Ir para conteúdo

Trip pela Bolívia e Peru em janeiro de 2006


Posts Recomendados

  • Membros

Viajantes, todas, ou quase todas as dicas da minha viagem recente à Bolívia e Peru peguei aqui nesse site que amo e recomendo, e acho que todos devem deixar um Relato para ajudar quem está se planejando....dúvidas podem postar aqui que responderei sempre que puder com total boa vontade.

Com fotos e valores detalhados!

NOTA: Não passamos pelo Salar como havíamos planejado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae querida, para que possamos deixar seu topico aqui é preciso que ele venha seguido do relato....

 

solicitamos que voce por favor poste-o aqui.. caso contrario teremos que transferir para outro forum o que não seria nada legal para nós já que como vc mesma diz quer compartilhar conosco tudo e tambem porque seu blog está muito legal!!

 

Cite seu blog mas nos honre com o seu relato!!!

 

valeu, amiga!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segue então conforme solicitado o meu Relato, caso queiram ver as fotos, entrem no blog...

 

1° dia da trip - 02/01/06- Segunda

Embarcamos às 10:10 da manhã rumo a Campo Grande...viagem tranquila, turma animada até que paramos para almoçar em Formiga(o Jean já começou a se coçar:)...piadinha velha hein), o restaurante era bem xexelento e caro....o ônibus quebrou a correia e um dos passageiros, muito prestativo, consertou....seguimos viagem e menos de 1 hora depois, paramos de novo, desta vez por causa de um acidente com vítimas fatais, muito feio mesmo, ficamos mais 1 hora no engarrafamento...seguimos viagem e quando não: um estouro! O pneu furou...mais 1 hora parados no meio da estrada depois de Ribeirão Preto....novamente o passageiro prestativo estava lá! Se não fosse ele! Chove lá fora......e aqui....tá tanta chuva...........Oh nesse ônibus tem goteira, pinga no Jean, pinga no Jean, pinga no Jean..........putz, o que mais falta?! Dormimos....

2° dia da trip - 03/01/06 - Terça

Acordamos com um nascer do sol PERFEITO! Chegamos em Campo Grande às 11 horas da manhã, horário local, 1 hora a menos em relação a BH, Rio e BSB, gastamos uns R$100 em lanches na estrada, em SP é tudo muito caro, um pãozinho de queijo é R$1,80, facadaça! Estamos partindo 13 horas pra Corumbá e passaremos a noite lá, a passagem de Campo Grande a Corumbá custou R$64,00...pela Viação Andorinha...

Ainda 2°dia da trip ...

Saímos de Campo Grande 1 da tarde e chegamos em Corumbá às 7 da noite, da janela do ônibus tivemos uma bela paisagem do Pantanal Mato Grossense, vimos alguns veados, tuiuiús, jacarés...muita água, é muito lindo, incrivelmente lindo! Chegamos em Corumbá por volta de 7 da noite e o pessoal do hostel Green Track buscou a gente na rodo, o hostel é bastante simples, mas vale pelo preço, apenas 10 reais por pessoa com café, conhecemos 2 brasileiros super gente boa, o Vítor de BH e a Mariana de Vitória e dois americanos...à noite fomos numa pizzaria deliciosa e nos fartamos...foi bem legal...Corumbá é uma cidade fofa e bem simpática....

3° dia da trip - 04/01/06 - Quarta

Hoje acordamos 7 da manhã para atravessar a fronteira....Pegamos um ônibus do hostel até a fronteira que foi R$1,50...atravessamos a pontezinha que separa Brasil e Bolívia...Carimbamos o passaporte, uma loucura na imigraçao, tudo bem desorganizado, mas deu tudo certo...e aí pegamos um táxi que foi R$8,00 para a estação de trem, já em território boliviano ....tranquilo, na estaçao não tinha mais trem para meio-dia, mas só tinha pra noite e o mais caro, Ferrobus, 202 bls, ou equivalente a U$25, mas também mais confortável, beleza, compramos, almoçamos e agora estamos dando um tempo aqui na Lan pra partir...

Ainda 3°dia da trip...

Partimos 7 da noite num bus cama...o trem balançava muito....fiquei meio assustada no começo, mas depois vc acostuma e aí é festa....tem até serviço de bordo, tipo avião mesmo, comi uma comidinha muito gostosa, passaram dois filmes....adorei....achei o trem a coisa mais chique uai!

