Ir para conteúdo

Patagônia fev/2015


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, tudo bem?

 

Estou planejando uma viagem pra Patagônia em fevereiro do ano que vem. A idéia é aproveitar o carnaval e esticar mais uma semana. Já estive lá em jan/2008, fiz o W do torres e dei uma passada por Calafate e Ushaia, mas bem rapidamente. A idéia dessa vez é basicamente repetir o mesmo roteiro (minha esposa e uns amigos que não conhecem nada também vão) mas planejando melhor pra aproveitar ao máximo as trilhas da região.

 

Chegamos em BsAs no dia 12 e voltamos de lá pro Rio no dia 28 (essas são as únicas passagens que já temos compradas). Algumas pessoas vão ter que voltar pro Brasil no dia 22. Por enquanto estou pensando no seguinte roteiro:

 

- 12: chegada em BsAs

- 13: BsAs/Calafate. Visita "noturna" ao Perito Moreno*

- 14: Chalten - trilha 1

- 15: Chalten - trilha 2

- 16: Chalten - trilha 3

- 17: Chalten/Puerto Natales

- 18-20: Torres del Paine, circuito W

- 21: quem tem que voltar pro Brasil volta, o resto segue viagem.

 

*explico essa visita noturna. Quando estive lá em 2008, fiz a visita normal, de busão, com aquele monte de turista.. De volta ao albergue, eu e meu amigo conhecemos umas meninas que estavam planejando ir lá a noite, de taxi. Digo a noite mas como no verão patagônico o sol só vai se por super tarde, lá pelas dez, pegamos ainda um bom tempo com luz e depois o glaciar iluminado somente pela luz da lua. Foi fantástico, e o melhor, sem ninguém mais no parque além da gente! Além do que, um taxi dividido por 4 pessoas acaba saindo mais barato, per capita, do que 4 excursões de busão. Fica a dica!

 

Sobre as trilhas em Chalten, ainda estou bem em dúvida. Laguna de Los Tres? Tombo del Pliegue? Também por lá gostaria de tirar um dia pra fazer o Big Ice no Glaciar Viedma. Possivelmente, também consigamos um dia a mais em Chalten. Enfim, gostaria de sugestões de trilhas por lá.

 

Depois disso, o roteiro ainda está bem em aberto. Sei que vamos pra Ushuaia, mas como ainda teremos uma semana, me parece tempo demais pra passar somente em Ushuaia. Tinha pensado em reservar uns dias pra Peninsula Valdez, mas os voos Ushuaia/Puerto Madryn e Puerto Madryn/Buenos Aires tão caaaaros, então estamos pensando em desistir dessa parte. Pirei também com a possibilidade de pegar um cruzeiro de Punta Arenas pra Ushuaia, mas novamente, os custos são proibitivos. Dizem que esses cruzeiros as vezes oferecem descontos de última hora, mas não dá pra contar com isso. O que vocês acham? Alguma recomendação na área? Isla Navarrino vale mesmo a pena, e quanto tempo passar por lá?

 

abs galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá!

 

Eu recomendo vc fazer Laguna de Los Tres, Loma del Pliegue Tumbado e Laguna Torre (ordem decrescente de beleza).

 

Três dias para fazer o W não dá! Tem que ser uns 4 no mínimo. A não ser que vc queira cortar alguma coisa...rs

 

Não fiz, mas ouvi dizer que esse Big Ice do Viedma é bem mais radical que o Big Ice do Perito ::otemo::

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi DSS,

 

Valeu pelas dicas de trilhas em Chalten, anotadas. Só pra esclarecer: Laguna Torre é a mesma coisa que Cerro Torre?

 

Sobre TDP, que eu me lembre são 3 dias sim, um pra cada perna do W, não é isso? Na minha outra viagem fiz exatamente isso: saí de Calafate, pernoitei em P. Natales e no outro dia cedo fui pra Torres e fiz a primeira perna do circuito. Nos dois próximos dias fiz as pernas restantes e voltei pra P. Natales. Estou reservando, claro, um dia pra viagem de Calafate pra P. Natales.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi,

 

É a msm coisa sim! É que o Cerro fica "proximo" da Laguna, por isso o msm nome.

 

Eu fiz o W em 5 dias! Acho que dá pra fazer em 3 dias, mas vai ser mto corrido e vc vai ficar muito cansado. Vc vai acampar ou ficar nos refugios? Qual será o seu roteiro no W?

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá!

 

Eu recomendo vc fazer Laguna de Los Tres, Loma del Pliegue Tumbado e Laguna Torre (ordem decrescente de beleza).

 

Três dias para fazer o W não dá! Tem que ser uns 4 no mínimo. A não ser que vc queira cortar alguma coisa...rs

 

Não fiz, mas ouvi dizer que esse Big Ice do Viedma é bem mais radical que o Big Ice do Perito ::otemo::

 

abraços

 

Concordo plenamente... Laguna de los Tres é incrível, nao pode faltar... a Loma del Pliegue Tumbado eu não consegui ir, mas vi fotos incrível! E A Laguna Torre seria fantástica se vc não tivesse visto essas duas primeiros... btw, se quiser fazer em ordem crescente de beleza pode ser uma boa =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, e Ushuaia, já visitaram lá? Eu fui mas bem rapidamente, na verdade eu já ia ficar pouco tempo e acabei perdendo um dia em Punta Arenas pq não me atentei pra tabela de ônibus e no dia que cheguei lá (vindo de Puerto Natales) não havia conexão pra Ushuaia. Quando finalmente cheguei lá acabei fazendo somente o passeio de barco pelo canal beagle, com parada na colônia de pinguins, e no outro dia fiz um tour pela cidade mesmo, visitando a prisão e mais algumas atrações na cidade. Não cheguei a ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego, infelizmente. Por isso pergunto:

- quanto tempo reservar pra explorar o parque? Na maioria dos relatos que vi, parece que as pessoas fazem somente um day-tour. Não rolam trilhas mais longas? Ou pelo menos há outras opções de trilhas pra se fazer em vários dias?

- alguém já fez o passeio à colônia de pinguins em Punta Arenas? Como comparam com o de Ushuaia? E da Peninsula Valdez?

- e à Isla Navarrino, alguém já foi?

 

Valeu, abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, por favor me tirem uma dúvida em relação a Chalten: é possível fazer esses passeios - Laguna de Los Tres, Loma del Pliegue Tumbado e Laguna Torre num esquema bate e volta a partir de Chalten, ou é melhor ir acampando no caminho? O guia do Lonely PLanet parece indicar que é preciso acampar, mas os amigos que vão comigo prefeririam ficar na vila, se possível.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pessoal, por favor me tirem uma dúvida em relação a Chalten: é possível fazer esses passeios - Laguna de Los Tres, Loma del Pliegue Tumbado e Laguna Torre num esquema bate e volta a partir de Chalten, ou é melhor ir acampando no caminho? O guia do Lonely PLanet parece indicar que é preciso acampar, mas os amigos que vão comigo prefeririam ficar na vila, se possível.

 

abs

Dá pra fazer o bate volta sem problemas! Aliás acho q 90% das pessoas que visitam esses lugares NÃO acampam rs

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...