Ir para conteúdo

Relato viagem para Palmas + Jalapão


Posts Recomendados

  • Membros

45.jpg.ff4edcdd7c44bce51ac2f7553c53f2f0.jpgAs fotos estão da ordem contada no texto

https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.915977405154063.1073741978.100002254351992&type=3

https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.915979608487176.1073741979.100002254351992&type=3&uploaded=87

 

Jalapão – Lugar conhecido entre as dunas douradas e cachoeiras de águas cristalinas

Trilheiros como eu não gostam de viajar com passeios fechados, com agencias etc... Porem para ir ao Jalapão não se tem muita escolha, pois lá só anda carro 4x4, pois dos 1200 km percorridos, 900 km são na areia/terra.

A primeira aventura foi achar uma agencia, pois tenho uma amiga que já foi para lá, mas ela não recomendou a agencia que ela foi (Nortetour), pois o carro quebrou todos os dias e perdeu passeios. Outra dificuldade foi devido a eu ir sozinho, pois teria que me encaixar em um grupo, com mais 3 ou 4 pessoas.

Depois de muito pesquisar e ver recomendações fechei com a Aventura Eco (http://www.aventuraeco.com/) do Higor (https://www.facebook.com/profile.php?id=100002372065186&fref=ts).

Cheguei a Palmas – TO dois dias antes de começar a aventura para o Jalapão. O vôo chegou por volta de 1am, como não reservei hotel nessa primeira noite, resolvi dormir no minúsculo aeroporto de Palmas. No dia seguinte, para economizar grana, não fui de taxi e peguei o primeiro ônibus do aeroporto para a cidade, as 6am, porem o ônibus não vai direto para o centro de Palmas, ele para em um bairro próximo ao aeroporto, e lá peguei o Eixão 1, estava lotado, pois era dia de semana, a galera estava indo trabalhar, como estava com apenas uma mala, consegue me virar, nada que o metro da linha vermelha de SP não me desse experiência kkk.

Chegando à Praça dos Girassóis desembarquei do exião, já vazio, e fui à procura da pousada. Mesmo com o GPS, as primeiras horas são confusas para entender como funciona o nome de rua lá, é tudo por quadra, numero, se esta no sul ou no norte, e se é SO ou NO ou NE ou SE. Enfim, achei. Eu reservei o hotel Serra Azul, fica a 5min da Praça dos girassóis, e em paralelo tem avenidas com restaurantes e lanchonetes. Quarto confortável, com ar condicionado (essencial para o calor) e café da manhã bom.

Palmas não é uma cidade turística, Palmas é uma cidade planejada, com ruas largas, sem semáforo, porem muitas rotatórias (eles chamam de queijo), todo comercio tem estacionamento na frente, as quadras são muito grandes, assim impossibilita conhecer a pé.

Fui ao Monumento aos 18 do forte , que fica na Praça dos Girassóis de baixo de um sol que estava acima dos 40ºC. Não muito acostumado com a temperatura, voltei para o Hotel, e logo em seguida caiu uma puta chuva, se fosse SP alagava. Choveu durante umas 2horas. Quando acabou a chuva, no meio da tarde, fui buscar o carro que aluguei na Movida. Minha intenção foi aproveitar o restinho da tarde para ir aos pontos turísticos e no dia seguinte conhecer Taquaruçu.

Pois bem, com o carro fui conhecer a praia da Graciosa, que fica no rio Tocantins. Vi o por do sol. Depois atravessei a ponte FHC, que tem uma extensão de 8km por cima do rio Tocantins, ligando ao município de Porto Nacional. Para fechar a noite, fui à Feira da 304 Sul, é uma feira que vende legumes, frutas, com alguns artesanatos e área de alimentação, lá achei a famosa paçoca (farofa com carne seca)! Comprei um potinho para experimentar, BOOM!!

 

No dia seguinte fui para Taquaruçu, cidade faz parte da serra do Lajeado, a 40km de Palmas. La fui direto para a cachoeira do Roncador, a mais famosa do lugar, como cheguei cedo, fui o primeiro a entrar, a entrada são R$8, trilha bem leve, descidas e reta até a primeira cachoeira do Escorrega Macaco, e poucos metros na frente, depois de passar por um tapete de flores, esta a cachoeira da Roncadeira com seus majestosos 70mts, o poço estava muito baixo, sem profundidade para nadar.

