Ir para conteúdo

Lençóis Maranhenses e adendos


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvi escrever aqui no site dos mochileiros sobre minha última viagem de backpacker pelos Lençóis Maranhenses. Eu e meu namorado resolvemos ir pra um lugar em que pudéssemos estar em contato com a natureza e também fazer caminhada e conhecer novas paisagens. Os Lençóis me pareceram perfeitos, pois me parecia uma região lindíssima e uma paisagem única, de tirar o fôlego. E foi mesmo! Maravilhosos e inesquecível. Recomendo muito essa viagem pra todos os mochileiros, é a paisagem mais linda que já vi, a cada 5 segundos aparecia algo mais lindo diante dos meus olhos, e olha que eu sou uma mochileira andada....rsrrsrs

Bom, mas gostaria muito de dar algumas dicas, pois se hovesse mais informação sobre o local na internet ou mesmo em guias turísticos, tudo seria mais fácil. Pra mim o problema é que muitas informações estão voltadas pro turista tradicional que está com muita grana pra gastar num curto período de tempo e não quer se exercitar, só ficar relaxando nas lagoas.... Também é válido, mas não era nossa proposta e por isso encontramos um pouco mais de dificuldade (não só não era nossa proposta, como estávamos sem muita $$$$ pra desembolsar).

 

São Luis: pra ser sincera, São Luis deixou a desejar pela falta de estrutura turística. Nos finais de semana não tem absolutamente nada aberto, pra achar uma farmácia aberta, mesmo pela manhã ou a tarde é IMPOSSÍVEL. Tirando que geral as pessoas não foram simpáticas e eram grosseiras, eu me sentia como se tivesse que conquistar as pessoas nos estabelecimentos pra que fossemos bem atendidos. Pra não ser injusta tenho que dizer que o pessoal do centro de informações turísticas nos tratou muito bem, apesar de não darem informações sobre passeios específicos, e o pessoal dos museus e centros culturais foram nota 1000. O que salvou São Luis pra nós foi o Centro de Cultura Popular com um acervo lindíssimo e super interessante sobre as religiões locais e uns monitores afiadíssimos, ainda foi SUPER barato, uns 2 reais por pessoa e fica no coração do Centro Histórico. Nós ficamos hospedados no Centro Histórico que é relativamente bonito, o problema é que a noite morriamos de medo de sermos assaltados todas as vezes que saíamos a noite... E olha que eu sou de São Paulo... O problema é que tinha muito mendigo e drogados nas ruas, eu cheguei a ver uns menininhos cheirando coca na rua... Terrível... Mas ao mesmo tempo vimos alguns jovens participando da festa do bumba-meu-boi, cantando e dançando com suas fantasias coloridas e brilhantes, muito bonito, mas um contraste muito triste.

Uma dica importante é levar dinheiro trocado, valores de 20 reais pra baixo são raros tanto nas cidades em volta do parque, como na capital, ainda não consgeuimos descobrir porque, mas troco era algo que NINGUÉM tinha. Nós ficamos hospedados num dia no único hostel da cidade ($75) e no outro numa pousada ($80). Em São Luis não encontramos nada mais em conta e ninguém com disposição pra negociar.. Era aquele preço e nada feito... Lugar pra tomar um cafézinho gostoso, só encontramos no último dia, uma padaria que se não me engano se chama Valeia, ou algo assim, numa esquina do Centro Histórico, mas que fecha cedo... Umas 20h já está fechando.

 

Parque dos Lencóis Maranhenses: Mas o principal mesmo é o Parque dos Lençóis Maranhenses, um lugar maravilhoso, imperdível, fascinante... Não tem como descrever, só indo pra lá mesmo. Quem quiser ter uma idéia assista o filme "Casa de Areia" com a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres que mostra exatamente como é por lá, e muitas das emoções que passamos... Sensação de que estamos num deserto sozinhos, de não poder mais, de angústia, medo, de prazer inigualável.... Tudo se vive sendo mochileiro nos Lençóis Maranhenses... Mas vou contar um pouco de como foi nossa história pra amenizar as dificuldades de quem estiver planejando fazer uma caminhada num dos lugares mais lindos desse planeta.

 

Nossa caminhada e dicas: Se eu fosse novamente, escolheria a mesma época, o mês de junho. Apesar de não gostarmos muito de São Luis, aproveitamos as festas do Bumba-meu-boi, e indo com um pouco mais de consciência de como é o local pode fazer a viagem mais agradável.

