Ir para conteúdo

Bolivia, Peru e Machu Piccho em 15 dias.. out 2007


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Galera, depois de 10 meses consegui ter tempo e calma para postar o relato de minha viagem... Espero que gostem...

 

1 Dia

Ao contrário da maioria que faz o trajeto entre Brasil e Santa Cruz de La Sierra com o Trem da Morte, eu resolvi ir de avião para economizar tempo. Peguei um vôo da Gol de guarulhos para Santa Cruz á meia noite de uma sexta-feira, dia 19/10/2007. Pra variar o vôo atrazou um pouco, a viagem é meio cansativa, leva cerca de 4 horas com escala em campo grande. Cheguei á Sta Cruz por volta das 04:00. O aeroporto é bem precario e logo que você desce do avião vc já sente um cheiro de coisa velha, tipo mofo... O agente da imigração, com farda de exército pede o passaporte, e verifica avacina, carimba, me dá o papel da imigração e me libera.... O vôo tinha poucos passageiros, uns 20 + ou - e imediatamente todo mundo saiu do aeroporto e sumiu.....derrepente me caiu a ficha!!! estava longe de casa, e sozinho... sai do aeroporto e havia uns 3 taxistas na porta... peguei o primeiro que veio em minha direção e pedi para me levar a um hotel qur tinha achado pela internet, o Jodanga www.jodanga.com. Coloquei minha mochila cargueira no porta malas e sentei no banco de trás com a minha mochila de ataque... o carro era um toyota corolla mil novecentos e antes de eu nascer.. heheh o taxista era louco, corria pelas avenidas desertas com aquela coisa caindo aos pedaços... não consegui ver qual a velocidade que ele estava, pois o painel não acendia... derrepente ele começou a falar no radio com alguem em uma lingua estranha, que não era espanhol.... ai fudeu... já imaginei que ele estava combinando com algum comparsa para me assaltar... ai ele entrou em umas ruas estranhas, mais escuras e desertas.... até que para o meu alívio eu estava em frente ao hotel.... paranoia de quem nunca viajou pro exterior sozinho.... a corrida custou 50 bolivianos, eu paguei em dollar e ele me deu o troco em boliviano, gente fina o cara.... No hotel não havia quarto privativo disponivel, fiquei em um compartilhado, que segundo o cara da recepção tinha só uma pessoa e que era brasileiro.... estava quase pegando no sono, chega o tal do brasileiro e mais um cara, os dois bêbados que nem gambá.... e foram dormir... adormeci logo, pois estava cansado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2.

 

Acordei cedo, por volta das 09:00 da manhã.... dei uma olhada no brasileiro desmaiado, tomei um banho, peguei um mapa na recepção e fui dar um rolê pela cidade, procurar a rodoviaria para comprar passagem para La Paz.... A cidade é bem grande, o terminal rodoviario fica junto com a ferroviaria onde chega o trem da morte. O Hotel é perto cerca de 15 minutos a pé... quem for de trem, vale apena ficar nele... Cheguei na rodoviaria, e logo na entrada tinha 2 caras fazendo câmbio.... fui em um e disse que queria trocar US$ 100,00 ele pegou minhas 2 notas de 50 olhou olhou e disse que não aceitava, pois uma delas tinha um pequeno, mas bem pequeno rasgo, não faltava pedaço, mas tinha um rasguinho de nada.... eu disse ok, o cara do lado me chamou e disse que trocava, mas que pagava abaixo da cotação oficial que era 1 US$ = Bol 7,36. Ele ofereceu 7 e eu aceitei... Fui até o guichê da Flota Copacabana, que eu tinha lido aqui como uma das melhores, comprei a passagem para ás 17:00hs em ônibus leito e voltei para o hotel. O hotel é muito bacana, tem uma piscina e estava um calor desgraçado. Então resolvi tomar uma pancenhã para exprimentar... heheh tomei uma, duas, três, várias...... Ai apareceu o Brasileiro, um inglês um holandês.... e ficamos trocando idéias e tomando na piscina.... depois fomos eu o brasileiro e um espanhol até uma pizzaria para almoçar.... tomamos mais umas, voltamos para o hotel, tomei um banho descansei um pouco e fui pra rodoviaria, pois estava atrazado para pegar o bus... chegando na rodoviaria, percebi que o horario do ônibus era ás 19:00 e não ás 17:00 como eu imaginava... não prestei atenção no bilhete.... resultado 2 horas de chá de cadeira na rodoviaria... mas foi legal, deu pra curar a ressaca antes de embarcar.. O ônibus chegou no horario. Na hora que vc compra a passagem vc pode escolher o lugar no ônibus. Este ônibus tinha apenas 3 fileiras de bancos. No lado esquerdo 2 o corredor, e no lado direito apenas um banco. Peguei essa do lado direito e fui tranquilo... depois de umas 2 horas o ônibus para em um lugar pra ir no banheiro e "jantar"... ali eu começei a ver o que era a bolivia... tinha um cara que ficava gritando "lovito, lovito, lovito" fiquei intrigado e fui ver o que era o tal do lovito... era simplestemente ovo frito, que as pessoas pegavam com um guardanapo e comiam puro mesmo.... o lugar era terrível, fedido, sujo... não deu coragem de comer nada... sorte que em Santa Cruz eu tinha comprado uns pacotes de bolachas... Depois de uns 20 minutos seguimos viagem e logo peguei no sono.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 3