4°dia da trip - 05/01/2006 - Quinta

Chegamos em Santa Cruz de la Sierra tem uma meia-hora e estou aqui na net, depois vamos almoçar e partir pra La Paz às 17 horas...Estamos ainda juntos com os brazucas e o americans...turma super bacana.........no caminho para La Paz começaremos a tomar o chá de coca para preparar o organismo pra altitude.............A Bolivia é muito pobre, pelo menos os lugares próximos a fronteira, mas o povo parece legal, conversei com alguns bolivianos e sempre eles que puxaram papo....nossos lugares no trem eram separados, eles trocaram numa boa....bacana.......parecem bem humildes....

5° dia da trip - 06/01/2006 - Sexta

Depois de 5 dias viajando, chegamos em LA PAZ...Ontem em Santa Cruz tivemos um dia muito agradável...ficamos no Hotel Suécia (muio bem recomendado pelo Pombo, do Mochileiros.com) somente para descansar, pagamos 15 bls por pessoa para passar o dia, e o hotel tinha piscina, estava um calor tremendo, por isso caiu todo mundo na água, foi muito legal, almoçamos o menu del dia(bife com arroz, salada e purê de batatas) e depois fomos pro quarto, tomamos banho, demos uma descansada e finalmente partimos no ônibus das 17 horas....O ônibus era bem melhor do que eu imaginava,(já que todos falam tão mal de ônibus na Bolivia) era um executivo, e pagamos 140 bolivianos por pessoa, o equivalente a +- 45 reais para uma viagem de 900 km, o que é muito barato! Passou filminho e tudo, o busão só parou uma vez ontem à noite pra jantar, num lugar muito pobrezinho, mas comemos um pão com bife e ovo e sobrevivemos, ninguém passou mal....a galera dorme no corredor do ônibus amarradona...pela manhâ o ônibus parou para tomar café e por 1 bl tomamos o tão famoso CHÁ DE COCA...que me surpreendi, já que detesto chá, é bem gostosinho e ainda vem com 1 pãozinho, tipo sirio, só que mais gorduchinho...Eu estava apavorada em passar mal quando chegassemos no altiplano boliviano, mas até agora não senti nada, meu maior medo era ter falta de ar, mas estou hiper bem, Jean chegou meio baqueado e está dormindo no hotel, chegamos aqui em La Paz às 10 horas da manhã, pegamos um táxi para o hotel que nos cobrou 10 bls, só que pedimos para ele rodar com a gente até achar um bom lugar, então saiu por 20 bls tudo, pros preços daqui, caríssimo, mas tudo bem, divididos por 4 pessoas, 5 bls para cada,...Ah, por falar em hotel, fomos olhar o Copacabana hostel e o Maya Hostel(bem indicado pelo Mochileiros.com), mas estava mais caro que o hotel que estamos e não chegava nem perto do conforto, são bons, mas por ter muito mochileiro, ou seja, muita procura, nao compensava! Estamos no Hotel CONDEZA que tbm está em excelente localização, paralela com a Calle Sgarnága, nos cobraram 113 bls(U$14) num quarto para casal com banheiro privativo, tv a cabo e café da manha. Excelente o hotel, super limpo, o quarto enorme...a ducha não é das mais quentes...mas dá pro gasto...Tem 1 cama de casal e duas camas tipo queen size, um pouco maior que uma de solteiro normal!!!

Ainda 5°dia da trip...

Passamos o dia andando por La Paz, visitamos a Plaza Murillo e vários outros locais, La Paz impressiona. Almoçamos num restaurante local, bonzinho, comemos bem, mas à tarde encontramos um Burger King, tipo Mc Donald`s e é claro, comemos lá! Passeamos o dia inteiro e a noite voltamos pra o hotel, estávamos muito cansados e 9 da noite capotamos.

