Ir para conteúdo

Mochilão 40 Dias: Uruguai/Argentina/Chile - 2013/2014 - Itinerário e Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

E aí Jorge..

 

Sobre dinheiro, leve tudo em dólar e vá trocando de acordo com sua necessidade. Com o aumento do IOF nos cartões de débito internacional e no pré-pago, passou a valer a pena levar dinheiro. Eu me preocupava com questões de segurança, por isso não levei em espécie, porém, depois de atravessar a Patagônia, descobri que pode levar sossegado, só com alguns cuidados básicos de segurança, como não deixar a grana exposta.

 

No Chile tá tudo muito caro. Recomendo que pesquise preços de Hostel antes de ir. Enquanto na Argentina eu pagava mais ou menos 100 pesos por dia (mais ou menos 30 reais no câmbio oficial), no Chile os dois hostéis que fiquei custaram 10.000 pesos chilenos por dia (20 e poucos dólares no oficial). Da mesma forma, as entradas nos parques do chile são muito caras (18.000 chilenos em torres del paine, p. exemplo).

 

Em Punta Arenas, recomendo o Hostel La Estancia, que fica bem no centro, perto de um mercado enorme chamado Uni Marc. Custa 10.000 chilenos, mas é bem confortável e sossegado, tudo muito limpo e tal. O staff arruma todos os passeios que você quiser. Em Puerto Natales, fiquei no Erratic Rock (tem dois, um de galera e outro pra casal). O Hostel é muito bom, o problema é que só tem gringo lá, nem os staffs falam espanhol, quem dirá português. Na esquina do Erratic Rock tem uma agência de turismo que você não dá um real, mas a mulher é bem gente fina e arruma tudo que você quiser.

 

Em Ushuaia é aquela resenha de sempre: Parque Nacional Tierra del Fuego, Glaciar Martial, Passeio de Barco no Canal Beagle, Laguna Esmeralda, etc. Foi o que fiz, recomendo. Em Ushuaia fiquei em dois hosteis, no centro, chamado Cruz del Sur. O Hostel é muito bom, mas o dono toca o lugar como se fosse uma base militar, é cheio de regras e o cara é meio curto e grosso. Paguei 140 pesos por noite. Fiquei em outro que é um pouco mais afastado, mas bem bom, chamado Los Comoranes, fica mais pros fundos da cidade, custa 100 pesos.

 

Recomendo que alugue uma caminhonete se for vir pela Ruta 40. A estrada tá muito ruim, durante o trajeto vi algum carro pequeno parado pelo caminho estragado ou com pneu furado.

 

Qualquer coisa estou a disposição!

 

 

Olá Solano,

Estou indo agora 10 de março para o sul do chile e ushuaia. Pode me dar algumas dicas. Sairei de Bariloche com carro alugado, Terei 14 dias.

E qto a moeda no chile, levo dólar mesmo em espécie?

 

Obrigado

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Solano,

 

Obrigado pela ajuda cra.

No seu passeio a patagònia sul, quais pontos turisticos vc indicaria que são imprescindíveis?

Durante toda sua viagem naquela região o frio foi de rachar ou variou muito? Na média, qual tipo de roupa utilizou?

 

Valeu e obrigado.

Jorge

solardosanjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom.. Na Patagônia Sul, fiz e recomendo os seguintes locais:

 

- El Chalten:

 

A trilha nos entornos do Fitz Roy: sai da Hosteria El Pilar até o Centro da cidade. Dura o dia inteiro, não custa nada (fora o táxi até a hosteria, que sai barato, e a comida que você levar). São aproximadamente 15km de caminhada leve, e de lá você tem vistas incríveis tanto do Fitz Roy, quanto do resto da região.

 

- El Calafate:

 

Passeio de Catamarã: O que passa por todos os glaciares é muito bom. Te pegam cedo no hostel e te levam até Puerto Bandera, que fica há 50km de Calafate. Lá você embarca em um catamarã e sai pra um passeio que dura o dia inteiro, por todos os glaciares da região. Procure a empresa Solo Patagonia S/A, que é a que tem a concessão pra fazer o passeio, as outras só vendem os pacotes deles mais caros. Custa em média 750 pesos. Recomendo.

