Ir para conteúdo

Macau, a ilha da deusa A-Ma


Posts Recomendados

  • Membros

Macau, a ilha da deusa A-Ma.

 

O nome dado a ao território ao sul da China continental, adjacente a Zona Econômica Especial de Zhuhai e a 60 quilômetros de Hong Kong é Macao. Sua denominação deriva de uma história popular.

Os portugueses ao desembarcarem na ilha, em meados do século XVI, o fizeram perto do templo A-Ma e perguntaram a um local o nome do lugar que estavam e este por engano entendeu que estava sendo questionado a respeito do nome do templo. Assim A-Ma (em cantonês, "A-Ma Gao") tornar-se-ia Macau.

Durante o séc XVI ao séc XX o domínio seria mantido pelos portugueses, que a tinham como um importantíssimo entreposto comercial com o Oriente. Sendo devolvida a China em 20 de Dezembro de 1999.

Sua reintegração a China foi caracterizada pela autonomia administrativa assumida, definida pela máxima ‘’um país, dois sistemas’’. Assim, Macau é uma região de administração autônoma, tendo como limitação assuntos de defesa e mínimos detalhes em questões de políticas externas.

O idioma oficial é cantonês e português. Sendo este restrito a uma pequena parcela da população, em sua maioria funcionários públicos e descendente de portugueses.

A principal atividade econômica é o turismo e os jogos.

Mundialmente conhecida como “Segunda Las Vegas’’, a ex-colônia faz jus ao título. Abriga rede de cassinos locais e mundiais , todos eles com a típica arquitetura escandalosa e chamativa da terra de aposta americana (não quero menosprezar nada, até pq o Grand Lisboa é o edifício mais fascinante que conheci, procure algumas fotos na internet!!!).

Perder algum dinheiro nos cassinos de Macau é um bom programa noturno, note que digo perder, logo que nunca vi alguém ganhar ... Uma dica pessoal é separar uma quantia fixa, a qual não vai fazer diferença e se não fosse gastar no jogo seria utilizada para qualquer besteira. Quando ela terminar (aceite que vc vai perder o dinheiro e seja mais feliz) de uma boa risada pela experiência e vá embora! Não comece a pensar em gastar mais dinheiro para recuperar o perdido, isso é pular no precipício e é o que faz os cassinos excelentes negócios para os donos. Ponha um limite para os seus ganhos, também. Por experiência própria, adquirida ao triplicar o valor que tinha disposto a gastar e depois perder tudo. Um limite de ganho te previne da sensação de ter perdido uma boa quantia, mesmo sendo essa uma sensação falsa, logo que você nunca teve a quantia realmente contigo. Disponha a continuar jogando até dobrar o valor inicial, depois de ultrapassado o dobro saía da mesa na primeira perda.

Engano acreditar que é fácil dobrar o valor inicial, mas se ti fizer, o conselho está dado.

O segundo pilar econômico é o turismo, que apresenta-se extremamente rico em história e beleza.

Os principais pontos turísticos de Macau seguem uma direção, sul para o norte e ficam próximos. Tal fato facilita o turismo e torna a locomoção para os turistas muito simples e ágil.

A dica é começar o passeio pelo templo A – Ma, o qual se encontra em um largo junto a Casa do Mandarim e o Museu Marítimo, sendo este obrigatório para quem gosta de cultura e pretende entender o básico da história local. A entrada do templo é gratuita e o ingresso do museu custa a bagatela de 10 pacatas (menos de um USD 1,50). Aos que foram ao templo A-Ma e tem algo a mais na cabeça é obrigatório ir ao Museu Marítimo!

Do Museu Marítimo ou do templo A-Ma ( tanto faz, eles são literalmente vizinhos) pegue um taxi para a Praça do Senado (média 20 pacatas).

A Praça do Senado é um típico largo, lembra muito o Largo da Ordem em Curitiba – PR e um pouco a Lapa no RJ. Lá inicia-se uma rua para pedestre, que vai passar por vários pontos históricos e termina na ruínas da Catedral de São Paulo.

Além da Praça do Senado ser um bom lugar para tirar algumas fotos ela abriga o antigo prédio da Leal Senado, que era o órgão “legislativo” da colônia portuguesa. Agora um museu.

