Ir para conteúdo

Aventura na Ilha Grande - Relato em vídeo!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera vou relatar os 4 dias que passei na Ilha Grande, numa tentativa de fazer a volta completa na Ilha no sentido inverso. Eu estava com mais dois colegas, que acabaram desistindo no 2° dia.

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 01

 

Chegamos muito tarde ao cais de mangaratiba, e a barca já havia partido, a solução foi negociar com barqueiros, então conseguimos fechar o translado por 10 reais, normalmente eles cobram 25 reais por pessoa, turistas estrangeiros eles custumam cobrar 35 e só falam o valor da passagem depois que estão navegando, então abra o olho. Por outro lado as barcas, mesmo elas sendo demoradas, só elas oferecem garantia, ticket, o valor correto da passagem independente da pessoa, então é bem melhor.

 

 

Cais de Mangaratiba

NVE00001.png

 

Igreja no centro de Abraão

DSC01072.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 02

 

Chegamos em Abraão por volta das 10 horas da manhã e fomos direto para a Trilha 10, é uma trilha de nível médio, bem movimentada e exige um bom preparo físico, normalmente demora 3 horas para percorrê-la, no entanto demoramos 5 horas, pois um dos meus colegas alegou que a coluna estava doendo, então além da minha mochila tive de carregar a dele também, eu ia na frente sozinho, escondia minha mochila no mato e voltava para ajuda-lo. Tudo isso para chegarmos logo ao destino.

 

Chegamos na praia do Pouso às 3 horas da tarde, fizemos o nosso almoço e aproveitamos um pouco a praia. Saimos de lá por volta dás 5 horas da tarde em direção a Lopes Mendes.

 

 

Praia Brava

DSC00961.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 03

 

Chegamos em Lopes Mendes por volta das 6 horas da noite, eu avistei uma fogueira na areia da praia e me aproximei, acabei sendo recebido por um Pit Bull, logo peguei meu bastão e ameaçei o cachorro, depois chegou uns 5 surfistas, a fogueira era deles e o cachorro também, eles já estavam indo embora, então usamos a fogueira deles, e nos informamos onde podiamos conseguir água, e só iria encontrar água no final da praia, cerca de 1 hora de caminhada (ida e volta), em uma casinha com cerca de madeira em volta, tem um balanço de pneus, ah é a primeira casa que voces encontrarem, só existe ela mesmo ali rsrsrsrs.

 

Armamos a barraca, começou a chover, fui até a essa casinha buscar água para fazer a comida, jantei e fui logo dormir, afinal estava exausto. O meu colega que estava alegando dores na coluna ( lembra ), ficou zuando, bebendo e se drogando a noite inteira. E não deixou ninguem dormir direito.

 

No dia seguinte, 5 horas da manhã, eu acordei eles para desarmar a barraca, já que a guarda florestal iria passar por ali. Não deu outra, os guardas nos perguntaram se haviamos acampado ali e eu disse que acabavamos de chegar. Mais os guardas não são bobos e perceberam, nos deram uma bronca e foram embora.

 

Novamente fui buscar água naquela casinha para fazer o café da manhã, andei cerca de 1 hora e quando eu volto encontro os meus colegas dormindo, nem ao menos tinham arrumado as suas próprias mochilas, lavado as panelas, limpado a fogueira e o local onde acampamos. Fiquei com muita raiva, no entanto não reclamei, quando eles acordaram o café já estava pronto e o local todo limpo, pronto pra partir.

 

Saimos de Lopes Mendes por volta das 10 horas da manhã. Nossa intenção era ir em direção a caxadaço, pegamos a trilha errada e saimos em Santo Antônio, mais foi bom, é uma bela praia e assim como Lopes Mendes também é movimentada.

 

Já em Santo Antônio, fizemos nosso almoço e curtimos um pouco a praia. Ah, não faça como nós, não beba da água de um rio ali próximo, vá em direção ao lado esquerdo da praia pelo costão que voce encontra água. Infelizmente eu só fiquei sabendo disso depois.

 

Ah, nesse trageto o que não faltou foram gringos nos pedindo informações, é claro que ajudavamos, ou melhor tentavamos ajudar, até escrever na areia escreviamos. Muito engraçado.

