Ir para conteúdo

Roteiro pela ITÁLIA - NORTE, TOSCANA E COSTA AMALFITANA (DÚVIDAS QTO ÀS CIDADES E SOBRE CARRO/TREM?)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Meu marido e eu vamos p/a Itália em maio e estou montando um roteiro que fique bem abrangente, mas estou insegura quanto ao tempo em cada cidade (ou até se devemos excluir alguma) e também se valeria a pena alugar um carro desde o início ou no meio da viagem. Sei que o custo de se alugar um carro é maior, entretanto, a flexibilidade de horários (se não estiver tão legal num lugar, pegamos as coisas e pé na estrada!), a facilidade de deixar as malas no porta-malas sem se preocupar com lockers, horários dos trens, é bem maior tb, além do que, evitando o tempo com a espera dos trens, podemos aproveitar mais tempo os passeios. Bom, vamos lá...Segue um resumo do nosso roteiro:

 

Dia da chegada: Milão (base em Milão)

1o. dia) Milão-Como-Milão

2o. dia) Milão

3o. dia) Milão-Verona (dormimos em Verona)

4o. dia) Verona-Pádua / Pádua-Veneza (base em Veneza)

5o.dia) Veneza

6o. dia) Veneza

7o. dia) Veneza-Bolonha / Bolonha-Firenze (base em Firenze)

8o. dia) Firenze

9o. dia) Firenze

10o. dia) Firenze-Pisa-Lucca-Firenze

11o. dia) Firenze-San Gimignano-Monteriggione-Siena (dormimos em Siena)

12o. dia) Siena-Montalcino-Montepulciano-Pienza (dormimos em Pienza)

13o. dia ) Pienza-Arezzo-Cortona-Assis (dormimos em Assis)

14o. dia) Assis-Nápoles (dormimos em Nápoles)

15o. dia) Nápoles-Pompéia-Sorrento-Positano (base em Positano)

16o. dia) Capri (passa o dia em Capri)

17o. dia) Positano-Amalfi-Ravello

Dia do retorno via Nápoles

 

Pelo que estou pesquisando, acho que o carro só será mais útil na parte da Toscana mesmo, para termos mais flexibilidade de horário dependendo do quanto quisermos ficar em cada cidade. A minha dúvida é sobre se seria tranquilo irmos p/Como, Verona, Veneza (c/parada em Pádua), depois Bolonha e por último Firenze sem carro, ou seja, faríamos tudo de trem. Ficaríamos 2,5 dias em Firenze sem carro e só então alugaríamos para começarmos a visitar às outras cidades. As cidades bases seriam Milão, Verona (1 dia), Veneza (2,5 dias), Firenze (2,5 dias), depois dormiríamos 1 noite em Siena (estou em dúvida se não seria melhor dormir em S. Gimignano, dizem que é maravilhoso passar 1 noite por lá), Pienza (p/não pegar muita estrada depois das degustações de vinho...rsrsr), Assis (essa estou em dúvida se mantenho ou se excluo, pois se não formos p/lá, podemos chegar antes em Nápoles p/aproveitar mais tempo a Costa Amalfitana), depois dormiríamos 1 noite em Nápoles e por último 3 noites em Positano. Acabei montando mais bases do que gostaria, mas percebi que assim podemos aproveitar as cidades até mais tarde e economizar tempo de estrada. Ainda vou pesquisar sobre os lockers nas estações de trem, pois nas paradas em Pádua e em Bolonha, ficaria muito complicado ficar puxando 1 mala cada um enquanto andamos pelos pontos principais. Preciso pesquisar sobre o tamanho desses lockers, p/ver se cabe 1 mala de 20kg.

 

Adoraria receber críticas/sugestões dos mochileiros mais experientes! Prometo que quando voltar postarei aqui todas as dicas!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá Carlos, tudo bem?

 

Nossa viagem foi bem bacana, um pouco cansativa, mas conseguimos fazer quase tudo dentro do planejado. Aconteceu de irmos p/uma determinada cidade planejando visitar algo naquele dia e encontrarmos fechado, pois naquele dia fechava mais cedo, aconteceu também de pegarmos mais trânsito do que imaginávamos na entrada de alguma cidade, atrasando nosso roteiro, mas nada de stress, afinal, estávamos de férias!

