Ir para conteúdo

Cuba [Havana e Guantánamo] - maio 2012


Posts Recomendados

  • Membros

CUBA MAIO 2012

 

opa, segue relato:

algumas fotos > http://www.flickr.com/photos/renanaraujo/" onclick="window.open(this.href);return false;

 

CUBA 7 dias

Fiquei 9 dias em méxico D.F. e depois embarquei para cuba [o relato do méxico farei a parte]

 

Fui pra ver a bienal de arte de havana [na verdade era desculpa pra ir para cuba]

 

PASSAGEM

- Copa airlines R$ 2100.00 [sp-méxico > com escala no panamá], depois de 9 dias [méxico-havana > com escala no panamá]

- seguro saiu por uns 60 reais

- tarjeta de turista eu fiz na embaixada de cuba em sp - acho que saiu por uns 40 reais - não me recordo. (mas tb rola de fazer no guichê da companhia aérea)

- fiquei em Havana e depois desci até guantánamo

- Havana-Guantánamo de ônibus > 18 horas. Viazul - quase 60 CUC [comprar com um dia de antecedência]

- Guantánamo-Havana de avião - Cubana de aviacion - uns 150 dólares.

- na hora de sair de cuba há uma taxa de 25 CUC. (lembrar!)

 

MOEDA:

- há duas moedas em cuba - o CUC e a moeda nacional. CUC é a "moeda pra turista", tem o mesmo valor do dólar, mas NÃO leve dólar pra fazer o câmbio, leve euro, pois dólar há uma taxa de 10% na conversão.

- quando chegar no aeroporto, compre um pouco de CUC, não muito, só pra pagar o taxi e ficar com um pouco no bolso, paguei 25 CUC no táxi do aeroporto até habana vieja.

- pode fazer o câmbio em hotéis, bancos e cadecas espalhadas por havana.

- tudo é pago em CUC - restaurantes, souvenirs, jineteras, bebidas...

- em moeda nacional vai conseguir comprar pizzas e sorvetes pelas ruas e livros em alguns lugares. [en la calle o'bispo tem uma livraria em moeda nacional], ou seja, compre pouca moeda nacional pq 1 CUC é igual a 23 em moeda nacional].

- então... vc é turista, tem dinheiro pra comprar as coisas em CUC. [deixa a moeda nacional apenas para coisas que realmente não existem em CUC]

 

TRANSPORTE

- a pé

- ônibus dentro de havana só em moeda nacional. acho que era 80 cents em moeda nacional [isso é bem barato, então tenha trocado no bolso]

- táxi - tem aqueles carros da década de 50 que funciona como lotação.

- táxi normal - não é caro, mas... só peguei uma vez pq precisava chegar rápido na rodoviária.

 

HABITAÇÃO

- "casa particular" ou hotel - fiquei em uma casa particular em habana vieja - próximo ao capitólio [uma quadra], casa de Nancy, tem um quarto de casal e um quarto com duas camas de solteiro + banheiro privativo + ar condicionado, custa 25 CUC a diária [uma boa parte das casas têm esse valor], se precisarem, passo o contato dela - assim. é bem barulhento o quarto - só que eu durmo até na rua, então não sirvo muito de parâmetro.

- hotel tem os de gringo - Hotel Nacional, Inglaterra, Habana Libre... que eu nem sei o valor.

- é mais legal ficar em "casa particular", rola de conversar com os moradores, pode pagar mais uns 3 ou 5 CUC por um café da manhã

UP

- um amigo-artista está alugando alguns quartos em Havana, o endereço é Compostela 562, 1er piso entre calle Sol y Muralla. Habana Vieja. Tratar com Gloria y Jesús. (pais de Javier). Valores entre 25 e 30 CUC (dólares) - depende a época. Quartos de 5 x 5 m com banheiro privativo.

 

COMIDA

- tem muito restaurante em CUC, preço normal, uns 7 CUC o prato.

- daiquiri, mojito, pina colada é numa faixa de 3 CUC

- cervezas há duas principais - Cristal e Bucanero [são boas - eu prefiro a Bucanero que é mais forte e com 5,4% de teor alcoolico], mas tb vai encontrar a Mayabe [ruinzinha] e a Cacique [que tb é boa].

- vai encontrar coca cola e heineken em lugar de "turista", hotel e alguns restaurantes - substitua por Tropicola!

- La bodeguita del medio e Floridita são bem de turista. (a bebida é mais cara)

- Sorveteria Coppelia do lado do Hotel Habana Libre. (terreo de cubano e primeiro andar de turista)

 

NOITE

- a diversão do cubano é comprar rum e ir pra malecon [rua da praia]

- tem música por toda a cidade, "guantanamera", "chan chan", "el cuarto de tula"... sempre vai ouvir pelas ruas - é bem bom!