 

Partimos de Santo Antônio por volta das 4 horas da tarde, voltamos pela mesma trilha até encontrar uma fita branca, ali é o caminho para caxadaço, seguimos por ela até que a trilha sumiu, subimos e achamos a trilha, anoiteceu e não estavamos nem na metade da trilha, meus dois colegas ficaram apavorados. Essa trilha já é difícil durante o dia imaginem a noite. Nos perdemos e ficamos rodando pela mata na esperança de encontrar a trilha, não encontramos então a solução foi acampar. Estavamos perdidos no meio da mata, nada de clareira e cobras por todo lado, inclusive nas árvores, montei minha barraca em um declive e dormimos com fome.

 

O medo deles era tanto que entraram para dentro da barraca e não sairam mais, lanternas ligadas durante toda a noite. Não queriam sair da barraca para colher lenha. Então eu alertei que uma fogueira era necessário para manter os animais afastado das barracas, e eles usaram o fogareiro a noite inteira. Conclusão, ficaram sem pilhas e sem gás.

 

No dia seguinte os dois resolveram voltar, então tive de continuar sozinho. Houve uma discurssão, pois a carga estava dividida nas tres mochilas e eles não queriam deixar a comida comigo, visto que eu ia continuar sozinho. E lembram que eu negociei com o barqueiro o translado? Então, eu paguei 30 reais, referente a passagem de nós 3, e ficou combinado deles pagarem a volta, então pedi o dinheiro e eles não me devolveram.

 

Conclusão, me deixaram sozinho, sem comida e sem o dinheiro pra mim voltar. Que amigos hein...

 

Então continuei, até que encontrei a trilha, e uma clareira com uma trifurcação. Tentei a trilha mais aberta e acesa, só que não deu em lugar algum, voltei e peguei a trilha correta. Passei direto por Caxadaço e cheguei na Trilha 14, dei um beijo naquela placa e sentei na pedra ao lado para descançar. rsrsrs

 

Na Trilha 14 (estrada) toda hora passa alguém caminhando, de bicicleta ou de carro. Passou uns surfistas e me perguntaram como estava a praia de Dois Rios, eu respondi que eu estava vindo de Lopes Mendes e que ainda estava indo para Dois Rios, eles me chamaram de doido, e falaram que um turista se perdeu ali e até hoje não encontraram. Daí eu segui em direção a Dois Rios com eles, e fomos conversando. Eles me perguntaram para onde eu estava indo e falei que ia para Parnaióca, eles ficaram surpreso, pois de barco demora quase 3 horas imagine caminhando.

 

 

Caminho para Lopes Mendes

DSC00970.JPG

 

Restaurante flutuante

DSC00972.JPG

 

Camping Lopes Mendes

DSC00975.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 04

 

Cheguei em Dois Rios e fui recepcionado por um guarda florestal, perguntou o meu nome e para onde eu estava indo, depois fui até o presídio da Ilha Grande, com um último suspiro do gás, eu consegui cozinhar um miojo e depois tentei telefonar para casa em um orelhão em frente a uma faculdade.

 

Depois, fui em direção a Trilha 16.

 

 

 

Vila Dois Rios

DSC01055.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 05

 

Na parte 05, eu mostro um pouco da trilha 16, passei pela Gruta da Cinzas, uma figueira enorme. Meu joelho começou a doer muito, começei a caminhar mancando, puxando a perna. Anoiteceu e aproveitei para acampar em uma clareira com banco feito de tronco e resquicio de uma fogueira, com muita dificuldade arrumei lenha, pois estavam todas molhadas devido a chuva, mesmo assim ainda consegui fazer um arroz e um macarrão com legumes e salsicha.

 

Macacos por todo o lado e dando gritos capaz de deixar qualquer um assustado, mais isso não me incomocou, o que estava me incomodando era a dor no meu joelho. Devido ao cansaço dormi feito uma pedra.

 

 

DSC01037.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 06

 

Ainda na T16, continuei até Parnaióca, meu joelho não estava mais aguentando, meu tênis rasgou a sola, não tinha mais comida, não tinha gás e muito menos lenha seca . Então fui obrigado a voltar para Dois Rios. Uma grande decepção.

 

 

DSC01019.JPG

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 07

 

Na volta, devido as minhas condições o ideal seria seguir pela Tilha 14, pois ela corta caminho, nela eu consegui filmar uma cobra, e pelas caracteristicas, cabeça triangular e cauda fina, era peçonhenta.