Acordei por volta das 06:00 o dia já estava amanhacendo, pela janela a primeira visão da real bolivia... deserto... deserto e as vezes algumas casas.... chegamos a um vilarejo que tinha comercio dos dois lados da rodovia, paramos para o café da manha... novamente o mesmo esquema da noite anterior... comprei algumas barras de chocolate... e seguimos viagem.... Daí pra frente começou a parte ruim da viagem, eu já não tinha sono e ao meu lado, nas poltronas duplas.... havia um casal de bolivianos, uma menina de uns 5 ou 6 anos e um recem nascido.... dei um chocolate para a menina que não parava de me olhar.... realmente a gente chama atenção por lá... ai o recem nascido começou a chorar e não parava mais.... pensei comigo, só falta esse muleque vomitar... hahahah dito e feito não deu um minuto e ele gorfou pra todo lado... um puta cheiro de azedo, e as janelas do ônibus não abrem.... passou um tempo o cheiro se dissipou... o moleque se cagou enteiro... ai lá vai a mãe e o pai trocar a fralda... novamente o cheirinho bom denovo... hehehe mas durou pouco e o resto da viagem seguiu tranquila... Chegamos a La Paz por volta das 11:00, vc logo vê a cidade no meio do buraco... e realmente impressiona, parece uma grande favela....

O terminal de ônibus é bem grande, e bem estruturado... achei um locutorio e aproveitei para ligar pra casa pela primeira vez e dizer para minha esposa que eu estava vivo.... como não conhecia nada em La Paz, peguei um taxi e pedi para me levar até o Hostel Copacabana, que tinha pego como referencia aqui também... o taxista cobrou 15 bolivianos. Na verdade dava pra ir apé, mas como eu não sabia fui de taxi mesmo.... O hotel é bacana, limpo e as pessoas muito atenciosas, peguei um quarto no terceiro e ultimo andar com a janela virada para a rua, a saganarga.... subi para o quarto... depois de uns 5 degrais me toquei que estava em La Paz e senti o efeito da altitude, cheguei no quarto cansado e ofegante... nada muito grave, mas você sente... principalmente se for sedentário e fumante como eu... hehehe

Tomei um banho caliente, peguei um mapa na recepção e fui andar pela cidade. La Paz realmente impressiona pela "bagunça", tem gente pra todo lado, as cholas sentadas ao meio da rua vendendo coisas como papel higienico, escova de dentes, batata, roupas... tudo o que vc pode imaginar.... estava verde de fome e vi que no mapa tinha um Burguer King... é meio longe mas dá pra ir apé.... estava tento uma espécie de desfile na cidade, não consigo lembrar que comeoração que era... fiz as minhas 3 refeições que estavam atrazadas : Jantar/Café da Manha/ Almoço. Continuei andando pela ladeiras de La Paz, visitei a praça onde fica o palacio do governo, a mercado das bruxas, tirei um monte de fotos... voltei pro hotel no final da tarde. Junto ao hostel copacabana, tem uma agência de viagens a combi-tours, acertei o passeio para o Tiwanaku no dia seguinte e para o outro dia o Chacaltaya, tudo por 80 bolivianos... tem uma mercearia bem em frente ao hotel, comprei umas pancenhas, umas batatas springler e fui pro quarto descansar e dormir, pois o passeio para Tiwanaku saia ás 08:00 no dia seguinte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4.

