Ir para conteúdo

Feriado de Carnaval no Suriname- 2016


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera que roda esse mundo com a mochila nas costas!

 

Venho aqui escrever um breve relato com algumas informações atualizadas sobre o Suriname, mais especificamente sobre Paramaribo, capital do pequeno País.

 

Curiosidade, o que nos move: Eu moro em Belém e desde criança tinha curiosidade sobre o Suriname, pois tínhamos uns vizinhos que possuíam parentes por lá, e que de vez em quando vinham visitá-los. Nessa época eu tinha uns 7 anos de idade e um grande Mapa-Mundi no meu quarto. Vasculhei todo o continente asiático procurando pelo Suriname (com esse nome só podia ser na Ásia). Não encontrei. Procurei na África. Nada. Desisti de procurar. Até que, muito tempo depois, eu estava olhando a América do Sul, bem acima do Pará e, para minha grande surpresa, lá estava o Suriname (abreviado no mapa SRN, pois o nome do país era muito grande para caber no espaço tão pequeno que representava o país... ::mmm: ....

 

E foi daí que veio o desejo...

 

Vamos aos preparativos da viagem:

-Como chegar lá: Pode-se chegar ao Suriname por terra (via Macapá-Oiapoque- St Laurent du Maroni- Albina); pode-se chegar pela Guiana via Ferry Boat; Pode-se chegar por Amsterdã pelo voo do imenso avião da KLM (acho que é diário); Pode-se chegar dos Estados Unidos e do Caribe com a Surinam Airways, e, finalmente, pode-se pegar o avião da GOL Linhas Aéreas em Belém e chegar ao Suriname em 1h30minutos (foi exatamente o que eu fiz :D ); este trecho também é operado pela Surinam Airways. A Gol está operando esse trecho desde agosto de 2015 com preços bem atraentes; a passagem foi comprada com dois meses de antecedência e custou R$ 79,90 + taxas= 350,00 ida e volta ::otemo::

- Brasileiros precisam de passaporte de preferência com prazo de validade superior a seis meses tendo com referência o período da viagem (uma conhecida que trabalha na Gol aqui me disse que a imigração lá estava implicando com pessoas cujo passaporte faltasse menos de seis meses para expirar a validade; segundo ela, nesses casos, eles exigiam ver a passagem de retorno ao Brasil para poder liberar a entrada). Brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias;

- Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela: Regiões endêmicas exigem esse documento. Sinceramente, ninguém me pediu isso na entrada do Suriname, mas é melhor não vacilar... ::mmm:

Olhem esse link da anvisa para tirar as dúvidas: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/portosaeroportosfronteiras/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_A3dzY_2CbEdFAHHjY6k!/?1dmy&urile=wcm%3Apath%3A/anvisa+portal/anvisa/inicio/portos+aeroportos+e+fronteiras/publicacao+portos+aeroportos+e+fronteiras/certificado+internacional+de+vacinacao

 

Câmbio: Se vocês forem viajar para lá nos finais de semana e feriados locais, muito cuidado!!! Aparentemente eles não trocam reais por dólares surinameses nas casas de câmbio locais, apenas nos bancos surinameses, que funcionam em horário comercial (não abrem aos fins de semana). O ideal é levar dólar americano ou euro para trocar. E troquem só o necessário, pois se sobrarem dólares surinameses(SRD) e vocês quiserem reconverter para Dólares Americanos ou Euros para trocar por reais no Brasil eles simplesmente NÃO trocam... aí você se vê obrigado a gastar todos os SRD's... ::essa::::vapapu::

 

Logo logo volto com o resto do relato... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voltando ao post!

Depois de um grande período de ausência graças ao trabalho, aproveito esse feriado para escrever mais um pouquinho.

