Ir para conteúdo

1º mochilão e 1º post - Peru/Bolivia/Chile - 24 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, blz? Estou planejando meu primeiro mochilão pela America do Sul para Janeiro/2016. O roteiro ainda não está 100% definido mas tenho uma ideia do roteiro.. Segue abaixo meu roteiro e também algumas duvidas, caso alguém possa me ajudar.

 

Roteiro

 


  • Dia 1: Saida de São Paulo, chegada em Lima
    Dia 2: Lima
    Dia 3: Saida de Lima, chegada em Cusco. Aclimatação.
    Dia 4: Cusco
    Dia 5: Cusco, ida para Aguas Calientes no fim da tarde.
    Dia 6: Machu Picchu + Montanha
    Dia 7: Dia coringa. Talvez eu fique em Cusco, talvez vá direto para Puno.
    Dia 8: Saida de Cusco, chegada em Puno. Tour Rota do Sol de onibus. Ida para Copacabana.
    Dia 9: Copacabana
    Dia 10: Saida de Copacabana e ida para La Paz
    Dia 11: La Paz (Chacaltaya)
    Dia 12: La Paz (Criando coragem para o downhill)
    Dia 13: Dia coringa.
    Dia 14: Dia coringa
    Dia 15: Dia coringa
    Dia 16: Saida de La Paz e ida para Uyuni. Talvez já comece o tour nesse dia.
    Dia 17: Saida de Uyuni, tour pelo deserto até SPA
    Dia 18: Tour para SPA
    Dia 19: Tour para SPA, chegada em SPA
    Dia 20: SPA
    Dia 21: Saida de SPA, onibus para Calama e depois avião para Santiago
    Dia 22: Santiago
    Dia 23: Viagem de carro para Valparaiso.
    Dia 24: Volta para Santiago, entregar o carro e pegar avião para São Paulo

 

Duvidas

  1. Vale a pena o pernoite em Valparaiso ou um bate-volta seria suficiente? A intenção só é ver o Pacifico em uma cidade menos nublada do que Lima.
  2. Alguém sabe de bons tatuadores nesses lugares que vou visitar? Estou com um budget de peso na mochila e não pretendo trazer muitas lembranças, por isso estava pensando em trazer uma na pele.

 

Vou atualizando aqui conforme o roteiro for sendo refinado e as duvidas forem sumindo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Guilherme, tranquilo?

 

Fiz um mochilão de 28 dias entre Bolívia/Atacama/Peru em julho e vou tentar te ajudar um pouquinho.

 

Cara, achei meio corrido principalmente em Cusco. Eu gostei pra caralho de Cusco, meu planejamento era de 3 dias lá mais Salkantay, acabei desistindo da trilha e ficando 9 dias lá (tudo bem, acho que exagerei um pouco, mas a culpa foi do Loki hahaha). A cidade em si é muito boa, vale a pena andar bastante por la, sem contar que os passeios do Vale Sagrado e Maras/Moray valem muito a pena.

 

Vou responder apenas algumas perguntas, outras não tenho como te ajudar:

 

Vale a pena o pernoite em Puno? Ou é melhor ir direto para Copacabana?

Pelo que eu pesquisei antes e pelo que as pessoas que conheci durante a viagem me falaram, Puno não tenho nada muito de especial, apenas as Ilhas Flutuantes. Como eu fiquei mais que o planejado em Cusco, acabei pulando Puno, não conheci nada lá, nem pernotei (todos dizem que a parte do Lago Titicaca de Copacabana é mais bonita). Fica dificil eu sugerir algo porque eu nao conheci, mas sugiro o seguinte, deixa Puno como coringa, se der tempo, vai, se nao der, pula.

 

A viagem de Copacabana para La Paz é melhor fazer a noite ou ela pode ser feita durante o dia sem cansaço? Quanto tempo leva?

Não lembro o tempo, mas não é muito longa não (eu chutaria entre 3 e 4 horas, mas pesquisa isso melhor). Eu fiz pela manhã porque li alguns comentários de que os onibus que saem final da tarde e a noite deixavam em El Alto em La paz, e lá nao é seguro a noite. Eu lembro que eu dormi na Isla del Sol e cheguei em Copacabana ainda cedo de manhã, assim que cheguei tinha um onibus saindo, corri e consegui pegar, cheguei cedo em La Paz.

 

Vale a pena passar um dia em Uyuni para descansar e conhecer o lugar? Ou não vou estar perdendo nada?

Uyuni não tem nada, não vale a pena passar um dia lá não. Eu sai de Sucre para Uyuni, eu tinha duas opções, sair a noite e chegar de madrugada, pra dormir e procurar uma empresa pro tour ou sair de manhã e chegar la no final do dia. Escolhi a segunda opção porque eu queria dormir uma noite a mais na altitude antes de iniciar o passeio, mas a cidade nao tinha nada.

 

Preciso fazer aclimatação em mais algum lugar fora Cusco?

Isso é relativo, depende de como voce vai se adaptar a altitude. Voce pode precisar de apenas um dia, de dois, de nenhum, isso voce só vai poder ter certeza na hora. Mas vá sabendo que existe a possibilidade de você precisar de mais um ou mais dias por problemas com o soroche. Eu nao tive problema nenhum e a maioria das pessoas que conheci também não, mas voce só vai saber la mesmo.

 

Qual a melhor forma de gerenciar as moedas? Levo apenas dolares ou já vou preparado com as moedas de cada país?

Leva dólar. Alguns lugares pode ser complicado de achar quem troca reais e a cotação pro real, principalmente agora, deve ta horrorosa. Acho dificil voce conseguir trocar bolivianos e soles aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Obrigado pelas resposta Matheus! Dei uma atualizada lá... Deixei mais alguns dias como coringa, e meu roteiro bem flexivel caso eu me encante com algum lugar igual vc curtiu Cusco. As minhas unicas certezas serão os trechos aéreos de São Paulo > Lima, Lima > Cusco, Calama > Santiago e Santiago > São Paulo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...