Ir para conteúdo

el calafate argentina


Posts Recomendados

  • Membros

El calafate – perito moreno

 

 

Em calafate, diferente de chaltem, e tudo excursao. Tem todos os tipos de publico e idade. Há muitos brasileiros.

Em chalten, por causa das caminhadas longas, o publico e mais jovem, ha muitos casais em chalten. Em chalten ha algumas pessoas que estao hospedadas em calafate que vão fazer passeio de dia inteiro e voltam para calafate. Acabam fazendo caminhdas mais curtas ou lugares mais basicos.

Chalten esta a 3 h de calafate.

 

Calafate e meio cvc (excursões grandes, horários marcados para tudo).

 

 

 

 

 

O onibus passou no hostel cerca de 7:45 e fomos ate o parque nacional, que fica a uns 80 km ou quase 2 h (verificar na foto), com uma parada p foto.

Depois, pegamos um barco na beira de um lago durante cerca de 20 minutos ate um bosque ao lado do glaciar.

Caminhamos cerca de 15 minutos pelo bosque ate chegar a um lugar, onde colocam uns ganchos de ferro no sapato (o gancho fica na sola e é amarrado no sapato), para poder caminhar no gelo.

Andamos no gelo durante uma hora e meia. E legal. Não e difícil. Ninguém escorrega, por causa dos ganchos (grampones em espanhol).

Voltamos pelo mesmo bosque e comemos a comida que cada um levou.

Pegamos o barco de volta e andamos de bus por cerca de 10 minutos ate chegar a um lugar com varias passarelas.

O barco vai pelo lado norte.

Por essas passarelas, se caminha de frente ao glaciar e se tem uma boa visão panorâmica, podendo ver os dois lados.

Na verdade, a parte mais aparente e um U. no barco e na caminhada se vê a perna da esquerda.

Na passarela se vê tudo.

Gostei mais da passarela. Da passarela, de quando em quando o gelo se desprende dos paredões, com um grande barulho e cai no lago que margeia o glaciar. Tem gente que acha bonito.

Eu, na minha ignorância, acho triste, pois e sinônimo do degelo, embora alguns digam que o perito moreno e um glaciar em equilíbrio, pois o que ele perde com degelo equivale ao que ganha quando neva na parte mais interior.

O glaciar é enorme e a gente só vê a parte externa.

 

Andamos por uma hora cronometrado nas passarelas, desta vez sem guia.

Voltamos para o ônibus e depois de volta para calafate. Chegamos por volta das 16:45 h.

Tem 5 maneiras de se conhecer o perito moreno:

1- fazendo o passeio que fiz, chamado minitreking, que custa 640 pesos mais entrada no parque (mercosul 70 pesos);

2- fazendo passeio só nas passarelas; para ver tudo com calma precisa de umas 3 horas; pode-se ir de bus por conta própria ou de excursão que custa 170 mais ingresso e que dura 4 horas nas passarelas;

3- fazendo um passeio de barco que se contrata no próprio parque, que dura 1 hora e custa 90 pesos;

4_ fazendo o big ice, onde se caminha 1:30 h para ir e outro tanto para voltar no bosque até se chegar a uma parte mais alta e interior do glaciar, onde se caminha no gelo por 3 horas; custa 950 pesosmais ingresso; resto igual ao minitrekking; não sei se tem passarelas

5- excursão todo glaciares, em que se toma um barco em um lugar diferente e se navega por 7 h, por 3 glaciares (perito, upsala e mais outro), e custa 620 pesos mais ingresso.

 

Estava meio em dúvida em fazer o minitrekking, porque achava que causava impacto ambiental, porque andar no gelo ajuda que se descongele. Perguntei para guarda-parques, agências e disseram que não, mesmo porque o perito esta em equilíbrio.

Por um lado, se anda por uma pequena parte, considerando o seu tamanho enorme; por outro lado, quando se anda, se leva terra do bosque, se descongela o gelo, os guias cavam degraus para a gente andar, porque tem subidas e baixadas.