Saindo de lá fui para cachoeira o Evilson, no caminho avisto um lobo-guará!!! Continuo até a cachoeira do Evilson, a entrada é R$5, cachoeira bonita, com uns 20mts. Como havia tempo fui procurar a cachoeira do vai quem quer, é a mais longe, e tem umas perambeiras, como eu estava só, o carro subiu (carro popular 1000), cuidado se for com carro pesado. Chegando no sitio onde fica a cachoeira, estava fechado com corrente, eu chamei, buzinei, e a só os cachorros saíram correndo atrás de mim, rs , não vi a cachoeira e retornei . No caminho de volta parei no mirante, onde encontrei um grupo que estava indo para a cachoeira do vai quem quer, eles disseram que o dono de lá é surdo, esse deve ter sido o motivo de ninguém ter saído com todo barulho que eu fiz, rs.

Voltei para Palmas, pois tinha que devolver o carro ainda naquele dia.

Chegando a Palmas, ainda havia um tempo extra, então fui para a praia do Prata, também no rio Tocantins, água bem rasa, mas muito boa no calor de 40ºC. Para terminar o segundo dia da trip, logo na saída da praia, dei de cara com um Gavião Carcará na rotatória.

 

No dia seguinte começa a expedição Jalapão.

O Higor vai com duas Hillux para a expedição, eu fui em uma com o motorista Marcelinho.

De Palmas a Ponte Alta são mais ou menos 150km,a partir desse momento começa a estada de terra/areia. Ficamos na pousada Águas do Jalapão (http://www.aguasdojalapao.com.br/).

No período da manhã fomo para Cânion do Sussuapara, tem esse nome devido ao um veado sussuapara ter morrido no cânion. As pareces dos cânions brotam água, no final do cânion tem uma nascente para se refrescar. Após, fomos para a cidade de Ponte Alta, para tirar foto do Portal do Jalapão e na Ponte Velha e no centrinho para tomar um sorvete com sabor das frutas do cerrado. Voltamos para a pousada para o almoço.

Após o almoço saímos para a Cachoeira do Soninho Grande, no caminho passamos no morro do chapéu para foto. Na cachoeira do soninho grande com seus 30mts não entramos na água, devido ser uma correnteza forte e a cachoeira cair em um cânion. Após, fomos para Cachoeira do Soninho Pequena, eu nem considero cachoeira, rs, mas nessa sim, podemos tomar banho nas águas cristalinas do rio do soninho. Para fechar o primeiro dia, fomos admirar o por do sol na pedra furada, lugar muito bonito, onde se pode admirar o cerrado e ainda avistamos um casal de arara azul, alem de papagaios e maritacas.

No dia seguinte fomos sentido Mateiros, para a cachoeira da Velha.

Alimentada pelas águas do Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do Jalapão. Nela, a água despenca por duas quedas em formato de ferradura, com aproximadamente 100m de largura e 15m de altura. Após exuberar a cachoeira da velha, fomos de carro para a prainha do rio do novo, existe uma trilha da cachoeira para a prainha, porem estava fechada devido a terem encontrado uma onça com filhote ao redor. Com o calor de 40ºC, nada melhor que mais águas cristalinas para refrescar. Nesse dia o Higor fez um picnic para o almoço, tinha até paçoca de Palmas!

No Jalapão tem muitos pés de cajui, durante a expedição estávamos sempre pegando a fruta para saborear.

No meio da tarde saímos em direção as Dunas, paramos para fotos da serra do espírito santo. Na entrada para as Dunas só passa carro 4x4, tanto que uma caminhonete de outro grupo que estava sem tração ficou entalada na areia. A serra do espírito santo que é formada de arenito, quando chove e venta, junta a areia e forma as dunas do Jalapão, que no decorrer dos anos vai se movendo. Dizem estudiosos que em 200 anos o Jalapão vai ser um deserto, devido a deformação das serras de arenito. Nas dunas admiramos o por sol e o encanto de um deserto no meio do cerrado.