 

 

NVE00005.png

 

 

Aventura na Ilha Grande - Parte 08

 

Nesse vídeo eu faço um resumo da tragetória, mostro a Gruta de Nossa Senhora de Aparecida e finalizo com algumas dedicatórias e agradecimentos.

 

 

 

Infelizmente não foi possível fazer a volta completa pois surgiram diversos problemas, como a falta de gás, o tênis não aguentou e rasgou, meu joelho estava doendo muito, pouco dinheiro, os dois colegas que foram comigo não estavam na mesma sintonia do companherismo, um deles morria de medo a noite e nem ao menos sabia montar a barraca, levei 22 kg entre comida, roupa e equipamento, ou seja muito peso desnecessário, entre outras coisas...

 

Poderia ter sido melhor, mais eu me diverti, conheci lugares maravilhosos, e me serviu como experiência para uma próxima tentativa.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Bye

Wyllo

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Aventureiro Wyllo

 

No dia 17 de abril deste ano, embarquei a noite para Abraão e iniciei a trilha para Dois Rios no sábado 18 de manhã ( Breve relato no tópico Volta a Ilha Grande ), euq queria muiiito conhecer Lopes, Palmas, só que indo direto pra Dois Rios, foi melhor para mim e meus amigos, tente fazer assim da próxima vez. Sofremos muito também com o peso, pois como foi nossa primeira aventura, faltou muita experiência, porém conseguimos fazer a Volta em 4 dias, mais te serviu de experiência lógico e principalmente com relação aos companheiros de viagem. Também sofremos pois é difícil a convivência em viagens assim pesadas.

 

No próximo feriado voltarei a Ilha para subir o Pico do Papagaio, e depois pegarei um barco para Araçatiba, pois terá uma ótima festa junina lá, e fizemos amizade com a dona de uma pousada, que irá nos cobrar R$ 30,00 a diária com direito a café e almoço, caso esteja interessado, vá conosco e podemos até combinar de fazer a Volta pra você ficar trankilo rsrsrsrs.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Fala André,

 

Essa é a cortada clássica para quem vai fazer a volta, o problema é que voce deixa de conhecer algumas praias. Realmente me serviu como experiência, pois eu acredito que o pior é ir para Lopes e de lá ir para Dois Rios, o restante me pareceu ser bem mais tranquilo. Foram dois colegas comigo, reclamando o tempo todo, do peso, dos mosquitos, de está cansado, andavamos cinco minutos e paravamos 20 minutos para descançar. Saimos de Abraão as 10 da manhã e chegamos em Lopes Mendes as 6 horas da noite. Ou seja, levamos 8 horas para percorrer um percurso que demoraria 4 horas.

 

Pô cara seria uma boa mesmo, dependendo das condições eu vou. 30 conto a diária com café e almoço tá bom pra caramba, a festa junina será em julho o único problema é o clima que é muito frio.

 

Com certeza eu vou fazer a volta na ilha grande, agora é uma questão de honra rsrsrsrs

 

Um abraço

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
  • Membros

Pois é, aqui no fórum tem até um tópico classificando esses tipos de "Amigos". É até engraçado.

 

guia-para-escolher-seu-companheiro-de-montanha

 

Eu fiquei quase um mês pesquisando e me preparando para essa viagem, já havia alertado aos dois sobre os percursos, e toda a aventura, trexos que não seria fácil e etc... E definitivamente é para quem se sente a vontade quando está no meio do mato.

 

Eles já me conhecem a muitos anos e sabem o tipo de aventureiro que sou, eu dormi feito uma pedra ao lado de um monte de cobras, enquanto eles ficaram a noite toda acordados. No dia seguinte eles me disseram que eu confio muito na mata, não é assim, nós que gostamos de trilhas, principalmente as mais selvagens, estamos na chuva é pra se molhar.

 

Eu só me divirto quando estou perdido e urubus começam a sobrevoar a minha cabeça.

 

E havia avisado que só iria desistir em caso de acidente ou imprevistos graves. Eles desistiram porque não estavam aguentando caminhar pelas trilhas, morrem de medo quando a noite chega e ainda estão na trilha, não estavam aguentando carregar 10 kg na mochila, ficaram desesperados quando nos perdemos em Santo Antônio X Caxadaço, passamos duas noites juntos e eles não durmiram e etc...

 

Então eu resolvi continuar sozinho.

 

Obrigado!

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...