Ir para conteúdo

Nova York - 11 dias no inverno


Posts Recomendados

  • Membros

Este é o segundo relato de viagens que publico aqui no fórum. O primeiro pode ser visto aqui: http://www.mochileiros.com/europa-jul-2012-paris-berlin-potsdam-praga-veneza-florenca-pisa-roma-em-19-dias-t73794.html

 

Enquanto no relato da minha viagem à Europa tentei dar o máximo de detalhes e segui uma ordem cronológica, neste novo relato, por ter sido apenas uma cidade, e também por eu já ter esquecido alguns detalhes, já que a viagem foi há um ano, serei mais sucinto e vou tratar de forma mais geral da viagem, avaliando os aspectos que considero essenciais, mas sem seguir uma ordem cronológica.

 

PLANEJAMENTO

 

Bem, conforme o título do tópico, trata-se de uma viagem à cidade de Nova York, em fevereiro-março de 2014, totalizando 11 dias. Pegamos o final do inverno, mas ainda estava (muito) frio, com direito a neve em alguns dias. A média ficou em -5ºC, chegando até a -12. A cidade estava linda. Fui acompanhado da minha namorada.

 

598dc935964c8_Foto2.jpeg.b0451aff988effe6815747bab5eb42aa.jpeg

 

O planejamento da viagem, porém, começou antes até mesmo da ideia de viajar. Isso porque, aproveitando um período de férias em Recife, aproveitei para tirar meu visto no Consulado Norte-Americano. Como o visto tem validade de 10 anos, resolvi passar logo pelo transtorno já que em Belém, onde moro, não existe Consulado ou Embaixada do país.

 

Nunca fui fã dos EUA, mas de um tempo pra cá surgiu o interesse de conhecer Nova York. Porque, afinal de contas, é Nova York, talvez a cidade mais importante do planeta. Na verdade também tenho muita vontade de conhecer a Califórnia, mas do jeito que quero fazer a viagem, precisaria de no mínimo umas três semanas.

 

Continuando, aproveitei a oportunidade do carnaval para realizar a viagem. Depois de muita pesquisa, resolvi comprar uma passagem “direto” de Belém. As aspas são em virtude do voo ter que passar por São Paulo, pois a opção de fazer Belém-Miami (único voo daqui pros EUA) e depois comprar passagem para NY sairia mais caro. Fui de TAM, e paguei aproximadamente R$ 2.300,00 (ida e volta) com taxas inclusas. Não paguei barato, mas em virtude da minha limitação de tempo (e também minha localização) até que não foi caro. Fiz um seguro de viagem na CVC (não lembro o valor, mas foi pequeno), e reservei hotel e eventos ainda no Brasil (falarei mais disso adiante).

 

VOO

 

Como já mencionei, viajei de TAM. Bem, não tenho muita experiência em voos internacionais (anteriormente viajei apenas de TAP), mas achei a qualidade do serviço razoável/boa, no mesmo nível da empresa portuguesa. Comida e conforto razoáveis. Bom entretenimento de bordo. Fui num Boeing 777-300 – maior e mais novo – e voltei num Boeing 767-300 e ambos os voos foram tranquilos, sem qualquer tipo de problema e nenhum atraso. O voo de SP para NY (sem escalas) demorou aprox. 9h30. O retorno também.

 

HOSPEDAGEM

 

Como sempre, a hospedagem foi uma “novela”. Pesquisei no tripadvisor e comprei na decolar. Sempre que reservo um hotel, tento aliar localização a preço e segurança. Como sabem, a cidade de NY é divida em 5 boroughs (distritos): Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e State Island. Manhattan é onde tudo acontece e, obviamente, é mais caro. Brooklyn a sudeste da ilha, e Queens, a leste ainda são boas opções. O Bronx fica mais ao norte e o State Island até hoje não sei onde fica rsrs (mas acho que é depois do Brooklyn).

 

598dc935900a0_Foto1.jpeg.d1e605f684a01d85e6fd95c7135a80a9.jpeg

 

Tanto Brooklyn quanto Queens têm boas opções, hotéis confortáveis, a bons preços, com a desvantagem de ter que atravessar pontes para chegar a Manhattan. A vantagem é que a extensa linha de transporte público (metrô, trem, ônibus) encurta essa distância. Pelo mesmo preço de bom hotel nesses boroughs, só é possível ficar num albergue ou hotel de duas estrelas em Manhattan. Se você quiser ficar na ilha e num bom hotel, prepare-se para gastar muito!

