Ir para conteúdo

18 dias Peru-Bolivia em Outubro


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Galera!

To pra escrever este tópico desde a volta da minha viagem, mas a falta de tempo tava complicando as coisas. Mas hoje, com a "ajuda" (?) de São Pedro, tive que ficar em casa e resolvi tentar passar um pouco do que tenho na cabeça pra tela do pc! Espero que seja util.... :)

Bom, resolvi fazer esta viagem já tem uns dois anos, mas sempre um motivo diferente atrapalhava... Falta de grana, de tempo, de cia, etc etc etc. Mas esse ano decidi que ela ia acontecer de qualquer maneira e fui correndo atras de tudo. No final, dois amigos meus se juntaram pro mochilão e acabamos viajando em grupo, o que foi mto bom!

A idéia era conhecer o máximo de lugares possiveis mas sem correria. Por isso sempre tentei permanecer pelo menos dois dias em cada cidade. Segue aí o roteiro completo:

 

11/10 - São Paulo - Lima

12/10 - Lima

13/10 - Lima - Cuzco

14/10 - Cuzco - City tour

15/10 - Cuzco - Valle Sagrado - Ollantaytambo - Aguas Calientes

16/10 - Aguas Calientes - Machu Picchu - Cuzco

17/10 - Cuzco - Viagem para Copacabana a noite

18/10 - Copacabana

19/10 - Copacabana - Isla del Sol - Copacabana

20/10 - Copacabana - La Paz

21/10 - La Paz - Chacaltaya - La Paz

22/10 - La Paz

23/10 - La Paz - Oruro – Uyuni

24/10 –Salar Uyuni

25/10 - Lagunas

26/10 - Lagunas – Volta para Uyuni – Oruro

27/10 - Oruro – Cochabamba

28/10 - Cochabamba

29/10 - Chochabamba – São Paulo

 

Gostei mto do roteiro... Escolhi ele estudando os relatos da galera aqui no fórum, pegando dicas e tal. Dele eu mudaria duas coisas: Faria uma parada em Puno no caminho para Copacabana e em La Paz iria conhecer Tihuanaco. Fora isso, tudo show de bola (guardando-se as devidas proporções já que estamos falando de Peru e Bolivia! Hehehe)

Vo detalhar aí em baixo os dias de passeio e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

11/10 Fui de São Paulo pra Lima pela TAM pagando uns US$ 450 na ida e volta. Não achei caro. Sai de GRU as 9:25 e cheguei em Lima as 12 hrs horario local. Já tinha reservado o Hostel Kussilus desde aqui do Brasil e já tinha incluido na reserva o "recojo" do aeroporto. Tudo certinho, cheguei lá e já tinha um tiozinho me esperando pra levar pro Albergue. Já de cara deu pra ver que os avisos quanto a "honestidade" do pessoal de lá são mto uteis. O motorista deu uma de João sem Braço e pediu 5 Soles pra pagar o estacionamento. Como eu já sabia da fama, falei pra ele que nao tinha - afinal o preço do traslado já incluia isso- e ele pagou. Mas de boa, o cara levou a gente direto pro Hostel. Bem arrumado, limpo, e bem localizado, só o cheiro de insenso no quarto que incomodava um pouco e tb a quantidade de água que saia do chuveiro - conta gotas - é que poderiam melhorar. O Ricardo, dono do Kussilus já deu as boas vinda explicando pra gente onde era bacana de se andar e conhecer em Lima. Fomos almocar por ali mesmo, na regiao. De tarde, encontrei com o irmão de uma amiga minha que é peruana e fomos conhecer um pouco da região de Miraflores. Bem bacana o lugar, me surpreendeu mto positivamente. Tudo limpo, organizado e sem sinal algum de insegurança. Fomos no Larcomar, andamos na orla, passamos nuns mercados pra conhecer os produtos da região e depois o cara vazou. Terminamos a tarde tomando um café bacana perto da "calle de las pizzas" . A noite fomos pra esta rua que mais parece um corredor polonês de garçons! A galera te puxa - literalmente- pra dentro dos restaurantes!!! É mto engraçado vc ver aquele povo falando na tua cabeça insistentemente tentando puxar mais cliente pro lugar!! Acabamos por entrar num restaurante qualquer só pra conseguir pensar um pouco e no fim ficamos por lá mesmo. Então, se forem pra lá, estejam preparados pro assédio!! auhhuauha

 

