Ir para conteúdo

Parque Marinho do Parcel Manuel Luís - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galaera, sou fissurado em mergulho e pesquisava sobre pontos de mergulho no maranhão quando me deparei com as informaçoes abaixo!!

 

O parque é de dificil e caro acesso, requer ser mergulhador profissional ou no minimo estar acompanhado de alguem muito fera em mergulho e que já tenha mergulhado lá (seria o meu caso, não por ser fera, por precisar de um fera me acompanhar hehe)

 

Mas por tudo que li é um mergulho e uma aventura que deixa os mergulhadores de Noronha no chinelo!!!

 

Seguem abaixo informaçoes. Adoraria participar de algum grupo que resolva ir para lá!!! Já vou começar a poupar para isso!!!

 

::otemo::

 

O Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no Parcel de Manuel Luís, no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão e a cerca de 100 milhas náuticas de São Luís, capital do estado, no Brasil. Formalmente vincula-se ao município de Cururupu.

 

Foi criado pelo Decreto 11.902, de 11 de Junho de 1991, com uma área de 45.937,9 hectares, com o objetivo de preservar a fauna e a flora marinhas e os recifes de corais.

 

Antiga ameaça à navegação, o parcel constitui-se no maior banco de corais da América do Sul. Ali podem ser encontradas algumas espécies de peixes exóticas, como o peixe-papagaio, o sargentino e o peixe-borboleta. Também é um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, perdendo apenas para o triângulo das bermudas. No entanto, poucas pessoas têm conhecimento desse paraiso subaquático.

 

por filipebond em 19 Mai 2009, 12:28

 

Sim, ja ouvi falar é mergulho de cilindro(SCUBA) no maximo 30 mestro, 1 dia pra ir, passa 2 dias mergulhando e 1 dia pra voltar = 4 a 5 dias no mar.

As saidas são em São Luis e não nos lençois maranhenses. O pacote tem q ser comprado com antecedencia poir não tem saidas regulares... PREPARA O BOLSO.

 

 

Abraço,

Filipe

 

por glaubercr em 19 Mai 2009, 12:44

 

show, souber de alguma operadora que faz agradeço. To batalhando nisso.

 

Por tudo que li, não só pelo preço devido aos 200km de distancia da costa e 17h de catamarã, é meio inviável por exigir mergulho avançado e autorização do IBAMA....mas deve ser muito radical....é pra deixar a galera que vai pra noronha babando!!

 

Vê só:

 

www.guarapas.com.br/web/modules/newbb/v ... SC&start=0

www.scafo.com.br/noticia.asp?codn=193

 

Sabe de um ponto de mergulho pouco menos radical nas redondeas? Minha injeção de adrenalina é pequena pra isso hehe

 

Abraço!

 

por filipebond em 19 Mai 2009, 13:10

 

Amigo,

 

Esse mergulho foi feito por minha tia que é do Ibama, ela disse q o preço era +/- uns R$3000,00

Aí nem procurei uma operadora nem nada... deixei pra lá !

Fala com sua operadora de mergulho q ela deve ter algum contato por la...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vou colar aqui o sumo de um dos links que coloquei na mensagem anterior que é pro pessoal ficar de cara igual eu fiquei.

 

Não sei até onde é história de pescador, mas lá vai:

 

Re: Parcel de Manoel Luís

Galera, voltando ao assunto, depois que li o relato de um colega Omar do Ceará, que tb participa da comunidade de caça submarina no orkut e que esteve nesse parcel a pouco tempo, achei meio inviável de se pescar por lá, tenham paciência e leiam do começo ao fim a história :

 

''fala galera, ando meio sumido pois semana passada fui fazer uma pescaria no maranhão com duração prevista de uma semana no mar, mas tivemos que abortar o tempo porque o mar tava revolto, correnteza pra caralho e muitos, mas muuuuuuuuuitos tubarões.. principalmente das espécies tigre, martelo, cabeça chata e galha preta.. neguinho pulando fora da água quando os bichanos apareciam e vinham tomar o peixe no arpão da galera.. eu mesmo perdi uma guarajuba grande para um tigre faminto e oportunista... eu nao sou de me espantar com tubaroes mesmo porque já matei um de 200kg, mas confesso que os de lá são de arrepiar.. notamos vários de mais de 4 metros e alguns foram fisgados por pescadores de linha a bordo e tomaram linhas e anzóis sem muito esforço... a noite o convés do barco ficou cheio de cabeças chatas pequenos, mas vorazes e perigosos

 

outro amigo tomou o maior susto da vida quando pensou que o peixe estava enroscado numa pedra e mergulhou para ir buscar e deu de cara com um tigre se debatendo com o peixe na boca com arpão e tudo.. sinistro.. mas de resto, o lugar é fantástico, muitos peixes de todas as espécies, badejos de 30kg brincando na meia água como meros.. pescamos apenas durante 1 dia, no paramento da maré vazante em uma hora e meia e eu e mais 2 pescadores pegamos 500kg de peixe.

o mais foda de tudo é a viagem que durou 20 horas, fiquei todo moído e quebrao a apneia ficou uma bosta e se nao fossem os tubas e as pedras monstras faziam as ondas quebrarem quase em cima do barco, tínhamos ficado mais tempo e arrebentado a boca do balão..

