parque e se eh seguro??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Duserrao,

 

Boa trip em brother. Realmente Matutu é muito maravilhosa, suas paisagens são indescritíveis e os momentos que a natureza nos da, é sem igual, sente-se a energia do local, e essa é muito forte.

 

Fui em Novembro, e com medo das chuvas, mas, no geral a garoa foi pouca e a paisagem foi linda demais.

 

Quanto ao Camping da Tati: Ela é muito maneira, dentro de sua simplicidade revela o que é aquele cantinho do Brasil: um lugar de PAZ.

 

As Cachoeiras são lindas mesmo. Não chegamso a ir na do Fundo, mas aproveitamos bem todas as outras.

 

Abração,

 

Rogério Félix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiquei na cidade pagando R$ 10 por noite para dormir na casa de uma mulher (acho que tem escrito Quartos ou Hotel na frente) e fiz as trilhas da Cachoeira dos Garcia, do Pico do Papagaio, da Cachoeira do Fundo no Matutu e de uma outra bem curta que eu não lembro o nome. Algumas trilhas não são bem marcadas e tem muitas bifurcações. Eu acho que é de propósito para obrigar a contratação de guias. De qualquer jeito, a trilha da cahoeira dos Garcia é bem fácil, mas tem outras 7 em volta que são de difícil acesso. Acabei me perdendo, entrando no mato e seguindo o rio. No fim encontramos umas pessoas que confirmaram que estávamos no caminho certo.

 

Uma dica para quem fica na cidade é comer na pizzaria que é muito boa e barata. Fora isso os restaurantes fecham e só sobram lanchonetes demoradas.

 

Vale a pena ir de carro porque o começo das trilhas é longe da cidade. Mas é bom esperar alguns buracos, bem maiores que os da estrada de Caxambu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Poderiam me indicar uma pousada barata pra hospedar em aiuruoca? sabem me informar se tem onibus de BH direto pra la? qual cidade de referencia mais proxima? qtos km?

 

Grato!

 

Fabio

 

Juntando a minha dúvida com as do colega acima, eu pergunto: indo de ônibus que é melhor ? Ir por caxambu ou por juiz de fora ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal interessado a conhecer Aiuruoca-MG, bom levar em conta tais comentarios atualizados em FEV 2012 pois os que se tem sao todos de 5 anos atras p/ mais....

Nao existe mais o tal camping da Tati dos comentarios. Nem o morada do sol. Nem qqer 1 outro...

Fui acampar eu e minha namorada e encontramos somente o camping PANORAMICO (q inicialmente nao nos agradou) e nada mais. Tivemos que acampar no Vale do Matutu no quintal casa de um morador (Casemiro - irmao da tia Iraci). Para quem quer acampar no vale, essas sao as duas unicas opcoes. Para visitar as cachoeiras, tem q ser desbravador(a) !! nao tem placa nenhuma, nada de sinalizacao !! eh horrivel !! aconselho se informar na casa de informacoes turisticas do centro da cidade (localizada na pça na frente da igreja - e ja chegar ao vale do matutu com todas as informacoes). Tem um rapaz q trabalha la q eh super gente boa e explica tudo certinho de como chegar em cada uma das cachoeiras (eh bom ter passado antes na estrada do vale do matutu umas 2 vezes de carro p/ se localizar nas entradas de cada uma das cachoeiras). Qdo chegarem no vale do matutu, nao esperem ser bem atendidos pelo "guia" Lazaro. Ele eh super antipatico, nada hospitaleiro, nem um pouco carismatico e nao tem vontade nenhuma de dar informacoes de lugares/mapas/passeios. Melhor ja chegarem por la munidos de mapas e informacoes e perguntarem diretamente ao pessoal local como chegar em cada lugar, que sao super gente boa. Se nao ficarem em pousada com refeicao completa (cafeh da manha, almoco e janta), aconselho levarem comida - pois as opcoes sao muito poucas (uma ou duas) e CARISSIMAS ! Tia Iraci faz um rango muito bom mas super caro !! Nao condiz com o local a precificacao das refeicoes/bebidas.

Recomendo, tanto pelo atendimento, como pelo preço HONESTO e qualidade das guloseimas o cafeh da manha/tarde no CASARAO do Matutu. Muito bom e pessoal gente boa tb ! Ao contrario do que informa os foruns de discussoes na internet, SIM É POSSIVEL ir em todas as cachoeiras por conta propria e tb eh possivel tomar banho EM TODAS (Fundo, Meio, Arco Iris, Deus Me Livre, Garcias, Batuque, Macaco, etc..). Lugar muito lindo, agua cristalina e potavel em todas as cachoeiras. Nao tomem banho c/ sabonete/shampoo para que isso possa durar mais uns 100 anos !! Todas as cachoeiras sao maravilhosas !!! Cuidem bem do maior patrimonio local, a AGUA !! Boa viagem a todos(as) !

 

Postado em FEV 2012.

 

PS: No centro da cidade tem um restaurante MUITO BOM (preço JUSTO tb e muita diversidade de comida caseira gostosa) chamado DOIS IRMAOS, fica na rua debaixo da igreja. Excelente ! Pena que fica longe do vale do Matutu (17km) senao seria altamente recomendavel. Dizem tb (esta nao fui) que a Pizzaria Azeitona eh muito boa, mas funciona somente a noite e nao pude conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

ATUALIZANDO / COMPLEMENTANDO EM FEVEREIRO / 2013

 

Passei pela região em Fev/2013 durante a semana...

Acampamos no Camping PANORAMICO que fica no km 6 da estrada para o Matutu (o qual está funcionando no lugar do camping da TATI, que não existe mais)... fomos muito bem recebidos pelo Sr. Odilon e sua esposa Rose, donos do camping... subimos o Pico do Papagaio com boas dicas fornecidas pelo Odilon (a trilha tem algumas "erradas", portanto caso não tenha experiência em montanha / trilha recomendo contratar um guia)...

A trilha para a Cachoeira do Fundo é um pouco confusa no inicio por passar numa área com diversas propriedades e muitas porteiras... e na região em geral as cachoeiras não possuem placas ou indicações...

Conforme o Marcelo Pires comentou no post anterior, há a possibilidade de acampar na casa do Casemiro (que fica depois do Casarão do Matutu)... mas para isso, como a estrada acaba no casarão, lá voce tem que deixar seu carro e caminhar com seu equipamento por uma trilha plana de aproximadamente 1km passando por algumas porteiras até chegar na região das casas do Casemiro, Tia Iraci, etc... mas como o Sr. Lázaro (local que fica no Casarão fornecendo informações) nos disse, o Casemiro não é um camping, e sim um quebra galho caso voce chegue lá e não tenha opção... sei lá... mas atualmente tem o PANORAMICO que recomendo...

Em geral a região me pareceu um pouco "fechada" ao turismo... não sei se existe algum "bloqueio" pela comunidade local para não bombar de turistas... ou é falta de interesse do município em promover o turismo na região... mas é um lugar que vale a pena conhecer...

 

Obs: o centrinho de Aiuruoca não tem muita coisa, a dica do Marcelo do restaurante Dois Irmaos foi boa... no mesmo local há uma pousada de mesmo nome... R$ 150 o casal... e caso vá para acampar... já leve rango e demais coisas compradas em Aiuruoca ou outra cidade maior... pois na estrada do Matutu não há nada (exceto a Tia Iraci que não posso opinar e um mercadinho na frente do Panoramico que so tem cerveja, refri, salgadinhos de pacote e bolacas... mas que não abre todo dia!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...