Ir para conteúdo

Exploração do turismo na Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Menos que 500 reais os 5 dias eu acho difícil achar. Foi o que eu paguei para passar o reveillon no Vale. Comecei por Guiné.

 

Está incluso transporte, comida, guias e a maioria dos mantimentos são carregados por eles.

 

A maioria das vezes sempre tem gente andando por lá, então fica difícil se perder para quem tem o mínimo de navegação. Eu recomendo o guia ou fechar um grupo pelo menos para dividir um transporte e as bagagens.

 

abs

 

O pior é que o pessoal do Capão e Lençois estão perdendo a noção da realidade cobrando até R$ 120 reais para gringos e R$ 90 ou R$ 100 para brasileiros. Estou pesquisando umas trips alternativas em Abaíra e Ibicoara para conhecer em junho. Obviamente vou para o Capão que o clima é muito frio e gostoso em junho. Conheço todas as trilhas desse circuito e estou investindo em novas. Fiquei na empolgação quando soube dos preços justos pra por exemplo fazer a Trilha da Fumacinha por Baixo e Buracão!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nao vamos generalizar tambem, existem sim guias que cobram preços absurdos e que ainda por cima ficam fazendo corpo mole, mas esse é o valor agregado da fama e paga quem quer.

Em todas essas cidades existem guias garimpeiros que andam pra caramba e cobram R$50 por dia com alimentação por conta dele. Acho esse um valor justo pra uma trilha como a Fumaça por exemplo que é bem pesada. Basta procurar e pedir indicações.

Em Lençois eu recomendo muito o Luciano irmao de Bico de Pato.

 

E so pra lembrar que Buracao e Fumacinha nem se comparam com Fumaça por Baixo e Paty. A fumacinha é trilha de um dia equanto buracão nao sao nem 20 minutos de caminhada. Tanto o Paty quanto a Fumaça por baixo exigem que o guia durma ao menos duas noites fora além de obriga-lo a comprar e carregar comida para o grupo, além de cozinhar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Nao vamos generalizar tambem, existem sim guias que cobram preços absurdos e que ainda por cima ficam fazendo corpo mole, mas esse é o valor agregado da fama e paga quem quer.

Em todas essas cidades existem guias garimpeiros que andam pra caramba e cobram R$50 por dia com alimentação por conta dele. Acho esse um valor justo pra uma trilha como a Fumaça por exemplo que é bem pesada. Basta procurar e pedir indicações.

Em Lençois eu recomendo muito o Luciano irmao de Bico de Pato.

 

E so pra lembrar que Buracao e Fumacinha nem se comparam com Fumaça por Baixo e Paty. A fumacinha é trilha de um dia equanto buracão nao sao nem 20 minutos de caminhada. Tanto o Paty quanto a Fumaça por baixo exigem que o guia durma ao menos duas noites fora além de obriga-lo a comprar e carregar comida para o grupo, além de cozinhar.

 

Não estou generalizando, a questão é que a própria associação de guias tabelou o preço em R$ 100, 00, e não sei se você está por dentro da situação, mas o guia não associado, ou até mesmo o que é, cobra valores inferiores é perseguido e hostilizado pelos outros. Encontramos facilmente guias que cobram até menos dos R$ 50 reais que você falou, só que é realmente preciso uma indicação confiável.

 

Trilhas como Fumaça por Baixo, que tem um grau de dificuldade relativamente alto e Paty que é uma trilha longa, merecem uma certa atenção e comprometimento do guia, principalmente quando existem “marinheiros de primeira viagem” , e obviamente R$ 50 reais é mais do que justo, considerando que eles “bancam” a comida. Agora cobrar R$ 100 a diária por pessoa, sendo que a trilha pode chegar a 5 dias, com um grupo de até 8 pessoas é super faturar em cima de otários.

 

Quando falo das trilhas de Fumacinha e Buracão como preços justos, digo proporcionalmente. Exemplo: Trip de dois dias, Fumacinha por baixo, dorme na trilha e no dia seguinte faz Buracão sai por R$ 150, não por pessoa e nem diária e sim para um grupo de até 5 pessoas. Se o grupo for fechado, cada pessoa paga R$ 30 por dois dias de trip maravilhosos segundo quem já foi.