12/10 Dia seguinte acordamos e ficamos satisfeitos com o café da manhã (era o primeiro por lá). Pão, manteiga, geléia, suco e café. Alimentados saímos pra andar nas redondezas e chegar na Huaca Pucllana. Pagamos 7 Soles pra entrar e valeu a pena. Achei bem interessante o lugar, uma ruina gigante no meio da cidade, que começou a ser contruida antes da ascenção dos Incas. O tour por lá é guiado e dura umas duas horas no maximo. De lá fomos almoçar. Tinham me recomendado o restaurante Punto Azul, mas era Segunda feira e tava fechado. Daí seguimos pra segunda recomedação que era o la Red. Pagamos 5 soles no taxi que nos deixou na porta do restaurante. O restaurante é fantástico! Com uns 20 Soles por cabeça come-se mto bem os pratos tipicos! Lá comi o ceviche pela primeira e única vez. Única não porque não gostei, mto pelo contrário. Mas sim por conta das condições de higiene dos distinos que viriam! Do restaurante saímos pra conhecer o centro velho da cidade que é bem massa tb! A Plaza de Armas, Igreja de São Pedro são mto bacanas. Mas a Plaza San Martin é, pra mim, a mais bonita. Totalmente restaurada tem uma atmosfera totalmente diferente do centrao onde ela tah localizada. Tomamos uns Pisco Sours no Hotel Bolivar e depois fomos de volta pra Miraflores. Barzinho, fim de noite e descanso pra sair de manhã no dia seguinte.

 

13/10 Voo de Lima pra Cuzco. Aqui mais umas surpresa positiva: O Aeroporto de Lima é mto bonito e organizado. Melhor (mas não maior claro) do que Cumbica ou Galeão. MAASSS, pra isso paga-se uma taxa – comece a acostumar-se com elas - na entrada da sala de embarque. Tenha grana!

Bom, chegamos em Cusco e o carinha do transporte da Hospedaje Turistico Recoleta estava esperando a gente no saguão. O Espertinho ofereceu de passar no escritório da PeruRail no caminho pra ver se tinha ticket pro dia seguinte e por isso aumentou o preço da corrida em 50%. Eita! Caí na lábia! Mas foi a ultima vez tb... Com o tempo vc vai ficando esperto com eles, aprendendo como eles jogam e daí vc começa a jogar tb – e daí fica legal! Hehehe.

Como a agencia tava lotadassa e um amigo tava sentindo mal por causa da altitude fomos direto pro albergue e deixei pra comprar os tickets depois. E cara, a altitude realmente faz efeito. Só de subir as escadas da hospedagem com a mochila nas costas vc sente uma falta de ar impressionante. Ficamos descansando um pouco e saímos pra comprar o ticket de ollantaytambo pra MP dalí a dois dias. E ainda bem que fomos com antecedência porque não tinha mais ticket pro trem das 17 horas e só restavam 4 do trem das 21. Compramos e fomos comer alguma coisa. Por alguma coisa leia-se Pollo com Papas ou Pizza, porque não conseguia encontrar nada mais! Hauhuahu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caraca, já escrevi mto, vo tentar abreviar as coisas daqui pra frente...

14/10 - City tour com boleto turistico - Fizemos um pacote na Yani Travel com o Jimmy por US$ 95,00 o pacote do city tour deste dia + Tour Valle Sagrado + Ingresso , traslado e Guia em MP+ Hotel em Aguas Calientes + Almoço. Teve gente que pagou uns 10 dolares mais barato com outras agencias no mesmo onibus mas como eu sabia que isso acontecia nem criei caso. Neste dia almocei num restaurante que fica dentro dum albergue e que cobra 6 soles o menu!! Mto barato e de boa qualidade, principalmente a sopa de entrada! Acho que o restaurante chama Santa Marta.

Do City tour o lugar que eu achei que mais vale a pena é Sacsayhuaman. Se fosse denovo pegava um taxi e ficava lá a tarde inteira. Masss... Daí a noite fomos pruns barzinhos ao redor da praça principal e tal e tal...MAs antes fomos pra rodoviária comprar as passagens pra Copacabana dali a 3 dias. Chegando lá vimos uma tenda que estava logo a esquerda e que vendia passagens pro lugar. O bobão aqui imaginou que era igual no Brasil. Vc compra a passagem da empresa que vc vai viajar no guiche da empresa, com origem e destino e td mais. Mas não é bem assim! Se vc compra a passagem de uma empresa não significa que vc vai viajar nela - os caras tem uma máfia tão grande que engarbelam os turistas fácil. O esquema funciona assim: o carinha te vende a passagem da empresa dele pelo valor que vc negociar ( não, não é tabelado) e daí se no dia o onibus dele não viajar pro destino que vc comprou, ele vai em outra empresa e compra a passagem dela pra vc. Bonzinho não?? Não!!! A passagem que ele compra no dia é beem mais barata do que a que vc pagou. Uma falácia!