 

Também pretendo visitar novamente a Itália, mesmo já estando com filhos, mas desta vez focarei alguns lugares assim como você está fazendo. Não acreditei no que muitas pessoas diziam a respeito de algumas cidades serem muito parecidas, mas é verdade. Nós poderíamos ter visitado alguns lugares com mais calma se não tivéssemos colocado tantas no roteiro.

 

Ficamos em Firenze na maioria dos dias, mas ficamos num hotel que ficava há uns 20 min a pé do centro. Ir com carrinho de bebê uma vez ou outra tudo bem, mas fazer isso todo dia acho que vai ficar um pouco cansativo. Tente pesquisar um hotel mais próximo do centro e que tenha estacionamento para vc deixar o carro nos dias que for ficar na cidade.

 

Em algumas cidades você não pode entrar com o carro, tem que deixar nos estacionamentos de fora, então terá que caminhar. Em algumas delas, para se chegar às atrações, terá que enfrentar algumas subidas. Um alerta que preciso te dar: aconteceu de entrarmos com o carro em área restrita no centro histórico sem perceber e recebemos 3 multas por isso!

 

Para que eu possa lhe ajudar melhor, se puder dizer o nr. de dias que pretende ficar e quais cidades pretende visitar, ficará mais fácil.

 

Abraço,

Roberta

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Roberta (Beta_M)

 

Tudo bem?

 

Eu e meu marido iremos para Itália na segunda quinzena de maio deste ano.

 

Incluímos as cidades básicas (Veneza, Florença e Roma) e gostaríamos de passar uns 3 dias vagando pela Toscana de carro.

 

Nesses 3 dias, temos a intenção de conhecer San Gimignano, Siena, Montalcino, Pienza, Montepulciano, Cortona e Assis (ufa!!!), cidades que vocês passaram.

 

Estamos achando o roteiro meio puxado demais...

 

E como citaste que "Não acreditei no que muitas pessoas diziam a respeito de algumas cidades serem muito parecidas, mas é

verdade. Nós poderíamos ter visitado alguns lugares com mais calma se não tivéssemos colocado tantas no roteiro."

 

Assim, quais dessas cidades (San Gimignano, Siena, Montalcino, Pienza, Montepulciano, Cortona e Assis) consideras que podem ser retiradas?

 

Obrigada.

 

Carol

Link para o comentário
  • Membros

Olá Carol!

 

Seu roteiro está bem bacana e está focando as principais cidades para se conhecer numa 1ª. viagem à Itália (estou certa?).

 

Quanto aos 3 dias que terá para visitar as cidades da Toscana (tirando Firenze, por que lá eu ficaria no mínimo 2 dias) e considerando as cidades que você está pretendendo visitar, eu faria:

 

1º. Dia) Sairia bem cedinho de Firenze e, por causa da proximidade da cidade, iria direto p/San Gimignano (cerca de 1h de viagem). Chegando lá vc estaciona o carro do lado de fora das muralhas, vai conhecer o Palazzo del Popolo (subir no topo da Torre Grossa, que é a mais alta da cidade) e a Piazza della Cisterna (tem 2 gelaterias nesta piazza, a Dondoli, e uma outra que fica numa esquina, que você tem que experimentar!). Acho que dá pra sair da cidade um pouco antes do almoço ainda e ir p/Siena. Eu ficaria o restante do dia em Siena e dormiria lá por que à noite a cidade é linda. Conheceria o Duomo (vá lá antes de tudo pq se tiver missa no dia, fecha mais cedo), depois iria ao Palazzo Publico que tem a Torre del Mangia (dá p/subir tb, nós não fomos pq já estava fechado e pq já havíamos encarado muitos degraus neste mesmo dia) e ficaria lá pela Piazza del Campo mesmo. Jantamos na Osteria le Lodge (Via del Porrione, 32, onde as massas eram muito boas!). Isso tudo é apenas uma sugestão, se tiver outros interesses na cidade, vc pode alterar!

 

2º. Dia) Iria direto p/Montalcino (cerca de 50min). Como colocou Montalcino no roteiro, acho que gostaria de conhecer as vinícolas, certo? Bom, chegando lá vocês logo vão ver a Enoteca La Fortezza. Eu só compraria vinhos lá depois de passar pelas vinícolas, já que os preços costumam ser mais em conta. Eu reservaria um tour com antecedência. Nós fizemos o do Castello Banfi. Foi um tour mais p/conhecer mesmo a produção dos vinhos, não andamos nos vinhedos ou coisa parecida. Ficamos um pouco decepcionados por causa disso, mas o lugar em si era maravilhoso. Tente pesquisar os tours da Biondi Santi, parece que o tour deles passa pelos vinhedos. Reservamos um almoço no Castello Banfi, tipo degustação (queríamos jantar lá, mas não tinha disponibilidade), que apesar de um pouco caro, foi muito bom! Entre no site deles prá vc ter uma ideia.

