Ir para conteúdo

MÁLAGA-RELATO 3 DIAS


Posts Recomendados

  • Membros

olá,depois de passar pelas maiores cidades na espanha e me redirecionando,a um segundo escalao em relação ao tanho,vou tentar dar uma ideia de minha passagem por malaga.

a cidade tem 560 mil habitantes,tem metro com carcteristicas de trem suburbano,pois no momento nao ha muitas estações no centro,e as duas linhas existentes,se separam apos a ultima parada do centro que e na propria estação de trem seguindo uma na direção das faculdades e a outra passa no aeroporto e serve tambem alguns balnearios famosos lindeiro.

nao usei transportes na cidade,por ter ficado na parte historica proximo ao centro me desloquei a pé.mas é muito relevante o fato da estação de trem e rodoviaria,alem de juntas estarem localizadas no centro.

obras em ritmo acelerado 10\2012 darão em breve novas estações e talvez mais alguma linha ao metro.

av.de andaluzia e a principal,torna-se praticamente paralela ao mar na parte mais central da cidade,passando a tres ou quatro quarteirões pra dentro do continente.bem no centro da cidade esta avenida é cortada por um rio ou canal que aparece em azul mas é um canal seco.

para situar melhor:esse canal seco tem uns 3,5km vem da praia e é cortado pela av.andaluzia a500mts da praia depois seguindo mais uns 500mts vc tera a sua direita a parte historica da cidade e la no seu final a uns 3km da praia o estadio de futebol.

20130111200007.JPG

20130111201914.JPG

desembarquei na rodoviaria,e nao tive problemas nem com a garoa para vencer duas quadras de obras para o metro,e atravessar a av. andaluzia e refugiarme na marquise do corte ingles,para me localizar.eu ja tava vendo que a chuva noa iria longe,pois as pessoas seguiam caminhando sem proteção.

atravessei o canal seco e caminhei me afastando do mar uns tres quarteirões e entrando no casco antigo logo achei a hospedagem roxima a area da catedral.

larguei as coisas e sai logo,resolvendo conhecer a area mais central proxima por que o tempo nao tava mto santo.sai do predio de esquina onde funcionava o hostel ,pelo dito casco velho convivendo logo com o luxo dessa parte ,onde parece ser tudo de marmore na calsada e as faxadas muito trabalhada qze tdas com gradis que parecem bronze,muito bacana.

20130111204825.JPG

la no meio tem algumas ruas bem estreitas mas de um modo geral tem a parte historica facil deslocamento e a gente nao se perde tanto como em outras que tem mtas ruas curvas,logo perto e voltando para o rumo da praia passei na catedral num pequeno largo dificil ate pra fotografar

20130111210710.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

seguindo.

apos a catedral,voltando a orla por um calsadao ja mais largo e com grande comercio,muito sapato nas lojas,passei por um mercado bacana caracterizado por mescla de bancas de temperos e comestiveis com pequeninos bares com 3ou 4 mesas somente ou apenas balcão.muito frequentados por nativos mesmo e com 500 cheiros de temperos,eu so identifico claramente a pimenta do reino mas a influencia turca esta fortemente presente na culinaria local.tomei no balcao uma sangria.

durante a hora seguinte,passando em dois locais de vegetação exuberante e distintos,fui fazer o reconhecimento da plaza de toros e apos a praia da malgueta,uma das chick da cidade.

curiosidade-grande parte das especies vegetais sao de varias partes do mundo,portanto exoticas na regiao no entanto a sua exuberancia latente proporciona um microclima mto agradavel que pode ser comparado com obrasil em seu mais agradavel dos climas.

20130111215316.JPG

20130111220146.JPG

a primeira foto e a saida da parte historica atravessando os jardins em direção a plaza de toros que esta a direita apos o tunel verde da segunda foto.