Nós queríamos caminhar pelo parque e encontramos um canadense no hostel que queria fazer o mesmo, então fomos em 3 pra dividir os gastos com guia. Pena que ele só ficou 2 dias e os outros 3 ficaram mais salgados pra nós. Nós fomos de São Luis direto a Barreirinhas, que foi o que a maioria das pessoas que conversamos nos indicaram, mas acredito que o melhor mesmo pra quem pretende cruzar o parque é sair de Santo Amaro que é numa das pontas dos grandes lençóis e tem acesso direto ao parque. Mas o mais importante mesmo é encontrar um guia que se adapte as suas necessidades, e pra isso eu ainda estou pra achar dica... Acho que talvez o principal é conversar com o guia bastante antes de sair e contratá-lo em um locam confiável.

 

Guia no parque: Nós contratamos um guia em Barreirinhas depois de pechinchar em três agencias, contratamos pela Santos Tur por R$100 o dia (todos)+ R$40,00 (por cabeça) que seria pago a Toyota que nos levaria até a Lagoa Bonita de onde sairíamos caminhando. Fechamos pela agência, mas não ficamos muito satisfeitos com o guia Maciel... Eu já havia feito trilha de 3 dias com guia na Chapada Diamantina que foi muito boa... O guia era super atencioso conosco contava sobre a ecologia do local, curiosidades sobre as montanhas, história dos vilarejos... O máximo... Nosso guia nos Lençóis Maranhenses andava sempre na nossa frente, não nos contava nada a não ser que perguntássemos (o que necessitava uma corrida de 300 metros subindo uma duna de areia pelando num sol escaldante). Outro problema era a falta de organização das caminhadas... Eu achava que já conhecia os trópicos, locais mais quentes do planeta... Mas nunca tinha passado por nada como o Parque dos Lençóis Maranhenses. É simplesmente impossível caminhas depois das 10h30 damanhã e antes das 3h da tarde, juro que eu achava que meu pé ia pro saco no último dia, nós passavamos filtro solar 80FPS até o último fio de cabelo e só andávamos de camiseta e bermuda e mesmo assim o sol ardia até rachar!!! É uma sensação terrível andar ao meio-dia nesse lugar! Não faça essa loucura!!!

 

Caminhada: No último dia saímos caminhando as 3 da manhã e chegamos em Santo Amaro às 11 horas, as primeiras 7 horas foram muito tranquilhas, com uma lua cheia MARAVILHOSA, um espetáculo da natureza com o nascer do sol, inexplicável.... Mas a última hora foi o inferno na terra, meus pés estávam queimados em todos os possíveis locais, sola até o peito, e em pouco tempo a areia e sol se tornaram a pior paisagem possível. O problema é que em muitos locais não há sombra, nenhuma... Não tem pra onde correr... É cair numa lagoa, mas sair dela mais queimado ainda, então é MUITO IMPORTANTE organizar os horários das caminhadas pra não pegar o sol que a gente pegou em todos os dias... Isso é algo que o guia, que conhece o local, deveria ser responsável. No último dia, nós nos perdemos do guia... Ele simplesmente foi andando mais rápido na frente e nós ficamos perdidos uns 20 minutos naquele sol... Eu fiquei MUITO angustiada e insatisfeita. Mas sabendo disso, é mais fácil se programar pra ver essa paiagem deslumbrante sem passar perrengue.

O mais bonito do passeio é passar pelas lagoas distantes de qualquer sinal de civilização, em muitas ninguém tinha entrado ainda nesse verão e a água dessa lagoas intocadas era ainda mais cristalina que as outras e as cores de azul, verde, turquesa que mudavam a medida que o sol se escondia atrás das nuvens... Não tem palavras... Era sansacional e fascinante! Nunca vou esquecer.

Um pouco do nosso problema com o guia também é que tínhamos a sensação de que ele estava querendo nos passar pra tras, que nos via como meros turistas que ele poderia explorar... Pode até ser que estivéssemos errados, mas ele agia dessa forma como se estivesse fazendo um favor a pessoas que ele não se importava. E nós pagamos a ele 5 diárias de R$100 o que pro nosso orçamento de mochileiros que dormia em rede ou na areia todo santo dia é MUITA grana. Além de tudo a alimentação era sempre muito cara, R$25 por cabeça em média, o que nós também não esperávamos. Era mais certo terem nos dito antes de sairmos que a alimentação seria a preço de São Paulo em vilarejos do interior. É de se entender que muitas pessoas vivem do turismo e o acesso a região pra transporte de alimentos é difícil, mas podiam ter opções mais razoáveis.

