Ir para conteúdo

Exploração do turismo na Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Mas para mim o grande problema nem é esse, e sim a invasão de empresas de turismo e gente rica que quer “investir” na terra.

 

Eu sou a favor da profissionalização do turismo, oferecendo melhor estrutura, melhores serviços, mais segurança, etc... isso só se consegue com investimento sério e não falo só de injeção de dinheiro, mas de capacitação e cultura de "atender bem". Infelizmente parece que não acordamos para isso aqui no Brasil e um bom exemplo é a Chapada Diamantina, o brasileiro parece que gosta desse tipo de serviço turístico "caseiro", "amador" e por isso acaba perdendo espaço para "estrangeiros" (as vezes não brasileiros, outras brasileiros de outras regiões). Se o "estrangeiro" chega e cobra mais caro pelo serviço a gente aqui faz o mesmo subindo nosso preço, só que se esquece que o "estrangeiro" atende melhor, oferece um serviço melhor, uma infra melhor, melhores equipamentos, segurança, fala várias línguas, tem um material melhor (folhetos, mapas, site) etc... Aí acontece que o brasileirão fica sem cliente e o estrangeiro abarrotado de gente enriquecendo na terra do outro...

 

Exemplo disso a gente vê aos montes, basta olhar a nossa rede hoteleira, desde as pousadas mais simples até os hotéis 5 estrelas. Nas operadoras de turismo acontece o mesmo... pros brasileiros sobra ser camareira, garçon, guia (sendo que muitos estrangeiros encaram também esse papel), motorista...

 

A gente deveria seguir o exemplo do Chile, não sei se vcs já tiveram a oportunidade de ir pra lá (estive na Patagônia e no Atacama), a maioria das empresas são todas de chilenos, empresas familiares de nativos, o atendimento é impecável, o serviço muito bom, equipamentos idem, sério, honesto, a infra-estrutura é invejável, os guias são excelentes, dão respostas a tudo, sabem falar além do espanhol, inglês, francês e alemão... outro nível e os preços, em dólar, praticados lá não estão muito além desses que vcs estão divulgando da Chapada Diamantina. Dá até vergonha. :(:(

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Da profissionalização do turismo tambem torço a favor, desde que não altere o modo como sempre me diverti lá, falando especificamente da chapada. Michel falou sobre o Chile, digo que tive um tratamento vip em Cuzco, Peru. O cara nos ofereceu o pacote no ônibus, arrumou tudo, nos levou de carro, nos levou para um bom hotel. Lá no hotel, apesar dos atendentes serem bastante humildes, percebendo visivelmente, se esforçaram o maximo. Ai sim, paguei o serviço com maior prazer!

So contra o monopólio do mercado estrangeiro em nosso país, não sou xenofobista mas não vejo porque permitir essa expansão.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...