Ir para conteúdo

Peru/Bolívia 2015: Lima, Cusco, Machu Picchu, Arequipa, Copacabana e La Paz


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

estou planejando um mochilão Peru e Bolívia 18 dias em Maio de 2015, provavelmente entre os dias 1 e 17. Basicamente, ficarei 4 dias em Lima, 4 dias em Cusco/Águas Calientes, 3 dias em Arequipa, 2 em Copacabana e 4 em La Paz. Quem já fez ou pesquisou sobre esse conhecido roteiro, poderia me dar algumas dicas?! Primeiro, segue meu roteiro abaixo:

 

Dia 1 - Rio de Janeiro/Lima: Ida de avião para Lima. Passeio pela cidade. Convento de San Francisco (Museo y Catacumbas), Plaza das Armas, Mercado Central, Museu Larco Herrera, Huaca Pucllana, Parque del Amor e Mercado de Surquillo

Dia 2 - Lima: Ruinas Pachacámac, Huaca Huallamarca e Playa Punta Hermosa

Dia 3 - Lima: Ida à Ica e Huacachina (Passeio de buggie e sandboard) e pernoitar lá

Dia 4 - Lima: Paracas (Islas Ballestas e Reserva de Paracas). Retornar para Lima, noite no hostel e pegar o vôo de manhã para Cusco

Dia 5 - Cusco: Aclimatação. Museo Inka, Museo de Arte Contemporanea, Catedral, Plaza de Armas, Templo del Sol e City Tour (Saqsayhuamán, Qénqo, Pukapukara, Tambomachay)

Dia 6 - Cusco/Águas Calientes: Passeio de Vale Sagrado (Pisac, Urubamba e Ollantaytambo). Pegar o último trem para Águas Calientes e pernoitar lá.

Dia 7 - Cusco/Ollantaytambo: Machu Picchu/Huayna Picchu, retornar para Ollantaytambo e pernoitar lá.

Dia 8 - Águas Calientes/Cusco: Volta para Cusco passando por Maras e Moray. Ônibus para Arequipa à noite pela Cruz del Sur ou Transzela.

Dia 9 - Arequipa : andar pela cidade e comprar tour de Cañon del Colca.

Dia 10 - Arequipa: Tour Cañon del Colca

Dia 11 - Arequipa: Tour Cañon del Colca e no retorno à Chivay de tarde, ficar na cidade para pegar o ônibus direto para Puno pela 4M Express. Dormir em Puno e pegar ônibus para Copacabana de manhã pela empresa Titicaca Bolívia.

Dia 12 - Copacabana: Basílica Nossa Senhora de Copacabana e Cerro Calvario

Dia 13 - Copacabana: Trilha cruzando a Isla Del Sol. Retornar e pegar o último ônibus (19h30) para La Paz pela empresa Titicaca Bolívia.

Dia 14 - La Paz: Tiwanaku, Mirador Killi Killi, Plaza Murillo e conhecer a Cidade

Dia 15 - La Paz: Downhill de bike até Coroico

Dia 16 - La Paz: Chacaltaya e Valle de La Luna

Dia 17 - La Paz: Retorno ao Brasil de avião pela empresa "Boliviana".

 

O meu maior receio é ficar pouco tempo na altitude antes de fazer Machu Picchu. Dois dias em Cusco são suficientes para aclimatação antes de subir Machu Picchu?

 

Quanto ao Canyon del Colca, o que vocês acham? City tour de 2 dias e 1 noite, ficando em Chivay para pegar o ônibus direto para Puno ou faço aquele de um dia ida e volta de Arequipa e depois vou para Puno?

 

Em Puno e Copacabana eu ficarei uma noite apenas e vou pegar ônibus no final do dia.

Como são os ônibus na região do Lago Titicaca? Existe uma rodoviária ou você desce na rua/estrada? Principalmente em Puno, alguma dica de hostel ou hotel em conta que fique perto da rodoviária ou desses locais onde os ônibus para outras cidades passam?

 

E em Copacabana, eu consigo cruzar a Isla del Sol indo no primeiro barco do dia e voltar a tempo de pegar o ônibus das 19h30? Estou com medo da trilha ser muito longa e não conseguir voltar a tempo para passar no hostel, pegar a mochila e ir para a rodoviária (se existir) pegar o ônibus. Consigo pegar taxi fácil em Copacabana?

 

Estou aceitando dicas de locais para ficar em Arequipa também, mesmo que vá ficar apenas uma noite.

 

E sobre as passagens de ônibus, o que vocÊs acham melhor, comprar daqui do Brasil ou quando chegar nas cidades?

 

Obrigado pela ajuda desde já galera!

Abs! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O meu maior receio é ficar pouco tempo na altitude antes de fazer Machu Picchu. Dois dias em Cusco são suficientes para aclimatação antes de subir Machu Picchu?

Difícil responder, porque o processo de aclimatação varia de pessoa para pessoa. Quando visitei Machu Picchu eu já estava aclimatado, pois estava vindo de Uyuni (2 noites na cidade e 2 no deserto) e Atacama.