 

Depois de muito pesquisar, acabei escolhendo ficar em Manhattan mesmo, na região de Midtown, que fica próximo a tudo. Fiquei hospedado no Hilton Garden Inn Chelsea. Apesar do nome, trata-se de uma rede de “baixo” custo do Hilton. Paguei R$ 400,00 por diária.

 

Pra facilitar minha vida, vou copiar aqui minha avaliação do estabelecimento no site tripadvisor:

 

De todas as cidades que já visita, Nova York é a que tem a média de diárias mais caras para hotéis. Os preços em Manhattan são muito altos, e a solução muitas vezes é a hospedagem em outros boroughs, ou mesmo em Jersey. Porém, este hotel acabou tendo um bom custo benefício dentro do padrão de preços de Manhattan o que me fez optar por ele.

O principal ponto posivito é a excelente localização. Fica a apenas meia quadra de uma estação de metrô, e ainda é possível ir a pé a diversas atrações, como Empire State Building, High Line, 5th Avenue, Madison Square Garden, além de ficar próximo a lojas importantes, como a Macy's. Na esquina com a 6th Ave existem opções de alimentação, incluindo alguns pequenos mercados. É possível comprar alguns alimentos e tomar café da manhã no próprio quarto do hotel, já que este é equipado com cafeteira.

Outros destaques são o tamanho do quarto e o ótimo atendimento. A equipe foi sempre muito atenciosa.

Fique durante 10 dias e não tenho nenhum grande ponto negativo a destacar. O único problema que tive foram hóspedes barulhentos ao lado do meu quarto, que batiam a porta com força mesmo de madrugada, mas não tem nem como culpar a gerência por isto, apenas a falta de educação dos próprios hóspedes.

 

 

TRANSPORTE

 

A rede de metrô de NY, como era de se esperar, é muito extensa e completa. Não tenho muito o que dizer a respeito, já que tudo funcionou perfeitamente.

 

Pegamos taxi apenas para ir e voltar do Aeroporto. Quanto a este ponto, vale notar além de pagar o valor do taxímetro você deve adicionar uma gorjeta de 20%.

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

 

Ainda no Brasil, compramos o New York City Pass, que dá direito a entrada em 6 atrações na cidade. Como todo passe, evita filas também. Ele pode ser adquirido no site http://pt.citypass.com/new-york.

 

A seguir, um resumo das principais atrações que visitamos (novamente vou utilizar minha avaliação no tripadvisor):

 

- Empire State Building: Se estiver ventando muito, ou estiver no inverno, vá preparado por que o vento é muito forte (e frio!) lá em cima.

 

- Estátua da Liberdade: Achei superestimada. Não fiquei impressionado ou algo assim. Na verdade, achei mais interessantes bater fotos da estátua estando em Manhattam do que em sua base. Apesar disso, vale a visita. Estando lá, não deixe de contemplar (e bater algumas fotos) da sensacional skyline de Manhattan.

 

598dc9359bbf9_Foto3.jpeg.5f071a1e853e9175b63a7c597428f259.jpeg

 

- Times Square: Onde tudo acontece. Possui muitos restaurantes e bares famosos (Planet Hollywood, Hard Rock Cafe, etc), Museus (Madame Tosseaut) e lojas que ficam abertas até mais tarde (cheguei a entrar em uma Sephora à meia-noite). Muito movimentada, policiada, e com muitas atrações. Você anda de madrugada e pensa que são 19h.

 

598dc935a6ddc_Foto5.jpeg.676872f73cb408d5be51197840b9a0c3.jpeg

 

- Central Park: É gigantesco. Percorre quase metade da ilha. A Leste, o MET e o Guggenheim. A Oeste, o Museu de História Natural. Ao sul, a Brodway. Ao Norte, o Harlem. Pelo seu tamanho, é impossível alguém conhece-lo bem em apenas um ou duas visitas. Fui duas vezes e digo que não consegui ver metade do Parque. O ideal é conhecer com antecedência as atrações e tentar focar onde você quer ir.

O visual e clima no inverno são lindos. Mas tenho muita vontade de conhecer na primavera também.