 

A situação principalmente no Capão está ruim, pelo menos para mim que já visito a mais de uma década. Na última, tomei uma condução de Palmeiras para o Capão, com um cara que nunca tinha visto na vida, um paulista grosseiro e mal educado, que reagiu de forma brusca quando reclamei do preço abusivo. Disse-me que eu era um forasteiro. Obviamente coloquei-o no seu lugar dizendo que ele era o forasteiro, pois elém de se baiano, freqüentava o lugar há muito mais tempo que ele, eu sou nativo, eles são forasteiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Cara, estive agora no carnaval (alta temporada) e a condição de preços era extamente essa, e se nao houve nenhuma revoluçao imagino que ocntinue assim.

 

O mercado infelizmente é muito doido, enquanto eu pago R$50/dia pra fazer a fumaça por baixo que é o maximo que estou disposto a pagar por um guia tem gente que paga 100 pra fazer Pai inacio+Pratinha+Poço do Diabo ou trilhas estilo cachoeira do sossego. Tem gente que inflaciona o mercado e tem gente que diante do mercado inflacionado negocia e consegue bons preços.

 

A chapada definitivamente oferece de tudo, desde o mais caro e enrolão (nao caminha nem mostra nada) ao mais barato e competente. Cabe a cada procurar e ver o que mais se enquadra no perfil buscado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

é amigos ! infelizmente isso não é exclusividade da Chapada Diamantina, isso acontece em todos os lugares e com tudo, é uma lei da economia: o preço é ajustado conforme a oferta e a demanda. No momento que as pessoas não estiverem mais dispostas a pagar esses valores, o preço vai cair... outra coisa, como o preço está alto, isso acaba levando mais gente pra oferecer os serviços, com mais gente oferecendo a mesma coisa o preço cai... bom e por aí vai. Acontece que o turismo na Chapada não dá sinais que vá cair, só aumentar... tá na hora da gente descobrir outro lugar, pois a Chapada já há muito virou roteiro comercialzão.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Michel, concordo com o começo da sua fala mas nao com o final. A chapada é enorme e acho dificil alguem aqui desse forum ter conhecido todas as principais atrações de la. Existem muitas alternativas para quem quer fugir do turismo de massa que virou Lençois e as grutas de Iraquara, Pai Inacio, Fumaça por cima, etc. Na fumaça por baixo é possivel caminhar 3 dias sem ver ninguem e ver uma vista muito melhor que a fumaça por cima. Existe a cachoeira do Michila que esta começando a ser explorada agora e quase ninguem ouviu falar, quem dirá conhecer, e que os conhecem dizem ser a mais bonita da chapada. Existe tambem a cachoeira do 21. A parte sul do Parque, com o buracão e fumacinha. Como se pode ver as opçoes sao inumeras, principalmente para quem é adepto de trekkings.

Quanto às opçoes mais usuais por mim pode dar perda total porque a turistada tomou conta geral.

Sei que voce gosta de trekking e sugiro que tire um tempo pra fazer a fumaça por baixo, seu modo de ver a Chapada vai mudar completamente. O lugar é simplismente magico, aproveita enquanto eles nao arranjam um jeito de fazer uma estrada que leve os farofeiros ate la embaixo.

Abraço

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Paulo, acho que não me expressei direito... o que eu quis dizer é que (mesmo nessas novas "atrações") não dá pra fugir da "indústria" que virou o turismo na Chapada, vc vai contratar um guia pra fazer a Fumaça por baixo e o cara vai querer cobrar uns R$ 100,00 a diária, se vc não pagar esse valor ele prefere ficar no bar tomando cachaça a aceitar os seus R$ 40,00 por dia... Se um guia mais sensato resolve aceitar o seu valor, ele vai sofrer com represalias por parte dos outros guias.

 

Qdo estive na Chapada, uns 4 anos atrás, me hospedei em uma pousadinha onde morava um ex-vereador de Lençois, ele me falou que na época a prefeitura atual estava fazendo o máximo para não deixar mais "ninguém de fora" explorar o turismo por lá, eu até argumentei que achava certo, pra desenvolvimento local etc, mas ele disse que isso estava só prejudicando o turisma e os nativos, pois com o "cartel formado" eles que ditavam os preços e não havia concorrência, nem mesmo de gente da terra que queira montar um negócio, pro povo só sobrou serviço de guia, copeira, arrumadeira etc, que mesmo assim dependia de um "curso" que era dado pela prefeitura, ou seja, só pra quem tem padrinho...