 

DIA 06 DE FEVEREIRO- CHEGADA À PARAMARIBO

 

O voo saía de Belém pela parte de tarde. A partida estava prevista para 15:45. Como já falei aqui, conversei com uma conhecida que trabalha na Gol e ela me disse que eu deveria me apresentar para o check-in com três horas de antecedência. Perguntei o porquê de toda essa antecedência e ela não soube explicar, só disse que era assim mesmo. Pegamos um taxi para o aeroporto por volta do meio-dia e fomos direto ao balcão da Gol, onde algumas pessoas já aguardavam para fazer os procedimentos de embarque para Paramaribo. Na fila, começamos a conversar (meu marido e eu) com uma moça que estava acompanhada de um senhor. Ela perguntou se era a primeira vez que estávamos indo para o Suriname; quando respondemos que sim, ela nos informou que também estava indo pela primeira e nos perguntou sobre preço de táxi do aeroporto até a cidade. Quando viu nossas malas, notou que os cadeados não estavam presos de uma forma tão segura e nos orientou sobre a melhor forma de prendê-los . Parecia uma mochileira experiente. Ela estava ansiosa e animada com essa viagem. Guardem bem o relato sobre essa moça. Mais tarde vou falar novamente sobre ela. Na fila, observamos algumas "peculiaridades" dos viajantes do Suriname. Uma moça com pinta de artista veio nos pedir se poderíamos despachar uma parte da bagagem dela pois tinha dado excesso ::putz:: ... Simplesmente ela saiu pela fila perguntando se alguém poderia despachar a mala dela pois ela era dançarina e estava indo para o Suriname fazer uma apresentação de carnaval...

Sei que não preciso dizer isso pois estou falando com vocês, viajantes experientes; no entanto, não custa nada repetir... não despachem bagagem de gente desconhecida, principalmente em voos internacionais! Pode ser uma roubada... ::ahhhh::

Também chegou um senhor nos perguntando se aquela fila em que estávamos era a fila para comprar a passagem... :oops: . Respondemos que não e ele saiu procurando a loja (detahe: o voo parecia lotado e não tinha outro da Gol este dia). O senhor parecia ser uma pessoa simples, e pelos comentários dele com outras pessoas da fila percebi que se tratava de um garimpeiro, mais um dos muitos que saem do Brasil, principalmente do Pará, Maranhão e Amapá para explorar e ganhar dinheiro nos garimpos do nosso vizinho.

Malas despachadas, fizemos um almoço canalha no BOB´s (poucas opções de restaurantes no aeroporto de Belém além da comida ser cara e de qualidade questionável) e nos mandamos para a sala de embarque internacional. Passamos rapidamente pelos procedimentos de checagem de passaporte realizado pela PF e ficamos aguardando no portão de embarque indicado. Os passageiros do nosso voo começaram a chegar. Conversamos com uma senhora de Santarém que estava indo com dois netos adolescentes e o marido, um senhorzinho muito simpático! Disse que a filha (mãe do casal de adolescentes) morava há muitos anos em Paramaribo pois se casou com um javanês do Suriname e tinha uma lanchonete de comidas típicas do Pará. Ficamos aguardando pela chegada na sala de embarque da moça que nos abordou na fila junto com seu acompanhante (aquela!). Nada. O tempo foi passando e os últimos passageiros foram chegando. Até o garimpeiro conseguiu comprar a passagem. E nada da moça (esqueci o nome dela ::putz:: ). Eu já estava preocupada pensando no que poderia ter ocorrido. Entramos no avião e nada deles. Não embarcaram. Não foram. Não sei o que houve! penso que deve ter ocorrido algum problema com o passaporte. Nunca vou saber. Partimos com 45 minutos de atraso. Voo tranquilo. Na chegada em Paramaribo, nos deparamos com o gigante da KLM (foto), que faz voos diários entre o Suriname e a Holanda.

3764.jpg.71558a33a1f410129e668b0b97153147.jpg

3761.jpg.89975706cddf287ccf3214007c9ba51d.jpg

Aeroporto de Paramaribo, Johan Adolf Pengel, é muito pequeno e com uma infraestrutura bem, digamos, humilde. Não tem pontes para desembarque; desembarcamos por uma escada direto na pista e caminhamos ate a entrada do aeroporto ::mmm:

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...