 

Após o por do sol, seguimos para Mateiros, onde fomos para o restaurante rancho 21 que fica alguns quilômetros da cidade para jantar, comida caseira, simples, mas boa. Voltamos para Mateiros e ficamos na Pousada Panela de Ferro (http://www.paneladeferro-jalapao.com.br/).

No dia seguinte, parte do grupo saiu as 4am para ver o nascer do sol na serra do Espírito Santo. Trilha super tranquila e demarcada, é um serviço que normalmente as agencias cobram a parte, por ser longe de Mateiros, vai de carro até a entrada da trilha. Em cima da serra do Espirito Santo é possível fazer outra trilha que você consegue ver as dunas de cima, porem não tínhamos tempo de fazer essa trilha. Valeu a pena a subida, o nascer do sol é muito bonito! E na volta da trilha, já claro, excelente vista para tirar fotos do cerrado.

Voltamos para a pousada tomar café e depois partir para a cachoeira da formiga, lugar incrível!! Água totalmente cristalina, excelente posso para banho com pequena cachoeira para relaxar!!

Depois partimos para o fervedouro Buritizinhos, o fervedouro é um fenômeno onde a água nasce do chão de areia, borbulhando, se você ficar em pé em cima, você estará em um buraco, porem não vai afundar porque a água te empurra para cima! Como é uma nascente, água é cristalina! Esse fervedouro deságua no rio formiga, mas nesse ponto ele não está cristalino igual na cachoeira. Paramos para o almoço ali mesmo no local, comida caseira.

Depois partimos para o fervedouro “o original”, que foi o primeiro descoberto na região. Ele é muito maior que o primeiro.

Ultimo passeio do dia foi para conhecer o povoado de mumbuca, que produz o capim dourado, artesanato típico da região. Lá tem uma loja onde vendem artesanatos.

Depois passamos nas veredas do Jalapão, onde brota o Capim Dourado e voltamos para pousada Panelas de Ferro em Mateiros e jantamos no centrinho, pizzaria do Carioca.

Ultimo dia da expedição Jalapão, saímos para o fervedouro Bela Vista, as águas desses fervedouros são tão relaxante que é possível ficar o dia todo ali. Depois partimos para São Felix do Tocantins, onde visitamos a cachoeira das araras, ultimo ponto de água para nadar na expedição, cachoeira com 5mts de queda.

Almoçamos bem perto dali, na fazenda do gaucho seu Hélio, onde ainda não chegou energia elétrica! Mas tem boa acomodação debaixo dos pés de mangas.

Depois do almoço foi só estrada até Palmas, paramos para tirar fotos e contemplar o visual de alguns pontos como morro do caminhão, serra da catedral, rio do sono, morro dos 3 macacos e ultima parada na cidade de Novo Acordo para fazer um lanche.

Despedimos das pessoas do outro carro e seguimos para Palmas só asfalto, onde eu desembarquei no Aeroporto para a próxima aventura, que era a Chapada das Mesas.

 

O melhor é que fui fora de época, fora de feriado, em outubro, assim todos os lugares estavam vazios e pude aproveitar muito!

 

Jalapão é BRUTO e incrível, foi uma expedição fantástica, lugares maravilhosos, animais, cachoeiras, águas cristalinas, fervedouros, capim dourado, dunas e por/nascer do sol!

 

Duvidas e dicas, entrem em contato:

Fernandojulio.o@gmail.com ou pelo Facebook.

56.jpg.4c432218edaf9de94f9345bd11ebd80a.jpg

74.jpg.2cccb4bba27caaff79b4045d9ada8df2.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Jalapão é realmente bruto! Sou de Guarulhos e fui com meu irmão em julho. Fizemos praticamente o mesmo roteiro, só que sem agência. Alugamos uma 4X4 e fomos seguindo as indicações que havíamos lido na internet. Sorte que conseguimos achar o caminho, pois não tínhamos mapas nem nada. Voltamos pra Palmas à noite seguindo a lua! Valeu muito a pena!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...