 

Recomendamos :) Na Queimada dos Britos nós ficamos na casa da Maria que foi um amor de pessoa conosco, cobrou muito mais em conta que nos outros lugares pelo peixe e a rede pra dormir naquela noite, além de ser uma anfitriã das melhores. Seu marido e filhos também foram super simpáticos, nos levaram as lagoas e contaram histórias dos peixes e aves da região, foram demais, recomendamos muito a passagem por lá. O Senhor Maçu, que também conhecemos na caminhada da praia até a Queimada dos Britos, que é um Oásis, também foi um fofo, nos contou um monte de histórias e seria um guia dos melhores! Pena que ele já estava guiando uma francesa há algum tempo e estava cansado, ele comentou que sua diária era de R$120, mas a qualidade nessa hora conta!

 

Últimas dicas: Pra quem topar essa caminhada maravilhosa as minhas últimas dicas são: leve uma meia - ela pode te salvar na hora em que o sol e a areia quente não dão tregua, não leve mais que duas mudas de roupa que sequem fácil (eu usei o mesmo vestido e uma saia e saia e camiseta por 4 dias... Lavava nas lagoas e em 30 minutos secava amarrado a minha mochila), passe filtro solar potente e ande sempre de chapéu. Prepare-se pra tirar as fotos mais lindas de toda a sua vida e ficar de queixo queimado na areia de ver tantas maravilhas!

 

Se quiser mais detalhes sobre algo ficarei feliz em responder.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

ola.. estou pensando em ir pra lencois e jeri, em outubro.

e como não tenho muito tempo, nem tanta disposição..rs.. não quero fazer a travessia do parque.

então gostaria de saber se vc acha melhor ir pra sto amaro ou pra barreirinhas, pra explorar o parque uns 3 dias. qual é melhor pro turista duro $$$..rs

o q vc acha q não pode deixar de ser feito/visto?

obrigada!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Janisma! Meu esposo e eu fomos em outubro do ano passado e em um dia na parte da manhã fizemos o passeio da Lagoa Azul. Poderia, na parte da tarde fazer o passeio da Lagoa Bonita, porém estavamos cansados (mas dá para encarar para quem tem pressa, é que tinhamos um tempo disponível). No dia seguinte a pretenção era a Lagoa Bonita, mas segundo nos informaram, a lagoa "vazou" (não tive mais detalhes, apenas essa informação) e estava secando muito mais rápido que o normal. Então esse dia, como nos avisaram tarde, ficamos de bobeira, pois não formou grupo. Poderíamos ter feito o passeio de barco para Carburé (não era nossa pretensão, mas seria melhor isso a ficar de bobeira o dia todo). À noite conversamos com um cara que tem um quiosque de milk sheik na Beira Rio e oferece viagens para São luis. Combinamos com ele que por R$ 20,00 ele nos levaria às 5:00 da manhã até o povoado de Sangue. Assim foi feito. Aguardamos a 1ª Toyota que partiria para Santo Amaro de Maranhão...e lá fomos nós. Chegamos em Santo Amaro por volta das 07:00 hs e já conversamos com a Marineide (pousada "Hospedaria São José") para fazermos dentro de alguns minutos o passeio para a Lagoa da Gaivota (levou todo o período da manhã). Voltamos e almoçamos um delicioso prato "camarão da malásia" e arroz cuchá. E para a tarde a Marineide já tinha combinado para nós um passeio de barco até a lagoa do reflexo. No dia seguinte, às 04:00hs da madruga, a toyota (que também pedimos para Marineide agendar) passou em frente a pousada para então retornarmos à Sangue. De lá tem uma Van que te leva para São Luiz (R$25,00). Ficamos 2 dias em São luis (um para conhecer o detonado centro histórico e outro para conhecermos Alcântara) No 3ª dia na capital, tomamos um vôo para Fortaleza. Não deixe de conhecer Jeri...é muito 10. Mas de todos os lugares que conhecemos no Brasil...meu esposo e eu ficamos encantados com os Lençõis. Programe-se, se puder, para o início de outrubro, pois quanto mais tarde, mais secas estarão as lagoas (pois de setembro em diante elas começam a secar). Boa Viagem!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...