 

15/10 - Valle Sagrado - Incrivel! Logico que no começo do tour vc tem uma paradinha nas vendinhas e mercado (eita povo que gosta de vender as coisas) e com boa negociação vc consegue pelo menos baixar os preços pela metade. Sério! Negocie sempre! TUDO! Até passagem de onibus! Então, este tour passa por Pisac Pueblo, vai pras Ruinas ( que são fantásticas, tb ficaria aqui mais tempo se possivel), vai pra Urubamba (onde tem o almoço) e depois Ollantaytambo. Não sei se foi o almoço ou a altitude, o fato é que aqui comecei a passar mto mal. Vomito, diarreia e tudo que se tem direito. O f*da é que tinha que esperar o trem que só saia as 21 hrs e chegava em Aguas Calientes as 23. Não encontrava uma água tonica no lugar e tive que beber coca cola mesmo pra ver se melhorava. E não melhorou. Fato é que no dia seguinte subiríamos pra MP e eu tinha que estar melhor!!

 

16/10 - MP- Mesmo sem estar passando mto bem, sem palavras praquele lugar. LITERALMENTE

 

17/10 - Dia pra conhecer Cusco. Vale a pena fazer isso. Andar com tempo pela cidade, conhecer as ruelas, os mercados (vá no mercado central), as construções, as ruinas. De noite pegamos um busão pra Copacabana. Como sisse antes, não era o onibius que eu tinha comprado a passagem, mas tb era leito e teoricamente direto. So que o direto deles para mais que circular! O nosso onibus tinha uma janela quebrada e além disso, no meio da noite, nosso amigo motorista me liga o som ambiente com esta maravilhosa figura cantando: http://www.youtube.com/watch?v=bvFhzeC5WYs uhahuauhauhauhauhauhhauhuauhauhauhauhhua!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

18/10 - "Conexão" em Puno e partida rumo a copacabana com parada no meio pra vc carimbar o passaporte na imigração. Em Copa ficamos no Wendy Mar hotel por 30 bols o quarto para 3 pessoas com banheiro privativo. Mto bom o custo benefício! Claro que mantenham-se os padroes - nesta altura vc já não aguenta mais o café da manha de pão, geléia, manteiga e café. Mas teve bom! Pesquisamos preço pros tours pra isla del sol neste dia e acabamos fechando na Yaneth por 18 bols por pessoa. Almoçamos na orla a famosa trucha. Novamente, as condições de higiene não são as melhores, mas a esta altura já tava com a imunidade boa! hehehe

 

19/10 O tour pra Isla del Sol é espetacular! O lugar é um dos mais bonitos que já fui e as paisagens são impressionantes. Não esqueça de levar agua e alguma comida porque lá é tudo bem caro. E leve a maquina fotografica na mao porque vc vai querer tirar fotos a todo momento. Fomos de manha e voltamos a tardezinha. Jantar na ruinha principal de la por 23 bols o menu. Vale a pena!

 

20/10 Subida no calvário de copa. Tem umas vistas mto bacanas da cidade e do lago. É bem cansativo de se subir por conta da altitude, mas descansando no caminho vc consegue. De lá conhecemos a catedral e depois pegamos o busão pra ir pra La Paz. No caminho pra La Paz uma surpresa: Vc desce do onibus e pega um barquinho. O Onibus atravessa o lago em uma balsa e vc de barquinho! O mais legal é que vc só fica sabendo disso na hora! hehehe! Paga-se 1,5 bols pra pegar o barquinho e isso nao tah incluido no preco da passagem. A viagem de 180 km dura umas 4 horas e a chegada a La Paz é impressionante! Aquilo sim é muvuca! Vc chega por El Alto, que é a parte mais pobre do lugar. A galera do busao (so turistas gringos) ficava horrorizada com a "paisagem" A gente tb ficou! Chegamos no centro da cidade e fomos procurar albergue. O Florida tava cobrando 70 bols por pessoa e não era grandes coisas. Andamos alí pelo centro e encontramos dois hoteis com o mesmo preço do albergue e resolvemos ficar num deles. No caminho a gente passou pelo Hostel La Blanquita que cobra 40 bols por pessoa e é mto arrumadinho. MAs no dia ele só tinha quarto com carpete e a gente decidiu não ficar por conta disso. MAs se vcs forem procurem este albergue lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

você ficou hospedado na Hospedaje Turistico Recoleta? O que achou do lugar, é limpo? Como vamos de carro, precisaremos de um estacionamento. O Sr. Javier garantiu que tem estacionamento por lá. É verdade? Achei estranho, pois no site dele não há nada escrito.

