Ir para conteúdo

Conhecendo a terra de Hércules Galló. em Galópolis, Caxias do Sul.RS.Mar.2017


Posts Recomendados

  • Membros

Final de semana em Caxias, é um bom convite para continuar conhecendo a cidade, e o destino escolhido dessa vez é Galópolis, que me chamava muito a atenção, por possuir uma vila com construções estilo inglês, acho que algo único em nosso estado. E me fui! O bairro fica a 10 km do centro da cidade bem pertinho, e o caminho é bonito, estrada de serra, sinuosa, e costeando um morro. Chegando a Galópolis tem que cuidar, se não passa do vilarejo de

 

tão pequeno que é. Deixei o possante estacionado perto da igreja, onde fica a vilinha inglesa, belas construções. Fiquei muito curioso para ver as casas por dentro, mas são habitadas, e não estão abertas a visitação que eu saiba. Depois foi dar mais uma voltas pela vila, que não tem muita coisa, possui um córrego de correnteza bem intensa, que cruza todo lugar, e deságua numa bela cachoeira, conforme fiquei sabendo mais tarde. De ruim não ter nenhuma placa indicando nada, e assim fui meio a rumo. Possui algumas

 

bonitas casas antigas estilo italiano, uma fabrica, antigo lanifício do fundador da vila Hercules Galló, mas atualmente pertence a cooperativa local e também não da pra visitar, o que é ruim, pois as edificações da fabrica também parece muito interessantes. Próximo a fabrica pude ver um bela casa, no alto de um dos morros, e fui la ver do que se tratava, e é o museu Galló. A casa do fundador, uma obra arquitetônica belíssima, com duas edificações que serviam de casa para Galló e sua família, e um anfiteatro para eventos. O museu talvez seja o mais bonito de Caxias, já que já havia ido no museu do monumento do Imigrante, que é bem pequeno, mais uma amostrar que museu; o da casa de pedra, que também é pequeno; e o Museu Municipal, maior, com mais peças, mas nada surpreendente. Todos museus com visita guiada, e entrada franca. O

 

Museu Galló conta um pouco da história da imigração, do Galló, um italiano, que pra mim tem nome de espanhol, mas enfim. Que encasquetou de fundar um lanifício no lugar, e como era um homem viajado, inventou também de criar uma vila para os operários com arquitetura no estilo inglês, então de inglês só o estilo, pois, até onde conta a historia, nenhum inglês morou por lá. Mas mesmo assim é legal o lugar. Então de Galópolis era isso pessoal, um bom e pacato destino para um final de semana, para passear e tomar um mate.

 

Mais fotos e relatos: Fotos. http://cenasperdidas.blogspot.com.br/ e http://rotasetrips.blogspot.com.br/

17353114_904493536367488_4322150568042762848_n.jpg.59cc6d47114a3437fd396aa2147e372e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...