 

Mini-trekking sobre o Perito Moreno: Te buscam no Hostel e te levam até o Parque Nacional Los Glaciares. De lá você fica um pouco nas passarelas que tem ao redor do Perito Moreno, e depois vai pra um porto pequeno, onde toma um barco até perto do glaciar, de onde sai a caminhada guiada de mais ou menos uma hora e meia sobre o gelo. A sensção é muito boa. Apesar de ser um passeio super clichê em Calafate, é uma experiência única. A empresa que tem a concessão é a Hielo y Aventura, as outras tbm só vendem, ou seja, compre direto com ela pra evitar pagar mais caro. Paguei 800 pesos diretamente com a Hielo y Aventura.

 

- Puerto Natales:

 

Só fiz o Full Day a Torres del Paine, o qual recomendo muito! Tem várias empresas que fazem. Você faz um percurso imenso dentro do Parque Nacional Torres del Paine de van, parando nos mirantes e fazendo uma pequena caminhada até um mirante do Glaciar Grey. Eu paguei 20.000 pesos chilenos pelo passeio mais 18.000 de entrada no parque (beem caro).

 

- Punta Arenas:

 

Só fiz o passeio a Colônia de Pinguins no Ceno Ottway, que fica nas redondezas da cidade. Não fiz o da Isla Magdalena pelo seguinte motivo: Como eu nunca tinha visto um pinguim, seria indiferente ver 200 ou 60.000. Por isso optei pelo Ceno Ottway, que é muito mais barato que a Isla Magdalena. Custa 10.000 chilenos.

 

- Ushuaia:

 

SUPER RECOMENDADO: Trilha no Cerro del Medio. Suba até o final da Rua Lassere, e continue subindo, você vai passar pelo Hotel Ushuaia e por uma estação de tratamento de água, um pouco pra frente à esquerda tem um portão aberto, passe por ele, e poucos metros a frente, à direita, começa a trilha para o topo do Cerro del Medio. Não custa nada e tem uma visão INCRÍVEL de Uhsuaia. A trilha é meio puxadinha e tem bastante barro, mas vale a pena. Quando você chega lá em cima mal da pra acreditar que você subiu tanto. Quando cheguei lá, começou nevar, foi muito legal..

 

Passeio de Barco pelo Canal Beagle: Recomendo tbm.. Você sai lá pelas 8 da manhã do porto turístico e da uma rodada de barco pelo Canal Beagle, passando pela ilha dos pinguins, pela ilha dos leões marinhos e pelo farol do fim do mundo. Depois, eles param em uma ilha e fazem uma caminhada de 40m. Atenção: tem duas opções de passeio: com ou sem descer na ilha dos pinguins. Não recomendo o que desce na ilha, é mais caro por pouco tempo no local e nem tem tantos pinguins lá. Observe tbm que tem passeios em grandes catamarãs e em barcos pequenos. Eu fiz em barco pequeno e acho que foi melhor, o pessoal foi muito atencioso, serviram até chopp beagle a bordo haahah.. Custou 500 pesos.

 

Cerro Martial: Super recomendado tbm. Vá de táxi (ou a pé) até a estação do teleférico, que fica há 7 km do centro. Lá você pode subir de teleférico (90 pesos) ou a pé até a base do cerro. Ali neva bastante, da pra descer o glaciar sentado, é muito legal. Sem custo de entrada nem nada. Tem outra trilha que vai mais pra cima, onde dizem que tem uma vista muito boa, mas fui lá de tardezinha e não quis subir pra não descer a noite.

 

Parque Nacional Tierra del Fuego: Uma caminhada light pelo parque, na trilha que costeia o lago. Recomendo, é bem bonito. Lá tem o carteiro do fim do mundo pra carimbar o passaporte. Fiz a trilha costeira, fui até a Bahia Lapataia (onde termina a ruta 3) e depois até o Lago Roca. Custa 150 pesos o transporte ida e volta ao parque, mais 90 pesos de entrada.

 

Sobre o frio: Sim, pros meus padrões, estava frio. A partir de Puerto Natales o frio pegou valendo. Mas, nada que bons casacos não resolvam: Eu passei por todos estes lugares com uma segunda pele conquista e um 3x1 timberland. Se estivesse muito frio mesmo, colocava uma camisa de maga comprida grossa por cima da segunda pele e minha toca.

 

Basicamente, é isso.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...