 

Quanto ao Canyon del Colca, o que vocês acham? City tour de 2 dias e 1 noite, ficando em Chivay para pegar o ônibus direto para Puno ou faço aquele de um dia ida e volta de Arequipa e depois vou para Puno?

 

Fiz o tour de 1 dia ao Canyon. Foi cansativo, porque saí pra o tour às 3h da madrugada; voltei às 18:30h do Canyon e peguei o ônibus às 20:30h para Cusco.

 

Em Puno e Copacabana eu ficarei uma noite apenas e vou pegar ônibus no final do dia.

Como são os ônibus na região do Lago Titicaca? Existe uma rodoviária ou você desce na rua/estrada? Principalmente em Puno, alguma dica de hostel ou hotel em conta que fique perto da rodoviária ou desses locais onde os ônibus para outras cidades passam?

Em Puno tem rodoviária.Em Copacabana, os ônibus que vão para outras cidades param na rua. Pelo que entendi, você vai passar por Puno e se hospedar em Copacabana, pois é nesta última que estão os seus passeios. Além disso, em Puno não se tem muita coisa. Já em Copacabana, existem muitas opções de hospedagem perto da rua dos ônibus ou longe dela. Fiquei hospedado no hotel El Mirador. As instalações são excelentes; fica de frente para o Lago Tititaca. Porém, não recomendo, pois o banho é frio.

 

E em Copacabana, eu consigo cruzar a Isla del Sol indo no primeiro barco do dia e voltar a tempo de pegar o ônibus das 19h30? Estou com medo da trilha ser muito longa e não conseguir voltar a tempo para passar no hostel, pegar a mochila e ir para a rodoviária (se existir) pegar o ônibus. Consigo pegar taxi fácil em Copacabana?

Nesta questão você precisa ficar atento, já que as agências mentem a hora da chegada em Copacabana. Procure comprar a passagem para La Paz para um horário mais tarde (de Copacabana à La Paz são quatro horas de viagem). Seria interessante você chegar de Arequipa e ficar hospedado na Isla del Sol.Em Copacabana não há necessidade de pegar táxi. A rua dos ônibus ficam a duas quadras do Lago.

Estou aceitando dicas de locais para ficar em Arequipa também, mesmo que vá ficar apenas uma noite.

Arequipa é uma cidade grande e bonita, conhecida como a Roma da América.São muitas as opções de hospedagem. Eu fiquei no hostel Bothy. Um amigo ficou no Wild Rover

 

E sobre as passagens de ônibus, o que vocÊs acham melhor, comprar daqui do Brasil ou quando chegar nas cidades?

Todas as passagens da Cruz Del Sur eu comprei pelo site da empresa e ao longo da viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Quanto ao Canyon del Colca, o que vocês acham? City tour de 2 dias e 1 noite, ficando em Chivay para pegar o ônibus direto para Puno ou faço aquele de um dia ida e volta de Arequipa e depois vou para Puno?

 

Fiz o tour de 1 dia ao Canyon. Foi cansativo, porque saí pra o tour às 3h da madrugada; voltei às 18:30h do Canyon e peguei o ônibus às 20:30h para Cusco.

 

Em Puno e Copacabana eu ficarei uma noite apenas e vou pegar ônibus no final do dia.

Como são os ônibus na região do Lago Titicaca? Existe uma rodoviária ou você desce na rua/estrada? Principalmente em Puno, alguma dica de hostel ou hotel em conta que fique perto da rodoviária ou desses locais onde os ônibus para outras cidades passam?

Em Puno tem rodoviária.Em Copacabana, os ônibus que vão para outras cidades param na rua. Pelo que entendi, você vai passar por Puno e se hospedar em Copacabana, pois é nesta última que estão os seus passeios. Além disso, em Puno não se tem muita coisa. Já em Copacabana, existem muitas opções de hospedagem perto da rua dos ônibus ou longe dela. Fiquei hospedado no hotel El Mirador. As instalações são excelentes; fica de frente para o Lago Tititaca. Porém, não recomendo, pois o banho é frio.

 

E em Copacabana, eu consigo cruzar a Isla del Sol indo no primeiro barco do dia e voltar a tempo de pegar o ônibus das 19h30? Estou com medo da trilha ser muito longa e não conseguir voltar a tempo para passar no hostel, pegar a mochila e ir para a rodoviária (se existir) pegar o ônibus. Consigo pegar taxi fácil em Copacabana?

Nesta questão você precisa ficar atento, já que as agências mentem a hora da chegada em Copacabana. Procure comprar a passagem para La Paz para um horário mais tarde (de Copacabana à La Paz são quatro horas de viagem). Seria interessante você chegar de Arequipa e ficar hospedado na Isla del Sol.Em Copacabana não há necessidade de pegar táxi. A rua dos ônibus ficam a duas quadras do Lago.

 

Obrigado, BITY!

Não tinha considerado essa opção de chegar em Copacabana e logo fazer a Isla del Sol.

 

Desculpa, mas ai entra outra pergunta: que horas é o pôr do sol? Dependendo do horário, dá fazer a trilha e o Cerro no mesmo horário (não queria dormir na isla del sol).

