Ir para conteúdo

Como aproveitar Porto Alegre em dois dias


Posts Recomendados

  • Membros

E aí galera, bza?

 

Post novo!!

 

 

O tempo geralmente é um grande problema para as pessoas que estão viajando. Quantos dias devo ficar em uma cidade, quantos em outra? Por isso, o blog Vagando Por Aí fez um roteirinho básico para quem quer conhecer a cidade de Porto Alegre em apenas dois dias.

 

É lógico que a capital gaúcha oferece um turbilhão de coisas para fazer, mas nesse post foram separados só os considerados "essenciais". Confira:

 

(PS. Esse post foi reduzido, para conferir o original http://vagandoporai.com/2015/10/05/o-que-fazer-em-porto-alegre-em-dois-dias/%20clique%20aqui)

 

DIA 1

 

Passeio no Centro Histórico

 

Eu sou da teoria de que, se existe um centro histórico em alguma cidade, visite imediatamente. É lá que você vai conhecer a cultura local, os costumes, a gastronomia e tudo mais. Você só tem a ganhar. Em Porto Alegre, não é diferente.

IMG_20150921_171312065_HDR.jpg

Casa de Cultura Mário Quintana

 

“Viajar é trocar a roupa da alma”. Esse é o slogan do Vagando Por Aí, mas não fui eu quem criou (quem dera). Essa é uma das frases do jornalista e poeta gaúcho Mario Quintana. Bem próximo ao Mercado Municipal você poderá ver um casarão enorme e cor de rosa, lá está um dos principais centro culturais da cidade.

 

IMG_20150916_162255776_HDR.jpg

Além de muitas exposições, o local possui um teatro em que peças são exibidas constantemente. Mesmo que você não seja muito ligado à arte, vale a pena dar uma conferida. Existe um café no terraço muito legal, além de um jardim maravilhoso em um dos andares de cima.

 

O famoso pôr do Sol no Gasômetro

 

Pra finalizar seu dia, você precisa visitar a Usina do Gasômetro. Precisa MESMO. Ver o sol se pondo no Rio Guaíba foi uma das vistas mais bonitas que eu já vi em todos lugares que já estive.

 

IMG_20150928_181129695_HDR.jpg

 

Já é típico do porto-alegrense finalizar seu dia tomando um chimarrão no gramado do rio e vendo o sol laranja ir de encontro ao rio. Não deixe de ir!

 

Curtir a noite na Cidade Baixa

 

Coloquei no primeiro dia, mas você pode ir o segundo (ou nos dois!). O local é como se fosse a Vila Madalena de São Paulo ou a Lapa do Rio. É na Cidade Baixa que você vai encontrar as festas, os bares, botequins e semelhantes da capital gaúcha!

 

DIA 2

 

Depois de conhecer a região central de Porto Alegre, chegou a hora de conhecer os arredores. Como eu já disse, a POA é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, então, Parque é o que não falta.

 

Passeio na Redenção

 

O Parque Farroupilha, conhecido popularmente como Redenção, também é parada obrigatória para quem vai à Porto Alegre. Imenso, o parque é um bom lugar para passear, apreciar a paisagem, fazer um pique nique, tomar um chimarrão, entre outras coisas.

 

IMG_20150922_150314112.jpg

 

Rua Gonçalo de Carvalho

 

Depois da Redenção, outro motivo de orgulho gaúcho é também conhecida como “a rua mais bonita do mundo”. A Gonçalo de Carvalho fica na Zona Norte de Porto Alegre e é bem pertinho da Redenção, uns 3km (dá pra ir a pé).

 

IMG_20150928_102417386.jpg

 

Uma rua completamente fechada por árvores em uma grande capital parece fora da realidade certo? Sim, e é por isso que os moradores do bairro Moinhos de Vento lutaram (e continuam lutando) bastante para manter a Gonçalo assim.

 

Praia de Ipanema

 

Você deve estar pensando “você saiu do Rio, mas o Rio não saiu de você?” Nada disso! Embora eu tenha saudades da Cidade Maravilhosa, a praia de Ipanema a que me refiro é a do Rio Guaíba. Com uma faixa de areia respeitável, o local é ótimo pra dar uma caminhada e até queimar um puco no calor. Lembro de um casal de ingleses que conheci no hostel que voltou de lá queimado!

 

Só não entre na água, pois não é limpa (infelizmente).

 

Não tem mais o que fazer?

 

Lógico que tem! Cada dia que você fica em Porto Alegre, descobre algo e se apaixona mais. Você pode passar no Jardim Botânico, no Santander Cultural e conhecer a enorme quantidade de xis que a cidade lhe oferece (o de estrogonofe do Cavanhas é o melhor). Eu apenas separei os dois dias simbolicamente, mas pode-se perder uma boa semana na cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...