 

Acordei cedo e fui tomar o meu café da manha... pão, manteiga e leite... bem simples mas estava bom... o passeio saiu no horario marcado, em um micro-ônibus da empresa.. ele vai de hotel em hotel pegando os turistas....Uma meia hora depois já avistei umas montanhas nevadas no horizonte... já fiquei louco... a visão é espetacular... até Tiwanaku, demora 1:30hs + ou - fizemos uma parada no meio do caminho pra galera tirar umas fotos. Seguimos viagem e derrepente no meio do nada, aparece o museu.... uma bela construção feita de tijolos da terra árida que tem pra todo lado.... Visitamos o museu na parte da manhã, o guia explicou tudo sobre a civilização, vimos os crânios deformados muito interessante mesmo... fomos almoçar em um "restaurante" que tinha alí na frente.... o mesmo esquema de antes, lugar estranho, meio sujo.. e lá que vem o cardápio :

Pollo (frango)

Carne (carne de boi)

Peixe (diseram que eh do titicaca)

Lhama (...lhama)

 

Eu tenho o estomago e intestino meio fracos.. então eu estou sempre meio esperto pra comer... ai começei a pensar... num lugar onde não tem energia elétrica, não há geladeira... num lugar onde não há pastos, não dá pra ter carne de boi fresca... não havia visto nenhum frango vivo até o momento... e imaginei que eles seriam criados, e mortos no fundo do restaurante... carne e frango descartados... Vamos pensar no peixe... estamos no MEIO do continente, num lugar deserto com pouca água.... o titicaca estáva á muitos km de distancia, em um lugar sem energia elétrica.... quais seria a origem e condições do Peixe... melhor deixar queto... Me sobrou a Lhama... essa sim eu já havia visto pelo caminho, e pensei que poderia ser a "coisa" mais fresca que tinha alí.... fui de lhama...

A Carne de lhama tem gosto de nada com coisa nenhuma, mas não me fez mal... heheh

Depois do almoço fomos visitar as ruinas de Tiwanaku. Existe uma construção em forma piramidal com 7 níveis... apenas o primeiro nível está a vista, o resto ainda está sendo escavado... depois tem os outros templos, o portal do sol, várias estatuas, pedras gigantes, em fim muito loco, vale apena!!!. Voltamos para La paz, dei mais uma passeada, comprei as minhas pancenhãs, comi no burguer king novamente e fui dormir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5

Acordei cedo, tomei meu café padrão, e novamente a van chegou no horario combinado para nos levar ao passeio do vale da la luna e o chacaltaya.... Como no dia anterior eles vão de hotel em hotel pegar os passageiros... chegamos em um hotel e demorou meia hora para um grupo de irlandeses chegar.... vieram 4 caras com botas especias de neve, bastão de caminhada etc... pensei comigo " Tô ferrado... nunca escalei nada na vida, tô de bota de trecking.... isso não vai dar certo...." Além deles tinha um casal de idosos (uns 70 anos cada) da holanda, e um casal de colombianos.... como havia muitas nuvens no chacaltaya, fomos primeiro para o vale de la luna.... não gostei muito... mas é interessante... depois atravessamos la paz inteira pra ir ao chacaltaya... e novamente quando avistei aquela montanha nevada no horizonte.... foi D + É muito lindo.... a van vai subindo pelas estradas que ficam serpenteando a montanha... tem hora que dá um medo do caralho, pois é alto pra cacete e mal cabe a van na estradinha.... mas o visual é muito lindo... A gente chega na base de esqui do chacaltaya, é uma espécie de chalé.... e dali pra frente, só caminhando para chegar ao cume...Os irlandeses foram na frente...o casal de colombianos em seguida, eu e atras de mim o casal de idosos..... dei uns 10 passos e sentei... parecia que meu coração ia pular pra fora... descansei um pouco... neste instante o casal holandes me alcançou... a senhora disse pra eu ir bem de vagar e caminhar como se estivesse pisando em ovos.... agradeci e segui o conselho dela... não é que deu certo !?? em pouco tempo utrapassei o casal de colombianos.... quando estava quase chegando no cume, começou a nevar... a vista é fantástica..... e lá em cima... adivinha quem estava passando mal !??? 3 dos 4 irlandeses.. hehehehe ficamos uns 40 minutos lá em cima.... e voltamos para o chalé.... esse passeio é imperdível!!!! Voltamos para La Paz, comi uma Pizza Gigante na mesma rua do hotel, dei umas voltas, e voltei para o hotel e fui ver a passagem para Copacabana com a mesma empresa de turismo do hotel.... ai ví um folder de um hotel novo nas margens do titicaca. Cabanas del Lago... o preço era razoavel para os padrões da Bolivia US$ 10,00 resolvi arriscar e reservar.... mal sabia eu que este seria o Melhor hotel de toda a viagem... Comprei minhas pancenhãs e fui dormir....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 6