6° dia da trip - 07/01/2006 - Sábado

Hoje fomos visitar as ruinas de Tiwanaku, um civilização pré-incaica e denomidada como a mãe de todas as civilizações da America do Sul(palavras do guia boliviano...)...bacana demais, tem coisas la de periodo 130 A.C a 1400 d.C +-, fomos com uma agência que nos cobrou 46 bls para levar e voltar com guia,(compensou mais que ir independente, pois incluía o guia) e lá compramos as entradas, que de U$3 passou para U$10, era assim: Estudantes bolivianos pagavam 3 bls, Bolivianos pagavam 10 bls e ESTRANGEIROS pagam agora 8O bls...Sim, perguntei porque subiu tanto o preço e me disseram que no Peru pagamos muito mais caro e agora lá tbm seria igual ao Peru, fazer o quê? Não tive argumentos, pois em Machu Picchu é bem mais caro mesmo! Do caminho avistamos a Cordilheira dos Andes, é linda, uma coisa maravilhosa....Chegamos do passeio às 4 da tarde e fomos andar pela cidade...Ahora vamos tomar banho para dar uma saidinha, iremos ao Mongos bar...e amanhã seguiremos rumo a Copacabana, sairemos daqui as 8 da manhã e devemos chegar a Copa por volta das 11 hs...O Mongos é ótimo...quem é do Rio vai achar que está no Guapo Loco...bem parecido, quando tocou samba foi uma piada, eu e o Jê como típicos brasileiros começamos a dançar um samba muito tosco, crente que estávamos abafando...ele no pandeiro e eu de mulata, depois rimos tanto dessa cena bizarra, acho que vamos rir pra sempre disso...foi muito engraçado...imagine dois desajeitados sambando...parecia mais aqueles gringos frenéticos que vem ao Brasil...:)

7° dia da trip - 08/01/06- Domingo

Chegamos em Copa no domingo, estava um solzinho bem legal, ficamos no Hotel El Mirador de frente para o lago, uma linda vista por apenas 80 bls ou U$10...muito de graça! Fomos almoçar e comemos truta, uma delicia....pagamos 25 bls por pessoa, mas depois vimos que pagamos caro, pois acha-se por 10 bls...Fomos andar pela cidade e depois andar de pedalinho, foi uma delicia a nossa aventura e tbm emocionante, por 10 bls meia hora, e o menino disse: não se atrasem pois pagarão mais! (Ele sabia que nos atrasaríamos)... E lá fomos...para o outro lado do lago, numa feliciadade só, na hora de voltar, quem disse que o pedalinho voltava! Não voltava nem a pau, pedalávamos e nada, o bicho nem saía do lugar, entrei em pânico, mandei o Jean virar e parar em qualquer lugar, conseguimos parar e tivemos que pular um pouco na água, so até os pés....o menino veio correndo lá do outro lado querendo cobrar 20 bls, o Jean querendo pagar 10 pelo transtorno, ai eu dei 15 e ficou tudo resolvido, mas é claro, com o Jê dando um escândalo básico!!!! Foi uma piada, depois rimos...A noite fomos num barzinho super a la Bob Marley...delicioso...e lanchamos....Voltamos pro Hotel e nanamos... era meia noite...

8° dia da trip - 09/01/06 - Segunda

De manhã cedo pegamos o barco e nos aventuramos para a Ilha do Sol, chegamos lá por volta de 10:30 da manhã, um guia nos aguardava, visitamos o museu da Ilha, pagamos 5 bls pra cada para entrar no museu...e 25 bls por pessoa pelo passeio....Começamos a caminhdaa às 11 para visitar as ruinas Incas, a Pedra Sagrada e a mesa que os incas faziam sacrificos humanos e de animais, o lugar é impressionante, sem palavras....depois começamos o trekking da parte norte até a parte sul...totalizando 10 km de caminhada em +- 3 horas e meia, e uma morta-viva andando pelo caminho: eu...! O Jê só queria ser o esportista, quase correndo, e eu esbaforando atrás...parando em todas as pedras e quase chorando....Enfim depois de descer a Escaladera dos Incas, ou seja, escada dos Incas, uma coisa gigante, chegamos ao barco +- às 15:50....e o barco partiu às 16 horas exatamente...Chegamos ao Hotel famintos, pois não comemos nada no caminho todo, só uma barrinha de cereais, e uma demos a cholinhas que se encontravam pelo caminho.... tem que levar muita comida... senão se lasca e muita água tbm...2 litros pra cada pessoa.... chegamos mortos, acabados, fomos no barzinho Bob de novo, comemos, voltamos pro hotel e fomos dormir 9 da noite....

