Ir para conteúdo

Exploração do turismo na Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Mas para mim o grande problema nem é esse, e sim a invasão de empresas de turismo e gente rica que quer “investir” na terra.

 

Eu sou a favor da profissionalização do turismo, oferecendo melhor estrutura, melhores serviços, mais segurança, etc... isso só se consegue com investimento sério e não falo só de injeção de dinheiro, mas de capacitação e cultura de "atender bem". Infelizmente parece que não acordamos para isso aqui no Brasil e um bom exemplo é a Chapada Diamantina, o brasileiro parece que gosta desse tipo de serviço turístico "caseiro", "amador" e por isso acaba perdendo espaço para "estrangeiros" (as vezes não brasileiros, outras brasileiros de outras regiões). Se o "estrangeiro" chega e cobra mais caro pelo serviço a gente aqui faz o mesmo subindo nosso preço, só que se esquece que o "estrangeiro" atende melhor, oferece um serviço melhor, uma infra melhor, melhores equipamentos, segurança, fala várias línguas, tem um material melhor (folhetos, mapas, site) etc... Aí acontece que o brasileirão fica sem cliente e o estrangeiro abarrotado de gente enriquecendo na terra do outro...

 

Exemplo disso a gente vê aos montes, basta olhar a nossa rede hoteleira, desde as pousadas mais simples até os hotéis 5 estrelas. Nas operadoras de turismo acontece o mesmo... pros brasileiros sobra ser camareira, garçon, guia (sendo que muitos estrangeiros encaram também esse papel), motorista...