 

Começou assim :

 

1) organizamos a saida com um barqueiro de confiança em fortaleza-ce, pq o barco tinha uma estrutura um pouco melhor e poderia proporcionar um pouco mais de conforto a todos.. nada comparavel ao que vcs estao acostumados no eixo rj/sp, mas para a nossa situaçao era favorável;

 

2) combinamos a saida, abastecemos o barco com 2000 ltrs de oleo e 100 ltrs de gasolina para os dois botes inflaveis que iam em cima do barco com motor 25 cada e a embarcacao partiu com 3 dias de antecedencia enquanto nós (9 pescadores, sendo 5 de linha e 4 mergulhadores) partimos de carro para sao luis-ma

 

3) embarcamos com 1 dia de atraso, na segunda a noite, com previsao de retorno no sabado. enfrentamos 17 horas de viagem na ida, cansativo pra caralho, vomitei igual a um porco por causa do cheiro do oleo queimado, mas depois fiquei zerado quase no final da chegada que foi por volta das 14:30 de terça feira. navegamos grande parte da viagem com agua roooooxa com cerca de 20 ou 30 golfinhos pulando na frente do barco, porém ao chegar nas pedras, agua verde.. pqp;

 

4) chegamos, nos equipamos, colocamos os botes na agua e riscamos para dentro das pedras. correnteza filha da puta que a agua chega arrepiava com redemoinhos e tudo que se tem direito, maré grande, ondas de 3 metros quebrando e adrenalina a mil. fundeamos o primeiro bote, no local errado e na hora de puxar o ferro ficou preso e perdemos a garatéia a uns 30 metros... com essa correnteza não dava pra ir tirar. Tudo ótimo para um começo de pescaria.

 

5) fundeamos o segundo bote e amarramos o outro na popa com uma corda bem longa em ambos, pq a correnteza tava matando. No primeiro mergulho que fiz, a uns 12 metros, ao lado de duas paredes de pedra imensas, vi o primeiro tubarão.. era um galha preta de uns 40 ou 50kg eu estimo, cerca de 1,8mt, chegou, ficou por ali, me observando e quando eu ia pregar o ferro ele desceu a encosta da pedra, safando o apagador e eu não quis atirar no meio do corpo... subi, respirei por uns 6 minutos pq a correnteza chega fazia espuma no corpo fora dagua e desci novamente. Vi o segundo tubarão, desta vez um tigre, um pouco menor, mas bastante agitado.. não gostei daquilo e subi.. a água tava verde, escura, visibilidade de uns 3 metros apenas e a gente soh via os bichos quase em cima.. já não estava gostando nem um pouco.. dois mergulhos, dois tubarões.. e o melhor ainda estava por vir.. dei o terceiro mergulho e vi um cardume de guarajubas amarelas, na faixa de uns 4 kg.. dei um tiro certeiro, perto da cara e ela desceu ao fundo.. subi e quando comecei a puxar o cordão, ela havia sumido.. pensei logo: “tubarão comeu”..

 

6) nem deu tempo de se lamentar com a perda do peixe quando um outro amigo, experiente, com mais de 20 anos de mergulho saiu fora dagua gritando e mandando todo mundo subir nos botes correndo e todos, assustados, obedecemos e ainda atônitos observávamos a agonia dele ainda dentro da água passando a arma para um colega que estava no bote. Notei que ele estava enroscado no cordão de kevlar e se debatia na água querendo sair. Finalmente quando ele saiu da água, gritou para o único desgraçado que não tinha ouvido ele pra sair da água, falando”TUBARAO, TUBARAO!!!” e ficamos aguardando noticia. De repente ele falou: “um tubarão enorme arrancou o peixe das minhas mãos aqui a 4 metros da superficie”. Pela experiência que ele tem de mergulho e por tudo o que já tinha visto, eu sabia que ele não sairia da água por coisa pequena.. ficou branco igual a cera de vela... quando se acalmou ele relatou que atirou numa guarajuba, provavelmente o mesmo cardume que eu vi e quando puxava o peixe, sentiu um puxão forte.. achou que ela tinha ido para uma pedra e mergulhou para desenroscar... qd chegou perto um grande tigre estava se debatendo com o peixe na boca com arpão, linha e tubo... ele subiu voando e se enroscou no kevlar da carretilha e o peixe Tb estava preso no arpão e mandou pra superfície com ele.. ainda conseguiram ver a cara do bicho fora dagua e com um sopapo forte ele arrebentou tudo, levando peixe, linha e arpão.. estimamos que tinha uns 150kg ou mais, quase 3 mts..