 

598dc935a1a33_Foto4.jpeg.7805b84f1dabaef1991d79325923bb15.jpeg

 

- 5th Avenue: Uma das principais artérias de Nova York, e uma das Avenidas mais famosas do mundo, possui lojas renomadas (e caras). Quem gosta de compras vai percorrer seus quarteirões com muito prazer. Além disso, cruza alguns dos principais cartões-postais de NY, como o Empire State e o Central Park. Perde em charme para a Champs-Elysée (Paris) mas ganha em quantidade e variedade de lojas.

 

- High Line: A idéia (que partiu dos moradores do bairro) já está sendo copiada em outras cidades pelo mundo: Transformar uma linha de trem abandonada e um jardim suspenso para pedestres. No inverno fica feio, com a vegetação morta e muita neve, mas em outras estações deve ser muito mais bonito. De qualquer forma, você faz uma visita expressa por alguns bairros de Nova York, com algumas ótimas vistas.

 

- Museu de História Natural: Não é o tipo de museu que mais aprecio, mas é impressionante. Possui áreas destinadas à evolução do homem, vida marinha (incluindo réplica de uma baleia-azul que, infelizmente não pude ver, pois o salão estava reservado para uma formatura; ponto negativo), a réplica de uma floresta tropical, fósseis de diversos dinossauros, incluindo o T-Rex, um meteoro enorme (que você pode tocar!), entre outras atrações para os mais diversos gostos. O que mais me atraiu, porém, foi a área destinada à astronomia. Lá, não deixei de visitar o Rose Center for Earth and Space, uma "viagem" inesquecível pelo Universo.

 

- Museu of Modern Art: Não sou fã de arte moderno, mas tive que me curvar ao MoMa. O formato do prédio é moderno e convidativo. Diferente de grande parte dos museus que já visitei, a Wi-fi é gratuita. Com ela, e com uso do seu smartphone, você pode (alías, deve) acessar o audioguia (disponível também em português).

O museu é dividido em 6 andares. Se não estou enganado, o 5º é destinado a pintores dos séc. XIX e XX, como Van Gogh, Dali, Picasso, Pollock, e os andares mais abaixo às artes plásticas modernas em si (como já disse, não sou fã, mas gostei muito).

 

- Top of the Rock: A vista é melhor que do Empire State. Primeiro porque, olhando ao sul, você consegue visualizar o famoso prédio. E ao norte você tem uma excelente vista do Central Park. Além disso, vidros cobrem grande parte da plataforma, protegendo os visitantes dos fortes ventos e permitindo apreciar melhor a vista.

 

598dc935ab2cc_Foto6.jpeg.486e98785f9f3b8ffb73ce7c54d8a3a5.jpeg

 

- Metropolitan Museum: Como todo grande museu, o MET engloba um pouco de tudo: pintura, escultura, antiguidades. Acho dífícil alguem explorar tudo em um dia. Recomendo a área destinada ao Egito Antigo, cujo destaque é um grande salão com paredes de vidro voltado para o Central Park. Dentro, a entrada de um templo egípcio.

 

- Manhattan Skyline (Brooklyn): Atravessei a Ponte do Brooklyn (de metrô) apenas pela vista. E valeu muito à pena. Recomendo que seja feito o passeio no fim da tarde ou à noite.A vista mais famosa da ilha é a de Lower Manhattan, mas existem diversos ângulos e perspectivas para se visualizar a vista da cidade.

 

598dc935af68d_Foto7.jpeg.575a5cf368e011de05e397ab54f811df.jpeg

 

- Grand Central Terminal: Cenário "manjado" de filmes hollywoodianos, a Estação Central é gigantesca (e linda). Um prédio antigo, com vitrais nas laterais. No seu interior, um enorme (e famoso) salão de circulação e diversos tipos de serviços (além do óbvio, transporte).

 

598dc935b3e2d_Foto8.jpeg.2c43b5002d7a90fd250845fc248b7186.jpeg

 

- Grand Zero Memorial: A entrada é gratuita, apesar de você passar por alguma segurança. A área onde ficavam as torres gêmeas, hoje abriga dois "monumentos" compostos uma queda d'água que desagua num abismo ao centro. Ao redor, o nome de todas as vítimas, incluindo bombeiros e policiais.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Minhas viagens não têm cunho gastronômico, então geralmente escolho refeições pela praticidade ou pelo preço. Apesar disso cheguei a comer no outback, planet Hollywood e hard rock café. Lá você vai gastar de $ 20-30 para cima em uma refeição Na dúvida sempre tem um McDonalds para salvar sua vida, cujo combo fica por volta de $ 6.