9° dia da trip - 10/01/06 - Terça

Dormimos até às 9....arrumamos nossas coisas, andamos pela cidade, comemos e pegamos o ônibus pra Cusco às 13:30...esse sim foi o verdadeiro ÔNIBUS DA MORTE...cara, muito ruim o busão, pagamos 80 bls ou seja U$10 por um bus cama, que seria como o nosso executivo no Brasil....e lá vimos que não era nada daquilo que nos venderam, foi uma viagem muito cansativa....passamos pela fronteira, carimbamos passaporte de saida na Bolivia e de entrada no Peru...cambiamos U$105 que deu 357 nuevos soles.... Resolvemos não parar em Puno, já que me disseram que as Ilhas Flutuantes de Urus é uma coisa extremamente turística, apenas pra pegar grana mesmo...chegamos em Cusco 11:30 da noite, mortos de cansados e cheios de dor na coluna...fomos para a Hospedaje La Real Condeza, indicado pelo Mochileiros, pagamos 30 soles pela primeira noite...saimos para comer, conhecemos uma galera da Argentina, ficamos conversando e lanchando, voltamos duas da manhã...tava um frio de lascar...mas Cusco é linda, a Plaza de Armas impressiona....fomos dormir 2:30 da matina...A Hospedaje eu RECOMENDO MUITO! Fomos super bem recebidos...

10° dia da trip - 11/01/06 - Quarta

São 9:30 da manhã, 12:30 no Brasil, aqui tem 2 horas a menos, mas com o horário de verão brasileiro, fica 3 horas menos...vamos tomar café da manhã...

Ainda 10° dia da trip - Quarta- 11/01

Pela manhã fomos comprar as passagens de trem para Machu Picchu. Compra-se na estação Huanchak... Compramos de Ollamtaytambo a Vila de Machu Picchu( e não Aguas Calientes como todos falam), pois é assim que eles querem que nós chamemos, por U$44 para cada! Uma facadinha....depois andamos pela cidade, compramos artesanato e trocamos dinheiro, compramos o Boleto Turistico, 70 soles, mas estudante com carteira ISIC paga s./35, e vale por 10 dias para umas 10 atrações...voltamos ao hotel, trocamos por um quarto melhor com TV a cabo e tinha até a Globo Internacional, tomamos banho e saimos novamente, já era umas 3 da tarde, fomos procurar algo para almoçar, um cara nos ofereceu o menu del dia no restaurante El Fogon, pensei logo que era uma merda, já que todos os outros restaurantes era s./15, e esse era s./7....fomos ver o que dava....puro preconceito....amei... entrada = salada /1° prato = um creme de espinafre maravilhoso / 2° prato = espaghetti ao pesto, perfeito! Sobremesa = um creme bem suave de maçã....Conclusão: a noite voltamos ao El Fogon:)....depois do almoço fomos visitar o Museu Qoricancha....em cima das ruinas (incas) desse museu foram construidas igrejas, muito interessante e belo, o museu é excelente e vale a visita, que estava incluida no boleto turistico, tem até múmias...À noite jantamos no El Fogon de novo e depois fomos na boate Mama Africa, mas estávamos com mais vontade era mesmo de uma Mama Cama...provamos a tão famosa cerveja Cusquena, que foi s./7, um roubo pra quem não bebe e fomos embora dormir...