VOCÊ DEVE IR NESSE TROÇO !

Surpreenda-se com um museu de arte moderna macauense ( ta certo isso ?!), um trio tocando musica clássica na entrada e uma biblioteca portuguesa-chinesa. Prefere passar longe de museu ? Meu último argumento para te convencer: a recepcionista da biblioteca é honrosamente reconhecida pela minha pessoa como a mulher mais linda do mundo! É sério, ela é de tirar o fôlego, deixar bobo e não saber responder! Kkk Admito que quando ela falou “oi” fiquei sem resposta por alguns segundos. Ainda melhor, ela é fluente em português (de Portugal).

Aliás, a maioria dos funcionários de pontos turísticos com uma apelo mais “cult” ao menos tem um português básico.

Depois da casa “Leal Senado’’ prossiga o caminho da praça, que vai passar por praticamente todos os pontos turísticos, assim acredito ser desnecessário indicar e falar sobre eles. Escolha onde quer parar e divirta-se!

Como todo viajante na China, que pretende comer algo ocidental, mas não está disposto a gastar muito diga olá para o Mac ou KFC! Aos que pretendem economizar e divertem-se com novas experiências gastronômicas, Macau é um paraíso, tudo limpinho (comparado a China Continental) e a maioria dos cardápios é ilustrado. Neste caso, separe 25 – 50 pacatas por uma satisfatória refeição.

Com um bolso um pouco maior, come-se comida ocidental de primeira pagando muito menos que na China Continental. Uma boa refeição aqui inicia-se na base de 100 pacatas e o limite é a própria pessoa.

Por fim, Macau é imperdível e é turismo essencial para quem é brasileiro! É com certeza o lugar mais relax para nós, logo que tudo está em português, cantonês e inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Os portugueses adotaram um método extremamente discriminatório para com os locais, restringindo a língua apenas para os compatriotas e mestiços (filho de chines e português), os únicos que podiam frequentar escolas lusitanas. Acredito esse ser o fator principal, que tornou o português uma língua alienígena em Macau. Mas, tive o prazer de conversar em português, inclusive quem me contou essa história foi um chinês mestiço (pai português) falando português comigo.

Tenho curiosidade de entender como foi o processo em HK, logo que foi raro encontrar alguém que não fala-se inglês na ex colonia britânica. Aliás, falavam um excelente inglês, como se fosse o idioma materno. Youxiwang, poderia relatar um pouco sobre o assunto ?

 

 

Problema eh q hoje em dia nem 1% da populacao local fala portugues, muitas lojas tem nomes escritos em portugues mas nem os donos sabem ler... rsrsrs Todo mundo fala cantones... Portugueses nao fizeram disseminacao igual como ingleses em HK.

 

OBS: o terno mestiço é usado no sentido de mistura de povos, está livre de qualquer preconceito. Caso não tenha sido confortável lê-lo, por favor, indique-me um sinônimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Simplesmente foi a politica diferenciada de colonizacao/educacao em HK e Macau. Olhe a diferenca entre o Brasil (ex-colonia portuguesa) e os EUA (ex-colonia britanica), nao tenho mais comentarios...

 

Os portugueses adotaram um método extremamente discriminatório para com os locais, restringindo a língua apenas para os compatriotas e mestiços (filho de chines e português), os únicos que podiam frequentar escolas lusitanas. Acredito esse ser o fator principal, que tornou o português uma língua alienígena em Macau. Mas, tive o prazer de conversar em português, inclusive quem me contou essa história foi um chinês mestiço (pai português) falando português comigo.

Tenho curiosidade de entender como foi o processo em HK, logo que foi raro encontrar alguém que não fala-se inglês na ex colonia britânica. Aliás, falavam um excelente inglês, como se fosse o idioma materno. Youxiwang, poderia relatar um pouco sobre o assunto ?

 

 

Problema eh q hoje em dia nem 1% da populacao local fala portugues, muitas lojas tem nomes escritos em portugues mas nem os donos sabem ler... rsrsrs Todo mundo fala cantones... Portugueses nao fizeram disseminacao igual como ingleses em HK.

 

OBS: o terno mestiço é usado no sentido de mistura de povos, está livre de qualquer preconceito. Caso não tenha sido confortável lê-lo, por favor, indique-me um sinônimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...