- casa da música - paguei 15 CUC num sábado a noite - tem gringos, jineteras e uns cubanos que dançam com as mulheres [acho que esses caras cobram pra dançar, não sei], compensa ir, verdade! música cubana boa - ok, depende da banda - tocou até michel teló depois que a banda cubana parou de tocar, os gringos curtem. vai entender!

- cabaret nacional - é decadente, mas é legal tb [jineteras y "greengos!"]

- restaurantes - tem uns com música [calle o bispo é uma rua turista pra caramba - fica em habana vieja]

 

MITOS e VERDADES.

- não há violência em havana, pode voltar bêbado as 3 da manhã que não vai acontecer nada, existe uma ocupação 24 horas das ruas pela população, graças ao governo - talvez, pq não? graças ao "não ter muito divertimento para a população" e graças ao calor - são possíveis explicações para a não violência.

- existe bastante prostituição, encontra de todos os tipos, são bonitas! é legal conversar com elas, o programa custa entre 40 e 60 CUC.

- toda a utopia esquerdista que tentamos acreditar não é tão real, a população reclama bastante [mas mesmo essa falência é algo legal], há os problemas, mas tb há um desenvolvimento na educação, saúde, segurança pública... minha cabeça ainda tá confusa.

- cuba é linda, todo aquele clichê do povo feliz é verdade.

- arquitetura da cidade é entre a destruição e a reforma, passando por lugares bem bonitos.

- se for viajar para outras regiões de Cuba, compre água e alguns alimentos pra deixar na mochila, por exemplo, não tinha água pra vender no aeroporto de guantánamo.

 

GUANTÁNAMO

- fui de ônibus entre havana e guantanamo - por lá quase não tem turismo, tb não há nada o que fazer. fui pra tentar ver o presídio/base militar americana [para um projeto utópico de arte], mas tem que fazer uma reserva em hotel com 72h de antecedencia, basicamente é reservar com a Islazul um quarto de hotel em Caimanera - isso será o mais próximo que chegará da base.

- fiquei numa casa particular por 25 CUC - fica na rua principal da cidade de guantánamo - se precisarem do contato, posso passar.

- não tem nada pra fazer, andar a noite, sentar na pracinha de josé martí, andar de charrete pra chegar até a outra parte da cidade... mas o legal mesmo é conversar com a população - é outro contexto - bem diferente de havana.

- retornei de "cubana de aviacion", antigo avião da época que existia a União Soviética, não tem ar condicionado, jejeje. começa a pingar água do teto - que na verdade é suor condensado de todos. ahhh... frescos não aguentam, o voo foi tranquilo.

 

BAIRROS e LUGARES [alguns lugares que fui - que lembro] - algumas coisas coloquei próximas pq ficam próximas, mas tb tem coisa misturada.

- habana vieja - bem de turista [um bom tempo andando por aqui]

- centro - tem mais a população local - é legal!

- capitólio nacional - tá fechado pra reforma [javier, um artista/amigo disse que há uns 2 anos]

- universidad de la habana [só se tiver tempo], tem ali un estádio, a galera treina beisebol - que é bem forte em Cuba.

- memorial a josé martí [fica naquela praça clássica que tem a figura do che] - lá tem o museu josé martí e um observatório que consegue ver toda a cidade, lá mesmo tem o partidão [partido comunista], lógico que não dá pra entrar.

- vedado é mais rico.

- tem um cemitério em vedado.

- malecon é a rua da praia, bonito! dá pra andar do paseo del prado até o Us Interests Office - [sim, tem um escritório estadunidense em solo cubano], não pode chegar muito perto - se chegar, vai ouvir um policial apitando e mandando embora - na frente do escritório tem a plaza anti imperialista [compensa ir] - malecon no final do dia é bem bonito.

- museo de la revolucion - bom e capenga como cuba - que é o legal!

- museo de arte moderna - fica do lado do museo de da revolucion

- tem um outro museu que fica na frente do floridita e bem próximo do capitólio - estava com a coleção cisneros.

- cinema - assistam "juan de los muertos" - una pelicula de zombie filmada em cuba.

etc etc etc...

 

tem muito mais coisa, mas se quiserem perguntar de algo específico, estou a disposição .

 

foi muito bom ter ido a cuba, quero voltar daqui uns dois anos.

 

VIVA CUBA!

 

abrazos desde ribeirão preto.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Muito bom ::otemo:: ! Deu saudade de lá!

 

Adorei isso: "toda a utopia esquerdista que tentamos acreditar não é tão real, a população reclama bastante [mas mesmo essa falência é algo legal], há os problemas, mas tb há um desenvolvimento na educação, saúde, segurança pública... minha cabeça ainda tá confusa. cuba é linda, todo aquele clichê do povo feliz é verdade". ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

É bem isso! É muito louco conhecer Cuba, uma experiência e tanto! Também quero voltar, com certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...