 

Muito obrigada,

[]'s

Claudia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Adãozinho

 

Será que tem como você explicar melhor esse boleto turístico:

14/10 - City tour com boleto turistico - Fizemos um pacote na Yani Travel com o Jimmy por US$ 95,00 o pacote do city tour deste dia + Tour Valle Sagrado + Ingresso , traslado e Guia em MP + Hotel em Aguas Calientes + Almoço.

 

- Esse valor de US$ 95,00 é por pessoa?

- Sai de Cuzco e volta para Cuzco?

- Essa ida para Aguas Caliente é de ônibus ou trem?

- Esse pacote teve duração de 3 dias é isso?

- Está incluso o ingresso em MP?

 

Obrigada pelas dicas! Já estou anotando tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal!

Desculpa pela demora em responder!!! Tava meio fora do mundo virtual! hehehe

Deixa eu tentar ajudar:

Oi Adãozinho

 

Será que tem como você explicar melhor esse boleto turístico:

14/10 - City tour com boleto turistico - Fizemos um pacote na Yani Travel com o Jimmy por US$ 95,00 o pacote do city tour deste dia + Tour Valle Sagrado + Ingresso , traslado e Guia em MP + Hotel em Aguas Calientes + Almoço.

 

- Esse valor de US$ 95,00 é por pessoa?

- Sai de Cuzco e volta para Cuzco?

- Essa ida para Aguas Caliente é de ônibus ou trem?

- Esse pacote teve duração de 3 dias é isso?

- Está incluso o ingresso em MP?

 

Obrigada pelas dicas! Já estou anotando tudo...

 

Bruninhajapa:

Esse valor de US$ 95,00 é por pessoa?

SIM, esse valor é por pessoa

- Sai de Cuzco e volta para Cuzco?

Isso mesmo, mas no caso eu tive que pagar o trem de Ollantaytambo pra MP e MP Ollantaytambo por fora.. Se vc chegar na agencia eles tb conseguem reservar os bilhetes de trem pra vc!

- Essa ida para Aguas Caliente é de ônibus ou trem?

A ida é de Trem. Pra Aguascalientes ou vc sobe a pé via trilha inca ou vai de trem... busão não existe ::hein:

- Esse pacote teve duração de 3 dias é isso?

Isso mesmo, tres dias no total

- Está incluso o ingresso em MP?

Ingresso pra MP incluso no valor de 95 do pacote!

 

Espero ter ajudado e desculpa mais uma vez pela demora!

Boa Viagem!!! :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Amigo,

 

Planejo faze essa trip em outubro/2010, como foi que você pegou o clima, tava frio? ::Cold::

 

E aí Vilar, blz?? Compraste as passagens já?

Cara, eu peguei um clima meio friozinho sim.. fui mais pro final do mes de outubro e de noite eu sempre usava umas duas blusas.

Durante o dia dá pra carregar uma jaqueta pequena, tipo dessas de fazer esporte e na parte da tarde dá pra ficar só de camiseta até e é tranquilo tranquilo (se tiver de sol). Mas a noite é mais complicadinho.

Agora, eu ainda nao escrevi o relato do deserto de sal. Lá faz um frio de raxar de madrugada ( chegou a fazer menos 15 quando eu tive lá) mas é só uma noite e uns agasalhos pesados mais os cobertores do alojamento são suficientes.

Se precisar de mais alguma info é só falar.

Abraços e boa viagem!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá,

 

você ficou hospedado na Hospedaje Turistico Recoleta? O que achou do lugar, é limpo? Como vamos de carro, precisaremos de um estacionamento. O Sr. Javier garantiu que tem estacionamento por lá. É verdade? Achei estranho, pois no site dele não há nada escrito.

 

Muito obrigada,

[]'s

Claudia

 

 

Oi Claudia!

Bacana ir de carro eim? Tem uma galera que eu vi fazendo isso e eu achei bem legal!

Olha só, a hospedagem recoleta é beeeem limpa siM! Eu fiquei num quarto com banheiro compartilhado e era impressionante porque toda hora que ia tomar banho ou no banheiro ele tava limpinho. O pessoal lá tem uma boa higiene sim! Nada a reclamar!

Quanto ao estacionamento da hospedage eu não vi não viu!?? A entrada do albergue é uma porta direto na calçada e não tem outra lateral não.. Pelo menos não que eu me lembre! O Javier pode estar arrumando uma garagem proxima pra vcs e é bom vc checar isso!

No mais é isso!

Quando vcs estão planejando ir?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...