Ir para conteúdo

Experiência Viagem Roots - Vale do Pati/Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros

Relato de viagem feita em junho de 2015, totalmente organizada lendo relatos e arrumando companhia pelo mochileiros.com - com baixo orçamento.

 

Porque escolhi a Chapada diamantina e a trilha do vale do Pati?

Uma pessoa apaixonada por trilhas tem certamente o sonho de conhecer todas as chapadas do Brasil, escolhi visitar mesmo que de forma relâmpago a chapada diamantina, por ser na Bahia de onde é minha família materna inteira, ter cânions que nunca havia visto, e ser uma travessia de 4 dias parando apenas no final da tarde para acampar, algo que nunca havia feito.

 

A chapada em si é enorme e compreende 5 municípios e pelo menos 2 vilas com diversos passeios que turistas fazem até de carro, não foi nessa chapada de luxo que eu fui não rs....

Eu passei 4 dias andando no Vale do Pati, 100% natureza, lá não passa carro algum, pra sair de lá só de mula, burro ou andando que foi como fizemos ao longo de aproximadamente 70 á 80 km de serras e descidas beirando rios e vencendo paredões de pedra encantados com sua beleza de dia e de noite.

 

Com quem eu fui?

Nenhum dos amigos de trilha de São Paulo estavam de férias nos mesmos dias, então fiz uma busca no site preferido dos mochileiros e trilheiros do Brasil, o Mochileiros.com, havia muita gente indo para a Chapada em junho mas o único que queria fazer tudo sem guia, no estilo roots, carregando sua própria comida e fazendo sua própria rota na tranquilidade como eu era o Vander Luiz.

Assim fomos com mais o menos o mapa na cabeça após pesquisar muito, sem muitas preocupações e pensando positivo, junto de nós seu amigo Júnior, eu estava muito bem acompanhada de dois baianos simples, calmos, cantarolantes como eu, que toda manhã e almoço me ensinavam uma comida diferente como cuzcuz, leite com chá, batata doce e a nossa tão energética "Mirinda" que eram gomos de tangerina dos pés que achávamos no caminho e misturado com água e 1 vitamina C se houvesse, essa salvou tantas vezes dando ânimo nas subidas rs.

 

Era como se nós três fossemos amigos de longa data, logo na primeira noite ao desembarcar na entrada de Andaraí enfrentamos uma alta aventura, o ônibus deixava mesmo á 50km da cidade, eram 4 horas da manhã e estava muito escuro... ali já era área do parque chapada diamantina com todo tipo de bicho podendo aparecer... pela estrada andamos cerca de 1h/2h sem saber se acendíamos ou não a lanterna, por que o motorista do ônibus disse sério antes de descermos: "aqui é barril" (perigoso) e ao mesmo tempo poderiam haver cobras na estrada e vai que piso em uma, eu piscava a lanterna de vez em quando pra olhar onde pisava rs, ainda bem que por sorte chegamos em um pequeno povoado e pudemos ficar na casa de vaqueiros até amanhecer... o senhor noel nos deu café, e com ele conversamos por horas até seguir viagem de ônibus até Andaraí... Ele mesmo nos deu a informação que o ponto do ônibus era ali, em frente á sua casa.

 

Como foi essa aventura?

Foram os dias em que eu aprendi a desacelerar, queria acordar e sair logo para percorrer o máximo de lugares, mas aconteceu algo ótimo: "não, calma moreninha rs vamos por a batata doce pra ferver, fazer o cuzcuz, vamos tomar um solzinho pra secar as roupas de ontem..." E os calangos, como nós nos auto-apelidamos acabavam saindo 11h ou 12h pra caminhar... o solzinho já esquentando, mas pra que pressa, estamos aqui pra aproveitar a Bahia, o Pati, o que o dia oferece com deleite, prestando atenção aos sons e aos cheiros de tudo..

 

Na trilha por vezes eles dois iam 1 ou 2km na frente e nossa comunicação era por um assobio cantado, eu respondia e sabiam que estava tudo bem, cada um andava no seu ritmo, os 17 kilos na minha mochila sempre avisavam que estavam ali rs, nas subidas então que a gente vê de verdade do que somos feitos rs! Mas deu tudo certo e aprendi, nunca mais levarei além de 10kg nas costas, 2 pares de roupa e 1 sabão de coco devem ser suficientes, brincadeiras á parte, pesquisei e conversei com trilheiros mais experientes e hoje tenho minhas técnicas para ser mais ultralight...