 

Levantei cedo e fui tomar o meu café da manhã padrão... começei a trocar uma idéia com um Australiano que estava viajando pela america do sul há 6 meses, quando disse que era do Brasil, um cara atrás de mim disse que também era Brasileiro, do rio de janeiro... ele também estava indo para Copacabana com a mesma empresa que eu ia, a combitur.... empreendemos viagem juntos...

No caminho, novamente as belas paisagens com o deserto do altiplano boliviano e as montanhas nevadas no fundo... chegamos ao estreito de tiquile,desembarcamos do micro-ônibus e atravessamos em um pequeno barco... era o primeiro contato com o Titicaca.... é difícil de descrever a sensação de estar naquele lugar... é realmente mágico... voltamos ao ônibus e continuamos a viagem.... chegamos a copacabana ao meio dia + ou - já havia um senhor do hotel me esperando na parada do ônibus... deixei minha mochila com ele e segui com o Nilton, o Brasileiro que eu tinha encontrado, para procurar um hotel... olhamos alguns e ele decidiu ir ver o cabanas del lago comigo... nisso uma alemã se juntou a nós pois ela estava em um hotel muito ruim. O hotel é muito bonito, com uma arquitetura bem diferente, e novo !!! fica exatamente em frente ao lago. Vale muito apena...

Eu e o Nilton compartilhamos um quarto, e havia uma cozinha para utilizarmos.... Á tarde formos comprar algumas coisas, almoçar, tomar umas pancenhas... á noite ficamos no hotel, o frio pegou... tomamos mais varias pancenhas e fomos dormir....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 7

No dia seguinte, levantamos tomamos um belo café da manha.... O Nilton resolveu ficar mais um dia em copacabana, eu segui para a ilha do sol. A viagem é meio demorada, 2 horas de barco, mas a visão que eu tive do lugar é fantástica!!! o titicaca com suas águas azuis, e a cadeia de montanhas nevadas ao fundo... é D+ Vejam as fotos no album dia 8...O local é realmente precário... fiquei em uma espécie de "pousada" que nada mais é que um quarto na casa dos nativos que vivem na ilha.... o banheiro é coletivo, e péssimo... nada de chuveiro, e portanto sem banho... heheh não econtrei nada que proporcionasse uma boa estadia na ilha, mas o local é um dos mais belos que visitei. Arrumei um guia para me levar pela trilha até as ruinas incas que tem na ilha.... + ou - 2 horas de caminhada, isso contando muitas paradas para fotos... fomos ate ás ruinas, e o guia voltou... fiquei por lá algum tempo... sozinho naquele lugar magico, imaginando como era a vida do incas naquele lugar.... devia ser muito bom... voltei o entardecer para a "pousada" , ela se chama Patcha Mama e está n areia do titicaca... a precariedade é compensada pelo visual, e acho que também dá o charme á viagem... comi um lanche de queijo, tomei uma coca cola quente!!! e dormi em paz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 8

 

Acordei cedo, pois precisava pegar um barco até o lado norte da ilha, pois somente do lado norte da ilha saem barcos de volta até copacabana, mas não havia barcos para o lado norte de manhã... entao conversei com o dono da "pousada" pra ver se conseguia fretar um barco... ele cobrou 100 bolivianos... meio pesado... ai encontrei um casal de argentinos que estavam com o mesmo problema... dividimos o frete e fomos para o lado norte da ilha onde se tem a escadaria e a fonte inca... É possivel caminha do lado sul até o lado norte da ilha e dormir no lado norte da ilha.... mas não sei bem por que, resolvi ficar do lado sul mesmo...

Chegamos ao lado norte e tivemos que esperar 1 hora até o barco para copacabana, deu tempo de subir a escadaria inca e visitar a tal fonte...

De volta a copacabana, comprei a passagem para cusco, com uma parada em puno. O ônibus era muito bom, e fiquei contente pois sabia que a viagem seria longa...