Dá pra fazer a trilha da Isla del Sol e o Cerro Calvário no mesmo dia? Ou então ver o por do sol no Cerro Calvário e pegar o ônibus para La Paz logo em seguida?

Vi um pessoal que desceu em 30min o Cerro, talvez dê tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá André,

 

Dois pores do sol num mesmo dia? Não, nao é possível.rs. Desculpe o trocadilho.

 

É que a Isla del Sol é distante de Copacabana. Lembra que você mesmo estava com receio de não chegar a tempo de pegar o ônibus para La Paz às 19:30h?

 

Você está pensando em chegar à Copacabana de manhã e sair à noite para La Paz?

 

Acho impraticável.

No dia anterior você terá feito o passeio do Cayon del Colca. Viajara a noite de Arequipa até Copacabana (viagem de no mínimo 10h de duração. Lembre-se que na fronteira entre Puno e Copacabana o ônibus perderá, ao menos, 1h!)

 

Se você conseguir ir à Isla del Sol no dia que chegar à Copacabana, já será uma grande vantagem. Nunca li um relato de alguém que tenha ido à Copacabana e a Isla Del Sol e não tenha pernoitado num dos dois lugares!

 

No dia seguinte, você poderá ver o por do sol no morro do calvário. Porém, perderá a linda paisagem que existe entre Copacabana e La Paz, já que neste caso, você faria este trajeto à noite.

 

Resumindo: dois pores do sol cinematográficos..rs (um na isla e outro no cerro), na minha opinião, só em dois dias e, além disso, abrindo mão da paisagem entre Copacabana e La Paz.

 

Boa Trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Olá!

 

Irei para Cusco no dia 16/08/15 e voltarei dia 23/08/15 e estou definindo meu roteiro da seguinte forma:

 

Dia 1 (16/08) - SP/Lima/Cusco - Chegada em Cusco às 16h - Aclimatação

Dia 2 (17/08) - Cusco: city tour e sítios próximos (circuito 1)

Dia 3 (18/08) - Cusco/Águas Calientes: Passeio ao Valle Sagrado (circuito 3). Descer em Ollanta e pegar trem para Aguas Calientes. Pernoite em Aguas Calientes.

Dia 4 (19/08) - Machu Picchu/Huayna Picchu, retornar para Ollantaytambo/Cusco e pernoitar lá. (Dúvida: qual é melhor?)

Dia 5 (20/08) - Ollantaytambo/Cusco à Arequipa: ônibus para Arequipa de Ollanta ou Cusco (qual é melhor?). Chegada em Arequipa (qual horário?): andar pela cidade e comprar tour de Cañon del Colca.

Dia 6 (21/08) - Arequipa: Tour Cañon del Colca

Dia 7 (22/08) – Arequipa/Cusco: Volta para Cusco

Dia 8 (23/08) – Cusco/Lima/SP – Chegada em Lima as 9h40. Aproveitar o dia em Lima (o que conhecer de mais importante). Saída para SP as 21h40.

 

Minha dúvida é se você acha que é viável (e se vale a pena) fazer esse roteiro conhecendo Arequipa ou se é melhor ficar por Cusco e conhecer com mais calma os outros circuitos do Valle Sagrado e a cidade.

 

Obrigada!

Érica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Erica, pode ser que tu sofra com a altitude, esse segundo dia pode ser corrido também, tu pode deixa assim teu roteiro, mas se caso der algum mau de altitude tu faz um plano b, e também, tem a questão da compra dos passeios, chegando nesse horário, talvez seja um pouco corrido pra fechar eles,...eu não fui pra Arequipa, mas na minha opinião teu roteiro ta legal, só aproveitaria um pouco mais em cusco...e se tivesse mais tempo incluiria Puno... Sobre o quarto dia, pelo teu roteiro, eu iria direto pra Cusco, e aproveitava lá o dia seguinte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde pessoal,

 

Sou nova no mochileiros, e quero agradecer por todas as contribuições no planejamento da viagem. Eu e mais 2 amigas passaremos 11 dias no Peru. Como vamos visitar Puno, pensamos em ir até Copacabana e Isla do Sol. Ocorre que só tenho 2 dias disponíveis, Sendo eles:

Cuszo 23/09

Pegar bus com destino a Puno,

 

Puno 24

• Passeio pela Isla de Uros e Taquiles

. Ir pra Copabana ( tarde ) . Daria pra no mesmo dia ir pra Isla do SOl?

 

Preciso estar em Cusco dia 26/09 pois tenho voo para Lima as 9:15 da manhã

Sendo assim, minhas perguntas são:

1 - No próprio dia 24 dá pra chegar na Isla do Sol?

2 - Quanto tempo gasto de Copabana a Cusco ? E qual seria o meio mais rápido ?

3 - Tem alguém indo pra Cusco no dia 19/09 para trocarmos informações, programarmos algo por lá?

 

Bom é isso pessoal, se puderem me ajudar na informações, eu agradeço;

 

Aquele abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...