 

7) depois dessa fomos para o barco para repensar os pontos de caída e ver se água melhorava para o outro dia.. a noite só deu mesmo para quem pescava de linha, enchendo o convés de cabeças chatas, não os cearences que já foram, mas os tubarões memso.... hehehehe. De cada 3 peixes pescados, 1 era tubarão, o outro era Guaíuba e o outro vinha comido pela metade.. sinistro

final da historia

 

8) no outro dia caímos por fora das pedras e a água tava um cristal na maré vazante, apesar ainda da correnteza e mar bravo.. esperamos o paramento da maré e apenas em 1,5 hrs pegamos 500kg de peixe, entre barracudas, dentões, guarajubas, e guaraximboras.. matei dentão de 12kg, peixe que eu acho que morre de velho por lá...os badejos eram tão mansos que pareciam meros na meia água.. incrível..isso porque só conseguimos mergulhar durante pouco tempo e em apenas um único local, que por sinal, os tubas não deram as caras..

 

9) voltamos para o barco e os pescadores estavam assombrados.. perguntaram se a gente ia embora no outro dia, pq estava mto perigoso por causa da maré, correnteza, pedras e tubarões. Por bom senso, decidimos ir embora mesmo. Ao lado do barco onde estávamos de aproximadamente 14 mts, passou um casal de tigres lixando o couro no barco e assim pudemos ter uma idéia de tamanho e com facilidade eles passavam dos 6 metros.. eu nunca tinha visto um peixe daquele tamanho.. estimamos mais de 1ton de peso... para completar, um dos tigres afundou ao lado do barco e pegou a isca de um pescador, uma guaiuba viva de 4kg, com linha de 3mm que parecia uma poita.. agarrou a isca e saiu levando a linha inteira do pescador, com 3 neguinhos tentando puxá-lo.. para mim, verdadeira historia de pescador presenciada.

 

10) por causa das condições adversas do mar e do preparo inadequado que achamos que seria suficiente, voltamos para são Luis com apenas 1 mergulho produtivo e já pensando na próxima. Heheehehe.. para a galera que quer se arriscar a ir um dia, os custos da viagem ficaram em torno de 12 mil e nem adianta levar colete salva vidas, pq se cair lá, seu pedido deve ser para ser engolido inteiro por um tubarão para ficar mais fácil.. kkkkk''

 

 

Re: Parcel de Manoel Luís

100 milhas da costa. Maior lugar de Naufragio do Brasil .

 

Muita correnteza.

 

Me parece que nao da para pescar la . Arrumei um catamarã de um Scuba , ai ele me falou que levava e era 1800 por pessoa. Ai perguntei se dava para pescar e ele me falou que sim . Até que eu falei que era de pesca sub......o cara desapareceu..hahahahahahahahah

 

Coloco abaixo o que ele me escreveu antes de sumir.. Ache ele na COmunidade do Parcel no Orkut.

 

" \ Entao Marcelo, eu sou instrutor PADI e biologo,fui uns dos q descobriu os navois afundados no ano de 93 e 94,com uma equipe de mergulhadores e pesquizadores da UFMA ,morei 5 anos em noronha trabalhando na aguas claras e noronha divers. meu pacote ao parcel custa 1800 reais por pessoa e levo sempre 3 mergulhadores ..o parcel fica 100 milhas de sao luis.. um dia pra ir outro pra voltar e 3 dias de mergulho,sendo 3 ou 4 mergulhos por dia, com visitaçao a 2 navio e pode-se pescar.o barco e um catamarã de 12 metros..qualquer coisa a mais entre em contato..um abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nao faco e nunca fiz mergulho, mas morei em São Luis e cheguei a pensar em tentar fazer aulas e cheguei a ver valores.

 

Lembro que desisti pq o valor era alto e as operadoras que faziam na época sempre alertavam que era um mergulho sensacional, porem, perigoso...ou seja, tudo que um mergulhador procura!!!

 

Lembro que era necessaria a autorizacao do Ibama para o mergulho, com pagamento de taxa. Tentei procurar no site do Ibama alguma informacao, mas nao encontrei.

 

Vou tentar achar alguma operadora que faca este servico e volto ao mochileiros para passar o contato para voces.

 

abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Fala Glauber

 

Também sou mergulhador e nunca tinha ouvido falar nesse Parcel.

Mas realmente animal essa descrição, se verdadeira. Fiquei impressionado, um dia ainda faço essa ae!

 

Você chegou a fazer essa viagem? Se alguem ja fez põe o relato ae, por favor rs

 

Fiquei muito interessado em fazer, apesar do preço, lugares como esse são cada vez mais dificeis de achar pelo mundo todo. Quase não existem mais e se alguem for fechar algum dia essa viagem , me avisem que se eu estiver com tempo e $$, to dentro. Depois agente já emenda uns lençóis maranhenses, tutóia, pq das 7 cidades rs

 

E quem ja foi conta ae se é tudo isso mesmo!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...