11° dia da trip - 12/01/06 - Quinta

Levantamos umas 8 da manhã e fomos pegar um ônibus para Pisaq, na Av. Tulumayo, por apenas s./2 por pessoa, chegamos em Pisaq depois de 1 hora e fomos visitar as ruinas, o táxi nos levou até a parte alta, rachamos o táxi com um casal de franceses e ficou s./5 por pessoa....As ruinas de Pisaq são lindas e vale a pena, e tbm está incluida no boleto...voltamos ao vilarejo a pé pelas ruinas, 2 horas de caminhada, no meio do caminho meu joelho direito começou a dar pau, doía muito, mas Jê com sua paciência eterna me ajudou...e lá fomos nós, no caminho conecemos uma inglesa e ficamos uma meia hora trocando idéia...chegamos ao vilarejo, já sai direto num mercado de rua, o famoso mercado de Pisaq, mais cheio aos domingos, só com artesanato...depois comemos as famosas empanadas por s./1 cada, eu comi 2 e Jê tbm...são deliciosas...Seguimos num ônibus(projeto de bus)hahaha, para Urubamba, s./1.50 cada, mais 50 minutos de viagem...chegamos lá e pegamos outro bus direto para Ollantaytambo, por mais s./1.50 para cada, chegamos em Ollan por volta das 3:30 da tarde, não subi nas ruinas,não aguentei, dava para ver lá de baixo, não ia conseguir descer com meu joelho ferrado, Jê subiu e eu fiquei tomando um cafezinho, depois conheci 3 peruanas e ficamos batendo papo, meninas ali da região mesmo, me contaram muitas histórias...seus sonhos...acharam o Jê lindo, ele fez o maior sucesso...depois ficou todo prosa quando ficou sabendo...hahahaha....Jantamos e às 20:00 pegamos trem a Vila de Machu Picchu...Interessante: eu jantei num local e Jê num outro, eu queria hamburguer e fui num barzinho super delicioso, a luz de velas, os meninos que atendiam me trataram como uma princesa...me disseram que o cozinheiro ainda não havia chegado, eles mesmo resolveram fazer, esperei uns 30 minutos e lá vem meu hamburguer, no detalhe: sem carne de hamburguer! Claro que na hora que peguei o pão vi que tava sem, mas notei que eles ficaram num medo que eu falasse algo, ficaram me olhando mewio de longe, com o maior receio...comi e não falei nada...eles acharam que eu não havia notado, mas é que eles foram tão fofos e eu vi que ficaram com medo, e pelo menos tiveram a iniciativa de ir lá e fazer, mas por falta de experiência não me falaram...no final chegou o cozinheiro todo apavorado pedindo desculpas, que ele tinha se atrasadado e perguntou se eu tinha gostado, aí eu faleu que tinha gostado e que aos poucos eles(os meninos) iriam aprender, com o tempo...mas que achei nobre a iniciativa de fazer sem deixar o cliente esperando...o hamburguer ali era apenas um mero detalhe...saí feliz....No caminho, já no trem, a lua tava cheia e pude ver o rio Urubamba que nos acompanha por todo o trajeto....é meio mistico, me senti entrando num outro planeta, sei lá, meio estranho....me deu um medinho....chegamos na Vila de Machu Picchu às 11 da noite, procuramos um hotel barato, pagamos s./10 num muquifão, mas tinha banheiro privado e era só nós dois no quarto, era até arrumadinho, mas cheirava muito a mofo, eu não dormi pois fiquei com medo de terremoto, podem rir, mas passei mal a noite inteira por causa da janta(o pão sem hamburguer), vomitei muito, mas estava mesmo era com medo de terremoto...hahahahaha......o Jê não dormiu por causa da umidade no quarto....foi uma noite daquelas....

12° dia da trip - 13/01/06 - Sexta

Acordamos 7:30, compramos os ingressos para MP, s./40 por pessoa, acho que dá uns U$12, e depois pagamos o bus que sobe até as ruinas que deu s./20, uns U$6 por pessoa, facada....e fomos... o bus vai subindo em forma de zigue-zague, e daqui a pouco estamos literalmente nas nuvens...chegamos a MP, confesso que fiquei emocionada...sei lá, tanto mistério que envolve o lugar, me senti num outro mundo, o negócio é lindo, indescritivel, totamente diferente...nao dá pra sentir pelas fotos...só vendo ao vivo mesmo...passamos o dia lá, levem comida quando forem, comemos apenas uns biscoitos, conhecemos o José Luis de Floripa no trem e passamos o dia com ele no parque, gente boa demais....15:30 deixamos o parque e descemos os 3 andando até a vila, parte dela fomos pela trilha e parte pela estrada de terra(que demora bem mais),2 horas de caminhada, no meio do caminho começou a chover, cheguei podre, tomei banho, deitei na cama e não consegui nem comer...tomei apenas um chá de coca....Jê foi jantar com a galera num restaurante....umas 10 da noite ele trouxe um sanduiche, mas eu nao consegui comer, a fome era tanta que já tinha ido embora...capotamos...ja sentiram isso?...choveu a noite inteira...