 

COMPRAS

 

Repetindo o tópico anterior, o foco da minhas viagens não são compras. Apesar disso, vou fazer meus destaques:

 

- B&H Photo Video: Famosa loja de um grupo de judeus. O foco é fotografia e filmagem, mas tem de tudo: de fones de ouvido a notebooks. Para quem gosta da área de tecnologia recomendo. Acervo gigantesco, bom atendimento e bons preços. Comprei duas lentes para minha câmera Nikon lá. Visite o site deles para dar uma olhada: http://www.bhphotovideo.com/

 

- Jersey Gardens: Outlet em New Jersey. Muitas pessoas vão para lá pois no estado não incide o imposto de 8% sobre a maioria das mercadorias, como é em NY. Você pode ir de ônibus através da estação Central (sai de 15 em 15 minutos). O retorno também pode ser de ônibus, mas fique atento aos horários. Geralmente são de hora em hora. No meu caso tive uma experiência negativa pois fiquei no frio esperando mais de uma hora (como a fila era grande perdi o primeiro ônibus) e tivemos que dividir um taxi com outras 4 pessoas (incluindo um casal de brasileiros) para chegar a tempo em um evento no MSG.

 

5th avenue: Já mencionei anteriormente. Tem tudo. Todas as lojas que você imaginar;

 

Macy’s: Enorme loja de departamento de vários andares, e que toma um quarteirão inteiro. Comprei algumas roupas de frio por bons preços.

 

EVENTOS

 

Comprei todos os ingressos, com exceção do musical Chicago, ainda no Brasil. Tive o infortúnio de me equivocar em uma data e perder a Orquestra Filarmônica de Viena, que tocou no Carniege Hall (sim, eu comprei os ingressos!). Fiquei tão triste que para compensar fui assistir ao musical.

 

- NYC Ballet: Sensacional! Assistimos a uma apresentação em três partes, cujo final incluía um número de tango. O teatro da Cia de ballet da cidade fica no poderoso Lincoln Center.

 

- Madison Square Garden: um dos maiores templos do esporte mundial. Assisti a um jogo da NBA (uma surra que o Knicks levou do GSW) e um jogo amistoso de tênis entre Djokovic e Murray. Os ingressos da NBA comprei no site da própria organização, e de tênis através do site do MSG: http://www.thegarden.com/. Vale a pena conferir a programação na época da sua estadia. Sempre tem algum show ou jogo para assistir. Outro site muito útil é o http://aviewfrommyseat.com/ em que você pode ter uma ideia de onde fica o assento que você vai comprar.

 

- Broadway: Tive oportunidade de assistir dois musicais. O primeiro foi Chicago. Tem um ar mais cômico, e uma linguagem mais fácil, mesmo para quem não fala inglês fluentemente. O segundo foi a obra-prima Les Misérables, adaptada do livro de Victor Hugo. Sensacional! Fui na “opening night” da temporada e a plateia aplaudia de pé cada cena.

 

OUTRAS DICAS

 

- Gorjetas são essenciais. Para tudo você tem que pagá-las (sim, tem! Apesar de opcionais é um grande desrespeito você não pagar por lá). Em restaurantes o valor é 15% e em taxis é 20%. Também paga-se em hotéis, guarda-volumes e outros serviços.

Gorjetas.

 

- Já falei sobre as baixas temperaturas que peguei e, se você no inverno, vá preparado. A roupa térmica (ou segunda pele) é obrigatória. Assim como luvas, cachecóis e gorros.

 

AVALIAÇÃO GERAL

 

Bem, no geral conhecer Nova York foi muito agradável. Não foi uma viagem luxuosa, mas acabamos gastando bastante em virtude de compras e eventos (que são bem caros, viu). Dez dias é mais que suficiente para conhecer a cidade e arredores. Se passar um pouco mais de tempo, dá pra conhecer Boston e Washington também. Quem sabe até o Canadá.

 

598dc935b7ee2_Foto9.jpeg.0ad8f27d5f66b4461b615127fb40e136.jpeg

 

Espero que meu relato ajude quem tem interesse em conhecer a cidade. Qualquer dúvida podem perguntar aqui ou por mensagem privada.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...