Para quem já viu gelo, acho que não compensa o preço e o impacto ambiental.

No final, no próprio glaciar, se serve uisque jameson e alfajor, algo que não tem nada a ver com o lugar. O ônibus foi dividido em 3 grupos: inglês; pessoas com guia em espanhol, de mais idade; pessoas com guia em espanhol, mais jovens. Do meu grupo de 15, todos beberam uisque, menos eu, mas nem todos beberam ate o final e ai os guias jogam o resto no próprio glaciar.... Fora os farelos do alfajor que caem no glaciar. Consciência ambiental zero.

 

As passarelas são bem legais e acho que basta para conhecer o glaciar e não tem impacto (só o impacto de usar o banheiro)

 

temperatura ok, quase a mesma da cidade, pelo menos no dia em que fui (meu guia fala que costuma ser mais frio). Dia com sol e algumas nuvens. Nenhum frio demasiado, so no barco, por causa do movimento, e aí venta mais.

 

Em chalten tem o glaciar viedma. Fiz so a navegacao.

Tem a opcao do minitreking também, que dura 2 h (ventava muito no dia e muito frio)

e o big ice, que dura 7 horas, salvo engano, e inclui escaladas.

Em chalten fiz só o barco.

 

 

A região da Patagônia tem centenas de glaciares que forma o campo de gelo continental. O perito moreno é o mais famoso, embora não seja o maior, porque é o mais acessível e porque tem uma cara (frente para o lago) maior.

 

 

Vale a pena conhecer o lago, mas não vale a pena fazer o minitrekking.

Vale observar o degelo, mas não vale achar bonito. Ao contrário, deve-se voltar e buscar adotar atitudes que provoquem menos impacto para o meio ambiente e para o aquecimento da Terra.

 

A nota ruim não é para o glaciar, que merece ser visitado, mas para o minitrekking.

 

 

 

 

 

Superetimei o tempo em calafate. Calculei 3 dias e meio, mas em um dia e meio fiz o que queria.

Descartei andar no cerro calafate, pq nao parece nada demais e pq antes estava em chalten e depois torres e e preciso dosar energia (parece ter vista so da cidade).

 

La vi que nao era necessario voltar as passarelas, que nao estava a fim de ficar 7 horas num barco (todo glaciares), mm pq ja tinha visto perito; o upsala, pelo tripadvisor, por causa dos grandes desprendimentos, só se ve de longe (alguns falam 15 km) e so restaria outro glaciar. Como ja havia visto 2 glaciares, vi menores nas caminhadas de chalten e como devo ver mais no torres del paine, nao quis fazer a navegacao.

Tem uns passeios para umas estancias, para ver como se trata ovelha, mas tb nao tenho interesse.

 

 

 

Laguna Nimes

 

Después de andar cerca de 15 a 20 minutos desde el centro hasta llegar a la laguna y después de pagar la entrada de 35 pesos, uno tiene una agradable caminata por cerca de una hora y media, alrededor de esta tranquila, pacífica laguna, con bellas aves para se admirar.

Vale la pena

 

 

 

Para perito moreno, em out/12 valia mais a pena pagar com dólar na agencia que faz o passeio.

Se você gosta de caminhada, dedique mais tempo a chalten.

 

Restaurante vegetariano bom, mesmo para quem não é vegetariano: kau kaleshen

(veggies patagônicos) callle gobernador gregores, 1.256

 

 

Parrillas libres(coma quanto quiser): cuidado, pois além do preço anunciado, você é obrigado a consumir bebida (mesmo que não queira) e pagar pelos talheres (cubiertos), o que aumenta o valor anunciado.

 

 

O guia do viajante está certo. Na região da patagônia, puerto natales é a melhor opção para descansar entre umas trilhas em chalten e outras no torres del paine, pois é mais barato e tem mais qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...