13° dia da trip - 14/01/06 - Sábado

Acordamos 4:30 da manhã, pegamos o trem de volta a Ollam às 5:30, conhecemos uma brasileira que namora um peruano no trem...,super gente boa, rachamos todos o táxi pra Cusco, saiu s./8 por pessoa e sao 97 km, então foi barato demais...chegamos em Cusco às 10 da manhâ, fomos para o hotel...colocamos roupas para lavar, tomamos banho e fomos almocar, encontramos o Zé Luis(Floripa), a Alana(BH) e o Eduardo(Arequipa-Peru) no El Fogon...almoçamos, tomamos sorvete, fomos ao Museu Santa Catalina, de lá fomos na rodoviária comprar a passagem pra voltar pra La Paz amanha a noite por s./70 pra cada...e fomos ao monumento do poderoso Inca Pachakuteq, ficamos lá um bom tempo e voltamos pro hotel...

14° dia da trip - 15/01/2006 - Domingo

Acordamos umas 9 horas, demos uma enrolada básica no quarto, arrumamos as mochilas, tomamos breakfast e saímos, fomos de táxi até as ruínas de Saqsaywaman, pagamos s./5 pelo táxi...e s./15 pelo guia, que foi bem interessante...Descemos a pé até a cidade, deu tipo 1 hora de caminhada, bem tranquilo mesmo...fomos almoças adivinha onde? EL FOGON, comi só o prato principal por s./5...esse foi eleito o nosso restaurante preferido em toda a viagem...sabe o que que é? Lá é uma casa de família bem no burburinho do centro histórico e quem cozinha e comanda tudo são os donos, por isso a qualidade é excelente...Bom, depois do restaurante combinamos de ir ao Museu Inca, but guess what? Domingo fecha! Que merda, fiquei puta da vida, pois era o museu que mais queria ver...Fiquei tão P e também estava naqueles primeiros dias não tão legais de mulher que resolvi voltar pro hotel e dormir, já que tbm tava morrendo de cólica...por mais s./20 pegamos o quarto 201 com TV a cabo e ficamos lá até 20:30 assistindo DOMIGÃO DO FAUSTÃO...é, podem xingar, Domingão do Faustão em pleno Cusco, mas fazer o quê? tava uma chuva chata lá fora tbm....à noite, tipo uma 9 fomos pra rodoviária, tava um frio de lascar, encontramos o casal de franceses de Pisaq e ficamos conversando, o cara na verdade é da Bulgária e me contou várias lendas de lá, uma é de uma vila chamada Barak, que quero pesquisar, disse que numa época os turcos invadiram essa vila e exterminaram todos, mas que antes de morrer as mães da crianças por falta de água, davam seu sangue para matar a sede dos pequenos....arrepiei com a história...o que a guerra não faz...Partimos para La Paz no ônibus da empresa LITORAL, pagamos s./70, era s./80 mas Jê pediu DESCONTITO....lá é o seguinte: passe tudo pro diminutivo....TITO....dá mais certo na hora da pechincha...hahahahaha....o bus saiu às 22 horas....é meio ruinzinho, mas deram cobertores e não tinha mais gente que lugar, então deu pra encarar....

15°dia da trip - 16/01/06 - Segunda

Passamos pela fronteira pela manhã, dizem que muita gente tem problemas nessa fronteira...nós passsamos numa boa, ninguém nos levou até salinhas para revista....foi rápido e fácil...Thanks God! Chegamos em La Paz por volta do meio-dia, já compramos as passagens para Santa Cruz de La Sierra para ás 19 horas do mesmo dia POR 100 bls pela empresa Bolívia Super Jumbo....passamos o dia exercendo o lado consumista e gastamos 800 bls em 5 horas, o que dá US100...não é muito, mas lá vale ouro, compramos muita coisa mesmo, blusas, sapato de couro, jaqueta de couro, casacos variados, brinquedo pro Bilbo...almoçamos e jantamos no Burger King, nada melhor que uma junk food para aliviar a tensão...hahahaha e tipo uma 17 horas voltamos pra rodoviária....pegamos uma táxi por 6 bls...Partimos as 19 horas, o ônibus era bom e tinha calefação, tava um frio lá fora de lascar, parecia que ía até nevar....Até sair do caos que é La Paz demorou, mas depois a viagem seguiu sem problemas....

 

NOTA: Resolvemos não fazer mais o SALAR DE UYUNI, ficamos muito tristes pela decisão, mas um casal de brasileiros nos alertaram sobre a estrada entre St. Cruz e Sucre, eu já sabia que era muito ruim, mas a menina disse que contou tantas cruzes que pra falar a verdade me desanimou...tentamos montar outro roteiro, mas eu já estava cansada....no meu pré-roteiro o Salar vinha primeiro, mas como fiquei com medo de passar mal com a altiutude resolvi ir primeiro a La Paz, já que lá tem mais recursos caso passasse mal...ACONSELHO FAZER O SALAR PRIMEIRO, NA VOLTA VC JÁ ESTÁ CANSADO E PODE CORRER O RISCO DE DESANIMAR COMO NÓS...Bom, vai ficar pra nossa próxima trip, provavelemente pela Argentina e Chile...