 

Vez em quando parávamos no rio e lá relaxávamos por 1 hora, chocolate e água ou fruta, a noite um pouco doloridos nas costas e pernas, só cansaço natural, nada que impedisse que fizéssemos uma fogueira para rir e cantar com quem mais tivesse acampando por lá ou só nós mesmos...

 

Passamos por 4 casas de nativos seu Jóia, seu Eduardo, Prefeitura que na verdade é também uma casa do seu Jailson se não me engano e por fim a Igrejinha, todas essas casas com pessoas muito atenciosas, simples que vivem da forma que eu queria viver: no meio do nada, acordando com as galinhas, produzindo o que comem em suas hortas e cozinhando sempre nos fogões á lenha... era de se emocionar pegar folhas no pé para fazer chá de capim-cidreira; sim eu odeio tomar leite da caixinha aqui na cidade grande e acordar com o despertador ao invés dos passarinhos que tanto elevam meu humor...

 

Daí andamos até o capão, uma vilinha charmosa, cheia de boas energias, ah mas quando pensei que chegou ainda tinha mais 6km na estrada do bomba até o camping do seu Dai Dai...(breve parada para o pastel de jaca!)

Já eram mais de 5 horas de caminhada eu calculo, talvez 7h, nesses últimos kms o ajuste masculino da minha mochila é muito desconfortável e eu queria largar minha barraca velha pelo caminho rs, estava exausta, o Júnior não deixou, trocou comigo, a dele bem melhor de carregar e mais leve uns 5kg, sou muito agradecida, e ainda haverá quem se espante de eu viajar com estranhos, estranhos tão bem humorados e muito parceiros!

 

Essa viagem foi inesquecível e quero/vou repetir o Vale do Pati com mais dias e por cima.

 

Dica importante: Não foi muito bom começar a travessia por Andaraí, não só pelo imprevisto de pegar o ônibus "Entrada de Andaraí" (se forem não peguem esse de forma alguma, descemos na esquina do nada com coisa nenhuma rs e tivemos de pegar outro ônibus ao amanhecer pra seguir até a cidade de fato), mas também por quê a trilha lá começa com uma baita subida da serra do ramalho... Na próxima irei começar por Guiné.

 

Quanto Gastei:

Passagem Gol de ida SPxSalvador R$150,00 (por que comprei em cima da hora, antes poderia ser mais barato, pago com cartão de crédito em suaves prestações)

Passagem de ônibus SalvadorxAndaraí: R$66,00 (valor atual 2016)

Extra: Bus da entrada de Andaraí, povoado onde chegamos até a cidade: +-R$12,00

Passagens de ônibus/volta

Vale do CapãoxPalmeiras: R$12,00

PalmeirasxSalvador: R$73,00 (valor atual 2016)

Avião SalvadorxSP: R$125,00 (valor na época, novamente comprado em cima da hora, antes poderia ser mais barato, pago com cartão de crédito em suaves prestações)

Refeições: levei toda comida compra de aproximadamente R$50,00

1 comprada: R$25,00 na casa da dona raquel

campings: 4 locais, todos R$15,00 cada - total R$60,00

Total de gastos: R$572,00 (como os quase 300 em passagem de avião foram pagos no crédito, posso dizer que considero o gasto bruto, na lata, em dinheiro mesmo sem adiar por até 8 parcelas como apenas R$272,00 reais =D)

 

598dd7cf163e3_11705087_925114890892453_812034883926743890_n(1).jpg.87868ea09a6c0b42937b9e4fdf0c0fd9.jpg

 

FOTOS

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Genial sua trip Natachi, parabens... farei essa trek agora em julho, estou pesquisando, mais pretendo fazer um roteiro maior... eu vou te moto com meu filho ( racharemos a gasolina ), vc acha seguro eu deixar a moto em Guiné em algum hostel e eu seguir a pé fazendo essas trilhas?? Estou com mapas da região, e pretendo fazer como vc fez, trip roots e simples, nada de luxo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Colaboradores

Moreninha, quão bom foi ler esse relato, que achei por acaso ao pesquisar "vale do pati", e o mais importante é saber que estive presente nesta trip.

Foram dias inesquecíveis, história para os netos e bisnetos, esses dias estão eternizados em minha mente.

Toda vez que falamos em TRIP com outras pessoas, sempre citamos a sua coragem e serenidade nas trilhas, adorei a companhia, adorei te conhecer também, espero em breve fazer outras trips contigo.

::otemo::::hãã::::hãã2:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...