20130112004040.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

continuando,na plaça de toros estamos entre o morro e o mar e essa pequena peninsula que se forma na direção da praia,etão um bairro elegante da cidade com aqueles edificios lindos residenciais todos voltados para a chick praia de malagueta e na outra volta da peninçula para quem olha de volta em direção ao centro esta oinicio do cáis do porto,que tem duas partes distintas:

começa com uma marina com barcos particulares,proximo disso um grande calçadao com inumeros bares e restaurantes,e tambem muitas lojas daquelas de griff.o clima e descoladissimo(sabado),pois a quarenta metros dos restaurantes e separada por um grande trapiche de madeira esta a primeira fileira de iates e lanchas estacionados,que sao dispostos de ré,de modo que seus proprietarios,convidados e afins trazem tudo e fazem a reuniao cada qual com seu gropo nos barcos estacionados,e interagindo com a galera dos bares e restaurantes,alem dos que passam,uma muvuca.

a outra parte do porto ja na saida da peninsula e indo de volta ao centro estao os terminais de carga mais avansados sobre o mar bem identificado por compridos guindastes junto ao mar,eo terminal de passageiros no qual os barcos emtram mais ate o atracadouro.ha grandes navios de cruzeiros de passagem,como embarcações um pouco menores que fazem linhas para as ilhas espanholas e italia principalmente.

20130112005318.JPG

20130112010354.JPG

20130112011156.JPG

20130112012005.JPG

 

 

 

contornei o pier e segui atraves de outra daquelas avenidas de arvores,a mais proxima da agua ate o terminal marinho de passageiros,depois disso,voltei à base,para preparar uma incurção ao super,pois o chao tava seco e eu ja estava na mira dum morro que avistara quase em frente a arena e que seria explorado no proximo dia com tempo bom.

 

shopings,ha tres na parte central.o que fica na estação de trem tem otimas lojas de grife fest foods variadissimos.e caro.

o el cort ingles-junto a rua do rio seco"tem sua clientela fiel,o supermercado e viavel.mas o interessante no complexo com 3ou4 predios grandes em varias quadras,é que dois deles sao unidos por um longo tunel por baixo de um largo e uma avenida.

o que mais me agradou foi o terceiro choping,localizado mais ou menos no meio do caminho entre os que descrevi,ea uma curta distancia,e composto,alem da praça de boas lojas tbem de pelomenos dois lojões do tipo china,so vende a dinheiro,tudo qto e porcaria barato.fiquei cliente,este sim do hiper que me foge o nome,situa-se nosubsolo e aceita vtm.mto bom. ::otemo::

 

 

 

20130112155827.JPG

 

 

20130112160957.JPG

 

 

20130112161849.JPG

 

continuando-malaga consta ter sido fundada por fenicios e logo sofreu grande influencia arabe-ha mais morenas que branquelas pelas ruas-.

mas o povo que transformou a paisagem original foram agricultores cristãos que ao contrario de arabes e fenicios que exploravam,comquistavam,tomavam;os cristaos produziam ou tentavam:ao trocar as florestas nativas dos montes adjacentes por videiras e olivas,provocaran alterações climatologicas,principalmente a chuva nessas encostas matou muita gente ate meados do sec.xx,e apesar de obras grandes e reflorestamento,a chuva matou na regiao de malaga em 2012.

isso ta sendo amenizado,ao menos no centro com varios oasis maravilhosos e botanicamente variadissimo.ate o clima agradece.se voce nao for muito fissurado em perfume pode substituir por um ramo de alfazema ou lavanda que estao em todo caminho.

 

 

uma pequena caminhada do casco antigo ate as ruinas do teatro romano no pe do morro.numa rapida escolha,subi pela lateral,e nao pelo parque fechado das ruinas,onde ha uma roleta de cobrança,nao me arrependi pois subi apreciando a vista,arena,porto praia e às costas catedral e bairro histórico.

a subida nao mto ingreme contornava o monte tudo otimamente calçado,sinalizado e com varios mirantes pra tirar foto,mais algumas pessoas de bike,moto,a pe que subiram por varias outras trilhas.la em cima sim,um grande estacionamento de onibus e turismo em massa,entrada para visitação de um castelo que ha.desci pelo lado oposto onde citua-se o bairro mouro,caracteristico pelo casariu todo branco.

 

 

20130112172123.JPG

20130112173852.JPG

 

20130112175336.JPG

 

20130112181113.JPG

 

20130112183617.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...