Bom, sairia de Montalcino à tardezinha e iria p/Pienza, que fica no caminho. É uma cidade bem pequena mas bem charmosa, umas 2 horas na cidade já está bom, talvez nem isso. Tem vários estacionamentos públicos na rua principal da cidade (mas que vc tem que pagar...:wink:), estacionaria num deles e andaria um pouco pela cidade. Lá tem a praça principal e o Duomo do vilarejo, praticamente isso.

Se fizer mesmo questão de passar por Montepulciano, eu só passaria p/dar uma olhada no Tempio de San Biagio, que fica logo na entrada da cidade. Para acessar a cidade em si você tem que “escalar” uma subida e no final, não verá nada tão diferente. Do contrário, vá direto p/Assis (cerca de 1h30 sem passar por Montepulciano). Como pôde ver, acabei excluindo Cortona do roteiro. Seria outra “escalada” para vocês... na verdade eu só passei por lá por que queria ver a Bramasole de Frances Mayes (Sob o sol da Toscana). Apesar de terem dito na cidade que a Frances não mora mais lá, gostei de ver a casa e tirar umas fotos, nada mais. Se não for fã, acho que pode pular isso.

Daí eu iria direto p/Assis, durmiria por lá e aproveitaria a noite na cidade que, por incrível que pareça, é agitada (a praça principal fica lotada à noite).

 

3o. dia) Assis - Adorei acordar na cidade, ouvindo o canto dos passarinhos... Eu acabei ficando meio-dia apenas em Assis, mas fiquei com vontade de ficar mais tempo, conhecer melhor o lugar onde São Francisco viveu. Conhecemos apenas a Basílica de São Francisco e a Basílica de Santa Clara, ambos emocionantes. Teria muito mais lugares interessantes p/conhecer, como o Eremo delle Carceri, San Damiano, Rocca Maggiore, mas infelizmente tínhamos que prosseguir viagem rumo a Nápoles neste mesmo dia.

 

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida é só escrever, será um prazer ajudar!

 

Abraço!

Roberta

Link para o comentário
  • Membros
Oi Roberta (Beta_M)

 

Tudo bem?

 

Eu e meu marido iremos para Itália na segunda quinzena de maio deste ano.

 

Incluímos as cidades básicas (Veneza, Florença e Roma) e gostaríamos de passar uns 3 dias vagando pela Toscana de carro.

 

Nesses 3 dias, temos a intenção de conhecer San Gimignano, Siena, Montalcino, Pienza, Montepulciano, Cortona e Assis (ufa!!!), cidades que vocês passaram.

 

Estamos achando o roteiro meio puxado demais...

 

E como citaste que "Não acreditei no que muitas pessoas diziam a respeito de algumas cidades serem muito parecidas, mas é

verdade. Nós poderíamos ter visitado alguns lugares com mais calma se não tivéssemos colocado tantas no roteiro."

 

Assim, quais dessas cidades (San Gimignano, Siena, Montalcino, Pienza, Montepulciano, Cortona e Assis) consideras que podem ser retiradas?

 

Obrigada.

 

Carol

 

Assis ta muito contra-mão, cidade bonita mas muito parecia com San Gimignano, tem um fundo forte religioso, passei la mas indo de Roma para Florença, usei para dormir e seguir viagem para o dia seguinte.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá Roberta, poderia me ajudar?

 

Viajarei em novembro com um bebê de 8 meses e farei Barcelona e Roma. Como não conheço a Toscana, gostaríamos de incluir esse destino em nossa viagem.

 

Pensei em chegar em Roma, alugar um carro e subir para a região da Toscana. Por conta dos hotéis em áreas onde não há circulação de carros pensei em ficar em Siena. Então o roteiro ficaria assim:

Barcelona > Roma de avião

Chegando em Roma pegamos o carro e vamos Direto para Siena

Jantar em Siena

No dia seguinte fazemos: Montalcino e Montepulciano e voltamos para Siena.

No terceiro dia vamos para Roma. Será que fica muito corrido? E a distância, será ok?

 

Obrigada!

 

Carol

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...