Até Puno foi tranquilo, chegando em Puno fizemos os trâmites na fronteira.. pronto estava em solo peruano, seguimos no mesmo ônibus até a rodoviaria... ai me veio a surpresa... esse ônibus bom, era somente até Puno e em Puno pegaria outro ônibus até Cusco.... Quando ví o ônibus que me levaria até Cusco entrei em desepero!!! era um pau velho danado... ah fui até ao atendimento da companhia e disse que nao queria aquele ônibus, pois havia comprado passagem para um ônibus bom em copacabana e queria um melhor.... o cara resmungou um pouco mas disse que se eu pagasse mais 15 soles eu poderia ir com a Ormenhõ.... esse sim era um ônibus bom.... tudo certo, depois de duas horas de espera embarcamos para Cusco... Não tive vontade de visitar Puno, o lago do lado Peruano é sujo e a cidade é bem precaria...

 

O trajeto até Cusco é muito cansativo, pegamos o ônibus ás 16:00, chegamos em Cusco á 01:00. Na rodoviaria de Cusco tem um monte de gente oferecendo hotel e taxi.... uma dessas pessoas estava oferecendo o hotel Pirwa, que eu havia anotado como dica... Um Holandes que tava viajando sozinho propôs dividir o taxi... e lá fomos nós... ele não tinha hotel definido... e resolveu ver o Pirwa... O hotel é massa!!! lipo bem localizado e por um preço razoavel... US$ 15,00 a diaria... resolvi ficar na hora... o Holandes não gostou e disse que ia ver um outro hotel que tinha no guia que dizia ser 5 estrelas.... bem, isso é coisa pra europeu... vá lá.... tomei um belo banho e fui dormir....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 9

 

Este dia tirei para conhecer os arredores de Cusco e comprar o pacote para Machu Picchu. No próprio hote Pirwa tem uma agencia de viagens, fechei com eles por US$ 150,00 a entrada em MP, o trem, e uma noite em águas calientes. Antei bastante pelas ruas de cusco, visitei varios lugares. Cusco é uma cidade bem estruturada, mas é tudo muito caro, somente para europeus mesmo. A cerveja é servida na temperatura ambiente, logo para nós brasileiro é horrível... Acertei o passeio para visitar o templo de Quoricancha e Saqsawoman. Vale muito apena os 2...

Ao final do dia, dei uma volta por Cusco á noite, assisti uma missa na igreja principal, muito interessante. Fui dormir cedo, estava cansado, e no dia seguinte partiria para águas calientes ás 09:00 meu trem estava marcado para ás 11:00 partindo de Ollantaytambo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 10

 

Este dia foi bem corrido... levantei ás 07:00 pois ia pegar o taxi para ollantaytambo ás 09:00 mas o taxi demorou para chegar... saimos de Cusco ás 09:30, o cara teve que correr, no carro estava eu mais um turista e um casal de peruanos... cheguei em Ollantaytambo ás 10:45 ai perguntei onde estava a ferroviaria, me disseram que era para baixo... tinha que andar bastante... não pensei duas vezes peguei um daqueles taxis que é uma moto com duas rodas a tras... heheh muito legal... o cara tocou á toda velocidade... mas deu tempo de pegar o trem... tinha muito turista e estavam um pouco atrapalhados para colocar todos nos devidos lugares... a viagem é demorada, cerca de 4 horas, mas muito agradável as paisagens são lidas, o rio urubamba sempre ao lado esquero com suas águas verde claro...

Chegando em Aguas Calientes, tinha uma pessoa do hotel me esperando...não lembro o nome do hotel, mas era limpo e agradável, e ao lado do rio urubamba. Tomei um banho e fui dar uma volta pelo vilarejo, que é muito agradável, varias lanchonetes, cybercafe. Fui ver os banhos termais, o tempo estava nublado, mas bem abafado. Resolvi curtir um pouco o banho... a água é realmente quente, e apesar de parecer estar suja, não é... relaxei bastante aos pés de machu picchu... um momento incrivel.... Andei bastante pelo vilarejo e fui descansar, pois o dia seguinte seria o grande dia. Lá por volta das 19:00 horas a guia contratada para me levar a MP foi ao hotel combinar o horario. Ela me perguntou se eu iria subir de van ou a pé. As vans começam a subir a partir das 09:00, mas o parque abre ás 07:00 então se você quiser tirar alguma foto sem aquele monte de gente, vc tem que subir antes das 07:00. Ela me disse que a subida a pé levaria cerca de uma hora. E que iria me esperar até ás 07:30 no máximo, depois seguiria com o resto dos turistas. Tudo acertado, eu fui tentar dormir. A ansiedade tomou conta de mim, demorei para pegar no sono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...