 

16° dia da trip - 17/01/06 - Terça

Chegamos em St. Cruz por volta das 10 horas da manhã. Pegamos um táxi para o aeroporto Trompilho por 7 bls e de lá um ônibus até o Viru Viru que é o aeroporto Internacional, por 5 bls por pessoa....já que os táxis cobram uns 60 bls pra levar da rodoviária até o Aeroporto....Passamos o dia literalmente no Aeroporto, como eu amo aeroporto não me importei...íamos lá fora, víamos o avião decolar, voltávamos....Nosso vôo pra Campo Grande pela Gol só sairia 00:40....21:30 fizemos check-in....23 horas entramos na sala de embarque e é claro fomos no Free Shop acabar com nossas doletas....O Jê comprou um Bulgari por U$40, um GIVENCHY por U$42 e um Pure Poison do Dior pra mim por U$42....

17°dia da trip - 18/01/06 - Quarta

Embarcamos na hora e chegamos em Campo Grande as 3 da matina....fomos pra rodo, tomamos banho, já estávamos há 2 dias sem banho e 3 dias sem dormir...imagina que beleza....6 da manhã compramos a passagem pela Gontijo para BH que saía 8:30 da manhã....custou R$146 cada, Jê queria voltar de avião pra BH, mas era mais R$ 900, aí não deixei...saímos umas 8:40....tinha uma Boliviana que mora em BH no bus, a Kau, super gente boa, ficamos conversando bastante e depois capotei...Jê tbm, dormimos o dia todo e à noite toda....nas paradas descíamos....viagem bem tranquila, apesar do cansaço.....

18° dia da trip - 19/01/06 - Quinta

Chegada em BH....às 9 da matina....

Chegando em BH fizemos uma avaliação da trip e concluímos:

Não há faculdade no mundo que nos ensine o que aprendemos em nossas viagens...A Amérca do Sul em particular nos ensina muito...tantos países que vivem nas mesmas condições críticas...exploração, pobreza, miséria, mas com lugares inimagináveis...lindos...espetaculares....pessoas generosas, mas problemas iguais a tantas cidades no Brasil...exploração, corrupção, assaltos....triste....Quantas pessoas nós conhecemos, pessoas que ficaram em nossa vida 10 minutos, pessoas que ficaram 5 dias....todas nos ensinaram algo, trocamos idéias, experiências...Cada viagem que faço, eu particularmente volto dando mais valor ao meu país, sem ser bairrista, preconceituosa, não, mas valorizando coisas pequenas que às vezes esquecemos de valorizar, como um banheiro com água no vaso por exemplo....a pobreza que vivem muitos bolivianos e peruanos é de cortar o coração...porque aqui há muita miséria, demais, mas é tão ruim quando nos acostumaos com isso....e quando vc vê lá fora, passa a prestar mais atenção aqui dentro....Não há dinheiro no mundo que pague essa trip, mas para todas as outras coisas existe MASTERCARD....boba:)....bjux....Perguntas por favor podem fazer no fórum do Mochileiros.com, o qual colocarei um link para esse blog....Até a próxima, que já começaremos a planejar em breve... será Chile e Argentina....ou então França, Itália e Espanha....vamos ver........

GASTOS DA TRIP (VALOR REFERENTE PARA 2 PESSOAS- CASAL):

U$1.200 - incluindo tudo, porém sem fazer a Trilha Inca....ficando em hostel, mas em quarto privado com banheiro privado....com ou sem desayuno....com relativo conforto....comendo apenas em restaurantes de preços medianos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal voce ter colocado o valor.... isso nos ajuda em muito no momento de fazer a nossa planilha de viagem...

 

voce diz que seus GASTOS DA TRIP (VALOR REFERENTE PARA 2 PESSOAS- CASAL):

U$1.200 - incluindo tudo, porém sem fazer a Trilha Inca....ficando em hostel

 

.... um valor bastante razoável!!!!!

 

parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...