 

Nem dei muita bola, achei que ele tava falando mal do oponente etc... mas lendo agora essas mensagens aqui, acho que tá rolando isso mesmo... mas só rola porque a gente paga... se não pagasse, não ia se sustentar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Essa de retaliar quem cobra barato nao sei se existe, e ate acredito que nao exista porque conversei com o presidente da associação de condutores e inclusive negociei com um guia na frente dele que fez R$50 a fumaça por baixo pra um grupo de duas pessoas.

 

Mas a situação ficou complicada porque os guias com menos status nao se relacionam bem com os mais famosos, mas se unem contra as agencias e os turistas que fazem trilhas de forma independente.

 

Essa mafia infelizmente é inerente ao turismo, mas eu acho que com tanta coisa boa pra ver na Chapada ela acaba nem atrapalhando tanto. A unica coisa que me deixa puto é o pessoal que chega inflacionando mercado, mas com uma boa negociação nao é dificil conseguir bons preços.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O que me faz discordar dos valores absurdos é que o preço sobe mas sem a melhoria do serviço, se os preços subissem mas houvesse uma melhora na prestação do serviço acho que seria menos ruim, vou exemplificar: vc contratatava por R$ 20,00 um guia que simplesmente lhe mostrava o caminho, sem lhe dar informações sobre a geologia, fauna, flora, história etc pois o cara mal sabia falar... Agora vc contrata um guia, com curso etc por R$ 70,00 e na maioria das vezes pega uma pessoa que ainda não vai lhe fornecer essas informações, também não tem carro nem equipamentos próprios, não fornece lanche, não tem seguro etc... ou seja, só vai lhe indicar o caminho mesmo... qual a diferença ? acha isso justo ? eu não !

 

A diferença é que foi "profissionalizada" uma associação, tabelado preços e há fiscalização (como no Buracão,vc não entra sem um guia) mais nada !

 

Tive a oportunidade de viajar para o Chile, Argentina, Peru e Bolívia, comparar com os chilenos é covardia, muita por sinal, com os argentinos tb... a gente tá mais pra Bolívia, mesmo assim eles ainda estão na frente, pois a estrutura é um pouco melhor, há organização é melhorzinha.

 

Acho melhor a gente mudar nossa discussão para o fórum de Papo Mochileiro... :D:D

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A questão de retaliação contra quem cobra barato, não só existe como é mais grave do que se imagina. Se o mar não está para peixe, eles até podem aliviar, agora vá você guia associado ou não, em período de feriadão, carnaval, ou qualquer boa época cobrar barato demais, certamente eles vão sofrer represália e hostilização dos demais, sou testemunha ocular da coisa.

Mas para mim o grande problema nem é esse, e sim a invasão de empresas de turismo e gente rica que quer “investir” na terra. Quem vai ao capão certamente conhece “Seu Daí” e família, pessoas humildes e descentes mas que possuem grande parte das terras do Capão. Eles foram chamados atenção pela associação de moradores da região, por estar concentrando as vendas de seus latifúndios para a mesma empresa de holandeses, o que futuramente poderia causar um grande problema pelos caras se acharem donos das terras.

 

Como o Paulo disse, a Chapada Diamantina é um turbilhão de oportunidades, e ainda existem trilhas em que você não encontra ninguém. E concordo com Michelschon que esse super faturamento só vai acabar quando as pessoas começarem a recusar os valores propostos pelos abusados.

 

O pior de tudo é que nem o cara sendo associado é garantia de uma boa trilha. Inclusive já peguei duas bombas, um chamado João do Capão, pernambucano que foi chegando e ficando no Capão, se associou e sacaneou meio mundo de gente, inclusive me abandonou em uma trilha do Paty, pra guiar um grupo de mineiros ricos. Chegando na vila fiz a denuncia e ele foi expulso. Atualmente se encontra preso por tráfico!

 

Existe outro cidadão que por sinal, costuma oferecer seus serviços aqui no fórum, fiz uma trilha com ele e foi um terror, o cara era impaciente, egoísta e indiferente as reclamações.Bem que poderia denunciá-lo aqui, mas esse não é o meu papel e é uma atitude de grande responsabilidade.

 

Acho mesmo que isso ta virando Papo Mochileiro!!! rsrsr

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...